Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
4.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Troféu Pereira da Silva
5# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor em elites do 4.º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva, quinta e penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, que decorreu este domingo em Moreira de Cónegos.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, a quarta edição BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva decorreu debaixo de um calor intenso, que não afetou, no entanto, a entrega e o empenho dos ciclistas na procura do melhor resultado nesta ponta final do Campeonato do Minho.

Rui Ferreira foi o mais rápido na prova de Moreira de Cónegos. O ciclista de Paços de Ferreira assumiu a liderança na primeira volta e foi aumentando a vantagem para os mais diretos perseguidores com o passar das voltas. Rui Ferreira terminou a corrida em 1:25:51 horas, deixando José Simões (Grupo ccr – Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) a 2.43 minutos e o seu colega de equipa Tiago Alves a 5.04m.

Pedro Carvalho (Grupo ccr – Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) confirmou a sua candidatura à conquista do título de Campeão do Minho de sub-23 ao vencer em Moreira de Cónegos em 1:45:50 horas. Pedro Vilela (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi segundo e Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.

Dinis Vieira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu em sub-19, terminando a corrida em 1:26:52 hora. Dinis Saleiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) alcançou a segunda posição e Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima) foi terceiro.

Em sub-17, João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Leonor Lopes (Batotas/Ponte Lima) forma os vencedores.

O campeão do Minho de cadetes liderou a corrida de princípio a fim e chegou à meta ao fim de 50:07 minutos. A mais de oito minutos ficou Dinis Soares (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), enquanto Gabriel Garcês (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi terceiro.

Leonor Lopes completou a sua prova em 54:12 minutos.

José Carlos (Grupo ccr – Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) venceu em master 30. O seu colega de equipa Artur Amorim foi segundo e Nélson Costa (Fortunna-TOCAndar) terceiro.

Manuel Pereira (Grupo ccr – Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) dominou a corrida de master 40, terminando a prova com uma vantagem de 50s sobre o amarense Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). O seu colega de equipa Roberto Lopes foi terceiro.

Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor em master 50 e o seu colega de equipa Orlando Silva terminou na segunda posição.

João Araújo (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) ganhou a corrida de master 60, deixando nos lugares imediatos Manuel Bugallo (Biciosos Rias Baixas) e Francisco Eiras (CC Cambre – Caeiro).

Por equipas, a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a vencedora ao terminar a competição com quatro pontos.  O Grupo ccr – Ap motors-Lobos Averomar Cycling foi segundo e o Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro, subiu ao terceiro lugar do pódio.

 

A Landeiro/KTM/Matias & Araújo venceu coletivamente a prova de escolas do 4.º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Pereira da Silva, que preencheu a manhã deste domingo.

A equipa de Roriz termina a competição com sete pontos, deixando nos lugares imediatos o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais e o Fortunna-TOCAndar.

Individualmente o destaque vai para a vitória de Yago Estevez (Avanza-o-Porriño) em sub-15. O atleta da Galiza fez a prova sempre na frente da corrida, terminado em 19:40 minutos. Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi segundo e Rodrigo Quinta (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) terceiro.

Tiago Carvalho e Matilde Fernandes, ambos da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, venceram em sub-13.

Tiago Carvalho superiorizou-se a Rodrigo Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Gustavo Saleiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo),

Em femininos Matilde Fernandes deixou nos lugares imediatos as suas colegas de equipa Matilde Vale e Daniela Fernandes.

Gonçalo Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Leonor Faria (Grupo ccr – Ap Motors-Lobos Averomar Cycling) venceram em sub-11.

No computo das duas provas Gonçalo Matias terminou com o tempo de 8:02 minutos, deixando a quase dois segundos Rodrigo Macedo (Landeiro/KTM/Matias & Araújo). Francisco Saleiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi terceiro.

Leonor Faria foi a mais rápida na prova feminina. Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi segunda.

Martim Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) subiu ao mais alto lugar do pódio em sub-7/sub-9. O seu colega de equipa Gustavo Carvalho foi segundo e Lourenço Oliveira (Domarsa/Santa Cruz/Vila do Conde) terceiro.

Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) subiu ao mais alto lugar do pódio em femininos.

