Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
36.º Prémio Cidade de Barcelos
Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

Barcelos recebe no próximo domingo, 11 de setembro, o 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

O tradicional Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos decorre este ano na Avenida da Liberdade e destina-se às categorias de Escolas (pupilos/benjamins, iniciados, infantis, juvenis).

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos, o Prémio Ciclismo Cidade de Barcelos inicia-se às 10 horas com a gincana de pupilos/benjamins, que se realiza no Largo da Feira, e a prova em linha dos iniciados.

Os infantis entram em ação às 10.30 horas e os juvenis às 11 horas. 

O 36.º Prémio Cidade de Barcelos organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de BarcelosAFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyNavega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros e Ciclismo a Fundo.

Juliana Teixeira (Academia EFAPEL de Ciclismo) e Ivo Ribeiro (Póvoa Cycling Academy/CD Navais), saíram vitoriosos na prova de juvenis do 36.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que decorreu na manhã do dia 11.

A prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos, marcou o regresso deste tradicional circuito ao centro de Barcelos e à forte adesão quer de ciclistas, quer de adeptos afetos à modalidade.

Em juvenis a luta pela vitória foi renhida e decida apenas ao sprint. Ivo Ribeiro (Póvoa Cycling Academy/CD Navais) foi o mais forte nos metros finais e guindando-se à primeira posição da geral, deixando o seu colega de equipa Gonçalo Costa na segunda posição e Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) na terceira posição.

Na prova feminina, Juliana Teixeira (Academia EFAPEL de Ciclismo) alcançou o primeiro lugar. Jéssica Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) fez segundo lugar e Maria Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi a terceira.

José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) venceram em infantis.

José Gomes dominou a corrida masculina e cortou a meta isolado, deixando Rodrigo Assunção (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) na segunda posição a mais de 19s. Gonçalo Serra (União Ciclismo da Trofa) foi terceiro.

Em femininos, Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) venceu. Lara Rocha (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segunda enquanto Rosa Maia (Escola Ciclismo de Paços de Ferreira) se classificou na terceira posição.

Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foram os vencedores em iniciados.

O cômputo das duas provas, gincana e tirada em linha, permitiu a Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) ser o mais rápido, enquanto Duarte Marques (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) se quedou pela segunda posição e Lucas Costa (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi o terceiro mais rápido.

Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) impôs-se na prova feminina e subiu ao primeiro lugar do pódio. Daniela Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi segunda e Mafalda Rodrigues (União Ciclismo da Trofa) foi terceira.

Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) venceram em pupilos/benjamins.

Por equipas, a vitória pertenceu ao C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que somou nove pontos, enquanto a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact fez segundo lugar e a Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel subiu ao terceiro lugar do pódio.

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, faz um balanço muito positivo da 36.ª edição do Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos.

 

“Estou muito satisfeito. A prova correu muito bem, não houve qualquer incidente e foi uma prova muito boa quer para o Centro de Ciclista de Barcelos, quer para a própria cidade”, disse Francisco Cardoso, que salientou que “regressar ao centro deu outra vida ao Prémio Ciclismo Cidade de Barcelos. Não há dúvidas que sendo nesta fórmula, no centro da cidade, é bastante superior”.

Para Francisco Cardoso “esta prova tem um sabor especial porque estamos a lidar com meninos desde os seis anos. Como somos uma Escola de Ciclismo ficamos muito contentes por termos aqui esta multidão. Estiveram aqui 20 equipas e à volta de 200 atletas. Para nós isto é gratificante, olhando ao esforço e empenho que temos sempre para organizar estes eventos. Estamos motivados e vamos continuar”.

Domingos Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos

Domingos Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, considerou importante a realização destes eventos…

“Estas provas são muito importantes na sua generalidade, e se atentarmos no particular que permite incutir aos jovens o espírito de competição necessário para as etapas posteriores da sua formação desportiva. Para além de fazer bem à saúde, estes desportos levam ao espírito de convívio e de competição, que os motivam a serem melhores”.

“O desporto hoje é uma marca importante na afirmação de cada país e é nesse espírito que a Câmara vê com bons olhos que se desenvolvam estas atividades e ainda por cima para camadas tão jovens”.

O autarca salientou que “Barcelos tem uma longa tradição no ciclismo. É um concelho com muitas associações desportivas e, felizmente, algumas na área do ciclismo. São atividades amadoras que nem sempre têm a atenção que deveriam ter infelizmente, mas nós, Município enquanto entidade pública, temos de estar atentos e também apoiar estas camadas jovens e estas provas”.

 

O 36.º Prémio Cidade de Barcelos organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de BarcelosAFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyNavega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros e Ciclismo a Fundo.