Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
5.º Prémio de Ciclismo HM Motor
4# Prova da Taça de Portugal de Esperanças / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) foi o vencedor do 5º Prémio HM Motor, quarta e última prova da Taça de Portugal de Esperanças e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã no escalão de juniores.

Promovido conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos, pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o 5º Prémio de Ciclismo HM Motor apresentou este ano um percurso totalmente diferente, mais exigente e que terminou no mítico Monte da Franqueira depois de uma viagem de 118 quilómetros.

O russo Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) foi o mais forte numa corrida que foi muito atacada desde o início. Roberto Cardoso, vianense da UC Maia, protagonizou a primeira (e única) grande fuga do dia. O ciclista vianense, que seguia isolado na primeira passagem pelo local de partida, junto ao Estádio Cidade de Barcelos, chegou a ter 1m30 de vantagem. A fuga terminou, praticamente, no início da segunda volta ao circuito e desde aí o pelotão conseguiu ir anulando as várias tentativas de fuga.

A corrida ficou ainda marcada pela neutralização de cerca de 30 minutos, devido a um acidente rodoviário que resultou num incêndio do veículo pesado na estrada nacional que liga Barcelos a Braga, em Areias de Vilar, e no consequente corte, por precaução, da estrada. Reatada a corrida, o pelotão seguiu compacto até bem perto do início da subida para o Monte da Franqueira.

Nos últimos metros da subida para a meta um grupo de cinco ciclistas tentou posicionar-se o melhor possível para o sprint final. Mark Kryuchkov foi o mais rápido, cortou a meta em primeiro e assegurou o terceiro lugar da Taça de Esperanças.

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) foi segundo classificado e garantiu a vitória na Taça de Portugal, enquanto Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Sgemento D’Época/Reol) fez terceiro lugar e subiu ao segundo lugar da Taça de Portugal.

Daniel Moreira, júnior de primeiro ano da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinha Ativa, chegou à meta na quinta posição da geral e foi o primeiro júnior, o que lhe garantiu a vitória na categoria.

Por equipas, o Fonte Nova-Felgueiras venceu o Prémio HM Motor e a Taça de Portugal de Esperanças. A JV Perfis Windmob foi segunda e o ABTF – Bairrada foi terceiro na prova de Barcelos( a primeira equipa do escalão junior).

 

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) vencedor da Taça de Portugal de Estrada de Esperanças

 

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) terminou o 5º Prémio HM Motor na segunda posição, resultado que lhe permitiu conquistar a Taça de Portugal de Esperanças. No final, o ciclista colombiano referiu que “estou muito satisfeito por ter conquistado a Taça e muito contente com o trabalho realizado por mim e pela minha equipa”.

Sobre a prova de Barcelos afirmou que “claro que queria ganhar, é muito bonito subir ao primeiro lugar do pódio, mas fiz segundo e estou muito contente”.

Foi uma prova difícil? “Sim, sobretudo porque estava muito calor. A temperatura esteve muito alta e isso afeta-me um pouco” disse Jonatan Montoya, que salientou que “a paragem da corrida serviu para respirar um pouco e deu para recuperar para esta ponta final difícil”.

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinhas Ativa), melhor júnior

 

Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinhas Ativa, mostrou-se muito satisfeito com a vitória na categoria de juniores. O ciclista vianense referiu que “entrei na corrida com a disposição de discutir a etapa. Não estava com medo dos sub-23, além de eles terem mais andamento porque têm feito corridas com os elites. Encarei bem a corrida, andei sempre na frente e no final acabei em primeiro em juniores e em quinto na geral. Foi muito bom”.

Garantindo que sai de Barcelos “muito satisfeito”, Daniel Moreira considerou que a prova “foi um bocado difícil, principalmente, porque tive algumas câimbras durante a prova. A neutralização da corrida foi prejudicial para mim porque arrefeci e o arranque foi duro”.

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, termina a quinta edição do Prémio HM Motor “muito satisfeito” e adiantou que “já estava a contar que este seria uma corrida de referência e foi mesmo uma prova de grande nível. Penso que esta corrida é um exemplo”.

Afirmando que “foi o maior evento organizado pelo Centro de Ciclismo de Barcelos”, Francisco Cardoso salientou que “queremos continuar a melhorar e saímos daqui com motivação e forças para fazermos para o ano ainda melhor. Contamos para isso com o apoio dos nossos patrocinadores e claro da Federação Portuguesa de Ciclismo, que nos permitiu receber esta Taça de Portugal de Esperanças”.

 

Hugo Ricardo - HM Motor

 

Hugo Ricardo, da HM Motor, faz um balanço positivo desta quinta edição do Prémio HM Motor.

“O balanço é muito positivo. Estas provas são bem organizadas pelo Centro de Ciclismo de Barcelos. Terminar este prémio na Franqueira, um local bonito, foi uma boa escolha e deu outro interesse à corrida”.

Hugo Ricardo salientou ainda o facto de “termos aqui um número bastante interessante de participantes, o que acabou por trazer mais adeptos às estradas e mesmo aqui à meta para apoiar os atletas e assistir a toda a caravana. Isso para nós, como patrocinadores, acaba por ser muito bom. Claro que gostamos de receber o retorno do nosso investimento”. 

O 5º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de BarcelosAFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Agency, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Barcelos recebe a 7 de maio o 5º Prémio de Ciclismo HM Motor, prova inserida no calendário da Taça Nacional de Esperanças, destinada às categorias de sub-23 e juniores, e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Promovida conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos, pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o 5º Prémio de Ciclismo HM Motor apresenta este ano um percurso totalmente diferente, mais exigente e que termina no mítico Monte da Franqueira.

O Prémio HM Motor arranca do Estádio Cidade de Barcelos, pelas 11 horas, e termina no Santuário da Nossa Senhora da Franqueira por volta das 14h20, depois de uma viagem de 118 quilómetros.

O percurso é constituído por três voltas a um circuito, sendo que a última o pelotão segue em direção ao Monte da Franqueira, onde está instalada a meta final.

Em Barcelos já tudo está preparado para receber e consagrar aquele que será o vencedor da Taça de Portugal de Esperanças, com a presença do pelotão nacional de sub-23 e as equipas juniores da Zona A, a que acrescem algumas formações de ambos os escalões da vizinha Espanha.

O º Prémio HM Motor é a última prova a contar para a Taça de Portugal de Esperanças e o Monte da Fanqueira será local de festa para os que serão consagrados como vencedores da Taça.

 

Francisco Cardoso, presidente do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor

 

Francisco Cardoso, presidente do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, está convicto que “o 5º Prémio HM Motor vai ser uma grande festa do Ciclismo”.

Afirmando que “o Prémio HM Motor dá este ano um passo de gigante em direção àquilo que pretendemos, que o Prémio HM Motor seja uma prova de referência do Ciclismo Nacional”, disse Francisco Cardoso, acredita que “esta vai ser uma prova de grande impacto e que trará a Barcelos muitos mais adeptos do Ciclismo”.

Francisco Cardoso garante que “está tudo preparado. A corrida já podia começar hoje porque já tudo está definido e pronto” e salientou que “este ano o Prémio HM Motor é totalmente diferente do que fizemos até aqui. Este ano o Prémio HM Motor está inserido no calendário nacional, destinado a sub-23 e juniores e temos um percurso mais longo, que vai ter uma chegada em grande”.

Claro que “vai ser uma chegada dura e vai ser complicado para alguns ciclistas, mas temos de ter em conta que este ano temos os sub-23 e o Prémio tem de ser mais exigente”. 

 

O 4º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de BarcelosAFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Agency, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.