Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
19.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias
Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

José Moreira (Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foram os vencedores de juniores e cadetes, respetivamente, do 19º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor António Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz - conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa - homenageia António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

Numa prova marcada pela chuva e por algum frio, os 55 ciclistas que competiram em juniores não se pouparam nos esforços e foram várias as tentativas de fuga durante os mais de 72 quilómetros de corrida, que este ano levou o ciclismo a terras de Ponte de Lima.

José Moreira, que o ano passado tinha alcançado a segunda posição, foi o mais forte e no sprint final impôs-se a Gonçalo Amaral (ABTF Betão-Bairrada) e ao ciclista da casa Bruno Lopes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

Este trio percorreu os cerca de 72 quilómetros de corrida em 1:50.01, deixando João Martins (União Ciclismo da Trofa) a 12s e Rafael Durães (Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a 37s.

Por equipas, a Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, que colocou três ciclistas no top10, foi a vencedora, enquanto a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/Frulact foi segunda e a União Ciclismo da Trofa terceira.

Em cadetes, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o vencedor, depois de ter feito dois segundos lugares nas provas da Taça de Portugal.

O ciclista de Barcelos cedo mostrou vontade de lutar pela classificação e conseguiu escapar ao pelotão, tendo como companheiro de fuga Dinis Martinz (Caldas Ecosprint – Nutea).

Depois de vários quilómetros em fuga e na última subida para a meta, Gonçalo Rodrigues, também galvanizado pelo apoio que ia recebendo do público, conseguiu ganhar algum vantagem para o seu ‘colega’ de aventura no pavé e sprintou para a vitória.

Na terceira posição ficou Guilherme Ribeiro (Paredes/Fortunna), que foi o mais forte no sprint final entre os vários ciclistas do primeiro grupo do pelotão.

O género feminino marcou presença no escalão de cadetes. Mara Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) realizou a sua prova junto do escalão de juvenis com excelente prestação.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact garantiu a vitória por equipas, seguido pelos Caldas Ecosprint – Nutea, relegando o Cantanhede Cycling/2W Engenharia para a terceira posição.

 

Escolas

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi a vencedora da classificação por equipas de Escolas. A equipa da ‘casa’ somou seis pontos ao conquistar as vitórias em juvenis e pupilos/benjamins e terminando em segundo em infantis e iniciados.

O CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor foi segundo classificado, enquanto a Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em juvenis, Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o mais rápido no sprint final, superiorizando-se a Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), que fizeram segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Em femininos, Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi a vencedora. Mariana Maia (Escola Ciclismo de Paços de Ferreira) foi segunda e Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) terceira.

Martim Quitério (CCM – Clube de Ciclismo de Mirandela) venceu destacado a corrida de infantis. Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi segundo e Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) terceiro.

Em femininos a vitória sorriu a Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep). Matilde Fernandes e Mariana Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) ocuparam os restantes lugares do pódio.

Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) e Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) venceram em iniciados, enquanto Duarte Silva ((Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) ganhou a prova de pupilos/benjamins.

 

José Moreira, vencedor em juniores

 

José Moreira, que o ano tinha feito segundo lugar, sai de Roriz “muito satisfeito” e referiu que “este ano o percurso foi diferente do ano passado, mas gostei muito da corrida. É uma prova que me faz lembrar umas das minhas classificas preferidas, o Paris- Roubaix, tem muitos sectores em paralelo, que é dos meus sítios preferidos”.

Foi fácil a vitória? “Não foi muito fácil, nenhuma corrida é fácil para se vencer, tem sempre os seus ‘cêss’. Hoje o tempo não estava muito bom, havia muitos atletas a quererem destacar-se, mas consegui ganhar”.

 

Gonçalo Rodrigues, vencedor em cadetes

 

Gonçalo Rodrigues venceu a prova de cadetes e confessa que “esta era uma corrida que eu já queria ganhar há muito tempo. Sempre gostei desta prova por ser icónica, em paralelo e pavê” começou por afirmar Gonçalo Rodrigues, que adiantou que “os meus colegas de equipa já tinham conquistado duas etapas da Taça de Portugal e eu tinha-lhes dito que gostava de ganhar hoje. Correu bem”.

Foi uma prova fácil? “Não, foi muito dura. Consegui sair em fuga com um colega de outra equipa, o paralelo endureceu ainda mais a corrida, e foi sempre a dar o máximo até à meta”.

 

Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos

 

Mário Constantino, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, marcou presença na 19.ºª edição do Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias e garante que saiu “fascinado”.

“Foi a primeira vez que vim aqui ao Prémio ACR Roriz e a primeira vez que participo numa prova pela parte de dentro, tentando perceber toda a logística e todo o apoio popular que, efetivamente, se sente ao estar dentro da prova. Foi uma experiência muito enriquecedora e muito gratificante, perceber que os jovens participam e têm os seus familiares, amigos e população a aplaudi-los e a apoiá-los a continuarem”.

