Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
2º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal

Confirmando a importância do "Bike Tour - Dia Um de Portugal", a realizar em Guimarães no dia 24 de Junho, associam-se ao evento nomes sonantes do ciclismo português: Marco Chagas, Joaquim Gomes, José Azevedo, Delmino Pereira, Joaquim Sampaio, Tiago Machado, José Mendes, a equipa de ciclismo Asc - Vitória - RTL, Rui Lavarinhas, Luís Leão Pinto (Campeão Nacional de BTT - Maratonas - Elites), Magda Martins (Campeã Nacional de Ciclismo de Estrada/Linha, BTT Xco e BTT Rampa - Cadetes) e Joana Barbosa (Campeã Nacional de BTT Xco e de BTT Rampa - Sub 23).

Marco Chagas e José Azevedo são as mais recentes confirmações para o passeio de bicicleta “Bike Tour - Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho organiza no dia 24 de Junho em Guimarães. A participação no Bike Tour é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas em www.acm.pt.
Marco Chagas é o recordista de vitórias na Volta a Portugal em Bicicleta, tendo ganho aquela prova por quatro vezes (1982, 1983, 1985 e 1986). Ciclista de créditos firmados, com 74 vitórias na carreira, entre as quais 22 vitórias em etapas da Volta a Portugal, Marco Chagas é actualmente comentador televisivo, tendo desempenhado as funções de director desportivo de algumas equipas profissionais depois de se retirar da competição. Ao longo da carreira desportiva venceu as edições de 1983 e 1986 do Grande Prémio do Minho em ciclismo.

José Azevedo, actual Director Desportivo da equipa Radio Shack - de Lance Armstrong, Tiago Machado e Sérgio Paulinho, possui no palmarés desportivo um 5º lugar no Giro d'Italia de 2001, 6º e 5º lugares no Tour de France, respectivamente, de 2002 e 2004, entre outros importantes resultados. O melhor português dos últimos trinta anos na Volta a França, ajudou Lance Armstrong a construir o triunfo na "Grande Boucle" e envergou o dorsal número 1 na edição de 2006.
Curiosamente, foi em Guimarães que José Azevedo venceu a primeira prova de ciclismo da sua carreira, numa competição que teve início e final nas Caldas das Taipas e que foi organizada pela Associação de Ciclismo do Minho (ACM). Com 13 anos de idade, integrado na categoria de juvenis e a correr pela equipa do Centro Ciclista de Barcelos, José Azevedo disputou no ano de 1987 o Troféu Revelações ACB/Associação de Ciclismo de Braga (designação, na altura, da ACM), tendo ganho o Prémio Taipas Turitermas. A primeira vitória da carreira de José Azevedo foi no dia 25 de Julho de 1987 com o corredor a cortar a meta no Prémio Taipas Turitermas no primeiro lugar.
Joaquim Gomes e Delmino Pereira participarão no passeio de bicicleta “Bike Tour - Dia Um de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho organiza no dia 24 de Junho em Guimarães. A participação no Bike Tour é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas em www.acm.pt.
Joaquim Gomes e Delmino Pereira associam-se novamente à iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho que tem também confirmada a participação da equipa de ciclismo ASC / Vitória / RTL.
Joaquim Gomes é actualmente o Director da Volta a Portugal em Bicicleta, competição que disputou 18 vezes e na qual triunfou em 1989 e 1993, sendo um desportista muito acarinhado pelos portugueses. O consagrado corredor venceu as edições de 1988 e 1995 do Grande Prémio do Minho, entre outros importantes resultados.
Vencedor do 14º Grande Prémio do Minho em ciclismo (1990) Delmino Pereira é actualmente Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo uma referência incontornável do ciclismo nacional, tendo alcançado ao longo da carreira resultados de relevo e granjeado a simpatia generalizada dos adeptos.
Equipa de ciclismo do Vitória de Guimarães no Bike Tour - Dia Um de Portugal A equipa de ciclismo ASC / Vitória / RTL participará no Bike Tour - Dia Um de Portugal a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho no dia 24 de Junho em Guimarães.
De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o “Bike Tour - Dia Um de Portugal” começará e terminará nas imediações do estádio D. Afonso Henriques. As inscrições (limitadas) podem ser efectuadas em www.acm.pt.
Vítor Carvalho, Micael Isidoro, André Mourato, Bruno Borges, Fábio Lopes, Fábio Oliveira, Nelson Sousa, Paulo Costa, Pedro Batista, Ricardo Pinto, Tiago Neves e Vasco Pereira serão os atletas da equipa Sub 23 ASC / Vitória / RTL que participarão no segundo passeio de bicicleta "Dia Um de Portugal".
A Associação de Ciclismo do Minho promove, no dia 24 de Junho em Guimarães, a segunda edição do passeio de bicicleta “Bike Tour - Dia Um de Portugal”. A participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas aqui.
O "Bike Tour - Dia Um de Portugal" será realizado no dia 24 de Junho (feriado municipal) e visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o “Bike Tour - Dia Um de Portugal” começará e terminará nas imediações do estádio D. Afonso Henriques. O percurso, a efectuar em ritmo de passeio, terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros, de dificuldade média/baixa, com início pelas 10h00 e final previsto para as 12h00.
A iniciativa incluirá a actuação ao vivo da banda vimaranense Dialectos e dos Tokaki, um grupo de bombos e percussão tradicional Portuguesa, além de outras surpresas a divulgar oportunamente. Serão realizados sorteios de diversos prémios e distribuídas lembranças a todos os participantes, assim como é garantido, gratuitamente, o seguro desportivo aos inscritos que não o possuam.
No ano passado, superando todas as expectativas, 400 participantes marcaram presença no “Bike Tour - Dia Um de Portugal”, a "festa do ciclismo de lazer" em que também estiveram presentes nomes sonantes do ciclismo nacional: Joaquim Gomes, Delmino Pereira, Joaquim Sampaio, José Mendes, Tiago Machado e Rui Lavarinhas.
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias de Guimarães, o passeio registou a presença de participantes provenientes de Amares, Barcelos, Braga, Ermesinde, Esposende, Fafe, Famalicão, Felgueiras, Lisboa, Maia, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Setúbal, Valongo, Viana do Castelo e Vila Real.
O segundo "Bike Tour - Dia Um de Portugal" organizado pela Associação de Ciclismo do Minho tem o patrocínio da Liberty Seguros e o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Reclamos Vitória, FullSport, Fullwear, Filinto Mota, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Bike Zone - Guimarães, Bike World, Motofundador, Bar Restaurante Paladares (Fafe), Farmácia de Gondar, Mais Portugal, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo (revistas oficiais).

Garanta já a sua participação preenchendo o formulário de inscrição ! Inscreva-se aqui.