Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão

António Morgado (Bairrada) atacou para a vitória em Amares na última etapa do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão. Este resultado permitiu-lhe manter a camisola amarela e assim vencer a geral da prova.

 

A corrida começou a mexer logo nos quilómetros iniciais, com vários corredores a tentarem escapar ao pelotão. A primeira fuga formou-se com seis atletas, mas acabou por começar a perder elementos logo no início da primeira subida.

Nessa altura, com cerca de 20 quilómetros de prova percorridos, juntaram-se à frente da corrida António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima e Rúben Rodrigues (Bairrada). Nessa altura, na fuga estavam também Francisco Cordeiro (Bairrada), Urko Vidal (Limousin/Oriako), Tiago Nunes e Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Ainda antes de atingida a primeira metade da prova, que tinha um total de 123,6 quilómetros, tentaram ganhar vantagem António Morgado e Rúben Rodrigues, com este último a lançar-se a solo antes da passagem pela meta volante, ao quilómetro 55. Rúben Rodrigues acabaria por ser alcançado pelo grupo da fuga.

A partir desta altura os ataques foram-se sucedendo, primeiro com Francisco Cordeiro e Urko Vidal e depois com António Morgado e Tiago Nunes a tentarem escapar ao quilómetro 79. Como já nos tem vindo a habituar, António Morgado não tardou a impor o seu ritmo e a isolar-se na frente da corrida, deixando para trás Tiago Nunes.

O corredor da equipa Bairrada cortou a meta a solo e ergueu os braços para celebrar a vitória da 32.ª edição do Grande Prémio do Minho, em Amares. Daniel Lima foi segundo nesta terceira e última etapa da competição, terminando a 6m32s do vencedor. Francisco Cordeiro foi terceiro, com o mesmo tempo de Daniel Lima. 

Este resultado permitiu a António Morgado conquistar a geral individual, na frente dos seus companheiros de equipa, Daniel Lima e Gonçalo Tavares, que completaram o pódio em segundo e terceiro, ambos a 6m32s do vencedor. António Morgado venceu também a classificação por pontos. Gonçalo Tavares venceu a classificação da montanha, Diogo Sousa a classificação de melhor júnior de primeiro ano e Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) conquistou a classificação de melhor atleta da ACM (Associação de Ciclismo do Minho). A Bairrada foi a melhor na classificação geral por equipas.

 

António Morgado (Bairrada) - Vencedor das camisolas Amarela (Arrecadações da Quintã) e Verde (POPP Agency)
“Não tinha em mente ganhar esta etapa. Queria que o Daniel ganhasse a camisola verde e depois decidiríamos quem ia ganhar a amarela, mas a etapa desenrolou-se doutra forma, consegui isolar-me a determinada altura e vim a isolado até à meta”.
Sobre a etapa, António Morgado que chegou à meta com uma vantagem de mais de seis minutos, referiu que “a etapa foi muito dura. O dia esteve muito quente e percurso tinha muita subida. Não foi uma vitória fácil”.
António Morgado considerou que “este GPM teve percursos, com algumas subidas, muito duras, se calhar mais duras do que algumas que encontramos lá fora, mas sé assim que evoluímos”.
 
Gonçalo Tavares (Bairrada) - Vencedor da camisola Azul (Auto Terror Premium Automotive) 
“Este era um dos objetivos. Queria ganhar alguma coisa nesta prova. Viemos aqui divertimo-nos e conseguimos distribuir as camisolas um pouco por toda a equipa”, disse Gonçalo Tavares, vencedor da camisola azul, que salientou que “a equipa saiu a ganhar neste GPM e isso é muito positivo”.
Gonçalo Tavares considerou que “a prova em si estava muito bem organizada, estava bem estruturada. As etapas eram duras, não podem ser sempre fáceis. Claro que o calor endureceu um bocadinho as coisas, obrigou a ter uma maior atenção, mas isso faz parte”,
 
Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) - Vencedor da Camisola Branca (Força Minho)
Noah Campos assumiu a camisola branca, de melhor ciclista das equipas do Minho, na primeira etapa e não mais a largou…
“Estou muito satisfeito com a conquista desta camisola”, referiu o ciclista do clube de Barcelos.
Sobre a última etapa referiu que “foi muito dura, tinha muitas subidas e esse não é o meu ponto forte. Foi muito difícil para mim, mas consegui segurar a camisola branca. Estou muito satisfeito”.
 
Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho
Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, faz um balanço “extremamente positivo” do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, que decorreu nos últimos três dias com etapas em Oliveira Santa Maria, Azurém e Amares.
“É com alguma emoção que vejo chegar ao fim o 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão. Foi, podemos dizer, que iniciado e concluído em dois meses e daí só tenho a agradecer à equipa que esteve comigo e que ajudou a pôr no terreno esta prova”.
O presidente da ACM fez ainda questão de “agradecer aos autarcas que estiveram connosco, Amares, que recebeu e etapa final, Oliveira Santa Maria, a primeira, e Azurém, que recebeu à segunda. Agradecer a todos que direta e indiretamente contribuíram para que o GPM de 2022 fosse uma realidade”.
Joaquim Mendes considerou que “este GPM foi um sucesso” e lembrou que “desejamos na altura que vencesse o melhor e penso que não há dúvidas nesse aspeto”.
Sobre as etapas o presidente da ACM referiu que “se calhar o que tornou as etapas mais agrestes foi o calor. As temperaturas foram muito elevadas nestes três dias, mas isso acaba por ser normal e acaba por fazer parte do crescimento daqueles que pretendem seguir este caminho do ciclismo”.
 
Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares
Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, estava bastante satisfeito no final da terceira etapa do Grande Prémio do Minho, que este ano se inseriu no tradicional circuito de Santo António de Amares.
“O balanço é extremamente positivo. Não tinha a noção deste impacto. A Câmara Municipal fez um investimento acrescido este ano, mas vale a pena. O ciclismo está muito enraizado em Amares. Não é por acaso que o Circuito de Santo António de Amares é o segundo mais antigo do país. Foi uma aposta ganha e estamos todos de parabéns pelo que conseguimos fazer. E uma palavra para os ciclistas pelo trabalho, empenho e força que tiveram por essas serras acima”.
Manuel Moreira acompanhou na caravana o GP Minho e confessou “gostei imenso de acompanhar o pelotão na caravana. Uma coisa é vermos de fora, outra é participar na corrida. Este é um aparato gigantesco e espetacular e só quem tem muita experiência consegue fazer disto um grande espetáculo. Uma palavra de apreço à ACM, FPC e à GNR, porque fizeram um trabalho excelente”.
 

