Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
4º BTT-XCO / Joane BTT
Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc

Rúben Nunes, Rui Lavarinhas, Gonçalo Amado, Ilda Pereira , Fábio Angiolucci, Fábio Abreu, António Azevedo e Miguel Sousa foram os grandes vencedores do 4º XCO Joane BTT.
A próxima prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc será disputada no dia 10 de junho em Souto Santa Maria (Guimarães).

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Clube de Cicloturismo Joane BTT, o 4º XCO - Joane BTT, quinta prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc, foi disputado nas imediações do Centro Hípico de Joane (Vila Nova de Famalicão) e contou com a presença de perto de 200 atletas.
No escalão de elites, Ruben Nunes (ASC/Bike Zone) venceu de forma convincente e cimentou a liderança no campeonato minhoto, pedalando determinado para a revalidação do título. Jacinto Fiúza (Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas) foi segundo classificado em Joane (reforçou a vice-liderança do campeonato) e Pedro Carvalho (C.C. Gondomar/BMC/SRAM/SPR) terminou a corrida na terceira posição.
Gonçalo Amado (Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas), Campeão Nacional de juniores, também venceu de forma clara na segunda presença em 2012 no campeonato regional onde despontou para a modalidade. Diogo Figueiredo (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ) não foi além do segundo lugar e José Dias (21 Store/Casa do Povo da Retorta) do terceiro, mantendo este último, no entanto, a liderança no campeonato do Minho.
Em femininos, Ilda Pereira (BTT Torcatense/Liberty Seguros/Lapierre) averbou nova vitória e encurtou a distância para a líder do campeonato minhoto, a jovem Campeã Nacional de juniores Joana Monteiro (ASC/Bike Zone) que em Joane terminou na segunda posição.  Ana Rita Vale (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas) ficou na terceira posição, mantendo a vice-liderança da competição.
Rui Lavarinhas (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas), Campeão Nacional de BTT Cross Country e de BTT Maratonas, ganhou de forma categórica a corrida de veteranos B+C, enquanto António Silva (C.C. Gondomar/BMC/SRAM/SPR) ficou na segunda posição e Rodolfo Lopes (ASC/Bike Zone) na terceira.
Em veteranos A, Fábio Angiolucci (Rodabike/ACRG/Gondomar) registou nova vitória, reforçando a liderança do campeonato, deixando José Lemos (Joane BTT/Trilhos Bike), a correr em casa, na segunda posição e Hugo Castro (Rodabike/ACRG/Gondomar) na terceira.
Nos cadetes, Fábio Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ) esteve imparável e deixou a concorrência bem longe, o que lhe permitiu sair de Joane no terceiro posto do Campeonato Regional do Minho. Joel Araújo (Matias & Araújo / ACR Roriz BTT) foi o segundo classificado e José Loureiro (BTT Braguinhas/Padim da Graça) terminou em terceiro. Nelson Ferreira (Escola Tomatubikers Famalicão), sexto lugar em Joane, lidera a classificação geral do campeonato.
Em juvenis, António Azevedo (Escola Tomatubikes Famalicão) obteve na quinta prova do campeonato a quinta vitória, tendo Filipe Santos (Team Bicivendas /ADS Maia) sido segundo e Tiago Araújo (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) terceiro.
Em infantis, Miguel Sousa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) voltou a vencer destacado conseguindo também a quinta vitória em cinco provas. Em segundo lugar terminou Vinício Rodrigues (individual) e em terceiro o colega de equipa César Costa.
Por último, na categoria de Promoção, o vencedor foi Hugo Costa (Individual), relegando para a segunda posição Joaquim Martins (Joane BTT/Trilhos Bike) e para o terceiro posto Pedro Freitas (Individual).
Coletivamente a Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas  foi a grande vencedora, ficando em segundo a ASC/Bike Zone e em terceiro a formação da JUM Marinhas/Sanitop/KTM.
Na classificação coletiva de Escolas a CRC/Planicosta/BikeWorld fez o pleno de vitórias do regional minhoto, ficando na segunda posição a formação de Esposende JUM Marinhas/Sanitop/KTM e na terceira a Escola BTT de Matosinhos.

Destaque ainda para a “prova extra de iniciação” (realizada como habitualmente no Minho após a competição e antes da cerimónia protocolar) que junta cada vez mais crianças para experimentar o BTT, dando as primeiras pedaladas em ambiente de festa e grande entusiasmo.

No 4º XCO - Joane BTT a Associação de Ciclismo do Minho promoveu mais uma ação de divulgação do Plano Nacional de Ética no Desporto, uma iniciativa da Secretaria da Estado do Desporto e Juventude com a qual a associação minhota está a cooperar.

O 4º XCO - Joane BTT teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Centro Hípico de Joane, Unimoda, Padaria Carvalho, Serralharia Carvalho, Reclamos VitóriaCision e da Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).
 

A vila de Joane recebe no dia 3 de junho o 4º BTT - Clube de Cicloturismo Joane BTT, quinta prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc. A competição decorrerá nas imediações do Centro Hípico de Joane (Vila Nova de Famalicão).

O 4º BTT XCO - Joane BTT integrará provas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos.
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Clube de Cicloturismo Joane BTT, o programa inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30. Pelas 14 horas terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.
No ano passado, em elites, Rúben Nunes (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) venceu de forma categórica o 3º BTT XCO de Joane, reforçando aí conquista do título de Campeão Regional do Minho de BTT XCO. A prova de Joane conheceu ainda os seguintes vencedores: Carlos Leal (juniores), Deolinda Carracena (femininos), Carlos Rocha (veteranos A), Mário Fernandes (veteranos B+C), João Santos (cadetes), João Antunes (juvenis), Miguel Sousa (infantis), José Freitas (promoção).

O 4º BTT XCO - Joane BTT tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Centro Hípico de Joane, Unimoda, Padaria Carvalho, Serralharia Carvalho, Reclamos VitóriaCision e da Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).