Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3ª Maratona do Gerês - Taça Regional do Minho de BTT Maratonas
3ª prova da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória

José Rodrigues, Ana Rita Vale, Carlos Rocha, Abel Machado, Carlos Lima, Liliana Lopes, Ricardo Gomes e a ASC / Bike Zone foram os vencedores da 3ª Maratona do Gerês, Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória. Na vertente de lazer, Nuno Arieira e Paula Ferreira foram os primeiros na maratona e Pedro Miguel Machado e Daniela Araújo na Meia-Maratona.
Disputadas três provas (Facho, Guimarães e Gerês), a Taça do Minho foi conquistada por José Dias, Ana Rita Vale, Carlos Rocha, Abel Machado, Carlos Lima, Liliana Lopes e Ricardo Gomes.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a 3ª Maratona BTT do Gerês contemplou percursos de Maratona e de Meia-Maratona, tendo sido disputada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda, com ponto de partida e de chegada no centro da Vila do Gerês.
Cerca de meio milhar de betetistas, procedentes de várias localidades de Portugal e de Espanha, participaram na iniciativa que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários e que terminou com um balanço muito positivo. Da Maratona BTT do Gerês destacou-se não apenas o nível competitivo e organizativo mas também o número e a forma de participação das centenas de atletas da vertente de promoção/lazer. A beleza do percurso ao longo dos trilhos foi absolutamente marcante e não deixou ninguém indiferente.
Com percursos de 60 quilómetros (± 2000m de acumulado) para a maratona e de 30 quilómetros (± 1000m de acumulado) para a Meia-Maratona, os participantes tiveram que enfrentar o desafio e a dureza de traçados em que a exigência técnica e física fizeram a diferença.
Logo após a partida, formou-se na frente da corrida um grupo onde se encontravam os principais candidatos à vitória final, enquanto os participantes na vertente de promoção/lazer também iam dando mostras de estarem motivados e bem preparados para enfrentarem as dificuldades do percurso. O desportivismo e o entusiasmo foram tónicas dominantes e marcantes entre a generalidade dos participantes.
A prova do Gerês definiu as classificações finais da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória que integrou o 4º Raid do Facho BTT / Maratona, a 2ª Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto e a 3ª Maratona BTT do Gerês, evidenciando-se os desempenhos de Ana Rita Vale (elites femininas), Carlos Rocha (master A), Carlos Lima (master C) e Liliana Lopes (veteranas) que ganharam as três competições e de Ricardo Gomes (paraciclismo) que venceu as duas provas em que participou.
 

Na vertente de competição da Maratona BTT do Gerês, o Campeão do Minho de maratonas, José Rodrigues (Haibike / Soniturismo / Bike World), foi o primeiro a regressar ao centro da Vila do Gerês para vencer a Maratona na categoria de elites, com uma vantagem superior a 3 minutos para José Soro (Vianacycles) e Hugo Santos Costa (Batotas/ADN bike Ponte de Lima) que concluíram a prova juntos, respetivamente na segunda e terceira posições.
Ana Rita Vale (Batotas/ADNBike Ponte de Lima), em elites femininas, venceu a Maratona do Gerês com uma vantagem considerável para a segunda e terceira classificadas, respetivamente, Susana Santos (ASC / Bike Zone) e Joana Moreira (ASC / Bike Zone).
Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas), Vice-Campeão do Mundo de BTT XCO de Forças Policiais e Campeão Nacional de BTT Meia-Maratona, repetiu no Gerês o triunfo do ano passado em que conquistou o título de Campeão do Minho de master A. Filipe Brito (Tomatubikers / Padaria Desejos / Famabike) foi o segundo classificado e o também famalicense Paulo Jorge Machado (Bragactive / Focus Team) o terceiro.
Em master B, venceu Abel Machado (ASC / Bike Zone), terminando de seguida a competição Tierri Mendes (Haibike / Soniturismo / Bike World) e Francisco Branco (Joane BTT / Trilhos Bike).
Em master C, ganhou o Campeão Regional do Minho de Maratonas, Carlos Lima (individual), seguindo-se nas posições do pódio António Melo (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) e Jorge Lopes Ferro (individual).
Liliana Lopes (ASC / Bike Zone) foi a melhor veterana, concluindo a prova à frente de Deolinda Carracena (ASC / Bike Zone) e de Ana Campos (Bragactive / Focus Team).
Na classificação por equipas, a ASC / Bike Zone venceu com uma curta vantagem para a  Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas e a Batotas/ADN bike Ponte de Lima.


