Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Passeio de Bicicleta de Prazins Santa Eufémia

Realiza-se no dia <b>22 de Janeiro</b> o Passeio de Bicicleta de Prazins Santa Eufémia (Guimarães), uma iniciativa da Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia que tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.
A atividade é aberta à participação de todos os interessados e as inscrições podem ser efectuadas no site da ACM.

O passeio terá início pelas 09h30 no Centro Cívico de Prazins Santa Eufémia (Guimarães).
O percurso do passeio terá a extensão de 35 quilómetros,  de dificuldade média, integrando estradas municipais e caminhos rurais da freguesia de Prazins Santa Eufémia e de localidades limítrofes.
As inscrições custam 8 euros (inclui seguro de acidentes pessoais, reforço alimentar, água, frontal para a bicicleta e banho) e os participantes, além de lembranças, habilitam-se ao sorteio de um equipamento de ciclismo.
As inscrições devem ser efetuadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui - pagamento por multibanco) ou diretamente na sede da Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia (diariamente, das 20 às 22h30). Mais informações poderão ser obtidas através dos seguintes contactos: 919313887, 938278308, Email: ases@prazinssantaeufemia.pt.
O Passeio de Bicicleta de Prazins Santa Eufémia tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, Junta de Freguesia de Prazins Santa Eufémia, Guimarães - CEC 2012 e Carlos Marques (Mediador de seguros | P. Bancário - www.carlosmarques.pt).
Fundada em 1978, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Ases de Santa Eufémia está sedeada em Prazins Santa Eufémia, uma freguesia do concelho de Guimarães, inserida na área rural das Taipas, situada entre o rio Ave e o rio Selho, numa região tipicamente minhota. 
Prazins (Santa Eufémia) teve um povoamento muito antigo, remontado à época da romanização da Península. O inventário do Mosteiro de Guimarães, que lhe foi dada, por carta, por Paio Gontemires. Era um simples lugar da freguesia de Prazins de Santo Tirso, que foi desanexada no inicio do século XVII. As “Memorias ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho do ano 1726” referem esta freguesia como abadia da apresentação da mitra.

A mais antiga forma do topónimo Prazins, remonta a meados do século XI: Plácidi. Terá existido nesta freguesia, no tempo dos romanos, uma Plácidi “villa” (ou quinta), cujo dono se chamava Plácidus. O abade de Miragaia, D. Pedro Augusto Ferreira escreveu na sua tentativa etimológico-toponímica: “na minha opinião Placidinius, diminutivo de Plácidus, deu Prazins”, mas noutra referencia da mesma obra, refere também que o topónimo poderá derivar do antropónimo romano “Placinius”. Começou por chamar-se Prazins depois do século XIII pois ainda em 1258 se diz Prazim. Sendo assim, tudo indica que este topónimo remonte á realmente romana.