Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Trial Bike de Belinho
Taça de Portugal de Trial Bike
Esposende recebe no dia 21 de Junho a quinta e penúltima prova da Taça de Portugal de Trial Bike. A prova decorrerá, a partir das 14 horas, no Monte Senhora da Guia (Belinho) e é organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira, Amigos da Montanha e TrialPortugal.net.
Com início marcado para as 14 horas, a prova de Esposende da Taça de Portugal de Trial Bike será disputada no Monte Senhora da Guia (Belinho), um local com vista privilegiada para o mar e com uma diversidade de obstáculos que fazem antever grande emoção, espectáculo e competitividade. A competição decorrerá entre as 14h00 as 17h30 horas, realizando-se a cerimónia protocolar pelas 18h00.
A disputa dos primeiros lugares da Taça de Portugal está ao rubro e as características do local da prova, nomeadamente as rochas de médias dimensões e a inclinação elevada do terreno, associadas às condições climatéricas antecipam uma competição muito disputada, técnica e desgastante para os atletas.
A liderança da classe de Elite pertence a João Sousa mas o segundo classificado, Daniel Sousa, encontra-se muito perto, podendo a prova de Esposende ajudar a definir o vencedor da Taça de Portugal de Trial Bike. O terceiro lugar pertence a Jorge Ferreira que não desistiu de lutar pelos lugares cimeiros.
Em seniores, Pedro Araújo encontra-se numa posição favorável, já que possui uma vantagem de 14 pontos para Jorge Fonseca. Antona Garcia ocupa a terceira posição, estando a apenas 3 pontos de Jorge Fonseca, pelo que se assistirá a um grande duelo.
Muito disputada está também a Taça de Portugal na categoria de Open 2 com os três primeiros atletas separados por apenas três e um pontoo. João Gomes comanda com 53 pontos, em segundo lugar está Diogo Pereira com 50 pontos e Nuno Dantas encontra-se em terceiro com 49 pontos. Apesar da vitória de Vítor Feio na última prova em Barcelos, Henrique Raposo continua a liderar a categoria de Open 1. Luís Araújo ocupa a segunda posição e Vítor Feio a terceira.
Promovida sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional (Uci), a Taça de Portugal de Trial Bike é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira e Clube Português de Trial. A quinta prova da Taça de Portugal de Trial Bike tem o apoio da Câmara Municipal de Esposende.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Depois das provas de Monte das Mós/Terras de Bouro, Braga, Coimbra, Barcelos e Esposende, a Taça de Portugal de Trial Bike de 2009 encerrará no dia 2 de Agosto no Porto.