Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO de Mesão Frio
Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo

Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM)

 

A freguesia de Mesão Frio, em Guimarães, recebeu o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo. Apesar da intempérie, a prova registou a participação de mais de duas centenas de atletas.
No circuito do Monte de Santo Antonino - reconhecido pela totalidade dos atletas como um percurso difícil, agravado pela forte chuva e pelo frio que fizeram companhia durante todo o dia - foram muitos os que disputaram o principal lugar do pódio, só alcançado por Mário Costa (elites masculinos), Joana Barbosa (elites femininos), João Santos (juniores), João Antunes (cadetes masculinos), Diana Ferreira (cadetes femininos), Carlos Rodriguez (master A), Mário Fernandes (master B+C), Vinício Rodrigues (juvenis), Gonçalo Magalhães (infantis), Luís Lobo (iniciados), Rúben Oliveira (benjamins) e Francisco Macieira (promoção).
A presença da Seleção Nacional de Sub 23, com a inclusão de um atleta paralímpico, conferiu ainda maior competitividade à prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Junta de Freguesia de Mesão Frio.
Apesar das condições climatéricas muito adversas, o 1º BTT XCO do Mesão Frio foi presenciado por muito público que não deixou de apoiar e incentivar os 236 atletas presentes na competição.
A prova de elites foi sem dúvida a mais competitiva. Mário Costa (ASC/Bike Zone), terceiro classificado na etapa inicial do campeonato minhoto, garantiu a vitória após aceso despique com José Dias e Jorge Salgado, respetivamente segundo e terceiro classificados. Gonçalo Amado, em representação da seleção nacional, alcançou o quarto posto e Jacinto Fiuza (Batotas/ADN Bike Ponte de Lima) encerrou quinteto da categoria de Elites Masculinos. Com a vitória em Mesão Frio, Mário Costa (ASC/Bike Zone) assumiu a liderança do Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo, somando 62 pontos.
Nas elites femininas a vitória pertenceu a Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim) que dominou durante toda a prova, sendo que Ilda Pereira (BTT Torcatense /Liberty Seguros /Quer), apesar de alguns problemas de saúde, terminou em segundo lugar. Joana Monteiro (ASC / Bike Zone) foi a terceira atleta a concluir a prova, à frente de Rita Vale (Batotas/ADN Bike Ponte de Lima) e de Liliana Lopes (ASC / Bike Zone). Joana Monteiro está na frente do Campeonato com 62 pontos, enquanto Ana Rita Vale é segunda (55 pontos).
Apesar do tempo agreste que se sentiu no bonito monte de Santo Antonino, um local a merecer a visita em dias ensolarados, João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade) venceu a categoria de juniores, terminando a prova lado a lado com o Campeão Nacional em título, Bruno Machado (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact), relegando para os outros lugares Fábio Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM), Tiago Amorim (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) e Diogo Vigo (ASC / Bike Zone). O atleta de Travanca lidera o campeonato com 65 pontos, secundado por Tiago Amorim (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) a apenas 5 pontos.
Na categoria de cadetes femininos o triunfo foi discutido pelas duas participantes nesta etapa, Diana Ferreira (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) e Daniela Araújo (BTT Covense), sorrindo a vitória a Diana que deixou a sua rival a mais de quatro minutos de diferença.
Em cadetes masculinos, João Antunes (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) dominou novamente, sendo que desta feita sentiu maiores dificuldades face ao estado da pista agravado pela chuva que caiu durante todo o dia. Um duo da Escola Tomatubikers – Famalicão, constituído por Vítor Lima e António Azevedo, a exemplo da prova de abertura do campeonato, terminou nas posições seguintes, completando o pódio Carlos David Martins (BTT Torcatense /Liberty Seguros /Quer) e João Carvalho (CDC Navais/Póvoa de Varzim). João Antunes (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) está na frente do campeonato totalizando 70 pontos.
Na prova de Masters, a categoria A foi dominada por Carlos Rodriguez (Team BTT Clube de Chaves) que deixou em segundo lugar, a cerca de um minuto, o líder do campeonato Fábio Angioluci (Rodabike/ACRG/Gondomar). Hélder Braga (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact), José Lemos (JoaneBTT - Trilhos Bike) e António Rocha (RTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) completaram o quinteto que subiu ao pódio no final do 1º BTT XCO de Mesão Frio.
Na categoria de Masters B+C a vitória foi novamente de Mário Fernandes  (Rodabike/ACRG/Gondomar) que voltou a não dar qualquer hipótese à concorrência, somando o segundo triunfo na competição. Rui Lavarinhas (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) terminou em segundo, seguindo-se na classificação Rodolfo Lopes e Abel Machado, ambos da ASC / Bike Zone, e Marco Monteiro (individual).
Vinício Rodrigues (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas), em juvenis, repetiu a vitória da prova de abertura, sendo acompanhado no pódio por Nuno Costa (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) e Miguel Sousa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics).
Gonçalo Magalhães (ASC / Bike Zone) sagrou-se vencedor na categoria de Infantis, Luís Lobo (Individual) venceu em Iniciados e Rúben Oliveira (Escola Tomatubikers - Famalicão) foi o vencedor em Benjamins. A Promoção foi ganha por Francisco Macieira a correr como Individual.
A ASC / Bike Zone voltou a vencer coletivamente, bem como no Troféu de Iniciação.
O 1º BTT XCO de Mesão Frio contou com o apoio da InoxtuboOpen Village SportsCision, Reclamos VitóriaBike Magazine (revista oficial) e Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM).

