Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Maratona BTT de Guimarães - Interdesign 2011 (Campeonato Regional do Minho XCM)

Rui Lavarinhas, Nelson Sousa, José Rodrigues, Benjamim Silva e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram em Guimarães os primeiros títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM.
Na vertente de promoção, Fábio Ribeiro e Flávia Freitas venceram a Meia-Maratona e Bruno Anselmo e Patrícia Almeida a Maratona.
 

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke, a Maratona BTT de Guimarães - Interdesign foi disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike de Guimarães.
A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign - que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários - terminou com um balanço muito positivo, realçando-se não apenas o nível competitivo e a forma como foram disputados os títulos regionais mas também o número e a forma de participação das dezenas de atletas da vertente de promoção/lazer. A beleza do percurso ao longo dos trilhos de Guimarães também não foi indiferente aos participantes.

Com percursos de 40 e 80 quilómetros, respectivamente, para a maratona e para a meia-maratona, os participantes tiveram que enfrentar o desafio de traçados de dificuldade média/alta, onde a exigência dos pontos de vista técnico e físico fizeram a diferença. Mais de 300 atletas alinharam à partida, repartidos pelos sectores de competição e de lazer.

Logo após a partida real, no Largo da Mumadona, formou-se na frente da corrida um grupo de cerca de meia centena de atletas onde se encontravam os principais candidatos à vitória final, entre os quais Rui Lavarinhas (Campeão Nacional de BTT Maratonas), José Rodrigues, (terceiro no nacional) e Fábio Ribeiro, entre outros.
Com uma primeira selecção feita na ligação entre o centro da cidade de Guimarães e Mesão Frio, a subida à Penha deu início às estratégias das equipas mais representadas no grupo da frente: Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas, Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira e ASC Bravus-Curas.
Nos primeiros dez quilómetros, os atletas da Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira protagonizaram vários ataques que foram sendo sucessivamente anulados pela Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas, em especial por Rui Lavarinhas e David Vaz.
Enquanto na frente da corrida se iam definindo posições, os participantes na Maratona BTT de Guimarães – Interdesign na vertente de promoção/lazer também iam dando mostras de estarem motivados e bem preparados para enfrentar as dificuldades do percurso. O desportivismo e o entusiasmo foram tónicas dominantes e marcantes entre a generalidade dos participantes.
As passagens pela Penha, Matamá, Paço Vieira, Portela de Arões, Rendufe, Santa Marinha e Gonça foram acentuando as diferenças entre os participantes, com a abordagem da segunda metade do percurso da meia-maratona (comum ao da maratona) a ser menos dura por entre trilhos de São Torcato, Gominhães, Penselo, Fermentões, Silvares e Candoso São Tiago.

Percorridos 40 quilómetros, Fábio Ribeiro (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira) entrou na Alameda dos Desportos para vencer a Meia-Maratona, cortando a linha de meta com a vantagem de seis segundos para José Dias (Casa do Povo de Retorta), segundo classificado. Hugo Costa (Vez Bike Team) terminou na terceira posição, enquanto Francisco Pacheco e Pedro Freitas, ambos da equipa Vitória SC/Bikeworld, alcançaram o quarto e o quinto lugares.
Flávia Freitas (Joane Btt / Trilhos Bike) foi a primeira atleta feminina a concluir a meia-maratona, seguida de Sónia Guedes (Equipa Ele e Ela), Cecília Araújo (Btt Torcatense Liberty Seguros) e Eva Leite (individual).
Enquanto os atletas da meia-maratona iam chegando ao local da meta de forma cadenciada, os da maratona prosseguiam para a segunda fase do percurso para ultrapassar as dificuldades da Senhora dos Montes, Serzedelo, Gandarela, Moreira de Cónegos e São Bento das Peras.

A dureza dos trilhos continuou a provocar diferenças, tendo o Campeão Nacional de ciclismo de estrada em veteranos A, José Rodrigues (Vitória SC/Bikeworld) sido o mais rápido a efectuar o percurso até à meta. Com o tempo de 03:14:26.310, Rodrigues sagrou-se Campeão Regional do Minho de BTT XCM em veteranos A, deixando na segunda posição na classificação da categoria Carlos Rocha (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) e na terceira Luís Sancio (ASC Bravus-Curas).
Com o segundo melhor tempo geral, Nelson Sousa (SC Maria da Fonte/Bike Space/Ledechem) conquistou o título de Campeão Regional do Minho em absolutos masculinos, classificando-se nas posições seguintes José Lourenço (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) e Nuno Alves (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira).
Campeão Nacional de Maratonas em 2011, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) juntou ao seu extenso palmarés mais um título, desta vez o de Campeão Regional do Minho na categoria de veteranos B. Estreando-se em provas de BTT, o atleta de ciclismo de estrada Luís Machado (individual) foi segundo classificado e Mário Barroso Fernandes (Rodabike/CC de Gondomar) terceiro.
Benjamim Silva (Escola Famalicão BTT), Vice-Campeão nacional de Maratonas, venceu em veteranos C, enquanto Domingos Rufo (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) subiu ao segundo lugar do pódio e Ramiro Sousa (Confecções Cruzeiro) ao terceiro.
Lúcia Crespo (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira) foi a melhor atleta em absolutos femininos da maratona, Marina Leitão (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) venceu o escalão de veteranas e  Patrícia Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) em promoção.
Na classificação por equipas o domínio foi da formação Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas que conquistou o título de Campeão Regional com 5 pontos. Na segunda posição, com 16 pontos, ficou a Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira e na terceira, com 17, a ASC Bravus-Curas.

A Maratona BTT de Guimarães - Interdesign organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Candibyke teve o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Interdesign, CisionReclamos Vitória, Xdoc, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Gaspar de Freitas Castro " As Gémeas" - Frutas e Legumes, DietSport,  Eurico Azevedo - Publicidade e Decoração, Erdal – Escola de Referência de Actividades de Ar Livre, Corpo Nacional de Escutas, Irmandade da PenhaFullsport, Floryarte - Guimarães, Madiguima , GmrTv (televisão oficial) e Bike Magazine. A Água Serra da Penha é a água oficial da Maratona BTT de Guimarães - Interdesign.


A Maratona BTT de Guimarães – Interdesign resultou de uma parceria entre a ACM - Associação de Ciclismo do Minho e a Candibyke.
Fundada em 12 de Outubro de 1977 e com sede em Guimarães, a ACM (www.acm.pt) tem como objecto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo), estando integrada na estrutura da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), sendo sua representante na região. Instituição de Utilidade Pública, Medalha de Ouro da FPC e Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Guimarães, a ACM teve inscritos na última época desportiva 1750 atletas, 62 clubes, promoveu 115 dias de provas, mobilizou 1000 colaboradores voluntários no total das diversas provas e movimentou 20.000 atletas no total de todas as actividades.
A Candibyke (www.candibyke.com) é uma conceituada empresa de comercialização de todo o tipo de bicicletas. Com 16 anos de experiência no mercado e lojas em Rebordosa e Sobrado, concelho de Paredes, a Candibyke é uma referência do sector. A empresa é propriedade e gerida por Paulo Monteiro, mecânico especializado, com provas dadas, durante vários anos, em equipas de ciclismo do pelotão nacional e internacional.