Na vertente de lazer, o primeiro a vencer a exigência do percurso da maratona foi Nuno Arieira (Era - Vianacycles), terminando depois o trajeto Ricardo Meneses e Sérgio Meneses, ambos da equipa Clube BTT Famalicão. Paula Ferreira (Lobos do Pedal / Rainha Ginásio) foi a única atleta a terminar a maratona de lazer.
Ainda no lazer mas na Meia-Maratona, os primeiros atletas do sexo masculino a concluir o percurso foram Pedro Miguel Machado (Afacycles Sport), Carlos Silva Sousa (Powerbiketeam) e Bruno Silva Costa (Móveis Europa) enquanto as primeiras atletas foram Daniela Araújo (Haibike / Soniturismo / Bike World), Marta Branco (Joane BTT / Trilhos Bike) e Sandra Cristina Moreira (Bravos da Montanha).
Nas contas finais da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória,  José Dias (Focus - Casa do Povo de Retorta) venceu em elites, Ana Rita Vale (Batotas/ADN bike Ponte de Lima) em elites femininas, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) em master A, Abel Machado (ASC / Bike Zone) em master B, Carlos Lima (individual) em master C, Liliana Lopes (ASC / Bike Zone) em veteranas e Ricardo Gomes (Castro Mozinho / Martos / Bfou / HRV) em paraciclismo.
Recorde-se que os prémios finais do Troféu Revelações ACM 2013 - Cision e dos Campeonatos e Taças Regionais do Minho serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2013 em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2013 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. Depois de Guimarães, Fafe, Viana do Castelo e Pevidém será agora a vez de Vila Nova de Famalicão (Casa das Artes) receber a Gala de Encerramento, estando a iniciada marcada para o dia 23 de novembro.


A Maratona BTT do Gerês, que em 2012 foi a prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM, pretende afirmar-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
A 3ª Maratona do Gerês foi organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, contando com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, CisionReclamos VitóriaInoxtubo, Embalagens Gonçalves, FirstBike Tecnocycle FocusPortugal, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
O concelho de Terras de Bouro, onde foi realizada a 3ª Maratona do Gerês - Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado da Maratona BTT do Gerês no dia 5 de outubro, entre as 16 e as 19 horas.
As inscrições ainda não pagas poderão ser liquidadas aquando do funcionamento do secretariado (sábado: 16 às 22 horas; domingo: 07h30 às 08h30).
O secretariado da Maratona BTT do Gerês funcionará no Centro Termal da Vila do Gerês / Avenida Manuel Francisco da Costa (41º 43’40.812 N, 8º 9’43.12 W).
 

 

 

Sábado, 5 de outubro


16h00: Abertura do Secretariado (Centro Termal/Centro da Vila do Gerês)
22h00: Encerramento do Secretariado


Domingo, 6 de outubro


07h30: Abertura do Secretariado (Centro Termal/Centro da Vila do Gerês)
08h30: Encerramento do Secretariado
08h30: Reunião com os Diretores Desportivos (Centro Termal/Centro da Vila do Gerês)
09h10: Chamada dos atletas para a partida
09h30: Partida
12h00: Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona BTT do Gerês
13h00: Chegada do primeiro atleta da Maratona BTT do Gerês - Taça Regional do Minho de BTT XCM
14h30: Cerimónia protocolar e de entrega de prémios
 

 

Estão abertas as inscrições para a 3ª Maratona BTT do Gerês a realizar no dia <b>6 de outubro</b>.
Terceira e última etapa da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória, a iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. As inscrições podem ser efetuadas www.acm.pt.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a Maratona será disputada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda, tendo como pontos de partida e de chegada o centro da Vila do Gerês.
Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a 3ª Maratona BTT do Gerês prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona  e de Maratona. O percurso da maratona terá uma extensão total de cerca 60 quilómetros (± 2000m de acumulado), enquanto o da Meia-Maratona será de apenas 30 quilómetros (± 1000m de acumulado).
A Maratona BTT do Gerês, que em 2012 foi a prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM, pretende afirmar-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 12,50 euros para atletas federados e de 15 euros para não federados (inclui seguro, dorsal, reforços, lavagem de bikes e banhos), sendo gratuita para atletas de paracilismo. As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui - pagamento por multibanco).
A 3ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês tem o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, CisionReclamos VitóriaInoxtubo, Embalagens Gonçalves, FirstBike Tecnocycle FocusPortugal, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
No ano passado, cerca de um milhar de betetistas participou na Maratona BTT do Gerês, procedentes de mais de 90 concelhos portugueses (de norte a sul do País) e de doze localidades espanholas, incluindo Madrid e Galiza, para além de da presença de atletas que viajaram da Suíça. David Vaz, Ana Gonçalves, Carlos Rocha, Rodolfo Lopes, Joaquim Sá, Marina Leitão e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram no Gerês os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM. David Rosa e Tânia Lima venceram a Meia-Maratona e Hugo Costa e Patrícia Almeida a vertente de promoção da Maratona.


O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 3ª Maratona do Gerês - Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.

 

Vídeo pertencente ao "Escolha Portugal", campanha institucional que desvendará os recantos mais deslumbrantes do nosso país.