Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins
2# Taça de Portugal Cadetes - Zona A / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

José Salgueiro triunfou individualmente enquanto a sua formação Landeiro/KTM/Matias & Araújo/ Frulact celebrou a vitória coletiva no Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, segunda etapa da Taça de Portugal de Cadetes Zona A.
José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) foi o vencedor do Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, segunda prova da Taça de Portugal de Cadetes – Apuramento Zona A e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe, o Troféu homenageia José Martins, um consagrado ciclista português, natural de Golães, e que teve uma carreira internacional assinalável.

Num dia agradável para a prática do ciclismo, o pelotão de 75 ciclistas partiu de Golães para uma viagem de 66,9 quilómetros. Durante toda a corrida foram várias as tentativas de fuga. Um trio, composto por José Salgueiro, Gonçalo Rodrigues e Gonçalo Costa, conseguiu escapar ao km25 mas logo depois foi apanhado por um grupo de cinco atletas.

O grupo seguiu junto durante alguns quilómetros, até que o trio, que já se tinha imposto na primeira prova da Taça, atacou já na fase em que a tirada se dirigia novamente para Golães, aproveitando uma fase em que o “pavé” marcou presença e foi ganhando vantagem até à meta.

José Salgueiros foi o primeiro a cortar a meta, após 1:45:03 horas de corrida, seguido de Gonçalo Rodrigues e Gonçalo Costa.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, que tem dominado estas primeiras provas da Taça de Cadetes, viu ainda Ivo Ribeiro alcançar a quinta posição

A equipa de Roriz, Barcelos, assegurou assim o primeiro lugar da classificação coletiva, reforçando a liderança da Taça de Portugal Zona A. Paredes/Fortunna subiu ao segundo lugar do pódio e Academia de Ciclismo de Viseu foi terceiro.

 

José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact)

 

José Salgueiro, que tinha terminado a primeira prova da Taça de Portugal, em terceiro, sai de Golães com o primeiro lugar da prova e o troféu José Martins. Troféu que ofereceu ao seu colega de equipa Simão Carvalho, que sofreu uma queda e teve de desistir.

“Foi uma prova dura. Tentamos sair aos 25 quilómetros, quando estava muito vento de frente, e logo depois fomos apanhados por um pequeno grupo. Viemos juntos, um grupo de oito atletas. No final do paralelo conseguimos atacar os três e foi dar o máximo até ao fim”.

Esta parte final é dura? “É muito dura, mas nós já tínhamos alguma vantagem e pudemos descansar um bocadinho, respirar para chegarmos à meta os três juntos”.

José Salgueiro destacou o facto de “continuarmos os três na luta pela Taça de Portugal e isso era o mais importante”.

 

Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe

 

Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, fez questão de estar presente na prova que “é uma homenagem a um grande ciclista desta terra, Golães, que muito prestigiou Fafe, pelas vitórias que alcançou e pela projeção que deu ao Ciclismo e a Fafe”.

O autarca fafense referiu que “Fafe mantém esta tradição de colaboração com a Associação de Ciclismo do Minho e associa esta prova também ao facto de poder homenagear um homem que muito merece”

Afirmando que “é sempre um prazer e um gosto, anualmente, trazer cá esta prova de Cadetes”, Antero Barbosa referiu que “queremos manter esta parceria com a ACM e também irmo-nos afirmando nesta modalidade que diz muito e que tem aqui muitos adeptos no nosso concelho”.

 

José Martins, glória do ciclismo português

 

José Martins, consagrado ciclista português com uma carreira internacional assinalável e que dá nome ao Troféu, mostrou-se muito satisfeito com a forma como correu a edição deste ano e salientou que “mais uma vez Golães e Fafe mostraram que gostam de ciclismo”.

Afirmando que “tivemos aqui uma prova de qualidade”, José Martins salientou que “hoje foi das provas em que mais gente esteve a assistir e isso é muito positivo”.

José Martins, que foi ciclista e treinador, deixou ainda um conselho a ciclistas, treinadores e clubes… “não desistam à primeira contrariedade, nem desistam dos miúdos porque nem tudo corre bem à primeira. É preciso insistir e dar oportunidades aos miúdos, para os apoiar porque há muito tempo para eles provarem que têm valor”.

 

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Freguesia de Golães, Bombeiros Voluntários de Fafe, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Agency, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova destinada à categoria de cadetes, vai para a estrada no próximo sábado, dia 22 de abril, contando com um pelotão com cerca de uma centena de atletas.

O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, primeira prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, é pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes – Apuramento Zona A.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe, o Troféu homenageia José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável e natural de Golães.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã) conta este ano com um percurso de 66,9 quilómetros, com partida da Freguesia de Golães e terminará na Rua da Ponte (Golães), pelas 16h45.

O pelotão passará por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães: Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa, Taíde, Porto D’Ave, Póvoa de Lanhoso, Vilela, Santo Emilião, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das taipas, Vila da Ponte, Corvite, Prazins Santa Eufêmia, Souto Santa Maria, Garfe, Arosa, Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo, Travassós, Santa Comba de Fornelos, Rua de Calvelos, Ruda da Ponte e Golães.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Junta de Freguesia de Golães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros,  Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães


Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).
Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.
Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães. 

Nos últimos anos Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela.

O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.

Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.

Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.

A Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.