Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe
Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

O tradicional circuito de verão minhoto, integrado nas festas em honra de Nossa Senhora de Antime, também conhecidas como Festas do Concelho, percorrerá algumas das principais artérias de Fafe. O pelotão júnior irá percorrer por quatro vezes o circuito de 20 km, com partida e chegada à Praça 25 de Abril.

Integrado no mesmo evento, será promovido o Passeio da UDAR de Quinchães que, no âmbito do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, culminará com uma "prova aberta" destinada unicamente a atletas (master e elites amadoras) filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo.

A festa do ciclismo júnior regressa a Fafe no próximo sábado (8 de julho) com a realização do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe promete, como é habitual, muita luta pelas melhores posições.

A prova fafense arranca às 14h00 com partida e chegada marcada para a Praça 25 de Abril e os ciclistas terão de fazer quatro voltas a um circuito, num total 85,2 quilómetros

A prova de ciclismo, habitualmente integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, realiza-se em circuito e incluirá passagens pelas seguintes localidades: Fafe (Praça 25 de Abril, partida simbólica), Rua Serpa Pinto, Av. Granja (partida real), Jopedois, Cepães, Fareja, EN 101, Vila Nova de Infantas, Mesão Frio, EN 206, Portela de Arões, Arões (Igreja Românica), Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Av. Granja. Na última volta, seguem pela Rua dos Aliados prossegue em direção à Praça 25 de Abril pela Rua Serpa Pinto.

O ano passado, numa prova marcada pelo intenso calor, Duarte Domingues (Escola Ciclismo Bruno Neves/Vise) e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) foram os vencedores. Por equipas impôs-se a Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise. 

 

O  Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da Câmara Municipal de FafeFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada) foi o mais forte na chegada à Praça 25 de Abril e venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Num dia agradável para a prática do ciclismo e com muito público a assistir, o pelotão de juniores fez questão de dar um belo espetáculo e desde os primeiros metros que se assistiram a várias tentativas de fuga.

Na primeira das quatro voltas ao circuito seguia já um grupo de fugitivos, liderado então por Diogo Sousa, que se foi mantendo até à terceira volta.

Mais atrás seguia um outro pequeno grupo, que nunca se deu por vencido e à entrada para a última volta conseguiu colar-se aos fugitivos.

Na última subida para a meta seguia um grupo de 10 elementos. O penafidelense Pedro Cunha e o vianense Daniel Moreira atacaram ainda antes da reta final e seguiram juntos até à meta, com o atleta do Bairrada a fazer primeiro lugar após impor-se ao sprint já na reta da meta.

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi segundo e a três segundos chegou José Teixeira (Paredes/Fortunna).

Por equipas venceu o ABTF Betão Bairrada, impondo-se às formações da União Ciclismo da Trofa e Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, que ocuparam os restantes lugares do pódio.

Após a prova de juniores saiu para a estrada o passeio da UDAR Quinchães, em que participaram cerca de meia centena de ciclistas, entre elites, master 20, master 40, master 50, master 60 e femininas percorreram o mesmo circuito por duas vezes, num total de 40 km em prova aberta. No final celebrou-se o desportivismo e a vontade de mostrar que o ciclismo de lazer está vivo e que procura mais oportunidades a cada dia que passa, fazendo com que algumas dezenas de praticantes possam integrar pelotões de competição.

 

Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada)

 

No final da corrida Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada) estava bastante feliz, pois acabara de conquistar a sua primeira vitória da época.

Sobre a prova referiu que “correr em Fafe é sempre complicado, tem sempre subidas um pouco duras e percursos ‘rompe-pernas’, tanto estamos a subir, como estamos a descer” e adiantou que “a nossa equipa esteve muito bem, estávamos apenas três e pensei que seria muito complicado, mas trabalhamos muito bem e conseguimos ganhar individual e coletivamente. Fazer melhor era impossível”.

Pedro Cunha teve em Fafe um trabalho árduo, que acabou por ser compensado: “na primeira volta fugiu um grupo de cerca de 10 atletas, eu fiquei para trás. Depois fugiu um atleta da ADRAP e eu aproveitei a oportunidade para saltar para a frente. Puxamos os dois e conseguimos lá chegar”.

Quando te apercebeste que podias vencer? “Só quando terminei a subida é que vi que tinha possibilidades. Olhei para trás e vi que havia um espaço e comecei a acreditar e só levantei a cabeça quando passei a linha da meta. Uma vitória é sempre uma grande alegria, ainda mais porque é a minha primeira vitória. Só tenho a agradecer á equipa do Bairrada, a todos os patrocinadores e aos meus colegas”.

 

Paula Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal de Fafe

 

Paula Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal de Fafe, mostrou-se muito satisfeita pela forma como decorreu a prova e pela envolvência em torno de mais uma corrida de ciclismo.

“Nós hoje tivemos a oportunidade de acompanhar a partida, que se deu ao início da tarde, e verificamos que já aí tinha algum público, apesar de ser ainda muito na hora do almoço. Depois de uma primeira noite de festas, de uma noitada com espetáculos não esperávamos tanta mobilização de público. Foi extraordinário e as pessoas aparecerem. No final então a praça estava bem mais composta, o povo de Fafe gosta de ciclismo, respira ciclismo”, disse a autarca de Fafe.

Para Paula Nogueira “as Festas do Concelho de Fafe têm sempre associadas ao seu programa as atividades do ciclismo, até o público gosta destes momentos, aprecia ciclismo e temos na nossa terra muitos praticantes e muitos históricos do ciclismo”.

 

“Este ano este prémio, que é alusivo à cidade e coincide com um dos dias maiores do programa das Festas, vem, de alguma forma, reconhecer não só a importância que concedemos à modalidade, mas também à envolvente porque temos muitos praticantes, muitos curiosos e adeptos que vêm assistir a tudo isto de bicicleta. O que é muito interessante”, disse Paula Nogueira, que adiantou: “depois estamos a promover a atividade física e a modalidade junto dos mais jovens e essa é talvez a grande prioridade. Há cada vez mais praticantes do ciclismo no nosso concelho. Há muitas coletivas e clubes a dedicar-se ao ciclismo. Por isso, esta prova promovida pela ACM faz todo o sentido e é com todo o gosto que recebemos aqui os ciclistas, os clubes, a organização desta prova que acrescenta colorido às Festas do Concelho de Fafe”.

O  Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da Câmara Municipal de FafeFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.