Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3º XCO Internacional - Diverlanhoso
Taça de Portugal de BTT XCO - Marietel

A segunda etapa da Taça de Portugal de Cross Country (XCO) – Marietel, disputada no Parque Aventura DiverLanhoso, Póvoa de Lanhoso, permitiu a Portugal somar mais 46 pontos para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.

Resultando de uma parceria entre a Diverlanhoso, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, o 3º XCO Internacional foi disputado por 370 atletas de diversas categorias, tendo sido realizado simultaneamente o primeiro Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - BTT da zona norte.

Depois da prova da Póvoa de Lanhoso, o Minho acolhe no dia 11 de março o BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos/Troféu Objetivo 2012, organizado pela ACM, Morávia e Federação Portuguesa de Ciclismo que também pontuará para o raking olímpico. 

Na prova da Póvoa de Lanhoso, o campeão nacional de elite, David Rosa, foi o principal responsável pela colecta de pontos para Portugal, pois amealhou 40, graças ao segundo lugar na corrida, a apenas 29 segundos do vencedor, o espanhol Rubén Ruzafa (Orbea). O outro corredor a contribuir para o ranking do país foi Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), 12.º classificado. Pontuam para o apuramento olímpico os três ciclistas melhor classificados de cada nação no ranking mundial. O terceiro homem português é Tiago Ferreira, que não alinhou, devido a lesão.

Além de Ruzafa e de Rosa, o pódio do 3º XCO Internacional - Diverlanhoso completou-se com o polaco Piotr Brzozka (JPG-2 Professional MTB Team), terceiro classificado. Nas contas da Taça de Portugal de XCO – Marietel, David Rosa ascendeu ao comando da geral individual de elite.

O sector feminino foi dominado pela polaca Paula Gorycka, que teve na espanhola Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), segunda classificada, a principal adversária. Joana Barbosa (Póvoa de Varzim) foi a terceira. Lucia Vazquez manteve o comando da geral.

O júnior Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) permanece invicto na Taça de Portugal Marietel. Na semana passada impôs-se em Silves e, na Póvoa de Lanhoso, não deu hipóteses à concorrência, cimentando o primeiro posto na geral. Ana Tomás (BTT Seia) também manteve o ímpeto ganhador, sendo líder destacada no sector feminino dos juniores.

Em cadetes, tanto masculinos como femininos, a corrida do parque DiverLanhoso proporcionou novas lideranças da geral individual, com os vencedores da prova minhota, Luís Ferreira (Strix/Tóbikes) e Ana Sofia Silvestre (Clube Xelb), a saltarem para o comando.
 
O veterano A Carlos Gomes (Xyami/Fagor/Nova Vida) repetiu o triunfo da semana passada, reforçando a liderança nesta categoria. António Silva (CC Gondomar/Sram/BMC/SPR) foi o melhor em veteranos B+C na pista de Diverlanhoso, mas António Sousa (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), quarto na corrida do Minho, manteve a liderança na geral. A veterana Teresa Fernandes (Clube Xelb) festejou mais um triunfo e é cada vez mais líder.
Por equipas, impôs-se na Póvoa de Lanhoso a formação minhota Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas.

O 3º XCO Internacional - Diverlanhoso teve o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Bike Zone, Rafting Atlântico, CocaCola e da Powerade.

Localizado no coração do concelho da Póvoa de Lanhoso e ocupando uma área total de 170 hectares que o torna um dos maiores Parques Aventura da Europa, a DiverLanhoso está dotada de seis bungalows, duas camaratas, zona de acantonamento com 10 hectares, um restaurante panorâmico, um pequeno auditório, um lago artificial e uma loja de equipamentos para desporto e atividades de ar livre. O Parque Aventura Diver Lanhoso apresenta inúmeras propostas de turismo ativo que combinam na perfeição a natureza com a aventura.

O Parque Aventura DiverLanhoso recebe no dia 4 de março o 3º XCO Internacional - Diverlanhoso, prova que contará com a presença da "fina-flor" do BTT. No mesmo dia o parque aventura acolhe o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - BTT da zona norte.

Resultando de uma parceria entre a Diverlanhoso, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, o 3º XCO Internacional tem o aliciante extra de pontuar para o raking de apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres, assim como para a Taça de Portugal de Cross Country Marietel. O encontro de escolas será o primeiro da época para os jovens atletas da zona norte.

Depois da prova da Póvoa de Lanhoso, o Minho acolherá no dia 11 de março o BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos/Troféu Objetivo 2012, organizado pela ACM, Morávia e Federação Portuguesa de Ciclismo que também pontuará para o raking olímpico. 

A competição do 3º XCO Internacional Diverlanhoso começará às 10 horas com a prova destinada às categorias de veteranos (A, B e C), iniciando-se às 12h30 a corrida de cadetes, juniores, cadetes (fem.), juniores (fem) e veteranas. Pelas 14h45 será dada a partida para as provas de elites e sub 23 (masc. e fem.).

O Encontro Inter-Regional de Escolas começará às 10 horas com a realização da prova de destreza para benjamins e, pelas 10h30, para o escalão de iniciados. O programa da atividade inclui ainda provas de XCO para iniciados, infantis e juvenis, devendo terminar pelas 13 horas.

As inscrições de atletas federados para o 3º XCO Internacional - Diverlanhoso devem ser efetuadas no site da Federação Portuguesa de Ciclismo (aqui), enquanto os atletas da vertente de promoção deverão inscrever-se através do endereço de email nelsonsilva@diver.com.pt.

O 3º XCO Internacional - Diverlanhoso tem o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Bike Zone, Rafting Atlântico, CocaCola e da Powerade.

Localizado no coração do concelho da Póvoa de Lanhoso e ocupando uma área total de 170 hectares que o torna um dos maiores Parques Aventura da Europa, a DiverLanhoso está dotada de seis bungalows, duas camaratas, zona de acantonamento com 10 hectares, um restaurante panorâmico, um pequeno auditório, um lago artificial e uma loja de equipamentos para desporto e atividades de ar livre. O Parque Aventura Diver Lanhoso apresenta inúmeras propostas de turismo ativo que combinam na perfeição a natureza com a aventura.