Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO de Esposende
4# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Vítor Santos (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) e Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) venceram em elites o 1.º BTT XCO de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, o 1º XCO BTT de Esposende foi promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Vítor Santos (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) dominou a prova masculina de elites, assumindo a liderança na primeira volta e terminado a 46s do segundo classificado, Carlos Cruz (Saerxtex Portugal/Edaetech). Tiago Alves (Axpo) completou o pódio.
Em femininos, Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) esteve sempre no controlo de uma corrida que fez a vários tempos. A vencedora cortou a meta ao fim 01:15:20h de prova, deixando na segunda e terceira posições Leandra Gomes e Marta Branco, ambas da AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde.
Na classificação de Sub-23, Jéssica Costa subiu ao mais alto lugar do pódio, Marta Branco foi segunda e Joana Santos (Tomatubikers) terceira. Em masculinos, o famalicense José Simões (Averomar BTT), foi o vencedor, seguido de Frederico Massena (Maiatos) e do vianense Henrique Martins (Guilhabreu BTT).


Vasco Cunha (Clube BTT Matosinhos) foi o vencedor da corrida de juniores, deixando nos lugares imediatos André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Bernardo Pereira (AXPO/FIrstbike Team/Vila do Conde). Em femininos venceu Catarina Lopes (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde).
Em cadetes venceram Eduardo Rodrigues (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Silva (Proteu Cycling Team-Casa do Povo Retorta), em master 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos-Ajpcar) e a vimaranense Cecília Araújo (Figueiras BTT), em master 40 Luís Sousa (MonçãoBike/Lusoprint/Bombos S. Sebastião) e Virgínia Moreira (Saerxtex Portugal/Edaetech), em master 50 António Sousa e em master 60 e Domingos Rufo (Saerxtex Portugal/Edaetech).
O Clube BTT Matosinhos foi o vencedor da classificação coletiva do 1º BTT XCO de Melgaço, triunfando nas vertentes de competição e de escolas. 
Nos escalões de escolas, Hugo Ramalho e Leonor Lopes, ambos do Clube BTT Matosinhos, destacaram-se em juvenis, Carlos Leal (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Rita Fontaínhas (Clube BTT Matosinhos) em infantis, Daniel Silva (Clube BTT Matosinhos) e Mariana Ribeiro (Penafiel Bike Team) em iniciados e Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Leonor Campos (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) em pupilos/benjamins.

 

Vítor Santos vencedor em elites
“Foi uma boa vitória, num circuito muito duro. Consegui-me divertir e desde já deixo os meus parabéns à organização pelo que conseguiram fazer. Também tenho de felicitar todos os atletas presentes que tornaram a corrida muito interessante e espero estar cá para o ano”.
Foi uma corrida fácil de controlar? “Nem por isso. Assumi o comando logo no arranque e no início controlei bem, mas depois abrandei um pouco e os adversários aproveitaram para me apertar. Tive que me esforçar para me manter isolado”.
Jorge Belo, diretor desportivo do BTT Matosinhos, faz um balanço muito positivo do BTT XCO de Esposende: “o balanço é muito positivo. Vencemos por equipas, quer na competição, quer em escolas”.
Quanto à prova em si referiu que “foi a primeira edição, é um local muito bonito e que tem um grande potencial. A prova fica marcada pela muita chuva mas gostamos muito da pista, muito bonita, bem estruturada.

 

Mário Losa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende
“Não obstante o tempo não ter ajudado, o balanço é extremamente positivo. Por isso tenho que dar os parabéns à organização, à Associação de Ciclismo do Minho, e aos organizadores locais, pela coragem que tiveram em organizar este XCO. Esta foi a primeira prova, mas penso que será um evento para continuar, pois tem todo o potencial e excelentes condições em redor do Monte da Senhora da Guia”.
Mário Losa salientou que Esposende “tem sempre uma visão estratégica do turismo desportivo. Este é um evento de massas, que traz muitos atletas aqui a Esposende e, consequentemente, muito turismo para o concelho. Hoje, e devido à pandemia vieram menos, mas num futuro próximo poderemos estar a falar de muitas pessoas a promover Esposende”.


