Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Taça de Portugal de Trial Bike - Guimarães 2011

O Campeão Nacional de Trial Bike, João Sousa, foi o vencedor da etapa de Guimarães da Taça de Portugal de Trial Bike, prova disputada no Parque de Trial Bike da "Cidade Berço". Diogo Pereira venceu na categoria de seniores, José Sequeira em Open 2 e Gonçalo Pereira em Open 1.

João Sousa consolidou a liderança da Taça de Portugal de Trial Bike, em elites, ao conquistar em Guimarães mais uma vitória que lhe permite abordar a última prova da competição com uma boa vantagem para vencer o título.
Na prova disputada no Parque de Trial Bike de Guimarães, tecnicamente exigente e com o calor a avolumar as dificuldades, João Sousa teve uma excelente prestação, somando apenas 7 pontos de penalização. O segundo classificado, Daniel Sousa, terminou a prova com 24 pontos e o terceiro, Filipe Gomes (Team Bike Zone), com 35. Na categoria de elites, Jorge Ferreira (Team Bike Zone) foi quarto classificado (36 pontos) e Pedro Araújo o quinto (70 pontos).
Em seniores, Diogo Pereira também não deu hipóteses à concorrência, vencendo a prova com 38 pontos. José Eduardo Torres (Amigos da Montanha) ficou em segundo lugar (57 pontos) e Pedro Abreu (Team Bike Zone) em terceiro.
Em Open 2 a vitória foi de José Sequeira que concluiu as zonas do Parque de Trial Bike de Guimarães com 15 pontos, deixando na segunda posição Hélder Ferraz (22 pontos) e na terceira João Novais (33 pontos). André Freitas e Victor Feio foram, respectivamente, quarto e quinto classificados.
Gonçalo Pereira venceu na categoria de Open 1 com a pequena diferença de dois pontos para o segundo classificado, Luís Araújo, ocupando a terceira posição do pódio Bruno Gonçalves.
Aquando da realização da etapa de Guimarães da Taça de Portugal de Trial Bike, a Associação de Ciclismo do Minho anunciou a realização, ainda em 2011, do primeiro Campeonato Regional de Trial Bike que integrará provas em Braga, Barcelos e Guimarães.
Recorde-se que o Parque de Trial Bike de Guimarães, o primeiro do País, surgiu após a realização do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike no Castelo de Guimarães, em Setembro do ano passado.
A prova de Guimarães da Taça de Portugal de Trial Bike foi organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e ACRD Loureira, contando com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Cision, Reclamos Vitória, Bike Zone – Guimarães, Artecanter (Atães), Serração de Madeiras Matos (São Torcato) e Sape Gato.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido. 

Guimarães recebe no dia 26 de Junho a terceira e penúltima prova da Taça de Portugal de Trial Bike. A disputar no Parque de Trial Bike de Guimarães (junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro) a competição terá início pelas 14 horas e contará com a presença dos melhores atletas da especialidade.

A Taça de Portugal de Trial Bike prossegue no próximo dia 26 de Junho (domingo), a partir das 14 horas, com a realização da terceira de quatro provas no Parque de Trial Bike de Guimarães.
Cumpridas as etapas de Peniche e Vila Verde será agora a vez da “Cidade Berço” acolher os melhores atletas desta vertente do ciclismo antes da realização da última prova (Porto, 24 de Julho).
A realização do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike no Castelo de Guimarães, em Setembro do ano passado, conduziu à criação em Guimarães do primeiro Parque de Trial do País que agora receberá a sua primeira competição oficial.
Na manhã do dia da competição, o Parque de Trial Bike será o local de partida e de chegada do passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal", iniciativa de lazer promovida pela Associação de Ciclismo do Minho que contará com a participação de Tiago Machado, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues, Palatsi, Mário Miranda, Marisa Barros, António Ascensão e as equipas de ciclismo do Vitória Sport Clube (ciclismo de estrada e BTT).
A etapa de Guimarães da Taça de Portugal de Trial Bike é organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e ACRD Loureira, contando com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Cision, Reclamos Vitória, Bike Zone – Guimarães, Artecanter (Atães), Serração de Madeiras Matos (São Torcato) e Sape Gato.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

 

Reportagem do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike
Guimarães, 19 de Setembro de 2010