Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Passeio de Bicicleta «20º aniversário do Desportivo de Guimarães»

 

 

 

Mais de meio milhar de participantes marcou presença no Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães". Tiago Machado, José Mendes e Joaquim Sampaio foram algumas das presenças na iniciativa que integrou uma exibição de Trial Bike.

Traduzindo-se num êxito - superando, inclusive, as melhores expectativas - o Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" assinalou o aniversário do jornal e pretendeu incentivar a prática desportiva. De igual modo e numa aposta que se revelou bem sucedida, a iniciativa constituiu “um claro exemplo de são convívio desportivo”  que “perdurará na memória daqueles que, ao longo de duas décadas, ajudaram a construir a imagem do desporto em Guimarães”.
 

Resultando de uma parceria entre a Associação de Ciclismo do Minho e o jornal Desportivo de Guimarães, o passeio contou com a participação dos ciclistas profissionais Tiago Machado (Radioshack/Nissan) e José Mendes (LA Antarte), assim com do ex-ciclista vimaranense Joaquim Sampaio e de atletas de equipas da Associação de Ciclismo do Minho como o BTT Torcatense / Liberty Seguros / Lapierre, Vitória SC / Bike World, Clube de Cicloturismo de Calvos, Pedaladas São Torcato, Centro Recreativo e Cultural Monte Largo, Clube de Cicloturismo Compedal / Casa do Povo de Briteiros, Silvares com Vida - Silvares vive BTT e União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães - Fafe.
Embora maioritariamente provenientes de freguesias do concelho de Guimarães, o passeio regista inscrições das localidades de Braga, Fafe, Felgueiras, Santo Tirso, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Vila Verde.
 

A espetacularidade do Trial Bike (vertente do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas) ficou bem evidenciada com uma exibição por parte dos atletas Jorge Ferreira, Filipe Gomes e Pedro Gomes, atletas minhotos que integram a alta-roda do Trial Bike, disputando o circuito nacional e participando em provas no estrangeiro.
 

Ao longo do percurso - cerca de 22 quilómetros, de dificuldade média/baixa – os mais de 500 participantes desfrutaram de uma manhã de domingo diferente e divertida completando um traçado que passou por mais de uma dezena de freguesias do concelho de Guimarães.
O Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" começou e terminou na Rua Dr. José Sampaio, junto ao edifício Santiago, sede do Desportivo de Guimarães, Rádio Santiago, Comércio de Guimarães e da revista Bigger Magazine.
No final do passeio, após a exibição de Trial Bike, foram sorteados por entre os participantes assinaturas anuais (em formato digital) do Desportivo de Guimarães e prémios oferecidos pela Bike Zone - Guimarães, Associação de Ciclismo do Minho e Guimapress.
O Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" teve o apoio da Rádio Santiago, Bike Zone - Guimarães, Open Village Sports, Reclamos Vitória, SABSEG - Seguros e dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
 

O êxito da iniciativa faz acreditar que o passeio do Desportivo de Guimarães será reeditado em próximos anos.
Por outro lado, a Associação de Ciclismo do Minho anunciou que abrirá brevemente as inscrições (em www.acm.pt) para a quarta edição do Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal”, a realizar no dia 24 de Junho, em Guimarães. De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o passeio “Dia Um de Portugal” visa incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
No ano passado e confirmando a importância do passeio de bicicleta "Dia Um de Portugal", associaram-se à festa do ciclismo de lazer da ACM Tiago Machado, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues, José Gonçalves, Palatsi, Mário Miranda, Ilda Pereira, Magda Martins, Marisa Barros, António Ascensão, entre outros.

A participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas aqui.

 

O Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" será realizado na manhã do dia 29 de Janeiro (domingo) e além de assinalar o aniversário do jornal pretende incentivar a prática desportiva. De igual modo, deseja-se que a iniciativa constitua “um claro exemplo de são convívio desportivo e que fique perdurada na memória daqueles que, ao longo de duas décadas, ajudaram a construir a imagem do desporto em Guimarães”, refere a organização que resulta de uma parceria entre a Associação de Ciclismo do Minho e o jornal Desportivo de Guimarães.

De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o passeio começará e terminará na Rua Dr. José Sampaio, junto ao edifício Santiago, sede do Desportivo de Guimarães, Rádio Santiago e Comércio de Guimarães.

