Trial Bike Cidade de Braga
Taça de Portugal de Trial Bike
Taça de Portugal de Trial Bike
João Sousa venceu a segunda prova da Taça de Portugal de Trial Bike, realizada em Braga, e assumiu o comando da classificação geral no escalão de elite. A luta pelo segundo lugar travou-se entre o português Daniel Sousa e o espanhol Ivan Izquierdo, tendo este último levado alcançado a segunda posição.
Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial, a 2ª prova da Taça de Portugal de Trial Bike decorreu no Parque de Trial de Braga, no passado domingo, e contou com a presença de alguns atletas espanhóis, nomeadamente de Salamanca.
Na classe Elite João Sousa deu poucas hipóteses aos seus adversários, já que efectuou uma prova quase perfeita. O atleta espanhol Ivan Izquierdo ocupou o segundo lugar, depois de vencer a disputa que manteve com Daniel Sousa.
No final da competição João Sousa referiu que a prova no Parque Trial de Braga "é uma das minhas preferidas, uma vez que é repleta de elevadas subidas e de saltos com distâncias consideráveis". Liderei a prova desde a segunda zona da primeira volta e mantive-me sempre assim até ao final. Terminei a prova com 4 pontos de penalização, pontos estes que estavam planeados antes de iniciar a competição, deixando-me assim bastante contente por não ter cometido nenhum erro que não estava a contar. Agradeço a todas as pessoas que me estavam a apoiar”, concluiu.
Por sua vez, Daniel Sousa explicou que cometeu "pequenos erros" e que o nível imposto por João Sousa "não deu espaço para ninguém". "A luta pelo segundo lugar foi intensa com o espanhol Ivan Izquierdo, mas este acabou por realizar também uma fantástica competição, pelo que terminei em 3º lugar. Espero que em Coimbra consiga melhorar as minhas prestações”, disse Daniel Sousa.
Na classe Sénior a vitória foi mais uma vez para Pedro Araújo, que apesar de ter sentido algumas dores musculares durante a competição, conseguiu realizar menos penalizações que os adversários. O segundo lugar foi bastante disputado entre o espanhol Antona Garcia e Jorge Fonseca, já que concluíram com o mesmo número de penalizações, contudo Antona Garcia realizou um maior número de zeros, pelo que conquistou a segunda posição.
Em Open 2 João Gomes efectuou uma prova tranquila, já que desde cedo se afastou dos mais directos adversários. Nuno Dantas terminou, mais uma vez, em segundo lugar, conseguindo assim assumir a liderança da Taça de Portugal. A terceira posição foi para o atleta bracarense João Pinto.
Henrique Raposo alcançou, mais uma vez, o lugar mais alto do pódio da classe Open 1, embora Vítor Feio não tenha facilitado a vitória, já que os atletas concluíram a prova distanciados de apenas 4 penalizações. O terceiro lugar foi para Luís Araújo.
A próxima prova da Taça de Portugal de Trial Bike está calendarizada para o dia 9 de Maio e terá lugar no centro da cidade de Coimbra, mais concretamente no Parque Verde do Mondego. A competição nacional prosseguirá depois com as seguintes provas: Monte do Facho - Barcelos (31 de Maio), Belinho - Esposende (21 de Junho) e Porto (2 de Agosto).
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
A Taça de Portugal de Trial Bike prossegue no próximo domingo (19 de Abril) com a realização, a partir das 14 horas, do "Trial Bike Cidade de Braga".
A prova é organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial.
Com início previsto para as 14 horas, a segunda prova da Taça de Portugal de Trial Bike será disputada no "Parque de Trial de Braga", nas imediações da loja Rádio Popular.
Recorde-se que Daniel Sousa venceu a primeira prova da Taça de Portugal de Trial Bike, na categoria de elites, depois de empolgante disputa com João Sousa que terminou na segunda posição. Na prova realizada em Terras de Bouro (Monte das Mós), Pedro Araújo venceu em seniores, Henrique Raposo em Open 1 e Diogo Pereira em Open 2. Com espectáculo e emoção até ao último instante, a prova de Terras de Bouro registou a presença de muito público, sendo de esperar que o mesmo aconteça agora em Braga.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Depois das provas de Monte das Mós/Terras de Bouro (22 de Março) e de Braga (19 de Abril), o calendário da Taça de Portugal de Trial Bike de 2009 prevê a realização de mais quatro provas: Coimbra (9 de Maio), Monte do Facho - Barcelos (31 de Maio), Belinho - Esposende (21 de Junho) e Porto (2 de Agosto).