Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Gala de Encerramento da Época Desportiva 2011

A Gala de Encerramento da época desportiva de 2012 da Associação de Ciclismo do Minho será realizada, no dia 24 de Novembro, em Vila Nova de Famalicão.

Depois de Guimarães (auditório da Universidade do Minho), Fafe (Teatro-Cinema) e Viana do Castelo (Auditório Profº Lima de Carvalho) será a vez de Vila Nova de Famalicão acolher a Gala de Encerramento da época desportiva da ACM. A iniciativa decorrerá na Casa das Artes (www.casadasartes.org).

A Associação de Ciclismo do Minho (ACM) encerrou a época desportiva de 2011 com uma Gala realizada na tarde do dia 26 de Novembro no auditório Professor Lima de Carvalho (Viana do Castelo).

Na terceira edição da Gala da ACM foram distinguidos os campeões regionais e nacionais do Minho e homenageado o dirigente desportivo vianense Albino Negrão Antunes.
A iniciativa integrou a actuação de Sílvia Lima (Ballet), Escola de Ballet da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzêlo, exibição de Esgrima pela Escola Desportiva de Viana, Orquestra Popular - Sopro de Cordas do Outeiro, Francisco Vieira (guitarra portuguesa) e do Grupo da Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzêlo.
Marcaram presença na Gala de Encerramento da época desportiva Paulo Marcolino, Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Paula Pedreira, do Instituto do Desporto de Portugal, Vítor Lemos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Amadeu Portilha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Artur Moreira Lopes, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira e Vítor Pedroso, Vice-Presidentes da FPC, Paulo Vaz, Director da FPC, Joaquim Andrade, Presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, Carlos Pereira dirigente da ANAC – Associação Nacional de Árbitros de Ciclismo, representantes dos diversos clubes, patrocinadores e parceiros da ACM, entre outras individualidades.
Apresentada por Sandra Pereira (jornalista da RTP) e Joaquim Mendes (speaker da ACM) a Gala foi realizada no auditório Professor Lima de Carvalho (Viana do Castelo), iniciando-se com uma projecção de imagens da época desportiva da ACM, que emocionou e arrancou os primeiros aplausos da tarde.

 

Realidade que orgulha mas não acomoda

 

No discurso de abertura da iniciativa, o presidente da Direcção da ACM começou por afirmar que “realizar a Gala da ACM em Viana do Castelo é uma forma de reconhecer e de agradecer o contributo da Câmara Municipal para o desenvolvimento da modalidade”, assim como “o trabalho de clubes, de dirigentes, de atletas e de outros agentes desportivos vianenses”.
“Havemos de ir a Viana”, dizia Pedro Homem de Melo num poema cantado por Amália Rodrigues. Estamos cá ! Obrigado por nos proporcionarem esta ocasião de realizar a Gala da ACM num município que ostenta a designação de Cidade Saudável”, disse José Luís Ribeiro.
Referindo-se ao ano de 2011, o dirigente destacou que a ACM conseguiu aumentar o número de atletas, de clubes, de actividades e de participantes. “1450 atletas inscritos nas vertentes de competição e de lazer, 62 clubes, 120 dias de provas, 1000 colaboradores voluntários no total das diversas provas e 20 000 atletas em movimento no total de todas as actividades. Esta é uma realidade que confirma e consolida a ACM como a maior e mais dinâmica associação regional de ciclismo do País. Esta é uma realidade que nos orgulha mas que não nos acomoda”, afirmou o Presidente da ACM.
Lembrou ainda que em 2011 foram melhoradas as condições de realização das provas, fortalecidos os calendários de competição e de lazer, reforçada a promoção da modalidade e da utilização da bicicleta como opção de prática desportiva e de mobilidade sustentável e que não se perdeu de vista o objectivo de criar o Centro de Ciclismo do Minho, um projecto que deverá propiciar efectivas condições para a promoção e desenvolvimento sustentado da modalidade na região.
“Permanecemos firmes e determinados na defesa do desporto como uma escola de virtudes em que devem imperar princípios e valores como a ética, a honestidade, o espírito e a verdade desportiva. “Tolerância zero” em relação ao doping é e continuará a ser a nossa postura”, disse.
Além do referido, prosseguiu, “o Minho é hoje uma voz activa nos diversos contextos e órgãos da modalidade, detendo uma forte representatividade que traduz a dinâmica do ciclismo da região. “Temos e continuaremos a ter o ciclismo como objectivo prioritário. Temos sempre em primeiro lugar o superior interesse do ciclismo e quando toca a defender a modalidade, o Minho está e continuará a estar na primeira linha de combate”, afirmou.

 

Policiamento das provas de ciclismo

 

Aludindo ao problema do policiamento das provas de ciclismo, “que tem levado à anulação de provas para as camadas jovens”, o presidente da ACM revelou que “num curto espaço de tempo, foram dados passos significativos”. “Foi-nos concedida a oportunidade de reunir com o Senhor Ministro da Administração Interna e com o Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude que - é justo referi-lo - se manifestarem sensíveis e disponíveis para tentar obter uma solução. Apesar do problema ainda não estar resolvido, posso adiantar em primeira-mão que, após essas reuniões e num curto espaço de tempo, já foram dados passos significativos. Foi constituída uma equipa conjunta que analisou o problema e já tem em cima da mesa algumas possibilidades de resolução”, anunciou dizendo acreditar que, finalmente, “será feita justiça e eliminada a discriminação do ciclismo no acesso aos apoios do Estado para o policiamento”.
Paulo Marcolino, Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, na intervenção que encerrou a Gala, corroborou as informações divulgadas pelo Presidente da ACM e garantiu que se está a trabalhar "com muito afinco” para resolver este problema. “A ACM foi a primeira entidade a ser recebida pelo Senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude e temos mantido um diálogo permanente”, afirmou Paulo Marcolino, confirmando também que a equipa conjunta do Ministério da Administração Interna e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude está a estudar vias de solução que - mesmo que não resolva o problema na totalidade -  poderá contribuir para o atenuar”.

 

Atletas fazem do ciclismo dos mais belos e emocionantes desportos

 

O Presidente da Direcção da ACM destacou também o trabalho de formação desenvolvido na região, realçando que “alicerce das melhores escolas de formação de atletas e agentes da modalidade, o Minho continua a proporcionar ao ciclismo inúmeros atletas, tanto certezas do presente como promessas para o futuro”. “São disso exemplo os Campeões Nacionais minhotos que hoje vamos homenagear e os muitos atletas que disputaram os diversos campeonatos regionais. São fundamentalmente eles que fazem com que o ciclismo seja dos mais belos e emocionantes desportos. Não apenas pela ligação entre homem e a máquina, mas também pela preparação física, pela inteligência, pelo arrojo, pela determinação, pela força, pela beleza. Vocês estão todos de parabéns porque proporcionaram uma época desportiva memorável e deram corpo à beleza do ciclismo”.
A terminar, o dirigente enalteceu as famílias dos dirigentes, dos atletas, dos treinadores e dos restantes agentes da modalidade (“porque vibram connosco nos bons momentos mas, sobretudo, partilham e sofrem nos momentos mais difíceis. Porque sentem as nossas ausências, compreendem e aceitam a nossa dedicação ao ciclismo”) e chamou ao palco todos os elementos que integram a sua Direcção da ACM. ““Somos uma verdadeira equipa em que o segredo do desempenho está na união, na solidariedade, na dedicação e numa enorme paixão pelo ciclismo. Juntos vivemos e sentimos intensamente o ciclismo. Partilhamos dificuldades, angústias, sofrimentos, alegrias e vitórias. Escolhemos sempre resistir em vez de desistir. Das pedras que nos colocaram no caminho - e foram muitas - continuamos a fazer degraus para subirmos mais alto”, concluiu.

A propósito das dificuldades, Artur Moreira Lopes, Presidente da Federação Portuguesa, citou Einstein dizendo que “a bicicleta é como a vida: se parar, cai. Por isso não podemos parar. Por mais que sejam as dificuldades, enfrentámo-las sempre”.
O líder da FPC salientou ser "sempre com prazer que venho aqui porque se vê a vitalidade de uma associação” e felicitou os atletas distinguidos na Gala da ACM, lembrando que “no pelotão, do primeiro ao último e incluindo os desistentes, todos são importantes”. “Obrigado a todos os que lutam e continuarão a lutar para melhorar e aumentar a utilização da bicicleta”, concluiu.

 

Viana gosta e aposta no ciclismo

 

Vítor Lemos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, relembrou que ao título de “Cidade Saudável” Viana do Castelo associou também o coração, “o coração de quem ama - Quem gosta vem. Quem ama fica”.
“Acreditamos no ciclismo, sentimos que o ciclismo pode ser para os nossos jovens uma forma de crescimento, de melhoramento das suas potencialidades e de fortalecimento da sua personalidade”, afirmou o autarca.
“Não faz sentido criar ecovias e ciclovias se não houver praticantes. Daí os esforços que temos feito para promover o ciclismo, incluindo o de trazer a Volta a Portugal a Viana do Castelo após um interregno de 17 anos”, explicou Vítor Lemos, revelando de seguida os próximos objectivos no âmbito do ciclismo: “Em Viana do Castelo estamos a tentar sensibilizar para o surgimento de novas equipas, por exemplo para ressuscitar uma formação que deu muitos campeões à modalidade. Rui Sousa, Rui Lavarinhas e Ricardo Costa, para não falar de outros, foram atletas Campeões Nacionais que nasceram para o ciclismo em Barroselas e estamos a trabalhar para que este grande clube renasça”.
Explicando que “no lado norte do concelho já temos representantes no ciclismo mas no lado sul temos algumas dificuldades”, Vítor Lemos considerou que “no planeamento estratégico que a autarquia está a desenvolver, a realização desta Gala em Viana do Castelo é mais um incentivo para o nosso trabalho”.

 

Albino Antunes homenageado

 

Num momento carregado de emoção, a Associação de Ciclismo do Minho homenageou no decurso da Gala Albino Negrão Antunes, dirigente do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo que se “destaca pelo brilhante e persistente trabalho em prol da promoção da prática desportiva e do ciclismo, com especial incidência no âmbito da formação de jovens atletas”.
Com uma participação activa na criação da equipa feminina da Tensai e da formação profissional Tensai/Mundial Confiança, que foi treinada por Marco Chagas, Albino Antunes esteve também ligado à organização do Grande Prémio Cidade de Viana - Seniores, Grande Prémio Tensai – Elites, Grande Prémio Internacional Tensai – Femininos e, desde 1998 ao Prémio de Ciclismo "Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável" para as camadas jovens.
Aquando da distinção, mantida em segredo até ao último instante e que surpreendeu o homenageado, foi recordado o percurso associativo de Albino Antunes.

No decurso da Gala passaram pelo palco do auditório Professor Lima de Carvalho os primeiros classificados do Troféu Revelações ACM – Ciclismo de Estrada e dos Campeonatos Regionais do Minho de BTT (XCO, DHI e XCM), tendo ainda sido homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2011.
Depois de Guimarães e de Fafe foi agora a vez de Viana do Castelo acolher a Gala de Encerramento da época desportiva da Associação de Ciclismo do Minho.
No próximo ano a Gala será realizada, no dia 24 de Novembro de 2012, na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão.



CAMPEÕES NACIONAIS DO MINHO 2011 HOMENAGEADOS PELA ACM

 

Ciclismo de Estrada
Sub 23 (Contra-Relógio Individual): José Gonçalves
Veteranos A: José Rodrigues

 

BTT – Cross Country
Juniores: Joana Monteiro
Sub 23: Joana Barbosa
Veteranos B: Rui Lavarinhas

 

BTT – Maratonas
Absolutos: Luís Leão Pinto
Veteranos B: Rui Lavarinhas

 

BTT – Rampa
Veteranas: Liliana Lopes

 

BTT – Down Hill
Juniores: Carlos Castro

 

BTT – Down Hill Urbano
Juniores: José Vasconcelos

 

Trial Bike
Elite: João Sousa (Individual)
Seniores: Diogo Pereira
Open 1: Bruno Gonçalves
Open 2: José Sequeira

 

Pista - Perseguição Individual
Cadetes: Fábio Mansilhas

 

Pista - Pontos
Cadetes: Fábio Mansilhas
Sub 23: José Gonçalves

 

CAMPEONATO REGIONAL DO MINHO DE BTT XCO 2011 - Xdoc

 

Cadetes
1º João Santos (ND Travanca / Bicicletas Andrade) – Campeão Regional
2º Tiago Amorim (SAERTEX Portugal - Bic. Lavarinhas)
3º Mário Barroso (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven)
4º Fábio Abreu (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven)
5º João Nogueira (Team Bicivendas / ADS Maia)

Juniores
1º Diogo Figueiredo (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven) – Campeão Regional
2º José Dias (Casa Povo Retorta)
3º Carlos Leal (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven)
4º Sérgio Oliveira (ND Travanca / Bicicletas Andrade)
5º Daniel Lapa (SC Maria da Fonte / Bikespace)

Elites
1º Rúben Nunes (Team Oliveira / Lapierre / Mavic) – Campeão Regional
2º Ricardo Santos (Team Oliveira / Lapierre / Mavic)
3º Francisco Azevedo (Escola Famalicão BTT)
4º David Machado (Firstbike Focus - BTT Braguinhas)
5º Duarte Monteiro (JoaneBTT /Trilhos Bike)

Femininos
1º Ilda Pereira (BTT Torcatense Liberty Seguros) – Campeã Regional
2º Ana Vale (Team Oliveira / Lapierre / Mavic)
3º Tânia Lima (BTT Torcatense Liberty Seguros)
4º Deolinda Carracena (Team Bicivendas / ADS Maia)
5º Sónia Marques (BTT Torcatense Liberty Seguros)

Veteranos A
1º Aurélio Reis (Creixomil-Bike Zone-Pestronix) – Campeão Regional
2º Hugo Castro (Rodabike / Centro Ciclista de Gondomar)
3º Carlos Rocha (SAERTEX Portugal - Bic. Lavarinhas)
4º Jorge Sousa (JoaneBTT /Trilhos Bike)
5º Pedro Ribeiro (Casa Povo Retorta)
Veteranos B
1º Mário Fernandes (Rodabike / Centro Ciclista de Gondomar) – Campeão Regional
2º João Araújo (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven)
3º Abel Machado (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven)
4º Francisco Branco (JoaneBTT /Trilhos Bike)
5º Mário Costa (ASC - Bravus Curas)

Equipas
1º JUM / Sanipóvoa / Bike Seven) – Campeã Regional
2º Team Oliveira / Lapierre / Mavic
3º BTT Torcatense Liberty Seguros
4º SAERTEX Portugal - Bic. Lavarinhas
5º Team Bicivendas / ADS Maia
 
Troféu de iniciação - Escolas

Infantis
1º Miguel Sousa (CRC / Planicosta / Bikeworld)
2º Nelson Pereira (BTTeatro – ATC)
3º João Batista (JoaneBTT /Trilhos Bike)
4º Francisco Santos (Team Bicivendas / ADS Maia)
5º Nuno Costa (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven)

Juvenis
1º Rui Pereira (ND Travanca / Bicicletas Andrade)
2º João Antunes (CRC / Planicosta / Bikeworld)
3º Rui Sousa (ND Travanca / Bicicletas Andrade)
4º Diana Ferreira (Firstbike Focus - BTT Braguinhas)
5º Adriana Martins (CRC / Planicosta / Bikeworld)
Equipas - Escolas
1º CRC / Planicosta / Bikeworld
2º Escola Famalicão BTT
3º Joane BTT /Trilhos Bike
4º Escola BTT Matosinhos
5º Casa do Povo de Retorta


CAMPEONATO REGIONAL DO MINHO DE BTT XCM 2011 – Reclamos Vitória

 

Elite/Sub 23 - Masculinos
1º Nelson Sousa (SC Maria da Fonte/Bike Space/Ledechem) – Campeão Regional
2º José Lourenço (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas)
3º Nuno Alves (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira)
4º Fernando Gonçalves (Vitória/ASC/RTL)
5º Marco Martins (Individual)

Elite/Sub 23 - Femininos
1º Lúcia Crespo (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira) – Campeã Regional

Veteranos A
1º José Rodrigues (Vitoória SC/Bikeworld) – Campeão Regional
2º Carlos Rocha (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas)
3º Luís Sancio (ASC Bravus Curas)
4º Rui Miranda (ASC Bravus Curas)
5º Hugo Castro (Rodabike/CC de Gondomar)

Veteranos B
1º Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) – Campeão Regional
2º Luís Machado (Individual)
3º Mário Fernandes (Rodabike/CC de Gondomar)
4º Valter Figueira (Individual)
5º António Sousa (Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira)

Veteranos C
1º Benjamim Silva (Escola Famalicão BTT) – Campeão Regional
2º Domingos Rufo (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas)
3º Ramiro Sousa (Confecções Cruzeiro)
4º Américo Liberal (BTT Matosinhos)
5º António Bento (Amve / Garantir Norte)

Veteranas
1º Marina Leitão (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) – Campeã Regional

Equipas
1º Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas – Campeã Regional
2º Candibyke / Interdesign / Metal Trigueira
3º ASC Bravus-curas
4º Joane Btt / Trilhos Bike

 

CAMPEONATO REGIONAL DO MINHO DE BTT DHI 2011 – Cision

 

Cadetes 
1º Rui Teixeira (RG - Centro Óptico de Fafe) – Campeão Regional
2º José Pereira (G.D. Fundação Jorge Antunes)
3º Fernando Silva (RG - Centro Óptico de Fafe)
4º Emanuel Sousa (Individual)
5º Nuno Silva (Margaride / Irmalex / DH Team)

Juniores 
1º João Ribeiro (Smile DH Team) – Campeão Regional
2º José Vasconcelos (G.D. Fundação Jorge Antunes)
3º Pedro Gomes (Team Bicivendas - ADS Maia)
4º Alexandre Cunha (BTT Covense- City Bike Team)
5º José Vale (G.D. Fundação Jorge Antunes)

Elites 
1º Joel Ferreira (RG - Centro Óptico de Fafe) – Campeão Regional
2º Pedro Rodrigues (Motor Clube Felgueiras / Lusquinos - Team)
3º Ezequiel Martins (Motor Clube Felgueiras / Lusquinos - Team)
4º Tiago Pinho (G.D. Fundação Jorge Antunes)
5º José Costa (Margaride / Irmalex / DH Team)

Femininos 
1º Ana Guedes (Motor Clube Felgueiras / Lusquinos - Team) – Campeã Regional
2º Ana Martins (Team Biking / SRAM)

Veteranos A 
1º Ricardo Soares (G.D. Fundação Jorge Antunes) – Campeão Regional
2º Pedro Sarabando (RG - Centro Óptico de Fafe)
3º Rui Silva (RG - Centro Óptico de Fafe)
4º João Carvalho (Amigos da Montanha DH Team)
5º Antonio Cunha (Margaride / Irmalex / DH Team)

Veteranos B+C 
1º Antero Oliveira (G.D. Fundação Jorge Antunes) – Campeão Regional
2º Joaquim Dias (Motor Clube Felgueiras / Lusquinos - Team)
3º José Carneiro (Amigos da Montanha DH Team)
4º José Rodrigues (RG - Centro Óptico de Fafe)
5º Manuel Ribeiro (Individual)

Equipas 
1º Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe – Campeã Regional
2º Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes
3º Motor Clube Felgueiras / Lusquinos Team
4º Margaride / Irmalex / DH Team
5º Amigos da Montanha DH Team


CICLISMO DE ESTRADA – 2011

 

Campeões Regionais 2011
Cadetes: David Ribeiro (Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
Juniores: Carlos Ferreira (Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea)

 

TROFÉU REVELAÇÕES ACM 2011 – Reclamos Vitória

 

Benjamins 
1º João Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
2º Vítor Queirós (C.C. Marco - Escola Poeta José Monteiro)
3º Ruben Rodrigues (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
4º Nicole Gonçalves (Seissa/A.C.R. Roriz/Givec)
5º Rafael Pacheco (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
Infantis 
1º José Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
2º Fábio Costa (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia)
3º Pedro Pinto (C.C. Marco - Escola Poeta José Monteiro)
4º Manuel Baião (C.C. Marco - Escola Poeta José Monteiro)
5º João Silva (C.C. Marco - Escola Poeta José Monteiro)
Iniciados 
1º Tiago Ferreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
2º David Amorim (Tensai - Santa Marta)
3º Daniel Dias (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia)
4º Bruno Silva (Seissa/A.C.R. Roriz/Givec)
5º João Martins (C.C. Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea)
Juvenis 
1º Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
2º António Rocha (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
3º Pedro Preto (Clube Triatlo de Perosinho)
4º André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho)
5º Daniel Gonçalves (Seissa/A.C.R. Roriz/Givec)

Cadetes 
1º Fábio Mansilhas (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
2º Paulo Cunha (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
3º Pedro Seabra (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
4º Rui Oliveira (Trevomar / Arca de Noé)
5º David Ribeiro (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)

Equipas  
 1º Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel
 2º Seissa/A.C.R. Roriz/Givec
 3º Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia
 4º Neves/Vauner/Ramalde
 5º C.C. Marco - Escola Poeta José Monteiro

 

Mais videos em breve