Pedro Barbosa, um dos elementos da organização local do BTT XCO de Esposende, mostrou-se muito satisfeito com a forma como a prova se desenrolou e faz um balanço positivo. “Só podemos fazer um balanço muito positivo, a prova correu muito bem. Foi uma organização que deu muito trabalho, temos uma equipa com muitas pessoas, que nos ajudaram imenso, e a quem temos que agradecer”.
O BTT Esposende contou com a participação de mais de três centenas de atletas e Pedro Barbosa salientou que “tínhamos a esperança de poder organizar uma prova que juntasse muitos atletas, mas nunca esperamos que fosse um número de 330! Positiva foi também a reação dos atletas à pista, à prova em si e, por isso, contamos que para o ano será ainda melhor”.
Pedro Barbosa referiu que “esta foi a primeira edição, queremos dar continuidade e elevar a fasquia. Este ano quisemos mostrar alguma capacidade organizativa, claro que o primeiro ano é sempre difícil, há algumas coisas a melhorar, há ainda alguma falta de experiência, mas o nosso objetivo é dar continuidade ao BTT Esposende e chegar, quem sabe, à Taça de Portugal ou até a uma prova internacional”.
O 1.º XCO BTT de Esposende contou com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Diogo Cardoso, Padaria - Bar & Lounge, Alaes, Andrew Martin, Carpav, Qualitt, M. Carreira, SBL e Irmãos Faria, Lda. 

O Monte da Senhora da Guia, em Belinho, será palco no próximo domingo (1 de agosto) do 1.º XCO BTT de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, o 1º XCO BTT de Esposende será promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A prova arrancará pelas 10 horas com as atividades para as categorias de Escolas, seguindo-se as categorias de competição.
O BTT XCO de Esposende nasce de uma vontade de amantes e ex-atletas de BTT que, conjuntamente com a Associação de Ciclismo do Minho, organizam a prova. Diogo Figueiredo, que praticou BTT de competição mais de 10 anos, então pela equipa da JUM - Marinhas, é um dos responsáveis pela organização e explicou que “Esposende já recebeu duas provas de BTT, noutros tempos, mas o clube acabou e as provas também. Agora, que acabaram os estudos e tenho mais tempo, decidi, em conjunto com alguns amigos, organizar uma prova no concelho”.
Aquele responsável salientou que “a ideia é, basicamente, fazer algo que venha para ficar, até porque temos um monte com excelentes condições para receber este tipo de provas. Vamos começar com uma prova do Campeonato do Minho e no futuro logo veremos”.
Segundo Diogo Figueiredo, para este “primeiro teste” em que acredita que “vai ser uma excelente prova e que tudo vai correr bem”, existe um bom número de inscritos e “os ciclistas têm vindo para cá treinar e a reação à pista tem sido muito positiva, domingo ainda vai estar melhor”.
Diogo Figueiredo, que depois de ser atleta vê a prova de outro prisma, salienta que “organizar um evento destes dá mesmo muito trabalho. Na pista o principal trabalho foi a limpeza, havia muitas zonas fechadas pelo monte”, explicou o ex-atleta salientando que “a pandemia obriga a muitos cuidados, a seguir muitas regras”.
Para este evento, os organizadores contaram com uma boa adesão das empresas do concelho: “não conseguimos tudo o que queríamos, mas tivemos algumas empresas do concelho que se mostraram recetivas”, assim como “a Câmara Municipal de Esposende, que nos apoiou imenso”.
O ex-ciclista diz-se “ansioso” por chegar a domingo e ver desfilar os ciclistas “desde as escolinhas, que vai ser uma estreia absoluta em Esposende. Tivemos mesmo que fazer duas pistas para receber o Encontro de Escolas de BTT”. “Acredito que vai ser uma boa prova e vai ser para ficar”, concluiu aquele responsável.
O 1.º BTT XCO de Esposende conta com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Diogo Cardoso, Padaria - Bar & Lounge, Alaes, Andrew Martin, Carpav, Qualitt, M. Carreira, SBL e Irmãos Faria, Lda.