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão - RestaurantesArrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

  

LIVRO OFICIAL

Ficheiro para download (57 mb) aqui

 

 

Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho/Cachorrão, uma tirada de 86 quilómetros com partida e chegada a Azurém, Guimarães.

Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho, uma tirada de 86 quilómetros com partida e chegada a Azurém.

O campeão nacional de estrada de juniores em título cortou a meta ao fim de 2h22m38s de prova e levou ao rubro muitos dos adeptos que se encontraram na meta, que fizeram questão de aplaudir a vitória do homem da terra.

Se a etapa já era dura pelas duas contagens de montanha de primeira categoria, Gonça e Penha, a forte canícula que se fez sentir em Guimarães endureceu ainda mais o percorrido pelo concelho vimaranense, provocando alterações na classificação geral individual.

António Morgado (Bairrada), ao cortar a meta em segundo, guinda-se ao primeiro lugar da Geral Individual e veste a Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

A corrida começou animada e logo nos primeiros quilómetros outro ciclista da terra, Diogo Mendes (Póvoa Cycling Acadmey/CDC Navais) encetou a primeira fuga do dia, tendo sido acompanhado por Nuno Oliveira (Santa Maria Feira/Segmento D’Época/Reol) e por Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

O grupo andou algum tempo na frente e chegou a ter de um minuto de vantagem para o pelotão. No entanto, o Bairrada atacou por volta do km 38 através de Rúben Rodrigues, António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares e não só alcançou o trio da frente como rapidamente assumiu o controlo da corrida, sendo seguido de perto por Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e o ciclista espanhol Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

A abordagem à primeira contagem de montanha do dia alongou o pelotão, que se iria fracionar em diversos grupetos.

O descanso proporcionado pela descida até São Torcato e Aldão foi enganador. O pelotão abordou logo a segunda contagem de montanha do dia, a Montanha da Penha, onde o quarteto do Bairrada passou com uma vantagem muito dilatada sobre o pelotão. A passagem em primeiro lugar permitiu a Gonçalo Bandeira consolidar a liderança da Camisola Azul “Auto Terror Premium Automotive”.

No alto da Montanha da Penha, Ruben Rodrigues tinha descolado dos colegas. Aproveitou bem a descida e a descompressão dos restantes elementos da fuga, para entrar no grupo e ganhar um novo alento para a parte final da etapa, cortando a linha de meta “escoltado” pelos colegas de equipa.

Rúben Rodrigues vence a etapa, António Morgado assume a liderança da Classificação Geral Individual e a Geral de Pontos e Gonçalo Tavares vence a Geral da Montanha, sagrando-se já o virtual vencedor da Camisola Azul.

Tiago Santos (Alcobaça C.C./Crédito Agrícola), que ocupa o quinto na geral, é o melhor júnior de primeiro ano.

Já o ciclista da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, Noah Campos, que ocupa o sexto lugar da geral, é o melhor atleta das equipas do Minho e continua assim a envergar a Camisola Branca.

Ruben Rodrigues (Bairrada) vencedor da etapa

Rúben Rodrigues (Bairrada) era um ciclista feliz no final da etapa. O vimaranense venceu a segunda tirada, aquela que passou exatamente pelas estradas onde costuma treinar diariamente… “Foi uma vitória muito que saborosa”, disse, adiantando que “foi uma etapa muito dura mesmo e com este calor saiu ainda endurecida e soube muito bem ganhar pela dureza e por ser em casa”.

“Tínhamos duas contagens de montanha, que eu estou familiarizado com elas, treino bastante vezes lá, mas a dureza da etapa nem foi tanto nas contagens, mas sim no sobe desce constante antes e depois da montanha e isso tornou a etapa bastante dura”

O campeão nacional fez questão de “agradecer a todos os que vieram à rua neste dia complicado de calor apoiar os ciclistas e a apoiar-me mim. É um orgulho enorme estar na posição em que estou e poder vencer em Guimarães, nas ruas que estou habituado a passar. É um sentimento indescritível”.

António Morgado (Bairrada) novo Camisola Amarela Arrecadações da Quintã”.

“Estamos felizes” foi assim que António Morgado, ciclista do Bairrada, começou por abordar a conquista da Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

Afirmando que “foi uma etapa dura pelo calor e pelas subidas longas”, António Morgado referiu que “não contava com esta vitória. Vim ao Grande Prémio do Minho para desfrutar e tirar um pouco de pressão das corridas que tenho tido e que têm sido muito tensas e as que se avizinham também vão ser. Por isso, vim aqui sem pressão e para desfrutar com os meus amigos. Não era o objetivo vestir a Amarela, a ideia era o Lima manter a camisola, mas amanhã já se retifica”.

Sobre a última etapa o ciclista do Bairrada afirmou que “vamos tentar não cair, o objetivo é esse e desfrutar”.

José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Guimarães

José Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, mostrou-se bastante satisfeita com a forma como decorreu a segunda etapa do GP Minho…

“Antes de mais quero dar os parabéns à Associação de Ciclismo do Minho, fez um excelente trabalho e agradecer o convite que fez à Junta de Freguesia de Azurém no sentido de apoiar a segunda etapa deste GP Minho”.

O autarca vimaranense mostrou-se ainda “maravilhado” pois “nunca tinha participado numa etapa dentro de um carro e foi qualquer coisa espetacular” e adiantou: “o bichinho ficou cá dentro e já disse que podem contar com a Junta de Azurém nos próximos anos”.

“A adrenalina que uma prova como esta causa é fora do comum, incomensurável”, referiu José Castro Antunes, “mais a mais quando estamos a trabalhar com os escalões de formação, a trabalhar com futuras referências do ciclismo e que é muito importante. É destas provas que precisamos para incentivar os jovens a praticar desporto, neste caso o ciclismo”.

O presidente da Junta de Freguesia de Azurém mostrou-se ainda “comovido e orgulhoso por ver um vimaranense a ganhar esta etapa. Eu entreguei-lhe a camisola e senti um orgulho muito grande por ter vencido na sua terra, que é a nossa, Guimarães”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, foi um espetador atento desta segunda etapa do Grande Prémio do Minho.

O autarca acompanhou todo o percurso da prova, percorrendo as estradas de Guimarães por onde passou o pelotão de uniores, e sentido a emoção e o esforço dos atletas.

