Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO Citânia do Facho
Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc

Rúben Nunes venceu de forma categórica o 1º BTT Cross Country Citânia do Facho, segunda prova do Campeonato Regional do Minho disputada em Roriz, Barcelos.
Cerca de duas centenas de betetistas participaram na competição que foi presenciada por muito público. O sucesso da prova realizada no monte do Facho conduzirá à reedição em próximos anos.

Pontuável para o Campeonato Regional do Minho de BTT XCO - Xdoc, a prova foi organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, tendo sido disputada no monte do Facho, seguramente, um dos miradouros mais privilegiados do Minho com um notável património cultural e arqueológico.


No escalão de Elites, o Campeão Regional em título, Rúben Nunes (ASC/Bike Zone), não deu hipóteses há concorrência e logo na primeira volta ao circuito vincou uma clara vantagem em relação aos opositores. Depois de Rúben Nunes concluiu o 1º BTT Citânia do Facho, na segunda posição, Jorge Salgado (CDC Navais – Póvoa de Varzim),  enquanto José Carneiro (ASC/Bike Zone) - que na temporada passada “experimentou” o XCO, competindo na Promoção - foi o terceiro classificado.
Na categoria de juniores, Diogo Figueiredo (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ) também deixou toda a concorrência a uma distância considerável  logo após o arranque da prova, tendo vencido sem contestação. José Dias (21 Store/Casa do Povo da Retorta) foi segundo classificado e Tiago Amorim (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas), no seu primeiro ano de júnior, conquistou o terceiro lugar.


A conquista do Campeonato Regional do Minho de BTT XCO - Xdoc na categoria de Veteranos A promete luta acesa, a avaliar pelo sucedido nas provas já disputadas. Rui Guimarães (Terriveis/Tomobike/Metalcardoso) foi o vencedor na Citânia do Facho, tendo Fábio Angiolucci, (Rodabike/ACRG/Gondomar) sido segundo e o campeão minhoto, Aurélio Reis (Firstbike Focus Team) o terceiro.
Nos Veteranos B e C, Abel Machado (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ) venceu de forma clara, relegando para a segunda posição Rodolfo Lopes (ASC/Bike Zone) e para a terceira Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar).
Na categoria feminina, a Campeã Nacional de juniores, Joana Monteiro  (ASC/Bike Zone), deixou as adversárias a distância considerável, concluindo na segunda posição Ana Rita Vale (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas) e na terceira a cadete Diana Ferreira (BTT Braguinhas/Padim da Graça).
Nos cadetes venceu Nelson Ferreira (Escola Tomatubikers Famalicão), tendo as restantes posições do pódio sido ocupadas por Fábio Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) e por João Antunes (CRC/ Afacycles/Vegas Cosmetics), este último atleta a cumprir em 2012 o seu primeiro ano na categoria de cadetes.


Nos escalões de Escolas, António Azevedo (Esc. Tomatubikes Famalicão), voltou a vencer no escalão de juvenis, ficando na segunda posição João Batista (Joane BTT/Trilhos Bike) e no terceiro posto João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar).
Em Infantis, o jovem Miguel Sousa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) continua imparável e voltou a ganhar destacado, classificando-se na segunda posição o espanhol Nicolás Carrera (Monteferro Bike Clube) e na terceira o colega de equipa César Costa, repetindo-se o pódio da primeira prova do campeonato regional minhoto disputado em Tregosa.
Na categoria de promoção, o vencedor foi Abel Machado (JUM Marinhas/Sanitop/KTM), seguindo-se Manuel Lopes (Malhos Team BTT)  e Rui Macedo (Ciclo Ucha).
Coletivamente a grande vencedora foi a formação da ASC/Bike Zone, ficando na segunda posição a formação da JUM Marinhas/Sanitop/KTM e na terceira a equipa do Joane BTT/Trilhos Bike.
A classificação coletiva de escolas foi ganha pela CRC/Planicosta/BikeWorld, terminando a formação Esposende JUM Marinhas/Sanitop/KTM no segundo posto e a Joane BTT/Trilhos Bike no terceiro.
 

A próxima prova do Campeonato Regional do Minho de BTT XCO - Xdoc será o 3º BTT XCO - DiverLanhoso agendado para o dia 15 de abril, realizando-se na véspera a terceira prova do Desporto Escolar da região do Minho.

O 1º BTT XCO Citânia do Facho teve o apoio da patrocínio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, EMDB, Matias & Araújo, SA, Minipreço (Roriz - Barcelos), Confort - Electrodomésticos, La Bomba, Seissa, Super Bock, Fisivida, XdocCision, Reclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial). 

 

O Monte do Facho abrange as freguesias de Roriz, Oliveira e Alheira que se situam na ligação de Barcelos para Prado, via Estrada Nacional 205, ou então na ligação interior que liga Barcelos a Roriz pela nacional 206.
Este monte constitui um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, destacando-se a Capela de São Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.
Seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho, do cimo do Monte do Facho é possível ter uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado, a montante de Braga a caminho do Atlântico, e das serranias do Gerês.

 

Reportagem canal PAULOSSROCHA1 (http://www.youtube.com/user/PAULOSSROCHA1)

O 1º BTT XCO Citânia do Facho - Barcelos será disputado no dia <b>25 de março</b>. Pontuável para o Campeonato Regional do Minho de BTT XCO - Xdoc, a prova é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, estando o início marcado para as 14 horas.

O 1º BTT XCO Citânia do Facho integrará provas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos (A e B).
O programa inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30, iniciando-se a competição às 14h00 com a realização das provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos (A e B) começarão a competir às 15h15, estando a cerimónia protocolar prevista para as 17h30.
O Monte do Facho abrange as freguesias de Roriz, Oliveira e Alheira que se situam na ligação de Barcelos para Prado, via Estrada Nacional 205, ou então na ligação interior que liga Barcelos a Roriz pela nacional 206.
Este monte constitui um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, destacando-se a Capela de São Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.
Seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho, do cimo do Monte do Facho é possível ter uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado, a montante de Braga a caminho do Atlântico, e das serranias do Gerês.

O 1º BTT XCO Citânia do Facho tem o apoio da patrocínio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, EMDB, Matias & Araújo, SA, Minipreço (Roriz - Barcelos), Confort - Electrodomésticos, La Bomba, Seissa, Super Bock, Fisivida, XdocCision, Reclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial). 

O Campeonato Regional do Minho de BTT - XCO de 2012 é patrocinado pela Xdoc, concessionária exclusiva Xerox no Minho. A Xdoc comercializa equipamentos de escritório, nomeadamente, impressoras e multifuncionais, soluções de impressão e consumíveis.
Com escritórios em Guimarães e Braga, a concessionária exclusiva Xerox no Minho atua exclusivamente no mercado empresarial, acompanhando em permanência a evolução das novas tecnologias e procurando corresponder às necessidades do mercado, antecipando ofertas e soluções.
Centrando a sua atuação em equipamentos de grande produção, equipamentos A4 e A3, consumíveis originais compatíveis, software de impressão e serviço de pós-venda, a Xdoc proporciona soluções que estabelecem boas relações entre a qualidade e o preço.