A Seleção Nacional de BTT vai participar no 1º BTT XCO de Mesão Frio, prova pontuável para o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo que se disputará no próximo domingo, no Monte de Santo Antonino (Mesão Frio - Guimarães).
O Selecionador Nacional, Pedro Vigário, convocou para a prova de Mesão Frio os atletas sub-23 Mário Costa (ASC/Bike Zone), Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda), Diogo Figueiredo (CSJUM/Sanitop/KTM), José Dias (CP Retorta), Rafael Assunção (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), Fábio Ribeiro e Roberto Ferreira (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira) e ainda o atleta elite de paraciclismo Fábio Inácio (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas).
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Junta de Freguesia de Mesão Frio, a segunda etapa do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo integrará provas para todas as categorias, estando a concentração marcada para as imediações da Capela de Santo Antonino (Monte Santo Antonino, Paçô Vieira, Mesão Frio, Guimarães).
“O estágio visa avaliar os corredores a nível físico, técnico e nutricional. Vai também permitir-nos começar a definir as orientações para o trabalho futuro. Com esta convocatória alargámos o leque de atletas com potencial para virem a representar a Seleção. Após as avaliações, poderemos orientá-los melhor com vista a elevar o seu desempenho futuro”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.
O programa do 1º BTT XCO de Mesão Frio inclui um período para treinos a partir das 10 horas, iniciando-se a competição às 12h30 com as atividades para benjamins e iniciados, prosseguindo às 13h30 com a realização de uma corrida do troféu de iniciação para a categoria de infantis. Pelas 14 horas começará a prova para juvenis, cadetes, femininos e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, seniores e veteranos. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00. O 1º BTT XCO de Mesão Frio tem o apoio da InoxtuboOpen Village SportsCision, Reclamos Vitória, e Bike Magazine (revista oficial). A entrada é livre.
 

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Junta de Freguesia de Mesão Frio, a segunda etapa do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo integrará provas para as categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, femininos, cadetes, juniores, seniores, veteranos e promoção. A concentração será junto à Capela de Santo Antonino (Monte Santo Antonino, Paçô Vieira, Mesão Frio, Guimarães).
O programa inclui um período para treinos a partir das 10 horas, iniciando-se a competição às 12h30 com as atividades para benjamins e iniciados, prosseguindo às 13h30 com a realização de uma corrida do troféu de iniciação para a categoria de infantis. Pelas 14 horas começará a prova para juvenis, cadetes, femininos e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, seniores e veteranos. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00.
O 1º BTT XCO de Mesão Frio tem o apoio da InoxtuboOpen Village SportsCision, Reclamos Vitória, e Bike Magazine (revista oficial).