Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
4.º Prémio de Ciclismo HM Motor
Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

João Martins, José Moreira e Maria Jesus Barros venceram do 4º HM Motor, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã que se disputou em Barcelos.
João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) venceu a corrida de juniores, José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a de cadetes e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) a feminina.
Promovida conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho, a iniciativa contou com duas corridas – de manhã desenrolou-se a prova de cadetes e à tarde a de juniores e elite feminina - em que o espetáculo e a luta pelas classificações imperaram.

Em juniores, a corrida começou animada e logo nos primeiros quilómetros Gonçalo Peralta (Escola Ciclismo Bruno Neves) e Rafael Areias (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) saltaram do pelotão. Rafael Areias não conseguiu aguentar-se na fuga e foi rapidamente absorvido pelo pelotão, enquanto Gonçalo Peralta manteve-se alguns quilómetros isolado.

Do pelotão saltam, entretanto, Francisco Pereira (CC Barcelos /A.F.F./Flynx/H.M. Motor) e Henrique Gomes (Talho do Povo/S. Pintos – Ramalde) que tentam obter uma vantagem que permita vingar a fuga, só que o pelotão foi controlando e poucos quilómetros depois a tentativa de fuga é anulada.

As escaramuças em cabeça de corrida foram várias durante os 83,3 quilómetros de corrida, mas o pelotão acabou, por mais quilómetros, menos quilómetros, anular as intenções dos atletas.

À entrada do concelho de Braga, Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Diogo Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol), fugiram ao pelotão e andaram isolados durante bastante tempo. Já a entrar no concelho de Barcelos três elementos saíram em perseguição dos fugitivos, chegando a fazer a junção mas à passagem por Roriz o primeiro grupo perseguidor conseguiu anular a fuga e passam a constituir o primeiro pelotão, seguindo em grupo para a meta.

Na reta final um grupo alargado de ciclistas entrava na corrida pela vitória. Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Rodrigo Neves (CC Barcelos /A.F.F./Flynx/H.M. Motor) destacam-se do restante grupo, discutindo entre si o sprint final, que pendeu para João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), mais forte sobre o risco de meta, relegando Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Rodrigo Neves (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) para segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Por equipas, o CC Barcelos /A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que colocou três atletas no top10, venceu. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact alcançou a segunda posição e o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi terceiro.

Em elites femininos, Maria Jesus Barros (Team Orense Women), que regressou às provas da Associação de Ciclismo do Minho depois das paragens provocadas pela pandemia, subiu ao primeiro lugar do pódio.

Em Cadetes o vencedor foi José Moreira, da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.

O ciclista de Penafiel tentou várias vezes a fuga durante os de 65,5 quilómetros do percurso, conseguindo impor-se na entrada de Barcelos. Na reta final José Moreira foi o mais forte e deixou nos lugares imediatos Alejandro Lopez (Lugo-mybike), que fez segundo, e Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Por equipas venceu a Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact fez segundo lugar e a Academia Efapel de Ciclismo foi terceiro classificado.

 

João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) vencedor em juniores

“Foi uma prova, que se adaptava às minhas características. Uma prova que gostei de correr e em que os adversários estiveram à altura até ao último metro como se constatou”, disse João Martins, vencedor da corrida de Juniores.

Para o ciclista do Póvoa Cycling Academy/CDC Navais “a equipa conseguiu controlar bem a corrida, de maneira a ter sempre atletas na frente da corrida e quando isso não aconteceu o pelotão estava compacto e nós estávamos cientes do que estávamos a fazer. A equipa trabalhou bem e eu estou muito orgulhoso deles e agradeço-lhes pelo trabalho que fizeram hoje por mim. Esta vitória não é só minha, é deles também”.

 

José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) vencedor em cadetes

“Foi uma prova difícil”, foi assim que José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), começou por abordar a corrida de Cadetes do 4.º HM Motor.

O ciclista de Penafiel referiu que “tentei fugir várias vezes, até que houve uma fuga que foi bem-sucedida… “ e lembrou que “ataquei numa subida, consegui destacar-me, passado algum tempo tive um colega que veio ao meu encontro e gerimos a fuga. Também tivemos um colega da Tensai, mas não nos conseguimos conciliar bem no decorrer da fuga, escapamos e depois tentei ganhar na meta”.

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro Ciclista de Barcelos

Francisco Cardoso, presidente do Centro Ciclista de Barcelos, faz um balanço “muito positivo” desta quarta edição do Prémio H.M. Motor e considerou que esta foi a melhor edição até agora realizada.

“O Prémio H.M. Motor tem vindo a crescer desde a primeira edição. Esta foi a quarta e foi, sem dúvida, a melhor, em todos os aspetos. Em termos do pelotão, da forma como decorreu a corrida, em termos de logística… e tivemos aqui uma logística ao nível de provas nacionais”, disse Francisco Cardoso, que garantiu que “vamos continuar a lutar para que o Prémio HM Motor continue a crescer”.

O presidente do CC Barcelos mostrou-se ambicioso e garante que “o nosso desejo é ter aqui uma prova internacional. Era para ser este ano, mas as datas são coisas que não podemos mexer, nem alterar. Hoje na Galiza está a realizar-se o Campeonato Regional da Galiza para Juniores e isso impediu que as equipas espanholas estivessem cá hoje. Nós atempadamente convidamos as equipas, mas havia a questão das datas. Não foi este ano, mas para o ano iremos tenta conciliar o nosso calendário com o galego para termos aqui as equipas espanholas”.

 

Vítor Arantes, presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro)

Vítor Arantes, presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro) considerou importante a realização desto Prémio HM Motor.

“Para nós é importante receber este prémio de ciclismo porque dá a conhecer Barcelos às pessoas que nos visitam, traz à cidade e a estas freguesias muita gente, muito movimento. Depois o povo de Barcelos gosta do ciclismo e de assistir a este tipo de provas”.

 

Vítor Arantes salientou que “costumo acompanhar estes eventos do desporto porque gosto e é, como digo, isto é bom não só para os atletas, como para a população que gosta de assistir a estas provas, ao espetáculo. É uma forma de incentivar os mais novos e não só a fazer desporto, ao mesmo tempo que bom para Barcelos, permite mostrar o que temos e também para fazer movimentar o comércio”.

O 4º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho teve o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de BarcelosAFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyNavega Rías Baixas, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Barcelos recebe no dia 26 de junho, (domingo), o 4º Prémio de Ciclismo HM Motor, prova de ciclismo de estrada destinada aos escalões de cadetes e de juniores, pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Promovida conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho, a iniciativa será repartida em duas corridas. De manhã, pelas 9h28 inicia-se a prova de Cadetes, com uma extensão de 65,5 quilómetros. A partida está marcada para a Rua da Escola Nova, 438, em Abade de Neiva e termina na Avenida da Liberdade, em Barcelos.

Da parte da tarde decorrerá a prova de Juniores, que arranca às 14h28, em que os ciclistas têm pela frente uma viagem de 83,3 quilómetros.

O 4º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de BarcelosAFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyNavega Rías Baixas, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.