 

Rui Ferreira (vencedor em elites)

 

Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) conquistou este domingo a terceira vitória consecutiva e consolidou a liderança em elites no Campeonato do Minho.

Rui Ferreira considera que “a prova foi dura. As provas com muito calor são sempre mais exigentes. Hoje optei por meter o meu ritmo desde o início. Sei que sou, neste momento, o atleta mais forte, o atleta a abater. Por isso, meti o meu ritmo, sempre certinho e sem entrar em euforias. Consegui distanciar-me dos meus adversários e chegar isolado”.

Rui Ferreira chega à última prova com uma vantagem confortável sobre o seu colega de equipa Tiago Alves, que ocupa a segunda posição. O ciclista da AXPO confirma a vontade “em revalidar o título e reconquistar o título de Campeão do Minho”.

“Este ano o Campeonato do Minho tem corrido bem, consegui já ganhar várias provas, apesar de um início de época atribulado devido a doença. Hoje foi mais uma vitória bem conseguida da minha parte e agora falta uma prova para confirmar a conquista da camisola”.

 

Anabela Pereira da Silva (Farmácia Pereira da Silva)

 

Anabela Pereira da Silva, da Farmácia Pereira da Silva e filha do homem que dá nome ao Troféu, Joaquim Pereira da Silva, mostrou-se “encantada” com a prova e feliz por ver que a organização não esquece o pai…

“Este ano este troféu é, ainda mais, especial e emotivo porque a prova tem o nome do meu pai. E é bom que recordem o meu pai porque ele gostava muito de apoiar o desporto, quer o ciclismo, através desta prova de BTT, quer o Moreirense. Ele teve a iniciativa de apoiar sempre esta modalidade e eu fico muito feliz por ver que as pessoas não esquecem o seu carinho e vontade de ajudar e fico muito satisfeita por dar continuidade ao seu legado”.

Afirmando que “fiquei muito feliz pela iniciativa da Morávia em dar o nome do meu pai à prova”, Anabela Pereira da Silva confessou que “já me comovi porque ao entregar os troféus vi o nome dele gravado e foi uma emoção”.

Anabela Pereira da Silva marcou presença nas provas, quer da parte da manhã nas escolas, quer na competição, que decorreu durante a tarde, e referiu que “gostei imenso de assistir às provas, da dinâmica e da envolvência que gera. De ver as famílias, as equipas, o esforço dos ciclistas, a garra dos atletas desde os mais jovens até aos masters. Gostei muito de ver toda a envolvência desta prova”.

 

Nélson Felgueiras (Câmara Municipal de Guimarães)

 

Nélson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença no do 4.º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva, e confessou que “nós gostamos de receber este tipo de provas, quando envolvem decisões ainda mais. Hoje foi uma etapa decisiva para definir aquele que será o resultado do campeonato. Guimarães gosta, também, de se associar a estes momentos importantes e ajudar a fazer história no desporto”.

Sobre a prova de Moreira de Cónegos, Nélson Felgueiras salientou que “hoje foi um dia muito duro devido ao calor” e referiu que “estas provas de BTT XCO têm um perfil de exigência enorme, mas hoje foi, especialmente, duro devido ao intenso calor que se faz sentir. Mesmo assim os ciclistas tiveram um desempenho de grande nível”.

O autarca referiu ainda que “esta é mais uma daquelas provas que fazem parte da nossa estratégia. O ciclismo é uma modalidade que dá a possibilidade de mostrar todo o território do concelho de Guimarães. Nós tivemos recentemente o ciclismo de estrada em que se mostrou a realidade do nosso concelho e hoje temos aqui em Moreira de Cónegos, que é uma freguesia que faz questão de receber esta prova, mais uma oportunidade de dar a conhecer outra zona do território, desta feita na zona sul. Quando nós afirmamos que Guimarães é um território de desporto isso é na sua integralidade, nas suas freguesias todas e não só numa zona. Em Guimarães todos são vimaranenses e o desporto chega a todos e por via dele também damos a oportunidade conhecer o nosso território inteiro a quem nos visita, a quem participa nas provas, às equipas, aos adeptos…”.