Domingos Bragança considerou que “é muito importante para Guimarães receber uma etapa deste Grande Prémio do Minho. Eu tive a possibilidade de fazer todo o percurso ao lado do diretor da ACM e para além de ser uma beleza, percorrer as nossas freguesias e ver o todo este concelho que é bastante bonito, percebi também todo o esforço dos atletas e da sua paixão pelo ciclismo”.

O autarca lembrou que “o ciclismo é um desporto cada vez mais importante tanto na sua componente desportiva e competitiva, como de lazer e turismo. É uma modalidade que projeta as nossas regiões, as nossas cidades e territórios, não só pelas pessoas que nos visitam para acompanhar os jovens, mas também e cada vez mais a novas tecnologias levam a todo o mundo a imagem destas regiões”.

Domingos Bragança referiu que “a Associação de Ciclismo do Minho tem feito um trabalho excecional e é importante que além dos nossos ciclistas de Guimarães, nós pudéssemos alavancar ainda mais esta modalidade através dos clubes, porque é uma modalidade que tem muito futuro”.

 

Teve um sabor especial o facto de a etapa ser ganha por um vimaranense? “Tem um sabor muito especial. O Rúben é um ciclista especial, é um campeão e é muito bom ter um campeão de Guimarães pelo valor que ele tem e pelo entusiasmo que projeta. É um orgulho para nós ter um campeão e vê-lo ganhar aqui esta etapa”.

 

 

Colorido diferente com o Circuito de Santo António de Amares

Amares, no dia 12 de junho, consagrará os vencedores do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão em pleno contexto das Festas d´Amares. Incluída no tradicional Circuito de Santo António de Amares, a terceira e última etapa será a mais longa (123,6 quilómetros) e integra dois Prémios de Montanha de 1.ª Categoria (ambas na passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia) e três metas volantes (duas em Rendufe e uma em Amares, na passagem pela meta).

“Abraçamos este novo projeto com grande entusiasmo e uma grande força. Penso que é um desafio importante para nós e, ao mesmo tempo, Amares e o Circuito de Santo António vão dar um colorido diferente a este Grande Prémio do Minho / Cachorrão”, afirmou Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, realçando “os laços que ligam o Circuito de Santo António, uma das provas de ciclismo mais antigas do país, a uma prova tão importante e com tanta tradição na nossa área geográfica como é o Grande Prémio do Minho”.

 

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão - RestaurantesArrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

 

32.º GRANDE PRÉMIO DO MINHO / CACHORRÃO

RESUMO DAS PRÓXIMAS ETAPAS

 

 

3ª etapa - Domingo, 12 de junho de 2022

Circuito de Santo António de Amares - 123,6 kms

Partida: 11h58 - Escola EB 2,3 de Amares (Cerdeirinhas - Ferreiros, Amares)

Chegada: 15h15 - Praça do Comércio (Amares)

Metas Prémio da Montanha
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 16,7 (melhor horário: 12h26) - MM Auto Terror
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 78,5 (melhor horário: 14h03) - MM Auto Terror
Metas Volantes
• Rendufe - Km 57,8 (melhor horário: 13h31) - MV Junta de Freguesia de Rendufe
• Amares (passagem pela meta) - Km 61,8 (melhor horário: 13h37) - MV Município de Amares
• Rendufe - Km 119,6 (melhor horário: 15h08) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

 

 

LIVRO OFICIAL

Ficheiro para download (57 mb) aqui

 

 

Daniel Lima (Bairrada) ganhou hoje a primeira etapa do Grande Prémio do Minho, uma prova de 74 quilómetros, com partida e chegada em Oliveira Santa Maria, Vila Nova de Famalicão.


A corrida começou a definir-se ainda antes de percorridos dez quilómetros, altura em que sete ciclistas saíram do pelotão para formarem a frente de corrida: Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), António Morgado, Rúben Rodrigues, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), Daniel Jorge (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

O passar dos quilómetros levou ao habitual domínio da Bairrada, com os corredores desta equipa a destacarem-se da concorrência e a vencerem o que encontraram por diante: primeiro as metas volantes e o prémio de montanha e, por fim, a própria etapa.

Num traçado sem grandes dificuldades montanhosas, mas com a corrida a disputar-se sob um calor intenso, António Morgado, Gonçalo Tavares e Daniel Lima deixaram todos os outros corredores para trás.

O trio cortou a meta ao fim de 1h53m38s de corrida, com Daniel Lima a passar na frente, seguido por Morgado e por Tavares. O quarto foi mais um corredor da Bairrada, Rúben Rodrigues, a 6m32s. O primeiro ciclista de outra equipa foi Tiago Santos, que gastou mais 8m25s do que o vencedor e assumiu o comando da geral dos juniores de primeiro ano.

Sem bonificações, a classificação geral reflete fielmente o resultado da etapa. Daniel Lima acumula a geral com a classificação dos pontos. Gonçalo Tavares é o primeiro na tabela dos trepadores. Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) é o melhor corredor das equipas minhotas. A Bairrada comanda por equipas.

Deste modo, Daniel Lima (Bairrada) lidera as classificações geral individual (Camisola Amarela - Arrecadações da Quintã) e por Pontos (Camisola Verde - POPP Agency), Gonçalo Tavares (Bairrada) a classificação da Montanha (Camisola Azul - Auto Terror), Tiago Santos (Alcobaça C C / Crédito Agricola) a da juventude (Camisola Laranja - Cision) e Noah Campos (Landeiro / KTM / Matias & Araújo / Frulact) é o melhor atleta de equipas do Minho (Camisola Branca - Força Minho).
 

A segunda etapa, amanhã (11 de junho), desloca a caravana para o concelho de Guimarães. Azurém é o local de partida e chegada. O percurso, com 86 quilómetros, inclui dois prémios de montanha de primeira categoria, na Gonça (km 49,6) e na Penha (km 61,7), locais onde a triagem de valores será uma realidade. A partida está marcada para as 12h40, prevendo-se a chegada para as 15h15.

 

Grande Prémio do Minho significa muito para Azurém

A segunda etapa será disputada no dia 11 de junho, com início e final na avenida 24 de junho, na freguesia de Azurém (Guimarães). O pelotão terá que enfrentar as dificuldades de um percurso de 86 quilómetros que inclui dois prémios de montanha de 1.ª categoria (Gonça e Penha), três metas volantes (Centro de Ciclismo do Minho, Mesão Frio e Azurém) e um troço em terra batida (sterrato) entre a rotunda de Mouril e a rua Joaquim Ribeiro Moura.

José Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, realçou a importância da freguesia acolher o 32.º do Grande Prémio do Minho / Cachorrão: “Significa muito para Azurém. Temos o Pólo da Universidade do Minho e integramos um município em que o desporto é fator determinante. O ciclismo tem largas tradições em Guimarães e um evento como este, de grande referência no panorama velocipédico nacional e de formação, não nos poderia passar ao lado”, referiu.

 

Colorido diferente com o Circuito de Santo António de Amares

Amares, no dia 12 de junho, consagrará os vencedores do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão em pleno contexto das Festas d´Amares. Incluída no tradicional Circuito de Santo António de Amares, a terceira e última etapa será a mais longa (123,6 quilómetros) e integra dois Prémios de Montanha de 1.ª Categoria (ambas na passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia) e três metas volantes (duas em Rendufe e uma em Amares, na passagem pela meta).

“Abraçamos este novo projeto com grande entusiasmo e uma grande força. Penso que é um desafio importante para nós e, ao mesmo tempo, Amares e o Circuito de Santo António vão dar um colorido diferente a este Grande Prémio do Minho / Cachorrão”, afirmou Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, realçando “os laços que ligam o Circuito de Santo António, uma das provas de ciclismo mais antigas do país, a uma prova tão importante e com tanta tradição na nossa área geográfica como é o Grande Prémio do Minho”.

 

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão - RestaurantesArrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

 

32.º GRANDE PRÉMIO DO MINHO / CACHORRÃO

RESUMO DAS PRÓXIMAS ETAPAS

 

2ª etapa - Sábado, 11 de junho de 2022

Azurém > Azurém - 86 kms

Partida: 12h40 - Rua 24 de junho (Azurém - Guimarães)

Chegada: 15h15 - Rua 24 de junho (Azurém - Guimarães)

Percurso: Azurém – Rua 24 de Junho (Partida simbólica 12h40), Rua Rómulo de Carvalho, Avenida da Universidade, Rua Cónego Dr. Manuel Faria, Rua Teixeira de Pascoais, União de Freguesias de São Paio, São Sebastião e Oliveira do Castelo – Rua Teixeira de Pascoais, Alameda Alfredo Pimenta, Rua Paio Galvão, Lago do Toural, Largo Valentim Moreira de Sá, Alameda de São Dâmaso, Largo República do Brasil, Rua Dr. José Sampaio, Rua Santa Marinha da Costa, Costa – Rua Dr. José Augusto da Silva, Avenida Rio de Janeiro, Rua da Fé, Rua dos Mártires, Largo Nossa Senhora da Madre Deus, Rua 24 de Junho (Partida real na passagem pela meta), Rua Moura Machado, Rua Nossa Senhora de Fátima, Penselo – Rua Nossa Senhora de Fátima (13h01), Rua da Escola, Rua 24 de Junho, Rua Eng. Duarte do Amaral, Fermentões – Rua da Melreira, Rua João Paulo II, Rua de Santa Eulália, Avenida Farramundanes, Silvares – Rua de Santa Apolónia, Rua do Corgo, Nacional 206, Rua Capitão Salgueiro Maia, Rua dos Carvalhais, Rua Joaquim Gonçalves, Selho São Jorge – Rua Central (13h20), Rua Dr. Guilherme Augusto, Rua Central, Rua Albano Martins Coelho Lima, Rua da Variante/N-310, Brito – Rua São João Baptista/N-310, Sande Vila Nova e São Clemente – Rua São João Baptista/N-310, Rua do Arquinho/N-310, Rua da Boavista/N-310, Sande S. Martinho – Rua do Escalheiro, Rua de São Martinho/N-101, Nacional 101, Sande São Lourenço e Balazar – Nacional 101 (13h44), Avenida da Portela, Rua da Igreja Velha, Rua da Igreja Nova, Rua da Fontaínha, Longos – Rua de Santa Marta (13h52), M-585, Rua da Murteira, Rua do Covinho, Rua de Pedrais, M-5822, Briteiros Santa Leocádia e São Salvador – Rua das Travessas, Rua Alexandrina Moreira Marques/M-586, Rua de Santa Leocádia, Rua da Lomba, Rua do Lameirão, Rua Francisco Martins Sarmento, Rua Prof. Félix Fernandes Marques, Nacional 309, Rua da Liberdade, Briteiros Santo Estevão e Donim – Rua de Ribas, Rua da Ribeira, Nacional 309, Souto Santa Maria São Salvador e Gondomar – Rua José Augusto M Baptista Vieira, Rua de Santa Maria, Rua D. Josefa do Amaral Freitas (MV Centro Ciclismo do Minho 14h10), Avenida D. Afonso Henriques, M-1391, Rua de Teide, Gonça – Nacional 207-4, Rua 10 de Junho (MM 14h25), Rua Primeiro de Maio, Nacional 207-4, São Torcato – Nacional 207-4, Rua Camilo Castelo Branco, Rua Bons Ares, Rua Padre Arieira (14h30), Rua Dona Maria Faria Ramos, Rua da Corredoura, Rua de França, Aldão – Rua de França, Rua Padre João Pimenta, Rua 24 de Junho, Rua da Vitória, Mesão Frio – Rua da Vitória, Rua Alberto Fernandes, Rua da Cruz D’Argola (MV 14h37), Rua da Montanha, Nacional 101-2, Penha (MM 14h42), M-579 2, Rua de São Mamede, M-579 2, Rua da Devesa Escura, Abação e Gémeos – Rua da Escola, Rua de São Tomé, M-580, Pinheiro – Rua Dom Nuno Álvares Pereira, Rua Cândido José de Carvalho, Urgeses – Rua Cândido José de Carvalho, Rua da Maina, Rua do Olival, Avenida da Igreja, Rua do Pinheiro Manso, Rua de Covas de Cima, Rodovia de Covas/N-105, Rua de Santo Amaro, Candoso São Tiago e Mascotelos – Rua de Santo Amaro (15h00), Rua de Sezim, Rua de São Martinho, Candoso São Martinho – Rua de São Martinho, Rua dos Vales, Rua do Codeçal, Travessa do Mouril, Silvares – Rua de Mouril, Rua Joaquim Gonçalves, Início do Sterrato (15h08), Creixomil – Rua Joaquim Ribeiro Moura, Rua de São Miguel, Rua Alberto Vieira Braga, Rua do Pinheiro, Rua da Saudade, Avenida São Gonçalo, Rua Dr. Prof. Arnaldo Sampaio, Rua José Pinto Rodrigues, Alameda Alfredo Pimenta, Rua Teixeira de Pascoais, Azurém – Rua Cónego Dr. Manuel Faria, Avenida da Universidade, Rua Rómulo de Carvalho (MV 15h17), Rua Moura Machado, Rua Nossa Senhora da Madre Deus, Rua de Francos, Azurém – Rua 24 de Junho (15h23 META FINAL).. 

