Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração
Encontro Inter-Regional Escolas Ciclismo / Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã

Viana do Castelo é o palco no próximo sábado (27 maio) do Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração promete uma tarde muito animada com as provas das escolas de ciclismo de estrada.

A tarde arranca cedo, com a abertura do secretariado pelas 13h00, seguindo-se a reunião com os diretores desportivos (14h00).

As provas arrancam às 14h30 com a prova de destreza de iniciados, prosseguindo pelas 14h45 com o contrarrelógio individual de juvenis. A prova de gincana dos iniciados terá lugar pelas 15h00, enquanto a de pupilos/benjamins ocorrerá meia hora depois, 15h30.

O programa da 24.ª edição do Prémio Viana do Castelo Fica no Coração conta ainda com a realização de três provas em linha destinadas a infantis, 15h15, iniciados pelas 16h00 e encerra com a prova em linha de juvenis com início previsto para as 16h45.

A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

 

 António Antunes, do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.

 

Em Viana do Castelo já está a postos para receber o Encontro Inter-Regional de Escolas, este ano “dentro daquilo que sempre foi este evento, uma festa do ciclismo de formação”, como referiu António Antunes, do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.

Aquele responsável lembrou que “este ano contamos com o handicap do encontro estar inserido na programação de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, o que esperamos traga ainda mais público para a nossa festa”.

“O encontro de 2023 vai ser estar em linha com o que tem acontecido nos anos transatos em matéria de percurso” salientou António Antunes. Aproveitou para lembrar que “o encontro é feito dentro da cidade, onde todos podem assistir, ao longo da Avenida do Castelo e da Rua Alves Cerqueira. Pretendemos divulgar a modalidade e atrair jovens para a prática do ciclismo. Pretendemos, ainda, mostrar à população de Viana do Castelo o que o GD Santa Marta está a fazer, que continua vivo e que é uma referência do ciclismo de formação”.

 

24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração tem o apoio do Município de Viana do Castelo, Viana do Castelo 2023 - Cidade Europeia do Desporto, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACES Europe, ACES Portugal, IPDJ, Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencySEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi o vencedor do 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, prova do Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo – Zona A e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração contou com a participação de cerca de uma centena de atletas que deram uma animação e colorido diferente ao Campo da Agonia, em Viana do Castelo.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact venceu a competição ao somar 12 pontos, conquistando uma vitória, em pupilos/benjamins, e um segundo lugar, em juvenis.

A Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep alcançou a segunda posição, também com 12 pontos, enquanto o Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em termos individuais, Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi o vencedor da prova de juvenis.

O ciclista de Viana do Castelo fez o melhor tempo no cômputo das duas provas – contrarrelógio e prova em linha – e garantiu o primeiro lugar do pódio.

Gonçalo Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), que venceu a prova em linha no sprint com Rodrigo Afonso, garantiu o segundo lugar, enquanto José Dias (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi terceiro.

Em femininos, Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) subiu ao primeiro lugar do pódio, deixando Beatriz Ferreira (União Ciclismo da Trofa) e Marta Gaspar (Penafiel Bike Clube) nos lugares imediatos.

Duarte Ribeiro (Paredes/Fortunna) e Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB) foram os vencedores em infantis.

Duarte Ribeiro, que no cômputo das duas provas (destreza e prova em linha) fez a marca de 19:07.600m, superiorizou-se ao seu colega de equipa Rodrigo Brandão. Duarte Marques (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em femininos, Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB) impôs-se a Matilde Fernandes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e a Lara Silva (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep).

Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) foi o mais rápido em iniciados. Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi segundo e Estevão Almeida (Santa Maria da feira/Segmento D’Época/Reol) terceiro.

Maria Lisboa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) completou a prova com o tempo de 14:52.250m.

Em pupilos/benjamins a vitória sorriu a Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), enquanto Afonso Correia e Rodrigo Macedo (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) preencheram os restantes lugares do pódio.

 

Sérgio Fernandes, chefe de Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

Sérgio Fernandes, chefe da Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, salientou a importância do ciclismo e deste prémio para o Município.

“Este evento já é um legado, já tem uma tradição muito forte no nosso território. Um território que ama o ciclismo e que trabalha para o ciclismo, modalidade que retribui com uma imagem positiva para a cidade e que leva as pessoas, neste caso, as nossas crianças a praticar a atividade desportiva”.

Sérgio Fernandes salientou que “este encontro destina-se às escolinhas e é por aqui que tudo começa. É a base de todo e qualquer desporto. É nestes escalões que temos de trabalhar e investir. E nós, Municípios, temos que o fazer porque sem o nosso apoio, que é incondicional, a nível destes escalões etários sabemos que não haverá um resultado final muito forte. É isto que temos de promover e é um investimento e aposta do município”.

 

António Antunes, responsável do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo

 

António Antunes, responsável do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, faz um balanço positivo do Prémio Viana do Castelo Fica no Coração,

“Tentamos fazer o nosso melhor e penso que correu muito bem. Esta foi a 24.ª edição deste prémio, que este ano está inserido no programa Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. Gostávamos de ter tido mais jovens em competição, mas esta é a realidade que temos hoje em dia”.

António Antunes referiu que “o objetivo deste Encontro Inter-Regional é passarmos uma imagem para a população do que é o ciclismo de formação e, ao mesmo tempo, conseguir atrair mais jovens para a prática da modalidade. Mostrar a nossa escola de ciclismo, porque somos a única escola de ciclismo de formação do concelho de Viana do Castelo”.

Curiosamente, ou talvez não, o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica do Coração realizou-se no mesmo dia em que Iúri Leitão – atleta de Viana do Castelo que fez a sua formação no Santa Marta, venceu a terceira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela…

“O Iúri Leitão passou por este Prémio Viana do Castelo Fica no Coração nas primeiras edições e representou a Escola de Ciclismo de Santa Marta. E isso enche-nos o ego porque vemos que contribuímos para o futuro dele. Claro que sabemos nem todos chegam lá, uns ficam pelo caminho, outros conseguem chegar a profissionais, mas o que é importante é que nós estamos aqui, que existimos para formar atletas e para os ajudar”.

  

Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo

 

Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, fez questão de marcar presença na competição organizada pela equipa da terra…

 “Em Santa Marta temos a Escola de Ciclismo que é a escola mais antiga do país, tem uma grande tradição na formação de atletas e este prémio mostra isso mesmo. O que vemos aqui é o trabalho que a Escola de Ciclismo de Santa Marta está a fazer e este prémio é o culminar do trabalho que vão fazendo ao longo do ano”.

Sobre o 24.º Prémio Viana do Castelo Fica do Coração o autarca destacou “para além do desporto salutar e a competição entre as várias equipas, o convívio entre atletas de várias zonas do país, que é de salutar. É uma alegria poder ver estas crianças contentes e fazer um desporto que tanto diz aos vianenses e à população de Santa Marta”.

 

O 24.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração teve o apoio do Município de Viana do Castelo, Viana do Castelo 2023 - Cidade Europeia do Desporto, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACES Europe, ACES Portugal, IPDJ, Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Agency, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.