  

 

O 4º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Morávia – Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, contou com  o apoio da Farmácia Pereira da Silva, Município de Guimarães, Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, Vizelplas, Hélder Duarte Terraplanagens, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, POPP AgencyCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Moreira de Cónegos recebe domingo, 4 de agosto, o 4.º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva, quinta e penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, a quarta BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Joaquim Pereira da Silva destina-se às categorias de escolas e competição, esperando-se corridas espetaculares e intensas na disputa pelas melhores posições.

A abertura do secretariado em Moreira de Cónegos terá lugar pelas 9h00, a exemplo do que acontecerá com a pista para treinos. A reunião com os diretores desportivos das escolas terá lugar às 9h45m, para 15 minutos depois se iniciarem as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Seguem-se as provas dos infantis e dos juvenis.

A cerimónia protocolar das escolas está marcada para as 12h30.

Às 13h00 dá-se início às provas cadetes, todos os escalões femininos e o paraciclismo.

Os elites, juniores e masters arrancam às 14h45, ficando a cerimónia protocolar agendada para as 17h00.

 

Rui Pinto – Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos

 

Em Moreira de Cónegos já tudo está preparado para receber a festa do BTT XCO.  Rui Pinto, da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, acredita que “vai ser um dia de festa”.

“As expectativas para domingo são as melhores. Esta atividade é sempre uma atividade muito acarinhada por todos, as pessoas gostam de ver este desporto ser praticado na nossa terra, dá vida e movimento a Moreira de Cónegos durante todo o dia, tornando-se um dia alegre e um dia cheio para toda a comunidade”.

“Está a correr tudo bem! Muito trabalho, como sempre! Mas, como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa! Os dias têm estado muito quentes, o que dificulta todo o trabalho que temos, nomeadamente no ordenamento da pista, mas com a ajuda de uns quantos amigos temos conseguido”, disse Rui Pinto, que acrescentou: “temos connosco a Junta de Freguesia, que nos ajuda bastante também, a quem agradecemos e continuamos a ter ao nosso lado -  mais do que ao nosso lado, é o nosso suporte - , a Dra. Anabela Pereira da Silva e sua família, filha do homem que sempre nos ajudou, e que, felizmente para nós e para o mundo associativo, mantém o legado do pai e continua a ajudar-nos”.

Rui Pinto referiu ainda que “decidimos dar o nome à prova de “Troféu Joaquim Pereira da Silva” em homenagem ao Sr. Pereira, o homem que sempre nos ajudou, nunca nos falhou, nunca nos faltou e podemos mesmo dizer que nunca faltou a todas as associações da terra! Sempre ajudou sem querer nada em troca, até mesmo agradecimentos! Mas a nós cabe-nos fazê-los com o que está ao nosso alcance e dar o seu nome à prova estava ao nosso alcance e cremos que foi o melhor, mais bonito e mais justo que podíamos ter feito. O Sr. Pereira, além de sempre ter ajudado, gostava desta atividade, gostava das bicicletas, passava o dia connosco, gostava de ir ao percurso, estar no terreno… por isso não podia ser mais justíssimo que a prova tivesse o seu nome”.

“Uma vez, aquando do apoio que nos dava, disse-nos que um amigo seu tinha ouvido no rádio que em Moreira de Cónegos se ia passar alguma coisa… e ele, o Sr. Pereira, disse-nos ‘não há nada que me deixe mais contente do que as pessoas me dizerem que em Moreira de Cónegos, na minha terra, acontecem coisas e se eu puder contribuir para isso fico feliz’. Por isso hoje nós ficamos felizes por poder perpetuar o seu nome numa prova de BTT, é o nome mais do que justo”.

O que apresenta de diferente a edição deste ano? “A melhor e maior diferença está mesmo no nome, pelas razões que já falei. De resto, o percurso é o mesmo e a vontade de receber, na nossa terra, todos os atletas e equipas técnicas também! Venham a Moreira de Cónegos”, disse Rui Pinto.

  

 

O 4º BTT XCO Trilhos Cónegos – Troféu Pereira da Silva é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Morávia – Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, conta com  o apoio da Farmácia Pereira da Silva, Município de Guimarães, Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, Vizelplas, Hélder Duarte Terraplanagens, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, POPP AgencyCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.