Metas Prémio da Montanha
• Gonça (1ª categoria) - Km 49,6 (melhor horário: 14h18) - MM Auto
• Penha (1ª categoria) - Km 61,7 (melhor horário: 14h37) - MM Irmandade da Penha

Metas Volantes
• Centro Ciclismo Minho (Souto Santa Maria) - Km 41,1 (horário: 14h04) - MV POPP Agency
• Mesão Frio - Km 58,5 (melhor horário: 14h32) - MV Fermir
• Azurém - Km 82,2 (melhor horário: 15h09) - MV Pneus Abreu

 

3ª etapa - Domingo, 12 de junho de 2022

Circuito de Santo António de Amares - 123,6 kms

Partida: 11h58 - Escola EB 2,3 de Amares (Cerdeirinhas - Ferreiros, Amares)

Chegada: 15h15 - Praça do Comércio (Amares)

Percurso: --- --- --- --- ---  

Metas Prémio da Montanha
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 16,7 (melhor horário: 12h26) - MM Auto Terror
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 78,5 (melhor horário: 14h03) - MM Auto Terror
Metas Volantes
• Rendufe - Km 57,8 (melhor horário: 13h31) - MV Junta de Freguesia de Rendufe
• Amares (passagem pela meta) - Km 61,8 (melhor horário: 13h37) - MV Município de Amares
• Rendufe - Km 119,6 (melhor horário: 15h08) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

 

 

LIVRO OFICIAL

Ficheiro para download (57 mb) aqui

 

 

 Ficheiro para download (57 mb) aqui

 

 

A festa do ciclismo regressa às estradas do Minho, de 10 a 12 de junho, com a realização do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão. Oliveira Santa Maria (Vila Nova de Famalicão), Azurém (Guimarães) e Amares são as localidades de partida e chegada da competição destinada ao escalão de juniores. Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão será disputado por um pelotão de cerca de 150 ciclistas em representação de 20 equipas.


Com o arranque do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão em Oliveira Santa Maria, o pelotão visitará no primeiro dia várias freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão, enquanto na segunda etapa será a vez de Guimarães receber a caravana que começará e terminará a tirada em Azurém. O último e decisivo dia será o Circuito de Santo António de Amares que, com 63 edições realizadas, é considerada uma das mais antigas provas de ciclismo de Portugal.

Durante os 283,6 quilómetros da prova estarão em disputa diversas contagens de montanha e metas volantes, assim como as classificações geral individual por tempos (Camisola Amarela: Arrecadações da Quintã), por pontos (Camisola Verde: POPP Agency), da Montanha (Camisola Azul: Auto Terror - Premium Automotive), do melhor júnior de primeiro ano (Camisola Laranja: Cision), do melhor atleta da Associação de Ciclismo do Minho (Camisola Branca: Força Minho) e por equipas. A montanha será um fator decisivo na definição dos vencedores do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, estando previstas seis contagens de montanha, mas as metas volantes, num total de nove, constituirão certamente um fator que aumentará a competitividade até ao último momento.

Além das principais formações portuguesas, está confirmada a participação das equipas espanholas Vigo Rías Baixas Junior, Suministros Zadorra - Hegotarrak e Limousin - Oriako, esta última que se apresentará no 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão com o campeão do mundo Abraham Olano na função de diretor desportivo.

As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Flynk /H.M. Motor / Orbea, Landeiro / KTM / Matias&Araújo / Frulact, Tensai / Sambiental / Santa Marta, Silva & Vinha / Adrap / Sentir Penafiel, Mato Cheirinhos / Vila-Galé / Etopi, Penafiel Bike Clube, Mundimat / SGR Ambiente / CC Aldeia Paio Pires, Bairrada, Centro Ciclismo Loulé, Academia Efapel Ciclismo, Almodôvar - Formação Team SCAV, União Ciclismo Trofa, Alcobaça Clube de Ciclismo / Crédito Agrícola, Escola de Ciclismo Bruno Neves / Vise, Póvoa Cycling Academy / CDC Navais, Academia Ciclismo de Viseu – Desfruta / Talho do Povo - S.Pintos - Ramalde e Santa Maria da Feira / Segmento D´Época/Reol.

 

Regresso do ciclismo a “Terras de Santa Maria”

No dia 10 de junho, a primeira etapa do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão começará e terminará em Oliveira Santa Maria (Famalicão), na Avenida do Mosteiro. Os ciclistas terão pela frente um percurso de 74 quilómetros que integra duas contagens de montanha (VIM e Pedome), duas metras volantes em Riba de Ave e uma meta volante em Ruivães, esta última em homenagem ao antigo ciclista José Azevedo, natural daquela localidade.

“A participação na organização do 32º Grande Prémio do Minho / Cachorrão faz com que o ciclismo regresse a Terras de Santa Maria. A modalidade sempre esteve presente na nossa zona geográfica, não só pela proximidade com a Coelima, bem como pelos ciclistas de freguesias vizinhas como José Pereira e Carlos Carvalho” explicou António Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria.

 

Grande Prémio do Minho significa muito para Azurém

A segunda etapa será disputada no dia 11 de junho, com início e final na avenida 24 de junho, na freguesia de Azurém (Guimarães). O pelotão terá que enfrentar as dificuldades de um percurso de 86 quilómetros que inclui dois prémios de montanha de 1.ª categoria (Gonça e Penha), três metas volantes (Centro de Ciclismo do Minho, Mesão Frio e Azurém) e um troço em terra batida (sterrato) entre a rotunda de Mouril e a rua Joaquim Ribeiro Moura.

José Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, realçou a importância da freguesia acolher o 32.º do Grande Prémio do Minho / Cachorrão: “Significa muito para Azurém. Temos o Pólo da Universidade do Minho e integramos um município em que o desporto é fator determinante. O ciclismo tem largas tradições em Guimarães e um evento como este, de grande referência no panorama velocipédico nacional e de formação, não nos poderia passar ao lado”, referiu.

