Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO de Souto Santa Maria
Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc

Numa extraordinária jornada de BTT, a freguesia de Souto Santa Maria, em Guimarães, recebeu o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc.
Rui Lavarinhas, Jorge Salgado, Diogo Figueiredo, Fábio Angiolucci, Ilda Pereira, Bruno Machado, Vitor Lima e Vinício Rodrigues foram os grandes vencedores do 1º BTT XCO de Souto Santa Maria.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, a sexta prova do campeonato minhoto de BTT Cross Country foi disputada no Parque Desportivo de Souto Santa Maria, um aprazível local com cerca de 200 mil metros quadrados de área, integrando uma extensa zona de lazer, circuitos e caminhos pedonais, parque de merendas, parque infantil, pavilhão desportivo e campos de futebol (onze e de sete).
Numa altura em que Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc entrou na fase decisiva para a definição das classificações finais e para a atribuição dos títulos de Campeões Regionais, mais de centena e meia de atletas compareceu em Souto Santa Maria e estreou o circuito de BTT da freguesia.
O percurso de Souto Santa Maria surpreendeu os atletas não só pela dificuldade mas também pela rapidez, surgindo na sexta etapa do conceituado campeonato minhoto esta novidade que proporcionou espetáculo e emoção até ao fim. Na verdade, o circuito, considerado rápido, levou a que a grande maioria das decisões fosse conhecida em sprintes muito disputados nos derradeiros duzentos metros da reta da meta. A população de Souto Santa Maria correspondeu em pleno ao espetáculo, competitividade e emoção proporcionados pela prova do Campeonato Regional do Minho de BTT, associando-se plenamente à festa do ciclismo, vibrando e apoiando os atletas em todas as corridas realizadas.
No escalão de elites, um grupo de quatro atletas chegou isolado à reta da meta, discutindo entre si a vitória final. Jorge Salgado (CDC Navais/Póvoa de Varzim) foi o mais forte no sprint batendo toda a concorrência e deixando na segunda posição Jacinto Fiúza (Saertex Portugal - Bicicletas Lavarinhas), na terceira o galego Alberto Pedreira (CC Bici Verde) e na quarta Luís Pereira (JoaneBTT/Trilhos Bike). O Campeão Regional do Minho, Rúben Nunes (ASC/Bike Zone), mantém a liderança no Campeonato, embora Jacinto Fiúza, em segundo, se tenha aproximado do primeiro lugar.
Rui Lavarinhas, Campeão Nacional de BTT Cross Country e de BTT Maratonas, venceu de forma categórica a corrida de veteranos B e C. Abel Machado (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ) terminou na segunda posição, mantendo o primeiro lugar no campeonato, enquanto o seu colega de equipa João Araújo terminou em terceiro. Rui Lavarinhas (Saertex Portugal - Bicicletas Lavarinhas), após a vitória em Souto Santa Maria, subiu à vice-liderança do campeonato minhoto.
A vimaranense Ilda Pereira (BTT Torcatense/Liberty Seguros/Lapierre), campeã em título, obteve nova vitória e alcançou a liderança do Campeonato Regional do Minho, tendo Ana Rita Vale (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas) terminado na segunda posição e Diana Ferreira (BTT Braguinhas/Padim da Graça) na terceira. Com alguns problemas físicos, a minhota e jovem Campeã Nacional de juniores, Joana Monteiro (ASC/Bike Zone), não foi além da décima posição em Souto Santa Maria, descendo assim ao terceiro lugar da classificação geral comandada agora por Ilda Pereira e com o segundo lugar ocupado por Ana Rita Vale.
