Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
8ª Maratona BTT 5 Cumes
Taça de Portugal XCM/SportZone

Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), no sector masculino, e a estoniana Marku Kiwi (Liveplace by Palegessus/Bicicletas Santiago), no sector feminino, impuseram-se, em Barcelos, na Maratona dos 5 Cumes, sexta e penúltima prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone.
Rúben Almeida cumpriu os 85 quilómetros da corrida masculina em 3h42m46s, deixando o mais directo concorrente, José Rodrigues (Vitória SC/Bike World), a 50 segundos. Nelson Sousa (Amigos da Montanha/Bike Space/Ledechem) foi o terceiro, a 2m34s. Com o triunfo de hoje, Rúben Almeida ascendeu ao comando da geral da Taça na categoria absoluta e também em elite. José Rodrigues passou para a frente da tabela de veteranos A. Em ambos os casos, foi Carlos Gomes (Xyami/Fagor/Nova Vida) o desalojado da liderança.
Entre as mulheres, Marju Kiwi completou os 75 quilómetros em 4h28m34s, batendo por larga margem as adversárias mais próximas. Mónica Magro (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) foi a segunda classificada, a 4m51s, e Lia Seabra (Galitos/Ciclismo 1904-Slowdown) foi a terceira, a 4m52s. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) conseguiu o quarto posto, que lhe valeu a subida ao primeiro lugar na geral absoluta e na de elite femininas. Lia Seabra conservou o comando entre as veteranas.
José Rosa (Ser e Parecer Team) foi o melhor veterano B em Barcelos e cimentou o comando da geral da Taça na sua categoria etária, feito igualado pelo veterano C João Marques (BTT Seia) e pelo corredor de paraciclismo Pedro Garcia. Por equipas ganhou o BTT Seia que também reforçou o domínio que já lhe pertencia.

No dia 23 de setembro, Barcelos acolhe mais uma edição da Maratona BTT 5 Cumes, um evento desportivo e lúdico organizado pelos Amigos da Montanha com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho. A Maratona 5 Cumes de 2012 será pontuável para a Taça de Portugal XCM/SportZone.
A Maratona BTT 5 Cumes desafia os praticantes de BTT a atravessa 5 dos cumes mais altos do concelho de Barcelos, integrando a sua 8ª edição da prova o calendário da Taça de Portugal XCM/SportZone e a Taça de Portugal de Atletas com Deficiência que se realiza pela primeira vez em 2012.
O percurso dos 5 cumes, refere a organização, "provoca nos participantes a sensação de conquista de cumes, uma sensação de evolução de etapas "palpáveis" e não meramente indicativas ou com controlo por tempo".
O percurso atravessa os 5 cumes dos montes mais altos do concelho de Barcelos, estendendo-se, no total, por cerca de 85km, havendo, ainda, a opção mais acessível, a “Meia-maratona”, com 3 cumes e aproximadamente 50 km. O percurso de 2012 terá novidades com a introdução de novos cumes e novos trilhos.
Entre as novidades deste ano realce para a introdução de um Passeio de BTT Júnior (20 Kms dificuldade baixa a realizar no sábado, 22 de Setembro) e para a vertente solidária que a Maratona assume (por cada inscrito na Maratona BTT 5 Cumes 1€ reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro).
A edição de 2012 da Maratona BTT 5 Cumes pontua pelo segundo ano consecutivo para a Taça de Portugal XCM para atletas federados UVP/FPC. A prova assumirá um carácter competitivo para estes atletas, mas continua a caracterizar-se como uma atividade de carácter lúdico desportivo para a maior parte dos betetistas participantes que se incluem na vertente de promoção. Este ano, a maratona de competição terá também uma categoria para atletas federados com deficiência.
A inscrição de atletas federados deverá ser formalizada no site da Federação Portuguesa de Ciclismo, decorrendo as restantes inscrições, até 14 de setembro, no site oficial da Maratona 5 Cumes.