 

Colorido diferente com o Circuito de Santo António de Amares

Amares, no dia 12 de junho, consagrará os vencedores do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão em pleno contexto das Festas d´Amares. Incluída no tradicional Circuito de Santo António de Amares, a terceira e última etapa será a mais longa (123,6 quilómetros) e integra dois Prémios de Montanha de 1.ª Categoria (ambas na passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia) e três metas volantes (duas em Rendufe e uma em Amares, na passagem pela meta).

“Abraçamos este novo projeto com grande entusiasmo e uma grande força. Penso que é um desafio importante para nós e, ao mesmo tempo, Amares e o Circuito de Santo António vão dar um colorido diferente a este Grande Prémio do Minho / Cachorrão”, afirmou Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, realçando “os laços que ligam o Circuito de Santo António, uma das provas de ciclismo mais antigas do país, a uma prova tão importante e com tanta tradição na nossa área geográfica como é o Grande Prémio do Minho”.

 

Recorde-se que em 2019, ano em que se realizou a última edição do Grande Prémio do Minho (suspenso em 2020 e 2021 devido à pandemia) o colombiano Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) foi consagrado em Castro Laboreiro (Melgaço) como vencedor da 31ª edição do Grande Prémio do Minho. O belga Joran Wyseure (ACROG/Pauwels Sauzen/Balen BC) venceu a classificação por pontos, André Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves) conquistou o estatuto de melhor trepador, Fábio Fernandes (Efapel/Escola de Ovar) foi o melhor júnior de primeiro ano e João Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) destacou-se entre os minhotos. Por equipas venceram os colombianos da Team Ingeniería de Vías/Monsalud.

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão - RestaurantesArrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.
 

 

 

32.º GRANDE PRÉMIO DO MINHO / CACHORRÃO - 10 a 12 de junho de 2022

 

RESUMO DAS ETAPAS

 

1ª etapa - Sexta-feira, 10 de junho de 2022

Oliveira Santa Maria > Oliveira Santa Maria - 74 kms

Partida: 13h55 - Avenida Mosteiro (Oliveira Santa Maria - Vila Nova de Famalicão)

Chegada: 15h56 - Avenida Mosteiro (Oliveira Santa Maria - Vila Nova de Famalicão)

 

Metas Prémio da Montanha

• VIM (2ª categoria) - Km 28,6 (melhor horário: 14h45) - MM Auto Terror

• Pedome (1ª categoria) - Km 51,7 (melhor horário: 15h21) - MM Auto Terror

 

Metas Volantes

• Riba de Ave - Km 25,2 (melhor horário: 14h39) - MV João & Feliciano

• Ruivães - Km 35,2 (melhor horário: 14h55) - MV Junta de Freguesia de Ruivães

• Riba de Ave - Km 47,9 (melhor horário: 15h15) - MV João & Feliciano

 

2ª etapa - Sábado, 11 de junho de 2022

Azurém > Azurém - 86 kms

Partida: 12h40 - Rua 24 de junho (Azurém - Guimarães)

Chegada: 15h15 - Rua 24 de junho (Azurém - Guimarães)

Metas Prémio da Montanha

• Gonça (1ª categoria) - Km 49,6 (melhor horário: 14h18) - MM Auto

• Penha (1ª categoria) - Km 61,7 (melhor horário: 14h37) - MM Irmandade da Penha

 

Metas Volantes

• Centro Ciclismo Minho (Souto Santa Maria) - Km 41,1 (horário: 14h04) - MV POPP Agency

• Mesão Frio - Km 58,5 (melhor horário: 14h32) - MV Fermir

• Azurém - Km 82,2 (melhor horário: 15h09) - MV Pneus Abreu

 

3ª etapa - Domingo, 12 de junho de 2022

Circuito de Santo António de Amares - 123,6 kms

Partida: 11h58 - Escola EB 2,3 de Amares (Cerdeirinhas - Ferreiros, Amares)

Chegada: 15h15 - Praça do Comércio (Amares)

Metas Prémio da Montanha

• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 16,7 (melhor horário: 12h26) - MM Auto Terror

• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 78,5 (melhor horário: 14h03) - MM Auto Terror

 

Metas Volantes

• Rendufe - Km 57,8 (melhor horário: 13h31) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

• Amares (passagem pela meta) - Km 61,8 (melhor horário: 13h37) - MV Município de Amares

• Rendufe - Km 119,6 (melhor horário: 15h08) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

 

 

LIVRO OFICIAL

Ficheiro para download (57 mb) aqui

 

 

Amares recebe, a 12 de junho, a etapa final do Grande Prémio do Minho, uma das mais prestigiadas provas do escalão de juniores, que regressa às estradas depois do interregno causado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021.

A última etapa do GP Minho decorre inserida no tradicional Circuito de Santo António que vai já para a sua 64ª edição e que este ano vai sofrer algumas alterações no seu percurso e consagrará o vencedor do 32º Grande Prémio do Minho.

De referir que o GP Minho, tal como tem sido habitual, contará com a presença das melhores equipas nacionais e de algumas formações estrangeiras.

Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Amares, considera que “este é um desafio importante para Amares, para o ciclismo local e para elevar o Circuito de Santo António para outro nível”.

O autarca lembrou que “o Circuito de Santo António é um dos mais antigos do país, uma prova com carisma e que ao longo dos tempos uniu o ciclismo a Amares” e adiantou que “abraçamos este novo projeto com grande entusiasmo e uma grande força. Penso que é um desafio importante para nós e, ao mesmo tempo, Amares e o Circuito de Santo António vão dar um colorido diferente ao GP Minho”.

“Amares é uma terra que desde sempre está ligada ao ciclismo, já tivemos equipas e continuamos a ter ciclistas e gente ligada ao ciclismo. Aliás as gentes de Amares gostam e vivem o ciclismo. Por isso, quando fomos desafiados não podíamos ter outra posição se não receber o projeto com entusiasmo”.

Até porque “é uma forma de dar a conhecer Amares. Temos belas paisagens naturais e é uma terra de gente hospitaleira, que sabe receber e incentivar quem nos visita, apoia o ciclismo e os ciclistas. Tenho a certeza que quem não conhece vai gostar e vai voltar noutra ocasião”

O autarca de Amares congratulou-se por “recebermos a etapa final, a etapa de todas as decisões”, mas garante que “isso não foi determinante, nem fundamental para abraçarmos este desafio. Claro que é muito positivo, termos todas as atenções viradas para Amares”.

