Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objectivo 2012

O XCO Internacional de Moreira de Cónegos rendeu a Portugal mais 16 pontos para o ranking de apuramento para os jogos olímpicos de Londres. David Rosa e Lucia Crespo venceram na categoria de elites, Gonçalo Amado e Ana Tomás em juniores, Rui Guimarães em veteranos A, Rui Lavarinhas em veteranos B, Bruno Machado e Diana Ferreira em cadetes, Iolanda Sousa nas veteranas e Manuel Lopes na promoção.
Palco dos Campeonatos Nacionais de BTT - Cross Country (XCO) em 2011, a vila de Moreira de Cónegos, Guimarães, recebeu a fina-flor do BTT para a competição internacional que permitiu a Portugal amealhar mais 16 pontos para o ranking olímpico.
Na última contagem do ranking internacional (fevereiro) Portugal ocupava o 28º lugar e os atletas portugueses precisam de somar pontos para alcançar o 24º posto e viabilizar a primeira participação olímpica portuguesa na modalidade de BTT XCO.
A prova de Moreira de Cónegos - organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Morávia e pela Federação Portuguesa de Ciclismo - rendeu a Portugal o máximo de pontos possível numa corrida da categoria C3, perante o facto de apenas dois dos três corredores lusos capazes de pontuarem - David Rosa e Rúben Almeida - estarem aptos a fazê-lo, devido à lesão de Tiago Ferreira.
O XCO Internacional de Moreira de Cónegos terminou com um balanço muito positivo em termos organizativos e desportivos, pontuando também para a classificação do Troféu Objetivo 2012, uma distinção promovido com o propósito de potenciar a qualificação olímpica de Portugal na vertente de BTT-XCO.
Num magnífico dia de sol e com muito público a assistir, o campeão nacional de elite, David Rosa, ganhou com autoridade, enquanto Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) foi segundo classificado, a 3m36s. O terceiro foi Mário Costa (ASC/Bike Zone), a 6m10s do vencedor.
No duro circuito de Moreira de Cónegos, a espanhola Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira) impôs-se no sector feminino, deixando Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim), a 1m16s, e a estónia Maaris Meier (Somamaratonas), a 3m39s.
Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) foi o melhor júnior masculino, sendo imitado por Ana Tomás (BTT Seia) entre as juniores. Com uma prestação notável, o Campeão Nacional Gonçalo Amado deixou o segundo classificado, José Dias (21 Store / Casa do Povo de Retorta), a mais de quatro minutos de distância, tendo concluído a prova em terceiro o jovem Diogo Figueiredo (JUM Marinhas - Sanitop - KTM) que nas últimas voltas perdeu o segundo posto por ter sido vítima de um furo. Em femininos, Joana Monteiro (ASC / Bike Zone) terminou em segundo e Marisa Santos (CDC Navais - Póvoa do Varzim) em terceiro.
Na categoria de cadetes impuseram-se Bruno Machado (Seissa/Roriz/Frulac) e Diana Ferreira (BTT Braguinhas/Padim da Graça). André Moreira (Santa Cruz/Bicicastro) ocupou a segunda posição do pódio e Fábio Abreu (JUM Marinhas - Sanitop - KTM) a terceira, enquanto na classificação feminina sucederam a Diana Ferreira as atletas Desiree Castro (Aquagest) e Mariana Pedrosa (Escola Liberty Seguros / Patocycles / ADSL)
Rui Guimarães (Terríveis/Tomobike/Metalocardoso) ganhou a prova de veteranos A, relegando para as posições seguintes Carlos Rocha  (SAERTEX Portugal / Bicicletas Lavarinhas) e Aurélio Reis (Firstbike Focus Team).
O Campeão Nacional Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) triunfou entre os veteranos B e C, classificando-se António Silva (CC Gondomar / SRAM / BMC / SPR) em segundo e Abel Machado (JUM Marinhas - Sanitop - KTM) em terceiro. Iolanda Sousa (Patocycles/Ripolins/ADSL) foi a única veterana classificada e na vertente de promoção venceu Manuel Lopes (Malhos Team).
O BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos/Troféu Objetivo 2012 contou com os seguintes apoios: Farmácia Pereira da Silva, Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Câmara Municipal de Guimarães, Instituto Português da Juventude, Desporto Escolar, Cision, Reclamos VitóriaBike Magazine, Xdoc, Bombeiros Voluntários de Vizela, Vitalis, Liberty Seguros, Cepsa, Restaurante PoloNorte, SC, MabCozinhas, Moto Espinha, Confecções Cruzeiro, Bike Zone, MalhAncide, Famidoce2 e Machados, Lda. São Media Partners: RTP 2, O Cónego, Guimarães Digital, Guimarães TV, Rádio Fundação, Rádio Vizela, Freebike e Diário do Minho.

A vila de Moreira de Cónegos, Guimarães, recebe no dia 11 de março o BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos/Troféu Objetivo 2012, competição que poderá contribuir para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres.
Na véspera, também em Moreira de Cónegos, será promovido um Encontro de BTT Escolar que reunirá jovens das regiões do Minho e do Porto.

Palco dos Campeonatos Nacionais de BTT - Cross Country (XCO) em 2011, a vila de Moreira de Cónegos acolherá desta vez uma competição internacional que contará com a presença da fina-flor do BTT para disputar uma prova que será determinante Portugal conseguir o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres.
Na última contagem do ranking internacional (fevereiro) Portugal ocupava o 28º lugar e os atletas portugueses precisam de amealhar mais pontos para alcançar o 24º posto e viabilizar a primeira participação olímpica portuguesa na modalidade de BTT XCO.
A par dos principais betetistas portugueses, o BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos/Troféu Objetivo 2012 contará com a presença de diversos ciclistas estrangeiros, alguns do top 50 mundial.
A prova de Moreira de Cónegos - organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Morávia – Associação Juvenil e pela Federação Portuguesa de Ciclismo – pontuará também para a classificação do Troféu Objetivo 2012, uma distinção promovido com o propósito de potenciar a qualificação olímpica de Portugal na vertente de BTT-XCO.
Depois de Portugal ter somado pontos para a qualificação olímpica no Minho 46 (na prova disputada no dia 4 de março na Póvoa de Lanhoso) Moreira de Cónegos assistirá agora à disputa de mais pontos com vista à ambicionada qualificação, esperando-se a presença de muito público para apoiar e incentivar os atletas portugueses.
A prova arranca às 10h00 com a corrida de veteranos, prossegue às 12h30 com a série que junta as femininas e os cadetes masculinos e encerra a partir das 14h45, hora prevista para o arranque da manga de elite, sub-23 e juniores.

Na manhã do dia 10 de março (sábado) serão promovidas no local de realização do BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos as provas de Desporto escolar, variante BTT-XCO, destinadas a jovens estudantes das regiões do Minho e do Porto. Da parte da tarde, com início às 15 horas, realiza-se uma atividade de Trial Bike que contará com a presença dos melhores atletas nacionais da especialidade.
O BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos/Troféu Objetivo 2012 conta com os seguintes apoios: Farmácia Pereira da Silva, Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Câmara Municipal de Guimarães, Instituto Português da Juventude, Desporto Escolar, Cision, Reclamos VitóriaBike Magazine, Xdoc, Bombeiros Voluntários de Vizela, Vitalis, Liberty Seguros, Cepsa, Restaurante PoloNorte, SC, MabCozinhas, Moto Espinha, Confecções Cruzeiro, Bike Zone, MalhAncide, Famidoce2 e Machados, Lda. São Media Partners: RTP 2, O Cónego, Guimarães Digital, Guimarães TV, Rádio Fundação, Rádio Vizela, Freebike e Diário do Minho.
 

Programa do BTT XCO Internacional de Moreira de Cónegos/Troféu Objetivo 2012

 

Sábado (10 de março)
09h00 às 13h00: Desporto Escolar - BTT XCO
10h00: Abertura de secretariado
10h15: Abertura do circuito para treinos
13h00: Encerramento do secretariado e do circuito
14h30: Abertura do circuito para treinos
14h30: Abertura do secretariado
15h00: Trial Bike
18h00: Encerramento do circuito para treinos
18h15: Reunião de prova 

Domingo (11 de março)
8h00: Abertura do secretariado
9h00: Encerramento da confirmação de inscrições
9h45: Chamada para a corrida C1
10h00: Corrida C1
12h00: Entrega de prémios da corrida C1
12h20: Chamada para a corrida C2
12h30: Corrida C2
14h15: Entrega de prémios da corrida C2
14h30: Chamada para a corrida C3
14h45: Corrida C3
17h00: Entrega de prémios da corrida C3 e equipas

 

INSCRIÇÕES

Atletas federados: aqui

Promoção: As inscrições para os atletas da classe de Promoção devem ser efectuadas através do endereço de email moravia@sapo.pt com indicação da seguinte informação: Nome completo, data de nascimento, sexo, Nº de BI, equipa, contactos (tel e email).

Sábado (10 de março)
09h00 às 13h00: Desporto Escolar - BTT XCO
10h00: Abertura de secretariado
10h15: Abertura do circuito para treinos
13h00: Encerramento do secretariado e do circuito
14h30: Abertura do circuito para treinos
14h30: Abertura do secretariado
15h00: Trial Bike
18h00: Encerramento do circuito para treinos
18h15: Reunião de prova 

Domingo (11 de março)
8h00: Abertura do secretariado
9h00: Encerramento da confirmação de inscrições
9h45: Chamada para a corrida C1
10h00: Corrida C1
12h00: Entrega de prémios da corrida C1
12h20: Chamada para a corrida C2
12h30: Corrida C2
14h15: Entrega de prémios da corrida C2
14h30: Chamada para a corrida C3
14h45: Corrida C3
17h00: Entrega de prémios da corrida C3 e equipas