Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Freguesia de Golães - Troféu José Martins
3# Taça de Portugal de Cadetes / Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

Guilherme Santos (LA Alumínios/Vila Galé/Matos Cheirinhos) e Guilherme Ribeiro (Paredes/Fortunna) foram os protagonistas do Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova que se realizou na tarde deste sábado e levou a Golães cerca de uma centena de atletas de sub-17 em representação de 19 equipas.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins teve como handicap ser a terceira e penúltima prova da Taça de Portugal de cadetes (sub-17), o que elevou a fasquia e a luta pelos primeiros lugares.

Numa prova muito atacada pelas equipas com atletas na frente do ranking, Guilherme Santos foi quem fez a festa no final da corrida. O ciclista da LA Alumínios/Vila Galé/Matos Cheirinhos impôs-se na subida final para a meta, batendo ao sprint os principais candidatos à conquista da Taça de Portugal.

Guilherme Ribeiro (Paredes/Fortunna) foi segundo classificado e assumiu a liderança isolada do ranking da Taça de Portugal, somando 175 pontos.

Dimas Mota (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), que chegou a Golães com a camisola de líder da prova, foi terceiro e ocupa agora o segundo lugar na Geral da Taça de Portugal, mas mantém-se na luta, pois está a apenas cinco pontos da liderança.

No Top5 da prova de Golães ficaram Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) e Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta).

Por equipas, o Alenquer-G.D.M.-Anipura garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio, a Academia Efapel de Ciclismo foi segunda e a L A Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos terceiro.

 

 

Guilherme Santos (L A Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos)

 

Guilherme Santos (L A Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos), era, no final da prova, um atleta “muito feliz”, numa prova, que, garante, “foi, até ao momento, a mais dura da Taça de Portugal”.

Sobre a corrida referiu que “fiz uma prova sempre bastante tranquila, sem responder a ataques, sem atacar muito. Também surgiu uma fuga, mas tinha lá um colega de equipa e, portanto, nunca me preocupei muito. De resto, duas ou três equipas é que tinham de trabalhar e no final fiz o que tinha a fazer e consegui aqui a vitória”.

Qual foi o sentimento ao cortar a meta em primeiro lugar? “Foi muita emoção. É a minha primeira vitória numa prova de estrada e foi logo numa Taça de Portugal, é incrível”.

Na hora de festejar, Guilherme Santos fez questão de “agradecer à minha equipa, pelo trabalho incrível que têm feito, ao meu treinador e à minha família, que sem eles não conseguia nada disto”.

 

José Martins (ex-ciclista)

 

José Martins, ciclista natural de Golães, premiado com uma carreira internacional assinalável, voltou a dar o nome ao Troféu do Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães, e, tal como é habitual, acompanhou a prova de perto.

No final considerou que “foi uma prova que correu muito bem. Foi bastante rápida. Na primeira hora os atletas rolaram a 40km/h e estamos a falar de cadetes. A prova andou sempre muito bem, com ataques e fugas. Foi uma boa prova”.

Do que viu hoje, podemos dizer que o ciclismo tem o futuro assegurado? “Não tenho dúvidas que daqui vão sair alguns bons ciclistas”, disse José Martins, que alertou: “agora é preciso que quem está à frente, os treinadores e os clubes, saibam dar oportunidades a estes atletas. Nem todos os miúdos conseguem mostrar todo o seu potencial nos primeiros meses ou até nos primeiros anos. É preciso dar-lhes tempo, nem todos podem ganhar e nem todos obtêm grandes resultados nos primeiros tempos. Se não lhes derem atenção e motivação os miúdos acabam por abandonar o ciclismo, o que é mau”.

 

Albino Costa (Câmara Municipal de Fafe)

 

Albino Costa, Secretário de Apoio à Vereação da Câmara Municipal de Fafe, salientou que “é sempre muito importante ter provas de ciclismo em Fafe e, felizmente, nós temos ao nível da formação e sob a organização da Associação de Ciclismo do Minho” até porque “Fafe tem muitos aficionados do ciclismo e uma história riquíssima. Aliás este troféu é exatamente isso, o reconhecimento da história de um praticante da terra que dá o nome à prova”.

Afirmando que “o ciclismo é muito importante para nós”, Albino Costa lamentou “não termos equipas de formação em Fafe, isso não depende de nós, mas estamos e estaremos sempre disponíveis para receber prova de ciclismo em Fafe”.

 

 

 O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Junta de Freguesia de Golães, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

Golães, em Fafe, recebe no próximo dia 25 de maio, o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova de abertura do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã da categoria de sub-17 e pontuável para a Taça de Portugal de sub-17 (cadetes).

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe, o Troféu homenageia José Martins, ciclista natural de Golães, premiado com uma carreira internacional assinalável.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins conta com um percurso de 66,9 quilómetros, com partida (15h00) e chegada (16h45) à Freguesia de Golães.

O pelotão passará por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães: Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa, Taíde, Porto D’Ave, Póvoa de Lanhoso, Vilela, Santo Emilião, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das Taipas, Vila da Ponte, Corvite, Prazins Santa Eufêmia, Souto Santa Maria, Garfe, Arosa, Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo, Travassós, Santa Comba de Fornelos, Rua de Calvelos, Ruda da Ponte e Golães.

Em 2023, José Salgueiro e a Landeiro/KTM/Matias & Araújo/ Frulact foram os protagonistas do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins.

O ciclista de Barcelos cortou a meta na primeira posição ao fim de 1:45:03 horas de corrida. Os seus colegas de equipa Gonçalo Rodrigues e Gonçalo Costa preencheram os restantes lugares do pódio.

A ACR Roriz, com quatro ciclistas no top 5 assegurou a vitória coletiva do conceituado Prémio de Golães.

  

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães

 

José Martins, natural de Golães, é um consagrado ciclista português, com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco.

José Martins conquistou, vários resultados de destaque: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).

 

 

Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Município de Fafe, Junta de Freguesia de Golães,  Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.