Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
46.º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo
Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã

Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, é palco na próxima terça-feira, dia 15 de agosto, da 45.ª edição do Circuito de Santa Marta de Portuzelo, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 45.º Circuito de Santa Marta de Portuzelo destina-se às categorias de escolas, cadetes e juniores, prometendo lutas acesas pelas melhores classificações.

O dia em Santa Marta de Portuzelo começa bem cedo, com a abertura do secretariado pelas 8h00. A gincana dos pupilos/benjamins e a prova em linha/gincana de iniciados abrem oficialmente o programa de provas às 9h00. Volvidos 15 minutos será a vez de os infantis iniciarem a competição, em que irão percorrer um circuito de 4kms. Às 9h45 arrancam os juvenis e pela frente têm um circuito de 15kms.

Os cadetes iniciam a competição às 10h30, tendo pela frente um percurso de 30kms e os juniores vão fazer 37,5 kms com início marcado para as 11h30.

A cerimónia protocolar está marcada para as 12h30.

 

António Antunes, do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, referiu que “está tudo preparado para fazermos uma grande festa do ciclismo em Santa Marta de Portuzelo”.

“O circuito é igual ao dos anos anteriores. É um circuito duro, mas muito interessante e que desafia os ciclistas. Esperamos que corra tudo bem e que seja uma grande festa”.

 

O 46º Circuito de Santa Marta de Portuzelo organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo,  Viana do Castelo 2023 - Cidade Europeia do Desporto, ACES Europe, ACES Portugal, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Tensai, Sambiental, Pipe SolutionsArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.

 

Daniel Moreira, a correr em casa e apesar dos nervos, foi o protagonista da 46ª edição do Circuito de Santa Marta de Portuzelo, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo e num excelente dia para a prática da modalidade, a Avenida Comandante Parente Ribeiro explodiu de emoção com a vitória de Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) na prova de juniores. O ciclista de Viana do Castelo, que andou sempre no restrito grupo da frente durante as quatro voltas ao circuito, fez questão de ultrapassar a meta de mãos dadas com José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que o acompanhou desde a primeira hora.

Na terceira posição ficou Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) também ele um integrante do grupo de fugitivos e que apenas deslocou na volta final.

Em femininos, a vitória sorriu a Bruna Belo (Clube Desportivo Nacional), que deixou nos lugares imediatos Maria Santos e Adriana Dias (Glassdrive/Chanceplus/Allegro).

Maria Jesus Barros (Supermercados FROIZ) subiu ao mais alto lugar do pódio em elites femininas.

Por equipas venceu a Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, formação que colocou três ciclistas no top10 (Rafael Durães foi nono classificado).

Em cadetes a vitória sorriu a Francisco Alves (Cantanhade Cycling/2W Engenharia), que concluiu as três voltas ao circuito em 32:12m. Miguel Morais (Escola Ciclismo Valpaços Aventure Bike) foi segundo e Dimas Mota (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi terceiro.

Jéssica Oliveira (Cantanhede Cycling / VESAM) venceu a corrida feminina. Lara Ribeiro (Maiatos) foi segunda e Mara Ribeiro (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a terceira.

Por equipas, o Cantanhade Cycling/2W Engenharia garantiu a primeira posição. O Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel subiu ao segundo lugar do pódio e a Tensai/Sambiental/Santa Marta foi terceiro.

 

Escolas

 

Nas escolas, a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact voltou a garantir o primeiro lugar. A equipa de Barcelos, que alinhou nas quatro categorias, somou 11 pontos. O Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel foi segundo (28), enquanto o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época foi terceiro.

Individualmente de destacar a vitória em juvenis de Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta). A correr em casa, o ciclista de Viana do Castelo impôs-se no sprint final e não deu hipóteses aos seus adversários Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que fez segundo lugar e Francisco Cardoso (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época) que alcançou a terceira posição.

Em femininos venceu Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep). Mariana Maia (Escola Ciclismo de Paços de Ferreira) foi segunda e Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta).

Martim Quitério (CCM Clube de Ciclismo de Mirandela) venceu isolado a prova de infantis. Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi segundo e Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) terceiro.

A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact dominou a corrida feminina e preencheu por completo os lugares do pódio. Mariana Peixoto venceu, Matilde Fernandes foi segunda e Matilde Vale terceira.

Duarte Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) venceu a prova de iniciados. O ciclista da ‘casa’ conseguiu o melhor tempo no cômputo das duas provas (linha e destreza). Estevão Almeida (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol), que tinha vencido a prova em linha, foi segundo e Fábio Fernandes (Tensai/Sambiental/Santa Marta) terceiro.

Em pupilos/benjamins venceu Rodrigo Macedo (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) deixando nos lugares imediatos o seu colega de equipa Afonso Correia e Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Emma Santos (NONSTOP Cycling Team) venceu a prova feminina e Maria Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segunda.

 

Daniel Moreira, Tensai/Sambiental/Santa Marta

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) mostrou-se muito feliz pela vitória conquistada em ‘casa’, numa prova em que, confessou, esteve muito nervoso.

“No início não estava com muitas expetativas na corrida, estava muito nervoso. Com o desenrolar da prova senti-me muito bem. Formou-se uma fuga, sem querer, numa descida. Fomos a render todos juntos e chegamos aqui isolados… e ganhamos como queríamos”.

Depois do GP Minho, que terminou em Viana do Castelo, esta era a prova mais importante para ti?

“No GP Minho não estava com tanta pressão, depois de chegar à Camisola Amarela pensei sempre que o que viesse a mais seria ótimo. Esta era uma corrida diferente. Todos os anos o Circuito de Santa Marta provoca-me muitos nervos e uma grande vontade de ganhar. Toda a gente que conheço estava aqui e estava a apoiar-me. Foi muito bom ganhar”.

 

António Antunes, responsável Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo

 

António Antunes, responsável Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, estava bastante satisfeito com a forma como correu a prova…

“Mais uma vez conseguimos ter aqui as equipas da Zona A, mais algumas equipas da nossa vizinha Espanha. Conseguimos ter uma boa moldura humana, neste que é o último dia das festas de Santa Marta de Portuzelo. Em termos de organização estamos contentes porque conseguimos ter aqui as pessoas, criar dinamismo na freguesia e mostrar um pouco do trabalho que fazemos na Formação”

António Antunes lamentou “as duas quedas, que são fatores variáveis, que não conseguimos controlar. Esperemos que os miúdos se encontrem bem, é isso que desejamos”.

 

Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, marcou presença em Santa Marta de Portuzelo e assistiu de perto a algumas das corridas que fizeram parte do programa do Circuito de Santa Marta de Portuzelo.

O autarca afirmou que que “esta já é uma prova mítica em Viana do Castelo, daquelas que se têm mantido ao longo dos anos, que se realizam com uma regularidade espetacular e com um ambiente familiar, muito agradável. Está toda a gente de parabéns. Aproveito para dar os parabéns ao Grupo Desportivo de Santa Marta pela organização da prova e pela dinamização que tem feito ao nível do ciclismo”.

 

Salientando que “hoje tivemos aqui mais uma vitória de um ciclista da casa, o que é ótimo”, Ricardo Rego referiu que “este é o resultado do trabalho que tem sido feito pelas nossas associações, nomeadamente, aqui pela associação de Santa Marta no desenvolvimento das modalidades. O ciclismo é uma modalidade com tradição em Viana do Castelo e nada melhor do que este ano ser coroada com estas vitórias”.

 

O 46º Circuito de Santa Marta de Portuzelo organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo teve o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo,  Viana do Castelo 2023 - Cidade Europeia do Desporto, ACES Europe, ACES Portugal, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJTensaiSambientalPipe SolutionsArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros e revista Ciclismo a Fundo.