Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
15º BTT Amigos de São Lourenço
Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc

O monte de São Lourenço, em Vila Chã, Esposende, virou uma autêntica romaria para assistir e aplaudir as duas centenas de betetistas que marcaram presença no 15º BTT Amigos de São Lourenço, a nona prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc. E os atletas fizeram questão de manter a assistência animada, nomeadamente nos escalões de infantis, cadetes, veteranos (A, B e C), onde a vitória foi discutida até aos últimos metros de corrida.
Rúben Nunes, José Dias, Fábio Angiolucci, Rui Lavarinhas, Ilda Pereira, João Cachada, António Azevedo e Vínicio Rodrigues foram os grandes vencedores do 15º BTT Amigos de São Lourenço, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Amigos de São Lourenço.
No escalão de elites, Rúben Nunes (ASC/Bike Zone), venceu de forma clara, relegando para a segunda posição Jorge Salgado (CDC Navais/Póvoa de Varzim) e Jorge Barbosa (Candybike/Interdesign/Metal Trigueira) para a terceira.
Na categoria de juniores, José Dias (21 Store/Casa do Povo da Retorta) voltou a vencer destacado, aproveitando a ausência de Diogo Figueiredo para ampliar a vantagem para o segundo classificado do campeonato minhoto. Em segundo lugar classificou-se o estreante em provas minhotas Francisco Sousa (Candybike/Interdesign/Metal Trigueira) e em terceiro posição João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade) que, mesmo assim, ascendeu ao segundo lugar do campeonato.
Em Veteranos A, a luta foi renhida até aos últimos metros da prova, Fábio Angiolucci (Rodabike/ACRG/Gondomar), foi o mais forte, apesar de ter tido sempre a seu lado Aurélio Reis (Firstbike Focus Team), José Lemos (Joane BTT/Trilhos Bike), fez novo terceiro lugar, o que lhe permite garantir o segundo lugar do regional.
Nos veteranos B e C, António Sousa (Candybike/Interdesign/Metal Trigueira) - que recentemente se sagrou Campeão Nacional e exibiu no Minho, pela primeira vez, a camisola respetiva), travou com Rui Lavarinhas (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas) luta acesa do primeiro ao último metro da prova. Desta vez, Lavarinhas levou a melhor e deixou no segundo posto António Sousa, assumindo o “carteiro de Viana” a liderança do Campeonato Regional do Minho. Completou o pódio Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar ) que aos poucos vai readquirindo a forma e justificando o facto de ser o Campeão em título.
Na categoria feminina, Ilda Pereira (BTT Torcatense/Liberty Seguros/Lapierre) averbou nova vitória e cimentou a liderança do campeonato, quedando-se pelo segundo post Ana Rita Vale (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas) e pelo terceiro a jovem cadete Diana Ferreira (BTT Braguinhas / Padim da Graça).
Nos cadetes, tal como nos escalões de veteranos, assistiu-se a luta pela vitória desde os primeiros aos últimos metros. Dois atletas da JUM Marinhas/Sanitop/KTM reservaam para si a discussão pela vitória final, tendo vencido João Cachada, que assim ascendeu ao segundo lugar do regional. Fábio Abreu, apesar da segunda posição, cimentou a vantagem na liderança e Diogo Vigo (ASC / Bike Zone) terminou a prova em terceiro.
Nos escalões de Escolas, António Azevedo (Escola Tomatubikes Famalicão) voltou a conquistar novo triunfo em juvenis, enquanto Vítor Lima (ND Travanca/Bicicletas Andrade) foi segundo e Carlos Martins  (BTTTorcatense/Liberty Seguros/Lapierre) o terceiro.
Em infantis, Vinício Rodrigues (Individual) voltou a conseguir novo triunfo e Miguel Sousa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) voltou a ficar na segunda posição, tendo César Costa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics), em dia de aniversário, completado o pódio.
Por último nas classificações individuais, a categoria de Promoção, o vencedor foi Celestino Faria (X-Par), terminando em segundo Abel Machado  (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) e a seguir Ricardo Costa (ADNBIKE – KTM) .
Coletivamente a vitória no 15º BTT Amigos de São Lourenço não podia ser mais renhida com três equipas a terminarem a competição com o mesmo número de pontos. No desempate acabou por vencer a  Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas, classificando-se de seguida a JUM Marinhas/Sanitop/KTM  e a  Candybike/Interdesign/Metal Trigueira. Em Escolas a CRC/Planicosta/BikeWorld, continua a não dar hipóteses à concorrência e obteve nova vitória, ficando na segunda posição a JUM Marinhas/Sanitop/KTM e na terceira a ASC / Bike Zone.
O 15º BTT Amigos de São Lourenço - Cross Country teve o apoio Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia de Vila Chã, Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo das Marinhas), Cision, Reclamos Vitória e Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).
A próxima prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc será o 14º BTT XCO - ACRAP (Arcos de Valdevez) agendado para o dia 2 de setembro.

O Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Xdoc prossegue no dia 29 de julho com a realização do 15º BTT Amigos de São Lourenço. A nona prova do Campeonato será disputada no Monte de São Lourenço (Vila Chã - Esposende).
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Amigos de São Lourenço, o programa inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30.  Pelas 14 horas terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h00.
No ano passado sagraram-se vencedores do BTT Amigos de São Lourenço Rúben Nunes (elites), Joana Monteiro (femininos), Pablo Guedes (juniores), Aurélio Reis (veteranos A), Mário Fernandes (veteranos B+C), João Santos (Cadete), Rui Pereira (juvenis), Miguel Sousa (infantis) e José Carneiro (promoção).
O 15º BTT Amigos de São Lourenço - Cross Country tem o apoio Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia de Vila Chã, Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo das Marinhas), Cision, Reclamos Vitória e Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).