A cerca de um mês do grande dia, Manuel Moreira deixou uma mensagem aos jovens ciclistas que vão participar no Circuito Santo António/Grande Prémio do Minho: “desfrutem do percurso, da prova, pedalem com cuidado para chegarem a fim do GP Minho e do Circuito de Amares”.

Três etapas a disputar nos dias 10, 11 e 12 de junho compõem o cartaz e definem o traçado do 32º Grande Prémio do Minho (juniores). Oliveira Santa Maria (Vila Nova de Famalicão), Azurém (Guimarães) e Amares são as localidades que vão acolher as partidas e chegadas de cada uma das três tiradas da edição deste ano.
O Grande Prémio do Minho em ciclismo para o escalão de juniores regressa às estradas minhotas já no início de junho, após o interregno causado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021.
Três etapas vão percorrer as principais localidades dos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Amares.
No dia 10 de junho (sexta-feira) a partida de Oliveira Santa Maria levará a caravana a percorrer as estradas das freguesias vizinhas, todas elas integradas no concelho de Vila Nova de Famalicão.
A segunda etapa da Volta ao Minho, a disputar no sábado (11 de junho) percorrerá grande parte do concelho de Guimarães, com partida e chegada na freguesia de Azurém, paredes meias com o símbolo maior da cidade, o Castelo de Guimarães.
Para o terceiro e último dia, domingo (12 de junho), está reservado o tradicional Circuito de Santo António de Amares, que este ano sofrerá algumas alterações no seu percurso e que consagrará o vencedor do 32º Grande Prémio do Minho.
A exemplo de anos anteriores, a carismática prova minhota contará com a presença das equipas juniores do pelotão nacional, às quais se juntarão algumas formações estrangeiras.

 

Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho, uma tirada de 86 quilómetros com partida e chegada a Azurém.

O campeão nacional de estrada de juniores em título cortou a meta ao fim de 2h22m38s de prova e levou ao rubro muitos dos adeptos que se encontraram na meta, que fizeram questão de aplaudir a vitória do homem da terra.

Se a etapa já era dura pelas duas contagens de montanha de primeira categoria, Gonça e Penha, a forte canícula que se fez sentir em Guimarães endureceu ainda mais o percorrido pelo concelho vimaranense, provocando alterações na classificação geral individual.

António Morgado (Bairrada), ao cortar a meta em segundo, guinda-se ao primeiro lugar da Geral Individual e veste a Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

A corrida começou animada e logo nos primeiros quilómetros outro ciclista da terra, Diogo Mendes (Póvoa Cycling Acadmey/CDC Navais) encetou a primeira fuga do dia, tendo sido acompanhado por Nuno Oliveira (Santa Maria Feira/Segmento D’Época/Reol) e por Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

O grupo andou algum tempo na frente e chegou a ter de um minuto de vantagem para o pelotão. No entanto, o Bairrada atacou por volta do km 38 através de Rúben Rodrigues, António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares e não só alcançou o trio da frente como rapidamente assumiu o controlo da corrida, sendo seguido de perto por Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e o ciclista espanhol Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

A abordagem à primeira contagem de montanha do dia alongou o pelotão, que se iria fracionar em diversos grupetos.

O descanso proporcionado pela descida até São Torcato e Aldão foi enganador. O pelotão abordou logo a segunda contagem de montanha do dia, a Montanha da Penha, onde o quarteto do Bairrada passou com uma vantagem muito dilatada sobre o pelotão. A passagem em primeiro lugar permitiu a Gonçalo Bandeira consolidar a liderança da Camisola Azul “Auto Terror Premium Automotive”.

No alto da Montanha da Penha, Ruben Rodrigues tinha descolado dos colegas. Aproveitou bem a descida e a descompressão dos restantes elementos da fuga, para entrar no grupo e ganhar um novo alento para a parte final da etapa, cortando a linha de meta “escoltado” pelos colegas de equipa.

Rúben Rodrigues vence a etapa, António Morgado assume a liderança da Classificação Geral Individual e a Geral de Pontos e Gonçalo Tavares vence a Geral da Montanha, sagrando-se já o virtual vencedor da Camisola Azul.

Tiago Santos (Alcobaça C.C./Crédito Agrícola), que ocupa o quinto na geral, é o melhor júnior de primeiro ano.

Já o ciclista da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, Noah Campos, que ocupa o sexto lugar da geral, é o melhor atleta das equipas do Minho e continua assim a envergar a Camisola Branca.

Ruben Rodrigues (Bairrada) vencedor da etapa

Rúben Rodrigues (Bairrada) era um ciclista feliz no final da etapa. O vimaranense venceu a segunda tirada, aquela que passou exatamente pelas estradas onde costuma treinar diariamente… “Foi uma vitória muito que saborosa”, disse, adiantando que “foi uma etapa muito dura mesmo e com este calor saiu ainda endurecida e soube muito bem ganhar pela dureza e por ser em casa”.

“Tínhamos duas contagens de montanha, que eu estou familiarizado com elas, treino bastante vezes lá, mas a dureza da etapa nem foi tanto nas contagens, mas sim no sobe desce constante antes e depois da montanha e isso tornou a etapa bastante dura”

O campeão nacional fez questão de “agradecer a todos os que vieram à rua neste dia complicado de calor apoiar os ciclistas e a apoiar-me mim. É um orgulho enorme estar na posição em que estou e poder vencer em Guimarães, nas ruas que estou habituado a passar. É um sentimento indescritível”.

António Morgado (Bairrada) novo Camisola Amarela Arrecadações da Quintã”.

“Estamos felizes” foi assim que António Morgado, ciclista do Bairrada, começou por abordar a conquista da Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

Afirmando que “foi uma etapa dura pelo calor e pelas subidas longas”, António Morgado referiu que “não contava com esta vitória. Vim ao Grande Prémio do Minho para desfrutar e tirar um pouco de pressão das corridas que tenho tido e que têm sido muito tensas e as que se avizinham também vão ser. Por isso, vim aqui sem pressão e para desfrutar com os meus amigos. Não era o objetivo vestir a Amarela, a ideia era o Lima manter a camisola, mas amanhã já se retifica”.

Sobre a última etapa o ciclista do Bairrada afirmou que “vamos tentar não cair, o objetivo é esse e desfrutar”.

José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Guimarães

José Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, mostrou-se bastante satisfeita com a forma como decorreu a segunda etapa do GP Minho…

“Antes de mais quero dar os parabéns à Associação de Ciclismo do Minho, fez um excelente trabalho e agradecer o convite que fez à Junta de Freguesia de Azurém no sentido de apoiar a segunda etapa deste GP Minho”.

O autarca vimaranense mostrou-se ainda “maravilhado” pois “nunca tinha participado numa etapa dentro de um carro e foi qualquer coisa espetacular” e adiantou: “o bichinho ficou cá dentro e já disse que podem contar com a Junta de Azurém nos próximos anos”.

“A adrenalina que uma prova como esta causa é fora do comum, incomensurável”, referiu José Castro Antunes, “mais a mais quando estamos a trabalhar com os escalões de formação, a trabalhar com futuras referências do ciclismo e que é muito importante. É destas provas que precisamos para incentivar os jovens a praticar desporto, neste caso o ciclismo”.

O presidente da Junta de Freguesia de Azurém mostrou-se ainda “comovido e orgulhoso por ver um vimaranense a ganhar esta etapa. Eu entreguei-lhe a camisola e senti um orgulho muito grande por ter vencido na sua terra, que é a nossa, Guimarães”.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, foi um espetador atento desta segunda etapa do Grande Prémio do Minho.

O autarca acompanhou todo o percurso da prova, percorrendo as estradas de Guimarães por onde passou o pelotão de uniores, e sentido a emoção e o esforço dos atletas.

Domingos Bragança considerou que “é muito importante para Guimarães receber uma etapa deste Grande Prémio do Minho. Eu tive a possibilidade de fazer todo o percurso ao lado do diretor da ACM e para além de ser uma beleza, percorrer as nossas freguesias e ver o todo este concelho que é bastante bonito, percebi também todo o esforço dos atletas e da sua paixão pelo ciclismo”.

O autarca lembrou que “o ciclismo é um desporto cada vez mais importante tanto na sua componente desportiva e competitiva, como de lazer e turismo. É uma modalidade que projeta as nossas regiões, as nossas cidades e territórios, não só pelas pessoas que nos visitam para acompanhar os jovens, mas também e cada vez mais a novas tecnologias levam a todo o mundo a imagem destas regiões”.

Domingos Bragança referiu que “a Associação de Ciclismo do Minho tem feito um trabalho excecional e é importante que além dos nossos ciclistas de Guimarães, nós pudéssemos alavancar ainda mais esta modalidade através dos clubes, porque é uma modalidade que tem muito futuro”.

 

Teve um sabor especial o facto de a etapa ser ganha por um vimaranense? “Tem um sabor muito especial. O Rúben é um ciclista especial, é um campeão e é muito bom ter um campeão de Guimarães pelo valor que ele tem e pelo entusiasmo que projeta. É um orgulho para nós ter um campeão e vê-lo ganhar aqui esta etapa”.

 

 

Colorido diferente com o Circuito de Santo António de Amares

Amares, no dia 12 de junho, consagrará os vencedores do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão em pleno contexto das Festas d´Amares. Incluída no tradicional Circuito de Santo António de Amares, a terceira e última etapa será a mais longa (123,6 quilómetros) e integra dois Prémios de Montanha de 1.ª Categoria (ambas na passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia) e três metas volantes (duas em Rendufe e uma em Amares, na passagem pela meta).

“Abraçamos este novo projeto com grande entusiasmo e uma grande força. Penso que é um desafio importante para nós e, ao mesmo tempo, Amares e o Circuito de Santo António vão dar um colorido diferente a este Grande Prémio do Minho / Cachorrão”, afirmou Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, realçando “os laços que ligam o Circuito de Santo António, uma das provas de ciclismo mais antigas do país, a uma prova tão importante e com tanta tradição na nossa área geográfica como é o Grande Prémio do Minho”.

 

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão - RestaurantesArrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

 

32.º GRANDE PRÉMIO DO MINHO / CACHORRÃO

RESUMO DAS PRÓXIMAS ETAPAS

 

2ª etapa - Sábado, 11 de junho de 2022

Azurém > Azurém - 86 kms

Partida: 12h40 - Rua 24 de junho (Azurém - Guimarães)

Chegada: 15h15 - Rua 24 de junho (Azurém - Guimarães)

Percurso: Azurém – Rua 24 de Junho (Partida simbólica 12h40), São Paio, São Sebastião, Oliveira do Castelo, Costa, Azurém (Partida real na passagem pela meta), Penselo (13h01), Fermentões, Selho São Jorge (13h20), Brito, Sande Vila Nova e São Clemente, Sande São Lourenço e Balazar (13h44), Longos, Briteiros Santa Leocádia e São Salvador, Briteiros Santo Estevão e Donim, Souto Santa Maria São Salvador e Gondomar (MV Centro Ciclismo do Minho 14h10), Gonça (MM 14h25), São Torcato, Mesão Frio (MV 14h37), Penha (MM 14h42), Abação, Pinheiro, Urgeses, Candoso São Tiago e Mascotelos (15h00), Candoso São Martinho, Silvares, Creixomil (início do Sterrato (15h08), São Paio, Azurém (MV 15h17), Azurém (15h23 META FINAL). 

Metas Prémio da Montanha
• Gonça (1ª categoria) - Km 49,6 (melhor horário: 14h18) - MM Auto
• Penha (1ª categoria) - Km 61,7 (melhor horário: 14h37) - MM Irmandade da Penha

Metas Volantes
• Centro Ciclismo Minho (Souto Santa Maria) - Km 41,1 (horário: 14h04) - MV POPP Agency
• Mesão Frio - Km 58,5 (melhor horário: 14h32) - MV Fermir
• Azurém - Km 82,2 (melhor horário: 15h09) - MV Pneus Abreu

 

3ª etapa - Domingo, 12 de junho de 2022

Circuito de Santo António de Amares - 123,6 kms

Partida: 11h58 - Escola EB 2,3 de Amares (Cerdeirinhas - Ferreiros, Amares)

Chegada: 15h15 - Praça do Comércio (Amares)

Percurso: --- --- --- --- ---  

Metas Prémio da Montanha
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 16,7 (melhor horário: 12h26) - MM Auto Terror
• Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 78,5 (melhor horário: 14h03) - MM Auto Terror
Metas Volantes
• Rendufe - Km 57,8 (melhor horário: 13h31) - MV Junta de Freguesia de Rendufe
• Amares (passagem pela meta) - Km 61,8 (melhor horário: 13h37) - MV Município de Amares
• Rendufe - Km 119,6 (melhor horário: 15h08) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

 

 

LIVRO OFICIAL

Ficheiro para download (57 mb) aqui