Além do sorteio de prémios será oferecido aos participantes o seguro desportivo. Assinaturas em formato digital do Desportivo de Guimarães, material desportivo (oferta Bike Zone - Guimarães), faqueiros (oferta Guimapress) e livros "Cem Anos de Ciclismo" (oferta ACM) são alguns dos prémios a sortear pelos participantes.

 

O trajeto, a efetuar em ritmo de passeio, terá uma extensão de cerca de 22,5 quilómetros, de dificuldade média/baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
O início está marcado para as 10h00 (concentração a partir das 9 horas) e o regresso ao local de partida previsto para as 11h30.

O percurso será o seguinte: Rua Dr. José Sampaio, Praceta Lions Internacional, Praceta Kaiserslautern, Rua Dr. José Augusto da Silva, Praceta Resistência ao Fascismo, Avenida Rio de Janeiro, Rua Padre António Caldas, Rua D. Constança de Noronha, Largo Condessa Mumadona, Rua Serpa Pinto, Rua Agostinho Barbosa, Avenida Humberto Delgado, Rua Capitão Alfredo Guimarães, Praceta Rotary Clube de Guimarães, Rua Cónego Dr. Manuel Faria, Rua Teixeira de Pascoais, Rua Nossa Senhora da Conceição, EN 101, Caneiros, Fermentões, Vila de Ponte, Caldas das Taipas, EN 310, Vila Nova de Sande, Campelos, Brito, Silvares, Carreira, Pisca, Creixomil, Rua dos Cutileiros, Alameda Mariano Felgueiras, Avenida Conde Margaride, Rua Paio Galvão, Largo do Toural, Alameda São Dâmaso, Largo República do Brasil e Rua Dr. José Sampaio (Edifício Santiago).


Como referido, a participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efetuadas em www.acm.pt. O Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" tem o apoio da Rádio Santiago, Bike Zone - Guimarães, Open Village Sports, Reclamos Vitória, SABSEG - Seguros e dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
 

Fundado em Janeiro de 1992 por um grupo de jornalistas locais, com a participação e o apoio de vários empresários, o Desportivo de Guimarães foi muito bem aceite no Concelho e, desde logo, viria a liderar o ranking de vendas nos quiosques de Guimarães.
Com o aparecimento do semanário Desportivo de Guimarães, os clubes e atletas amadores - mas também o próprio Vitória enquanto maior bandeira desportiva vimaranense - ganharam outra projeção e, indiscutivelmente, resultou daí uma assinalável revitalização das várias modalidades que em inúmeras localidades do Concelho são praticadas.
Estavam praticamente adquiridos todos os pressupostos equacionados pelos seus fundadores para a implementação do projeto, que mais tarde seria integrado numa empresa de comunicação social com âmbito mais alargado. Foi isso que aconteceu em 1994, ano em que a então Empresa Gráfica do Jornal O Comércio de Guimarães, SA., já detentora de O Comércio de Guimarães e da Rádio Santiago, decidiu adquirir o título Desportivo de Guimarães, integrando na empresa o quadro de funcionários e colaboradores.
Desde logo, o Desportivo de Guimarães que, até então, se publicava à quarta-feira passou a publicar-se à terça-feira, beneficiando também das sinergias da empresa que lhe proporcionaram uma inequívoca valorização de conteúdo.
Agora, nem mesmo a concorrência entretanto nascida com a passagem dos grandes jornais desportivos nacionais a diários consegue ameaçar a existência deste já consagrado semanário desportivo, que em Janeiro de 2011 completa o seu 20º aniversário.
Como forma de assinalar essa importante data, entre as iniciativas previstas pelo Desportivo está, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, um Passeio de Bicicleta. Todos podem participar (gratuitamente) numa jornada que se deseja venha a constituir-se como um claro exemplo de são convívio desportivo e que fique perdurada na memória daqueles que, ao longo de duas décadas, ajudaram a construir a imagem do desporto em Guimarães.

 

A participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas aqui.

 

O ex-ciclista vimaranense Joaquim Sampaio é a mais recente confirmação para o Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães", que se realiza a 29 de Janeiro.
O Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" tem igualmente confirmada a presença do ciclista profissional vimaranense José Mendes (corredor da LA Antarte que no ano passado representou a formação polaca do CC Polsat), da equipa BTT Torcatense / Liberty Seguros / Lapierre e do Clube de Cicloturismo de Calvos, além de atletas de clubes da Associação de Ciclismo do Minho como o Vitória SC / Bike World, Pedaladas São Torcato, Centro Recreativo e Cultural Monte Largo e União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães - Fafe. A iniciativa contará também com uma exibição de Trial Bike a cargo dos atletas Jorge Ferreira, Filipe Gomes e Pedro Abreu.

Além do sorteio de prémios será oferecido aos participantes o seguro desportivo. Assinaturas em formato digital do Desportivo de Guimarães, material desportivo (oferta Bike Zone - Guimarães), faqueiros (oferta Guimapress) e livros "Cem Anos de Ciclismo" (oferta ACM) são alguns dos prémios a sortear pelos participantes.
 

Natural de Guimarães e formado em equipas da Associação de Ciclismo do Minho, Joaquim Sampaio representou ao longo da carreira as equipas Friminho, Garcia Joalheiro, Tensai-Mundial Confiança, Sicasal-Acral, Jumbo-Maia, Maia-Jumbo-Cin, Maia-Cin, Porta da Ravessa-Milaneza, Porta da Ravessa, Carvalhelhos-Boavista, Riberalves-Boavista e Madeinox-Boavista.
O atleta despediu-se do pelotão profissional de ciclismo em 2010 com 40 anos de idade. Experiente, respeitado e acarinhado, o veterano do pelotão português, conquistou resultados de bastante relevo ao longo de toda a carreira, sendo uma referência do ciclismo nacional.
Do palmarés mais recente de Joaquim Sampaio, assinala-se a vitória no Grande Prémio Abimota (2001 e 2009), Prémio Gondomar Coração de Ouro (2004), Clássica do Sotavento Algarvio (2009) e em etapas de praticamente todas as provas do calendário nacional.
Joaquim Sampaio foi terceiro na Volta ao Alentejo (2004), na Clássica da Primavera (2003) e na prova de contra-relógio do Campeonato Nacional (2007), enquanto obteve o quarto lugar na prova em linha do Campeonato Nacional (2003), contra-relógio do Campeonato Nacional (2008 e 2009) e no Festival de Pista - 100 Voltas de  Tavira (2008).
Em 2010, Joaquim Sampaio foi 6º classificado no Campeonato Nacional - Contra-relógio individual e despediu-se da carreira de ciclista profissional com uma vitória no 13º Circuito de Alenquer/Troféu Alexandre Ruas, disputado no dia 19 de Setembro.
No seu último ano de ciclista profissional - que coincidiu com o regresso à estrada do Grande Prémio do Minho - a Associação de Ciclismo do Minho decidiu atribuir a Joaquim Sampaio o dorsal número um da prova. Deste modo, o veterano corredor partiu para a primeira etapa com a camisola amarela (Águas do Noroeste) do 28º Grande Prémio do Minho, tendo ainda sido homenageado pela Associação de Ciclismo do Minho a 27 de novembro de 2010.

O ciclista vimaranense José Mendes vai marcar presença no Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães", que se realiza a 29 de Janeiro.

O corredor da LA Antarte, que no ano passado representou a formação polaca do CC Polsat, confirmou a sua presença no passeio que vai igualmente contar com a participação de outras figuras emblemáticas do desporto.

A equipa BTT Torcatense / Liberty Seguros / Lapierre confirmou a presença no Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" agendado para o próximo dia 29 de Janeiro.
Ilda Pereira, Tânia Lima, Magda Martins, Cecília Araújo, Bruno Magalhães, João Oliveira e Pedro Machado são alguns dos atletas que participarão na iniciativa. Completam a lista de inscritos da formação de São Torcato Álvaro Gonçalves, José Manuel Lima, Sílvio Abreu e Tiago Oliveira.

O Clube de Cicloturismo de Calvos estará presente no Passeio de Bicicleta do 20º aniversário do Desportivo de Guimarães que se realiza no próximo dia 29 de Janeiro.
Fernando Mendes, Joaquim Leite Mendes, João Teixeira, José Costa, Duarte Francisco, Alexandre Carmo, Leandro Francisco, Paulo Oliveira e Francisco Fernandes são alguns dos elementos do Clube de Cicloturismo de Calvos que participarão na iniciativa.

O Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães", que se realiza no próximo dia 29 de janeiro, contará uma exibição de Trial Bike a cargo dos atletas Jorge Ferreira, Filipe Gomes e Pedro Abreu.
Integrados na alta-roda do Trial Bike nacional, disputando o circuito nacional e participando em provas no estrangeiro, os três atletas farão uma exibição desta vertente espetacular do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
No Trial Bike o objetivo é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus).