Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO Fafe Show Bike
Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo

Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM)

 

 

 

O 1º BTT XCO Fafe Show Bike saldou-se num êxito com mais de duas centenas de atletas a alinharem à partida para a terceira prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo.
A prova, organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Giga BTT, assinalou a apresentação oficial do Fafe Show Bike (um evento de ciclismo a realizar nos dias 10, 11 e 12 de maio) e foi disputada no Parque da Cidade de Fafe, junto ao pavilhão multiusos.
Depois das duas primeiras provas disputadas debaixo de forte chuva e frio, o estado do tempo trouxe um período de tréguas no 1º BTT XCO Fafe Show Bike, apenas com o frio, algumas zonas lamacentas e as dificuldades naturais do novo circuito a condicionarem o desempenho dos cerca de 230 atletas que compareceram em Fafe.
Na corrida de elites a vitória foi discutida ao sprint por José Dias (Focus / Casa do Povo da Retorta) e Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda), com o primeiro a revelar-se mais forte na parte final da prova. O Campeão Regional em título, Rúben Nunes  (ASC / Bike Zone) classificou-se no terceiro posto.
Em femininos, na sua estreia no Campeonato minhoto, a espanhola Isabel Castro (Candybie/Interdesigne/Metal. Trigueira) terminou à frente de Joana Barbosa (CDC Navais/Póvoa de Varzim) e de Liliana Lopes (ASC / Bike Zone).
Aurélio Reis (individual) venceu em masters A, Carlos Rocha (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) e Fábio Angiolucci (Rodabike/ACRG/Gondomar) terminou em terceiro.
Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) em masters B+C, somou a terceira vitória no Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo, terminando em segundo Rui Lavarinhas (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) e em terceiro Abel Machado (ASC / Bike Zone).
A corrida de juniores foi ganha por Vítor Carvalho (CC Barcelos/AFF Eletrodomésticos/Orbea) que se suplantou a Fábio Abreu (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) e a Tiago Amorim (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas).
A Escola Tomatubikers Famalicão assegurou os dois primeiros lugares em cadetes masculinos, ocupados, respetivamente, por Vítor Lima e António Azevedo, terminando em terceiro João Antunes (Centro de Recreio Camiliano/Afacycles/Vegas Cosmetics). No mesmo escalão mas em femininos, o pódio ficou ordenado da seguinte forma: Diana Ferreira (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas), Joana Castro (Escola Liberty Seguros ADSL) e Daniela Araújo (BTT Covense).
Carlos Fernandes (Malhos Team) venceu na categoria de promoção, seguido de André Esteves (Escola Tomatubikers Famalicão) e de Pedro Freitas (Vitória SC / AMC Investe).
A formação SAERTEX Portugal/Bicicletas Lavarinhas foi a primeira na classificação coletiva, à frente da ASC/Bike Zone e da Escola Tomatubikers Famalicão.
Nos escalões de escolas, Vinício Rodrigues (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) foi o vencedor em juvenis, César Costa (Centro de Recreio Camiliano/Afacycles/Vegas Cosmetics) em infantis, Miguel Pedroso (Escola Tomatubikers Famalicão) em iniciados e Rúben Oliveira em benjamins (Escola Tomatubikers Famalicão), tendo o Centro de Recreio Camiliano/Afacycles/Vegas Cosmetics vencido a classificação coletiva do1º BTT XCO Fafe Show Bike.
O 1º BTT XCO Fafe Show Bike teve o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, IPDJInoxtuboCision,  Intermarché - Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Bike Magazine (revista oficial) e Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM).

Exposições, atividades de BTT, Cicloturismo, Trial Bike e Dual Cross, workshops, tertúlias e animação musical são algumas das atividades previstas para o Fafe Show Bike, um mega evento de ciclismo a realizar de 10 a 12 de maio no Parque da Cidade de Fafe.
Com um programa diversificado - contemplando uma exposição no pavilhão multiusos de Fafe, atividades de ciclismo de lazer e competição, tertúlias, workshops e espetáculos de música com DJ´s, o Fafe Show Bike pretende ser uma referência no panorama do ciclismo nacional e contribuir para a divulgação da modalidade, nas suas mais diversas vertentes, de marcas, produtos, serviços e projetos de ciclismo.
De 10 a 12 de maio, Fafe será o centro do ciclismo com uma exposição no pavilhão multiusos (destinada ao público em geral e a profissionais), Meia Maratona de BTT Serras de Fafe, Mega Passeio de cicloturismo, Campeonato Regional do Minho de Trial Bike, 3ª Prova da Taça de Portugal de Juniores (Ciclismo de estrada), competição de Dual Cross, Maratona 2 Horas de Cycling, Tertúlia sobre ciclismo, workshops sobre "Segurança em ciclismo" e "Mecânica" e demonstrações de Trial Bike.
O Fafe Show Bike foi apresentado em conferência de imprensa, complementada com uma exibição de Trial Bike, realizada no pavilhão multiusos de Fafe aquando do 1º BTT XCO Fafe Show Bike, terceira prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo disputada no Parque da Cidade de Fafe. O certame é promovido pela Gigagraf - Eventos com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando ainda com o apoio da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, Giga BTT e Só Pedal.

Na apresentação oficial do Fafe Show Bike, Pompeu Martins, vereador do desporto da Câmara Municipal de Fafe disse olhar para o evento “com satisfação” pelo fato do mesmo surgir “numa linha de coerência com o trabalho desenvolvido no concelho em prol do desenvolvimento do desporto em geral e do ciclismo em particular”. “Em Fafe não temos apenas ciclismo de alta competição mas um enorme conjunto de eventos de ciclismo promovidos anualmente, surgindo agora o Fafe Show Bike em coerência com o trabalho desenvolvido ao longo de anos”, referiu o autarca desejando que a iniciativa “esteja à altura de receber o País e que o País responda de forma positiva ao evento”.
"Destaco o papel do movimento associativo que tão bem trabalha em prol do ciclismo e do desporto em geral, dedicando-se e concertando esforços para que as atividades sejam um sucesso e incentivando a presença de muito público em Fafe”, afirmou Pompeu Martins concluindo utilizando o refrão de uma música: "quem vier por bem ,venha também...." de forma a que a festa do ciclismo seja permanente".
Por sua vez o presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), José Luís Ribeiro, elogiou a ligação de Fafe ao ciclismo e a capacidade empreendedora dos fafenses. “Fafe vive e sente o ciclismo. Mas Fafe também pensa o ciclismo e tem esta capacidade de surpreender e de empreender novos projetos como este do Fafe Show Bike”, referiu o dirigente minhoto. Reafirmando o apoio da ACM ao evento, José Luís Ribeiro destacou a diversidade do programa e as excelentes condições proporcionadas por Fafe. “Desde o ciclismo da lazer à competição, das tertúlias e workshops à apresentação de um livro sobre ciclismo, o Fafe Show Bike surge com um programa interessante, rico e diversificado que será desenvolvido numa localidade com ótimas condições para acolher este e outro tipo de eventos”, concluiu.
Ricardo Teixeira, em representação da Gigagraf Eventos realçou "as excelentes condições geográficas e de infraestruturas da cidade de Fafe”, afirmando que o Fafe Show Bike pretende colmatar uma lacuna existente no norte de Portugal na realização deste tipo de eventos. “Não podemos esquecer o carinho e apoio que Fafe demonstra para com o ciclismo" destacou Ricardo Teixeira, o obreiro deste primeiro Fafe Show Bike. Desejando uma significativa participação do público, atletas e expositores, Ricardo Teixeira fez notar que “a força do ciclismo está no norte” e que o Fafe Show Bike deseja afirmar-se como a “primeira grande feira da região vocacionada par o ciclismo, uma modalidade emergente e com forte potencial de crescimento”.
As inscrições para a Meia Maratona de BTT Serras de Fafe e o Mega Passeio de cicloturismo do Fafe Show Bike serão brevemente abertas no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).
O Fafe Show Bike, que conta com o patrocínio do Intermarché, abrirá portas para os profissionais, no pavilhão multiusos de Fafe, no dia 10 de maio, pelas 10 horas, estando a abertura oficial e ao público agendada para as 17 horas. Para o primeiro dia estão previstas atividades complementares como demonstrações de Trial Bike, uma Tertúlia sobre ciclismo e uma zona de diversão com DJ´s convidados.
No segundo dia do certame, além da exposição no multiusos, haverá workshops sobre mecânica e segurança em ciclismo, apresentação de um livro sobre ciclismo, Dual Cross, a 3ª Prova da Taça de Portugal de Juniores (Ciclismo de estrada), uma Maratona 2 Horas de Cycling e novamente uma zona de diversão com DJ´s convidados.
Para o último dia está prevista a realização da Meia Maratona de BTT Serras de Fafe, do 1º Mega Passeio de Cicloturismo Fafe Show Bike e do Campeonato regional do Minho de Trial Bike.
A entrada na exposição a realizar no pavilhão multiusos de Fafe custará 3 euros (gratuito até aos 11 anos), havendo a possibilidade de aquisição de uma pulseira livre trânsito por 6 euros (válida para os 3 dias).
Informações pormenorizadas do Fafe Show Bike poderão ser obtidas do site oficial do evento: www.fafeshowbike.org.

 

PROGRAMA DO FAFE SHOW BIKE 2013

 

Sexta-feira, 10 de Maio
10h00: Abertura da exposição para profissionais
17h00: Cerimónia de abertura do Fafe Show Bike
17h30: Demonstração de Trial Bike
21h00: Tertúlia sobre ciclismo
22h30: Demonstração de Trial Bike
23h00: Encerramento da exposição
23h00: Abertura da zona de diversão com DJ´s convidados
03h00: Encerramento da zona de diversão

 

Sábado, 11 de Maio
10h00: Abertura da exposição
10h00: Dual Cross
11h00: Demonstração de Trial Bike
11h30: Workshop sobre mecânica
14h00: Dual Cross (competição)
15h00: 3ª Prova da Taça de Portugal de Juniores (Ciclismo de estrada)
15h30: Demonstração de Trial Bike
16h00: Maratona 2 Horas de Cycling
17h30: Apresentação de livro
18h00: Demonstração de Trial Bike
19h00: Workshop sobre " Segurança em ciclismo"
21h30: Demonstração de Trial Bike
23h00: Encerramento da exposição
23h00: Abertura da zona de diversão com DJ´s convidados
03h00: Encerramento da zona de diversão

 

Domingo, 12 de Maio
09h00: 1º Mega Passeio cicloturismo Fafe Show Bike
09h00: Meia Maratona de BTT Serras de Fafe
10h00: Abertura de exposição
14h00: Campeonato Regional do Minho de Trial Bike
16h00: Aula de "Zumba"
19h00: Encerramento do Fafe Show Bike

Integrado no Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo disputa-se no dia 24 de fevereiro o 1º BTT XCO Fafe Show Bike. A prova decorrerá no Parque da Cidade de Fafe e assinalará o lançamento do Fafe Show Bike, um mega evento de ciclismo a realizar de 10 a 12 de maio.
O 1º BTT XCO Fafe Show Bike é organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Giga BTT, contemplando o programa provas para todas as categorias e para não federados (promoção). A concentração será junto ao pavilhão multiusos de Fafe.
No dia da prova será apresentado oficialmente o Fafe Show Bike um evento de ciclismo a realizar nos dias 10, 11 e 12. O programa do 1º BTT XCO Fafe Show Bike, terceira prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo, inclui um período para treinos entre as 10 horas e as 12h30, iniciando-se a competição às 13 horas com as atividades para benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, seniores e veteranos. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00.
O 1º BTT XCO Fafe Show Bike tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, IPDJInoxtuboCision,  Intermarché - Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Bike Magazine (revista oficial) e Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM).