Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
37.º Prémio Cidade de Barcelos
Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

A Avenida da Liberdade, em Barcelos, é palco no próximo domingo, 3 de setembro, do 37.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 37.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos destina-se às categorias de escolas (pupilos/benjamins, iniciados, infantis, juvenis) e cadetes encerra a encerra a época desportivas do ciclismo de estrada da ACM.

O dia começa bem cedo em Barcelos, com a abertura do secretariado às 9h00. As provas arrancam às 10 horas com a gincana (prova de destreza) dos pupilos/benjamins e a prova em linha e gincana dos iniciados. Às 10h30 vão para a estrada os infantis e meia hora depois dá-se início à prova de juvenis. Os cadetes arrancam às 11h45.

A cerimónia de pódio está marcada para as 13h00.

Em Barcelos já tudo está preparado para receber a festa das escolas e prova decisiva para a atribuição do título de Campeão do Minho em Cadetes. Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, garante que “já se podia fazer o Prémio de Ciclismo hoje. A logística já está toda preparada. Estes eventos são difíceis de organizar, mas nós já sabemos isso e começamos a prepará-lo com a devida antecedência”.

O Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos vai decorrer no mesmo local do ano passado… “o percurso é o mesmo da maioria das edições desta prova, vai decorrer, como habitualmente no centro da cidade” disse Francisco Cardoso, que salientou que “assim podemos mostrar às pessoas de Barcelos e aos patrocinadores o trabalho que estamos a fazer. É importante que os patrocinadores vejam para onde vai o seu apoio”.

 

O 37º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Centro Ciclista de Barcelos tem o apoio de H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Bombeiros Voluntários de Barcelos, IPDJArrecadações da Quintã, LB Seguros, Flynx, Martins Seguros, Eletrodomésticos Armando Faria Fernandes, CisionRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois e revista Ciclismo a Fundo.

Gonçalo Costa (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o protagonista em cadetes do 37.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, última prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã em 2023.

O ciclista de Famalicão que alinha na formação de Roriz, Barcelos, cedo mostrou vontade de discutir a corrida, integrando o grupo numeroso de fugitivos que se formou pouco depois da partida. Durante as 15 voltas que havia para fazer ao circuito, o grupo foi perdendo elementos, enquanto Gonçalo Costa foi desferindo alguns ataques, a exemplo dos restantes três elementos da fuga que singrou, Dimas Mota (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), Simão Silva (Academia Efapel de Ciclismo) e Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2w Engenharias), O quarto em cabeça de corrida foi aumentando a vantagem para os perseguidores, acabando Gonçalo Costa por desferir novo ataque no grupo, isolando-se nas últimas voltas e correndo a solo para a vitória final.

Gonçalo Costa cortou a meta isolado, sendo dos poucos ciclistas a terminar a corrida abaixo da uma hora.

Na segunda posição ficou o seu colega de equipa Dimas Mota, enquanto Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) foi terceiro classificado.

Por equipas a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact conquistou o primeiro lugar, ao colocar cinco atletas no top10. O Cantanhede Cycling/2W Engenharia foi segundo e a Academia EFAPEL de Ciclismo foi terceiro.

 

Escolas

 

Na categoria de escolas a vitória sorriu à Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact. A equipa de Roriz participou nas quatro categorias e terminou com 13 pontos.

A Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel fez segundo lugar, enquanto o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época, que competiu em três categorias subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em termos individuais, o destaque vai para Francisco Cardoso (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época) e Mariana Maia (Escola de Ciclismo de Paços de Ferreira) que venceram em juvenis.

Francisco Cardoso, que andou sempre no grupo da frente, foi o mais forte no sprint final e ergueu as mãos para festejar com os barcelenses a sua vitória.

Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segundo classificado e Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) terceiro.

Em femininos, Mariana Maia deixou nos lugares imediatos Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e Juliana Teixeira (Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep).

Martim Quitério (CCM – Clube de Ciclismo de Mirandela) e Mariana Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foram os vencedores em infantis,

Martim Quitério foi o mais forte no sprint final, superiorizando-se a Samuel Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), que foi segundo, e Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CD Navais), que cortou a meta na terceira posição.