Na categoria de juniores venceu o Campeão do Minho, Diogo Figueiredo (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ) que deste modo reduziu a diferença para os lugares do topo do campeonato, sendo agora o quarto classificado. José Dias (21 Store/Casa do Povo da Retorta) concluiu a prova na segunda posição e João Santos (ND de Travanca/Bicicletas Andrade) na terceira, mantendo, respetivamente, o primeiro e segundo lugares da geral.
Fábio Angiolucci (Rodabike/ACRG/Gondomar) ganhou de forma convincente em veteranos A, deixando na segunda posição o colega de equipa Hugo Castro que se superiorizou a José Lemos (Joane BTT/Trilhos Bike) sobre o risco de meta. Fábio Angiolucci está em primeiro na geral do Campeonato e o atual Campeão, Aurélio Reis (Firstbike Focus Team), quinto em Souto Santa Maria, em segundo.
Nos cadetes, Bruno Machado (Matias & Araújo/ACR Roriz BTT) só confirmou a vitória nos metros finais da prova, batendo ao sprint Fábio Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ). Nelson Ferreira (Escola Tomatubikes Famalicão) foi terceiro e conservou o primeiro lugar da geral da competição.
Nos escalões de Escolas, Vitor Lima (ND de Travanca/Bicicletas Andrade) venceu em juvenis, terminando à frente de António Azevedo (Escola Tomatubikes Famalicão) e de Carlos Martins (BTT Torcatense/Liberty Seguros/Lapierre).
Em Infantis o vencedor foi Vinício Rodrigues (individual) e o segundo, apesar de uma avaria, Miguel Sousa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics), terminando em terceiro o seu colega de equipa César Costa.
Na categoria de promoção, o primeiro a concluir a prova foi Manuel Filipe Lopes (ASC/Bike Zone), seguindo-se Pedro Freitas (Individual) e Francisco Neves (ADNBIKE – KTM).
Coletivamente a Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas foi a grande vencedora do 1º BTT XCO - Souto Santa Maria, classificando-se em segundo a JUM Marinhas/Sanitop/KTM e em terceiro a Rodabike/ACRG/Gondomar.
Na classificação coletiva de Escolas a CRC/Planicosta/BikeWorld somou a sexta vitória em seis provas, ficando na segunda posição uma vez mais a formação de Esposende JUM Marinhas/Sanitop/KTM e na terceira a Escola Tomatubikers Famalicão.
Destaque ainda para a “prova extra de iniciação” (realizada como habitualmente no Minho após a competição e antes da cerimónia protocolar) que junta cada vez mais crianças para experimentar o BTT, dando as primeiras pedaladas em ambiente de festa e grande entusiasmo.
O 1º BTT XCO de Souto Santa Maria teve o apoio da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, Cision, Reclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT), Tempo Livre, Artur Salgado - Seguros, JonelFerra - Stand Oficina Motos, Cova do Ouro - Café Restaurante e Auto Reparadora José Lopes e do comércio e indústria local.
A próxima prova do competitivo Campeonato Regional do Minho de BTT XCO - Xdoc será o 1º BTT XCO de Paredes de Coura, agendado para o dia 1 de julho.
O Campeonato Regional do Minho de BTT - XCO de 2012 é patrocinado pela Xdoc, concessionária exclusiva Xerox no Minho. A Xdoc comercializa equipamentos de escritório, nomeadamente, impressoras e multifuncionais, soluções de impressão e consumíveis.
Com escritórios em Guimarães e Braga, a concessionária exclusiva Xerox no Minho atua exclusivamente no mercado empresarial, acompanhando em permanência a evolução das novas tecnologias e procurando corresponder às necessidades do mercado, antecipando ofertas e soluções.
Centrando a sua atuação em equipamentos de grande produção, equipamentos A4 e A3, consumíveis originais compatíveis, software de impressão e serviço de pós-venda, a Xdoc proporciona soluções que estabelecem boas relações entre a qualidade e o preço.

A freguesia de Souto Santa Maria, em Guimarães, vai acolher, no dia 10 de junho, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc.
Com o campeonato minhoto a entrar na fase decisiva para a definição das classificações finais e para a atribuição dos títulos de Campeões Regionais, o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, que reúne excelentes condições para a prática desportiva, recebe o 1º BTT XCO de Souto Santa Maria.

Além das categorias de competição pontuáveis para o Campeonato, o 1º BTT XCO de Souto Santa Maria será aberto à inscrição de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção. O 1º BTT XCO de Souto Santa Maria, sexta etapa do campeonato minhoto de BTT XCO, integrará corridas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos.
O acesso do público será gratuito, esperando-se a presença de muita gente para assistir a mais uma prova do prestigiado e competitivo Campeonato Regional do Minho de BTT XCO – Xdoc, competição que está a ser disputado por cerca de 250 atletas de diversos escalões.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, o programa do 1º BTT XCO de Souto Santa Maria a disputar no dia 10 de junho inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30. Pelas 14 horas terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.
A participação de atletas federados é gratuita, custando 5 euros a inscrição de não federados (vertente de promoção - inclui seguro desportivo).
O 1º BTT XCO de Souto Santa Maria tem o apoio da Junta de Freguesia de Souto Santa Maria, Cision, Reclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT), Artur Salgado - Seguros, JonelFerra - Stand Oficina Motos, Cova do Ouro - Café Restaurante e Auto Reparadora José Lopes e do comércio e indústria local.


Com excelentes condições para a prática desportiva, incluindo zonas de apoio para a organização de eventos, o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, onde se disputará a prova, tem cerca de 200 mil metros quadrados de área, possuindo uma extensa área de lazer, circuitos e caminhos pedonais, parque de merendas, parque infantil, pavilhão desportivo e campos de futebol (onze e de sete).

Souto Santa Maria é uma freguesia do concelho de Guimarães, situada no nordeste do concelho a cerca de 12 quilómetros da cidade, inserida num meio essencialmente rural, com muita predominância do verde. A nascente a freguesia tem uma considerável área de monte e a poente o Rio Ave, sendo local privilegiado para apreciar magníficas paisagens.
A proximidade de Souto Santa Maria com a Citânia de Briteiros e os Castro de Sabroso são indícios suficientes para garantir um povoamento remoto da freguesia, existindo documentos que abonam a sua existência anterior ao séc. XII, fazendo parte do conjunto de testamento ao mosteiro de Guimarães, que no séc. XI – primeira metade se designava por “Mandamento de Souto”.
O Campeonato Regional do Minho de BTT - XCO de 2012 é patrocinado pela Xdoc, concessionária exclusiva Xerox no Minho. A Xdoc comercializa equipamentos de escritório, nomeadamente, impressoras e multifuncionais, soluções de impressão e consumíveis.
Com escritórios em Guimarães e Braga, a concessionária exclusiva Xerox no Minho atua exclusivamente no mercado empresarial, acompanhando em permanência a evolução das novas tecnologias e procurando corresponder às necessidades do mercado, antecipando ofertas e soluções.
Centrando a sua atuação em equipamentos de grande produção, equipamentos A4 e A3, consumíveis originais compatíveis, software de impressão e serviço de pós-venda, a Xdoc proporciona soluções que estabelecem boas relações entre a qualidade e o preço.

GPS: 41.519503,-8.291169
Google Maps: aqui

Freguesia pertencente ao concelho de Guimarães. A sua proximidade com a Citânia de Briteiros e dos Castro de Sabroso, são indícios suficientes para garantir um povoamento remoto nesta freguesia, bem como nas freguesias vizinhas. Existem documentos que abonam a sua existência anterior ao séc. XII, pelo menos, fez parte, nessa época de pré-nacional do conjunto de testamento ao mosteiro de Guimarães, que no séc. XI – primeira metade, pelo menos, se designava por “Mandamento de Souto”.
Situada no nordeste do concelho de Guimarães, dista cerca de 12 km da cidade. É uma freguesia inserida num meio essencialmente rural, com muita predominância do verde. onde se pode apreciar a paisagem.
A nascente tem uma considerável área de monte e a poente o Rio Ave.
Verificou-se um crescimento considerável em termos urbanísticos, sobretudo nos últimos 20 anos, mas, a Freguesia mantém uma construção individual, tipo familiar com bastantes espaços verdes comuns. 
Regista-se uma actividade agrícola bastante menor, em contrapartida com a criação de algumas pequenas empresas a laborar no loteamento industrial, situado em Souto Santa Maria, sobretudo na área dos têxteis e calçado.
A Quinta Vila Marita é um projeto na área da restauração que tem uma taxa de acupação interessante e presta um serviço de qualidade.
A freguesia possui abastecimento de água e saneamento que chega a 95% da população.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Actualmente a freguesia dispõe de uma Sala de Espectáculos com cerca de 200 lugares, palco, camarins que, tem permitido desenvolver algumas actividades de índole cultural. 
Ao longo do ano três festas de cariz religioso: Festa do Corpo de Deus, 7 de Junho, Festa em Honra de Nª Sr.ª do Rosário, (terceiro fim de semana do mês de Agosto) e a Festa do Menino Jesus (25 de Dezembro).
A freguesia tem Grupo Coral que desenvolve a sua actividade essencialmente no apoio à Igreja,
Por iniciativa de um grupo de jovens foi criado um grupo de percussão “ Os Baketas”.
Já teve um grupo de teatro “Grupo Cénico de Souto” que foi pioneiro na apresentação deste tipo de actividade em Souto Santa Maria e nas freguesias vizinhas.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