Mário Constantino salientou que “o ciclismo é uma aposta da autarquia. Nós temos apoiado as iniciativas e os desafios que nos têm colocado porque o ciclismo é a modalidade desportiva mais popular, vai ao encontro às pessoas, é gratuito, são sempre muito importantes estas provas de ciclismo. Depois não nos podemos esquecer que temos muitos jovens barcelenses a praticar a modalidade. Uma forma de os incentivar e apoiar é proporcionar-lhes estas provas na sua terra, na sua região”.

 

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz

 

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz, faz um balanço muito positivo da 19º edição do Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias.

“O balanço é muito positivo, essencialmente, porque não houve acidentes de maior gravidade face ao estado do tempo e das estradas durante todo o dia. Em termos competitivos correu muito bem, a adesão, para ser uma prova regional, foi muito boa e tivemos aqui e ao longo do percurso muita gente a assistir”.

Foi uma boa homenagem ao Professor Matias? “É sobretudo uma homenagem merecida. Ele é uma pessoa que está na génese do ciclismo da ACR. Foi ele que fomentou esta vertente da associação e é graças a ele que estamos onde estamos hoje”.

 

Luís Gonzaga, presidente da Junta de Freguesia de Roriz

 

Luís Gonzaga, presidente da Junta de Freguesia de Roriz, mostrou-se “muito satisfeito” com a realização de mais uma edição do 19.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias.

“O balanço é muito positivo. É um privilégio enorme ser presidente desta Junta de Freguesia e ver esta multidão, esta moldura humana aqui a divertir-se” e adiantou “é um prazer enorme ter aqui uma associação com a ACR Roriz, com um staff que está de parabéns pelo que tem feito. Uma palavra também de apreço a todos os participantes, patrocinadores, ao pessoal da ACM e a toda a gente envolvida porque deram aqui um grande espetáculo de ciclismo”.

 

 

O 19º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor António Matias organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, SEG 3 - Mediação de Seguros, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.

Roriz, Barcelos, recebe no domingo, dia 23 de abril, o 19.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor António Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã destinada aos escalões de escolas, cadetes e juniores.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz - conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa - homenageia mais uma vez António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

O 19.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor António Matias, que este ano apresenta algumas novidades, decorre entre as 9h30 e as 17h00.

Da parte da manhã realizam-se as provas das escolas. Às 9h30 arrancam os pupilos/benjamins (gincana) e a prova em linha dos iniciados. Segue-se a prova em linha dos infantis (9h45) e às 10h00 os iniciados realizam a gincana. Os juvenis encerram o programa de escolas, com a prova em linha que se inicia às 10h15.

Ainda da parte da manhã realiza-se a prova de cadetes, que este ano tem um percurso de 59 kms, com partida e chega junto à Igreja da Paróquia de Roriz, fazendo pelo meio uma pequena incursão no concelho de Ponte de Lima.

A manhã termina com a cerimónia protocolar de escolas e cadetes, que está marcada para as 12h30.

Os juniores vão para a estrada às 14h30 horas para uma prova de 73 quilómetros. Pela frente os ciclistas têm uma viagem pelo norte do concelho de Barcelos, entram no concelho de Ponte de Lima e regressam para enfrentar os caminhos em paralelo que marcam a freguesia de Roriz.

Rosa Cristina Barbosa, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz

Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz, garante que em Roriz “já tudo está pronto para receber mais uma edição desta prova que já tem a sua tradição e prima pela diferença”,

Considerando que “este ano, mais uma vez, apresentamos um percurso interessante e que vai, com certeza, cativar os ciclistas e as equipas”, Rosa Cristina Barbosa referiu que “fizemos algumas alterações ao nível do percurso, penso que é ainda mais interessante e não tão duro como o do ano passado. Alargamos a viagem a terras de Ponte de Lima e assim podemos levar o ciclismo e este prémio até mais longe”.

A presidente da ACR Roriz acredita que “o Prémio ACR Roriz - Troféu Professor António Matias tem todas as condições para ser um sucesso e acreditamos que vai correr bem”.

Este é um prémio que prima pela diferença? “Sim, é uma prova diferente, tem um grau de dificuldade elevado e só quem está bem consegue fazê-la. Mas é também uma prova muito interessante e bonita de se fazer”.

O Prémio ACR Roriz - Troféu Professor António Matias destina-se a todas as categorias da formação… “é essa a nossa aposta. Dá muito trabalho porque é muita coisa num só dia, mas é um dia que vale a pena ser passado, pelo desporto, pelo convívio, pela alegria de todos os participantes. É um dia que fica marcado para ficar na história”.

O 19º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor António Matias organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, SEG 3 - Mediação de Seguros, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.