Mariana Peixoto impôs-se na prova feminina, deixando nos lugares imediatos as suas colegas de equipa Matilde Vale e Matilde Fernandes.

Em iniciados, Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) e Maria Lisboa Gomes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) subiram ao lugar mais alto do pódio.

Maria Lisboa completou as duas provas do programa (destreza e linha) com o tempo de 13:48,231 e assegurou o primeiro lugar.

Em masculinos Lourenço Fernandes venceu as duas provas, terminando com o tempo de 11:05,770m.

Francisco Pereira (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi segundo e Estevão Almeida (Santa Maria da Feira/Segmento D’Epoca/Reol) terceiro.

Em pupilos/benjamins Rodrigo Macedo (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) subiu ao primeiro lugar do pódio. Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segundo e Martim Peixoto (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) terceiro.

Núria Rodrigues (Azuribike Manguelde Team) venceu em femininos, deixando a sua colega de equipa Íris Rodrigue sem segundo.

 

Gonçalo Costa - Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact

 

Gonçalo Costa, da Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, foi o vencedor da corrida de cadetes. O ciclista de Famalicão chegou isolado, mas nega que tenha sido uma vitória fácil: “é sempre preciso um grande esforço para ganhar uma prova. Hoje correu bem, dentro do que estava à espera e conseguimos ganhar na nossa terra. Valeu a pena o esforço”.

Como é andar tanto tempo sozinho na frente? “Não é difícil porque vamos sozinhos, o mais complicado é gerir o esforço durante tanto tempo”.

 

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, faz um balanço muito positivo do 37.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos.

Francisco Cardoso considera que “o Prémio correu muito bem” e salientou que “mais que os resultados, que foram muito bons, o mais importante é manter a chama acesa. É manter esta Escola viva e estes miúdos em atividade. Ficamos muito contentes por os ter cá e os ver evoluir durante o ano. Acredito que parte destes miúdos vão chegar a elites. De resto, é isso que nos move”.

 

Armindo Pimenta, do gabinete de apoio à vereação da Câmara Municipal de Barcelos,

 

Armindo Pimenta, do gabinete de apoio à vereação da Câmara Municipal de Barcelos, marcou presença na prova organizada pelo CC Barcelos e garantiu que “gostei muito” e salientou que “esta fase final da prova mostrou bem o que é a alegria do ciclismo. Ver os pequeninos a fazer este sprint, a alegria que eles têm… isso sim é que é desporto. Incutir nestas gerações mais novas o sentido do desporto em si, quer da amizade e que a competição por si só não é algo mau”.

O representante do Município referiu ainda que “um prémio como este, que já vai na 37.ª edição, é de saudar quer do ponto de vista do desporto, quer do ponto de vista da sociedade e mostra bem aquilo que nós queremos para o futuro”.

 

Manuel Simões, Presidente da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa, Vila Frescaínha São Martinho e Vila Frescaínha São Pedro

 

Manuel Simões, Presidente da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa, Vila Frescaínha São Martinho e Vila Frescaínha São Pedro, estava “encantado” com o entusiasmo e empenho de todos os ciclistas que marcaram presença em Barcelos.

“Estou bastante feliz e satisfeito com a forma como correu toda a prova. Esta é uma boa iniciativa e a organização do Centro de Ciclista de Barcelos está de parabéns pelo que conseguiu, mais uma vez, fazer”.

O autarca barcelense salientou “a iniciativa de colocarem os mais pequenos a fazer este sprint final é de saudar. Foi muito bom ver estes jovens ciclistas entusiasmados e a darem tudo no sprint”. De resto “gostei muito de assistir a este Prémio… estava aqui muita gente a assistir, o que demonstra bem que as pessoas de Barcelos gostam de ciclismo. Estas iniciativas são uma boa forma das escolas mostrarem o trabalho que fazem ao longo do ano”.

 

 

O 37º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Centro Ciclista de Barcelos teve o apoio de H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Bombeiros Voluntários de Barcelos, IPDJArrecadações da Quintã, LB Seguros, Flynx, Martins Seguros, Eletrodomésticos Armando Faria Fernandes, CisionRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois e revista Ciclismo a Fundo.