O desporto é fomentado pelo Sport Clube Estrelas Vermelhas, essencialmente vocacionado para a prática do Futebol de onze.
Em termos de instalações temos um Parque Desportivo com cerca de 200.000 metros 2 de área que tem um campo de futebol onze, um de futebol sete, um Pavilhão desportivo, uma área de lazer, um circuito / caminhos pedonais, um parque infantil.
Foi recentemente criada a Associação de Caça e Pesca de Souto Santa Maria que é a entidade responsável pela Zona de Caça Associativa de Souto Santa Maria.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Temos um Jardim-de-infância com duas salas do ensino pré primário e o funcionamento do prolongamento de horário, com cerca de 40 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A Escola EB1 com as instalações da Junta responde às necessidades da Freguesia e ao funcionamento do apoio sócio educativo.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Igreja Paroquial
A igreja de Souto Santa Maria foi antigamente Mosteiro de Cónegos de Santo Agostinho, fundado por D. Gomes de Maceira, antes do ano de 1200, segundo a Corografia (428) do qual trata o Conde D. Pedro (429. Foi “reduzida” a igreja secular por D. Fernando da Guerra, Arcebispo de Braga, segundo D. Rodrigo da Cunha na “História Eclesiástica” de Braga” (430) e posteriormente passou a Abadia do Padroado Real.
Segundo fontes que citamos:” De facto, a tradição colocava em Santa Maria de Souto a existência de uma capela dedicada a S. Bartolomeu, a qual capela deve ter representado a velhíssima igreja anterior à Nacionalidade, à qual, ainda no séc. XVIII, ia celebrar missa, no dia do titular o Pároco de S. Salvador de Souto.
Esta Igreja existiu num local chamado Fucintes.
Em 1750 por iniciativa do abade Domingos da Torre foi mandada construir a Igreja Paroquial, ao que se crê no local da actual. Aquando dessa construção a Igreja media 21,90 m x 7,90 m e tinha três altares. Sendo o altar-mor com um formoso frontal de linda talha, venera-se a titular, Nª Sr.ª da Expectação e os dois laterais são dedicados à Sr.ª do Rosário e ao Coração de Maria.
Em 1983, iniciaram-se um conjunto de obras de ampliação e beneficiação da Igreja tendo sido concluídas em 1997.

 

Capela dos Anjos
A Capela dos Anjos faz parte de quinta do Casal do Barreiro. A sua construção data de época remota.
Estando arruinada, foi reedificada no segundo quartel do séc. XVIII pelo abade Jorge de Mattos Monteiro e colocado o cruzeiro que se levanta no adro. Este Cruzeiro que tem na cruz a imagem de Cristo e em três faces da base instrumentos da paixão, indica na outra face a época da sua construção, em 1630.
Posteriormente passou esta capela a ser administrada pelos possuidores da quinta do Barreiro, cujo brasão foi colocado na fachada.
A Capela tem um altar em que se venera a titula, sacristia, e no pedestal da pia de água benta lê-se A M Gomez Amaraes Freitas (casa do Guardal de Guimarães) de que é actual representante o Sr. João Peixoto do Amaral e Freitas
Em 1870, estava praticamente arruinada.
Hoje, continua a pertencer aos donos da quinta do Casal do Barreiro e está num bom estado de conservação.


Alminhas
São pequenos altares nos quais se encontram figuradas através de um quadro, as almas do Purgatório, daí o nome de alminhas. Estes pequenos altares foram construídos com o intuito de arrecadar dinheiro, através de esmolas, para se mandar dizer missas pelas almas do Purgatório.
Existem dois pequenos altares, um está situado numa das entradas do Casal do Barreiro, foi mandado construir em 1940, pelo dono da quinta, o outro está em frente à Igreja Paroquial, mas a sua construção é bastante mais recente.

 

Pelourinhos
Existiam muitos pelourinhos em Souto Santa Maria, mas, actualmente existem cinco, junto ao Casal do Barreiro, ao Casal do Santos, junto à entrada do Cemitério, no Largo do Penedinho e no adro da Capela dos Anjos. Este é considerado monumento de interesse público.

 

Moinhos
São construções que actualmente já não estão em funcionamento que, consistiam num pequeno edifício que tinha um espaço para armazenar os cereais e a farinha e um simples e pequeno mecanismo construído em madeira, de forma a permitir que o cereal caísse lentamente para ser moído pelas mós, pedras redondas, bastante pesadas que giravam sobre uma base movidas pela força da água, moendo então o cereal. A sua principal função era a moagem do trigo e centeio, existiam um junto ao Rio Ave e três junto ao Ribeiro do Pigeiro, pois a água é fundamental para o seu funcionamento. Os seus utilizadores eram chamados de moleiros. O último “Moleiro” da freguesia foi o Sr. Francisco da Cunha que tinha um moinho junto ao Rio Ave que herdou do seu pai e fazia a distribuição da farinha na freguesia e freguesias vizinhas através duma carroça ou com os burros.

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Festa do Santíssimo
Realiza-se no dia 7 de Junho. É a festa da “Primeira Comunhão”.

 

Festa de Nossa Senhora do Rosário
É a principal festa religiosa da freguesia, em honra de Nossa Senhora. Destacamos a realização de uma procissão de velas, no  dia 18 de Agosto, bem com a animação musical com alguns dos melhores artistas populares portugueses.
A Festa decorre nos dias 17, 18 e 19 de Agosto.

 

Festa do Menino
Festa com a característica de ter de ser organizada pelos jovens que nesse ano faziam a “inspecção” militar, hoje, chamado de “ Dia da Defesa Nacional”.
Decorre de 25 de Dezembro a 6 de Janeiro

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Irmandade do Santíssimo Sacramento
Sport Clube Estrelas Vermelhas
Associação de Caça e Pesca de Souto Santa Maria

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Café Snack-Bar Restaurante Cova do Ouro Lda
Rua D. Elvira Cruz Gonçalves
Souto Santa Maria - Guimarães
Telefone: 253576713

 

Restaurante Tasquinha da Saudade
Rua da Saudade
Souto Santa Maria - Guimarães

 

Fonte: Junta de Freguesia de Souto Santa Maria

Em ambiente de grande alegria e desportivismo, realizou-se no dia 14 de Abril, em Souto Santa Maria, Guimarães, a prova de BTT dos Torneios Desportivos 25 de Abril.
Os Torneios Desportivos do 25 de Abril são uma iniciativa da Tempo Livre (cooperativa de desporto da Câmara Municipal de Guimarães) que integra torneios de Atletismo, BTT, Futebol (3x3), Futebol Jovem, Gira-Volei, Judo, Karaté, Mini-Andebol, Mini-Basquetebol, Natação, Râguebi (3x3), Ténis, Ténis de Mesa e Xadrez.
O BTT integrou pela terceira vez o programa dos Torneios Desportivos do 25 de Abril, tendo a atvidade decorrido no Parque Desportivo de Souto Santa Maria.
Margarida Silva (Escola Pinheiral - Caldas das Taipas) venceu na categoria de sub 8 e Afonso Soares (Escola EB1 - Cruz d’Argola) em sub 10, classificando-se nas posições seguintes desta categoria João Bernardo Pereira (EB do Salgueiral), David Oliveira (EB1 Sande S. Clemente), Nelson José Almeida (EB1 Sande S. Clemente) e André Silva (Pevidém).