Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Cidade de Fafe - Juniores
Prova de Abertura de Juniores - Zona A / Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã

O jovem ciclista galego Sérgio Calvo (Rias Baixas CC) foi o protagonista do Prémio Cidade de Fafe em juniores, prova de abertura do escalão a nível nacional. Aproveitando a apatia do pelotão no regresso a Fafe, atacou já na parte final da subida de Travassós e seguiu em solitário para a meta instalada na Praça 25 de Abril, no coração da Sala de Visitas do Minho.

Sérgio Calvo (Rías Baixas CC) escreveu hoje o seu nome na histórica corrida do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, primeira prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2023 e que serviu de Abertura do calendário nacional para a categoria de juniores.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Cidade de Fafe apresentou este ano um novo traçado, com os 128 ciclistas presentes, em representação de 22 equipas, três das quais oriundas da vizinha Galiza Pontevedra, Padrón e Vigo, a percorrem 87,8 quilómetros em pouco mais de duas horas.

A corrida foi sendo atacada ao longo de percurso, mas sem grande sucesso, já que o pelotão conseguiu sempre ir anulando as tentativas de fuga, como aconteceu antes da chegada à Póvoa de Lanhoso com Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) que andou isolado por mais de três dezenas de quilómetros, com uma vantagem máxima de 1m 30 segundos.

Sérgio Calvo, ciclista da equipa espanhola do Rías Baixas, atacou por volta do quilómetro 73, sem que o pelotão reagisse de imediato. O ciclista espanhol foi ganhando alguma vantagem e cortou a meta isolado, instalada na Praça 25 de Abril, ao fim 2:14.20 horas de corrida.

Sérgio Batista (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) comandou o pelotão e chegou à meta na segunda posição 41s depois do vencedor. Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) fechou o pódio.

Por equipas, o ABTF – Bairrada foi a mais forte e subiu ao primeiro lugar do pódio, com 30 pontos. CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor fez segundo lugar e a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact terceiro.

Sérgio Calvo (Rías Baixas CC)

Sérgio Calvo (Rías Baixas CC) era um ciclista feliz no final da prova de Fafe, que considerou bastante dura.

“É mais uma vitória para a equipa e para mim pessoalmente. Foi uma corrida muito rápida, tanto na fase rolante como nas subidas”, disse o ciclista viguense, que lembrou que “ataquei por volta do km 73, vi que ninguém me acompanhou e depois foi só pedalar até à meta”.

Foi uma prova difícil? “Foi uma corrida bastante difícil, pelo ritmo, pelo Bairrada, que esteve sempre a impor um ritmo forte. Na subida vi que tinha forças para prosseguir e estou muito satisfeito”

Paula Ramos Nogueira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe

Paula Ramos Nogueira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, faz um balanço muito positivo da prova que abriu o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2023 e do calendário nacional de Juniores.

“Estamos muito felizes com mais esta edição do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe. Felizmente o tempo ajudou a que a prova corresse de uma forma fantástica, com sucesso para todas as equipas e ciclistas, sem incidentes, que também é muito importante. O fato da prova decorrer na nossa principal artéria ajudou a que mobilizasse muita gente, como já não se via há alguns anos”, disse Paula Ramos Nogueira.

A autarca de Fafe salientou que “é um gosto colaborar com a ACM. A organização é sempre excelente. Há aqui um empenho de todos os seus elementos e uma mobilização de outras entidades que se esforçam muito. Uma nota muito particular às famílias que acompanham estes jovens. A prova de juniores tem essa vantagem”.

Paula Ramos Nogueira considera que “é entusiasmante receber estas provas, ainda mais sendo a primeira da época para a categoria de juniores. É uma inspiração e é bom ver que a cada ano aparecem mais ciclistas. Este ano tivemos aqui três equipas da vizinha Espanha e é algo que nos orgulha muito”.

A Vereadora da Câmara Municipal de Fafe salientou ainda o impacto que a prova tem na economia local… “com a visita das comitivas aos nossos restaurantes, nas esplanadas e isso acrescenta vida à cidade. Uma cidade que vive o ciclismo, que tem muitos ciclistas e adeptos da modalidade”.

A Sala de Visitas do Minho é o palco escolhido para a realização do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, primeira prova para o escalão de juniores do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2023 e que serve de prova de abertura ao pelotão nacional, bem como a formações oriundas da vizinha Galiza.

A prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, apresenta em 2023 um novo percurso, no total de 87,8 quilómetros, suficientemente desafiador para as primeiras pedaladas do ano do escalão júnior. A bandeira de partida terá lugar bem no centro de Fafe, na Praça 25 de Abril, virando este ano para Vieira do Minho, acabando novamente na Praça 25 de Abril.

A partida está marcada para as 14h55 na Praça 25 de Abril o final previsto para as 17h18 no mesmo local. O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Praça 25 de Abril (14h55 – Partida simbólica); EN 207 (após a rotunda depois da circular – partida real às 15h00); Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa, Taíde, Sobradelo da Goma, Rossas, Mosteiro, Vieira do Minho, Cerdeirinhas, Rendufinho, Póvoa de Lanhoso, Arosa, Travassós, Multiusos de Fafe, Praça 25 de Abril (meta).

 O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros,  Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

A vitória nas duas últimas edições da prova pertenceu a Gonçalo Tavares (Bairrada) individualmente e o coletivo do Bairrada registou outras tantas vitórias na prova minhota.