4# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency
Rui Ferreira e Catarina Lopes, ambos da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, foram os vencedores em elites do 7.º BTT XCO Tesouros do Ave, quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 7.º BTT XCO Tesouros do Ave decorreu debaixo de um calor intenso, o que endureceu ainda mais a prova, mas não impediu os atletas de se entregarem a fundo e disputarem as melhores classificações.
Rui Ferreira foi o vencedor na prova masculina de elites. O ciclista da AXPO assumiu a cabeça de corrida desde o início e cortou a meta ao fim de 1:15: 17 horas. Na segunda posição ficou o seu colega de equipa Tiago Alves, que gastou mais um minuto. José Simões, famalicense do Grupo ccr – Apmotor-Lobos Averomar Cycling, foi terceiro.
Catarina Lopes (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) completou a prova em 1:16:25 horas e subiu ao primeiro lugar do pódio.
Em sub-23, Pedro Carvalho (Grupo ccr – Apmotor-Lobos Averomar Cycling) foi o mais rápido. Seguiu-se Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Pedro Vilela (SAERTEX Portugal/Edaetech).
Dinis Vieira e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram em sub-19.
Dinis Vieira fez uma prova tranquila, terminado a corrida ao fim de 1:12:14 horas, gastando menos dois minutos que Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima). Dinis Silva (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Margarida Vasconcelos alcançou a primeira posição com o tempo de 59:21m.
João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) venceram em sub-17.
João Vigário dominou por completo a corrida e cortou a meta a solo, deixando a mais de quatro minutos Xavier Gaspar (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leiria), que cortou a meta na segunda posição. Dinis Soares (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio em sub-17 femininos com o tempo de 1:00.02h.
Casimiro Oliveira (Fortunna-TOCAndar) venceu em master 30, deixando nos lugares imediatos José Carlos (Grupo ccr – Apmotor-Lobos Averomar Cycling) e César Matias (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde).
Manuel Pereira (Grupo ccr – Apmotor-Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor em master 40. Cláudio Veloso (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi segundo e o seu colega de equipa Roberto Lopes terceiro.
Jana Buba (CC Coruxo) venceu em femininos. Cortando a meta ao fim de 51:10m. Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi segunda.
Orlando Silva e Mário Costa, ambos da AXPO FirtsBike Team/Vila do Conde, subiram aos dois primeiros lugares do pódio em master 50 e Manuel Bugallo (Biciosos Rias Baixas) venceu em master 60.
Por equipas a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a vencedora, terminando a competição com quatro pontos. O Grupo ccr – Apmotor-Lobos Averomar Cycling foi segundo e o Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro alcançou o terceiro lugar.
Escolas
A Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a vencedora em escolas. A formação de Roriz, Barcelos, participou nas quatro categorias e venceu todas, terminado a prova com quatro pontos.
Na segunda posição ficou o Fortunna/TOCAndar, enquanto a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde foi terceira.
Individualmente de destacar a vitória de José Gomes e Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) em sub-15.
José Gomes impôs-se a Lucas Valentim (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leiria) e ao seu colega de equipa Gonçalo Correia.
Mariana Peixoto foi a mais rápida na corrida feminina, terminando a prova em 30:10 minutos. Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) foi segunda.
Samuel Gomes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) venceu a corrida de sub-13. Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi segundo e Tiago Carvalho (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) terceiro.
Mariana Vale, Matilde Fernandes e Daniela Fernandes, todas da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, preencheram o pódio da prova feminina,
Rodrigo Macedo (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Leonor Faria (Grupo ccr – Apmotor-Lobos Averomar Cycling) venceram em sub-11.
No conjunto das duas provas (destreza e linha) Rodrigo Macedo impôs-se a Gonçalo Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Afonso Correia (Landeiro/KTM/Matias & Araújo).
Leonor Faria foi a mais rápida na corrida feminina. Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi segunda.
Em sub-7/sub-9, Gustavo Carvalho (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais rápido, Martim Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Dinis Silva (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) completaram o pódio.
Margaria Costa (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) venceu em femininos. Rita Miranda (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segunda e Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) terceira.
Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
“As vitórias sabem todas bem. Claro que ganhar num dia como o de hoje, em que o maior adversário para toda a gente foi o calor, sabe ainda melhor ganhar”, disse Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) que assumiu a corrida logo nos primeiros metros e andou, praticamente, toda a corrida sozinho na frente.
Rui Ferreira referiu que “sabíamos que hoje não ia ser um dia fácil e quem conseguisse aguentar este calor todo no fim conseguiria um bom resultado”.
“Não foi nada fácil e acabei mesmo bastante desgastado devido ao calor. Não estava a contar que fosse um desafio tão exigente, nem encontrar um dia tão quente como acabou por se verificar. Os adversários estão fortes, mas ultimamente tenho conseguido vencer, sempre com esforço… ninguém pense que é fácil. Felizmente hoje consegui mais uma vitória”.
José Araújo (AETAD - Eventos Tesouros do Ave)
José Araújo, responsável pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, faz um balanço “muito positivo” desta sétima edição do BTT XCO Tesouros do Ave.
“Quando as provas correm bem o balanço é sempre positivo. Não houve quedas de maior, assistimos a disputas muito interessantes e tivemos aqui participantes de grande valor. Por isso, foi um dia muito bom”.
José Araújo referiu que “esta é uma prova que dá muito trabalho. Temos de fazer a manutenção do espaço, mantê-lo sempre limpo e apto para receber quem nos visita e isso não é fácil”, mas, salientou, “compensa chegar a este dia e ver a alegria e satisfação de todos em aqui estar. A atitude deles na prova e o feedback deixa-nos muito satisfeitos”.
O responsável da AETAD - Eventos Tesouros do Ave destacou a presença em prova “de vários ciclistas que estão na luta pelos títulos regionais e do Mário Costa, ele que já está noutro patamar, mas que faz questão de vir cá porque gosta deste circuito. Ele já ganhou cá bastantes vezes e como recompensa fez questão de vir cá correr”.
Alcina Fernandes (Junta de Freguesia de Taíde)
Alcina Fernandes, da Junta de Freguesia de Taíde, mostrou-se encantada com a realização da sétima edição do BTT XCO Tesouros do Ave.
“Para nós enquanto Junta de Freguesia e um dos parceiros da organização do BTT XCO Tesouros do Ave é sempre um orgulho receber aqui tantos atletas e ver o empenho deles em cada prova, apesar do intenso calor que se fez hoje”.
Afirmando que “é um privilégio podermos receber este desporto da natureza na nossa freguesia”, a autarca salientou que “este espaço que é maravilhoso e é com alegria que vemos aqui tanta gente. Saio daqui muito feliz. Tudo correu lindamente e o feedback é muito positivo”.
O 7º BTT XCO Tesouros do Ave foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e AETAD – Tesouros do Ave Eventos Desportivos, contou com o apoio do Município de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto D´Ave, Gabinete do Ave – Seguros e Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Jogos Santa Casa, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
Porto de Ave é palco no próximo domingo, 28 de julho, do 7.º BTT XCO Tesouros do Ave, quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 7.º BTT XCO Tesouros do Ave decorre no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso e destina-se às categorias de escolas, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters, masculinos e femininos.
O 7.º BTT XCO Tesouros do Ave arranca às 09h00, com a abertura do secretariado e do circuito para os treinos. Segue-se a reunião com os diretores desportivos de escolas, às 09h45 e às 10h00 iniciam-se as provas. Os primeiros a entrar em ação são os pupilos/benjamins (gincana) e iniciados (prova em linha). Logo depois arrancam os infantis e juvenis. A cerimónia protocolar está marcada para as 12h00.
Para as 12h45 está marcada a reunião com os diretores desportivos da competição e 15 minutos depois será dada a partida para as corridas de cadetes masculinos, todos os escalões de femininas e paraciclismo.
Os escalões masculinos de elites, sub23, juniores e masters têm a sua prova marcada para as 14h45.
A cerimónia protocolar está marcada para as 16h30.
O 7º BTT XCO Tesouros do Ave é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e AETAD – Tesouros do Ave Eventos Desportivos, conta com o apoio do Município de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto D´Ave, Gabinete do Ave – Seguros e Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Jogos Santa Casa, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.