Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
2º BTT XCO Citânia do Facho
Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo

Com a participação de mais de duas centenas de atletas, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo arrancou em Barcelos com a realização do 2º BTT XCO Citânia do Facho.
Num percurso muito técnico, com a chuva e o frio a dificultarem a tarefa aos atletas, os primeiros vencedores da época foram Rúben Nunes (elites), Joana Monteiro (elites femininos), Tiago Amorim (juniores), João Antunes (cadetes), Joana Castro (cadetes femininos), Francisco Anjos (master A), Mário Fernandes (master B+C), Vinício Rodrigues (juvenis), César Costa (infantis), Luís Lobo (iniciados), Gabriel Batista (benjamins) e André Esteves (promoção).
Num percurso muito técnico, com a chuva e o frio a dificultarem a tarefa aos atletas, os primeiros vencedores da época foram Rúben Nunes (elites), Joana Monteiro (elites femininos), Tiago Amorim (juniores), João Antunes (cadetes), Joana Castro (cadetes femininos), Fábio Angiolucci (master A), Mário Fernandes (master B+C), Vinício Rodrigues (juvenis), César Costa (infantis), Luís Lobo (iniciados), Gabriel Batista (benjamins) e André Esteves (promoção).
O 2º BTT XCO Citânia do Facho, organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, foi disputado num dos miradouros mais privilegiados do Minho, a Citânia do Facho que possui um notável património cultural e arqueológico.
Na primeira etapa do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country 2013 – Inoxtubo alinharam à partida 215 atletas, tendo a competição sido realizada na presença de muito público, apesar das condições climatéricas adversas.
Com créditos firmados no panorama nacional do BTT, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo integra em 2013 um total de 15 competições para todas as categorias, incluindo o “Troféu de Iniciação”.
Num dos miradouros mais privilegiados do Minho, no Monte do Facho, o Campeão Regional do Minho de BTT XCO de 2012, Rúben Nunes (ASC / Bike Zone), venceu destacado a corrida de elites, classificando-se nas posições seguintes  José Dias (Focus / Casa do Povo de Retorta), Mário Costa ( ASC / Bike Zone), Luís Moura (Team BTT Clube de Chaves) e Diogo Figueiredo     (JUM Marinhas/Sanitop/KTM ).
A jovem famalicense Joana Monteiro (ASC / Bike Zone) foi a primeira atleta elite a concluir o difícil circuito, assegurando as restantes posições do pódio Rita Vale (Batotas/ADN Bike Ponte de Lima), Tânia Lima (BTT Torcatense /Liberty Seguros /Quer)., Leandra Gomes (individual) e Ângela Santos (Santa Cruz/Bicicastro).
Na Citânia do Facho, um monte que constitui um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, Tiago Amorim (SAERTEX Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) foi o melhor atleta da categoria de juniores completando o circuito à frente de João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade), Nuno Montanha  (Team BTT Clube de Chaves),  Fábio Abreu     (JUM Marinhas/Sanitop/KTM)  e do Campeão Nacional Bruno Machado (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact).
Joana Castro (Escola Liberty Seguros ADSL) foi a única atleta cadete a terminar a prova, enquanto em cadetes masculinos a vitória foi de João Antunes (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics), seguindo na classificação um trio da equipa Escola Tomatubikers - Famalicão constituído por António Azevedo, Vítor Lima e Nuno Costa.
Em master A o vencedor do 2º BTT XCO Citânia do Facho foi Francisco Anjos (Team BTT Clube de Chaves), classificando-se de seguida o seu colega de equipa Carlos Rodriguez, Fábio Angiolucci (Rodabike/ACRG/Gondomar), Hélder Braga (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) e Manuel Lopes (ASC / Bike Zone).
Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) não deu hipóteses à concorrência e ganhou de forma clara a corrida de master B+C, seguindo-se no pódio dois atletas da ASC / Bike Zone, Rodolfo Lopes e Abel Machado, Rui Lavarinhas (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) e Carlos Araújo (BTT Matosinhos).
Com uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado e das serranias do Gerês, assistiu-se no 2º BTT XCO Citânia do Facho à vitória de Vinício Rodrigues (SAERTEX Portugal/Edaetech/Lavarinhas) em juvenis, enquanto Miguel Sousa e João Dinis, ambos da equipa CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics, terminaram em segundo e terceiro, Nuno Costa (JUM Marinhas/Sanitop/KTM) em quarto e Pedro Lopes (BTT Torcatense /Liberty Seguros /Quer) em quinto.
César Costa (CRC/Afacycles/Vegas Cosmetics) foi o melhor atleta da categoria de infantis, Luís Lobo (individual) de iniciados, Gabriel Batista (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact) de benjamins e André Esteves (Escola Tomatubikers - Famalicão) de promoção.
A equipa ASC/Bike Zone venceu a classificação coletiva do 2º BTT XCO Citânia do Facho, incluindo do Troféu de Iniciação.
O 2º BTT XCO Citânia do Facho teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, InoxtuboCision, Reclamos Vitória, Câmara Municipal de Barcelos, EMDB, Matias & Araújo, SA., MGLS - Energias Renováveis, FMB - Desporto, Minipreço (Roriz), Conforte - Electrodomésticos, Ferreirolux, Ferrilbombas, Seissa, Barcelos Popular e Groupama e Bike Magazine (revista oficial).

O Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo arranca no dia 10 de fevereiro em Barcelos com a realização do 2º BTT XCO Citânia do Facho.
A disputar num dos miradouros mais privilegiados do Minho, a Citânia do Facho que possui um notável património cultural e arqueológico, a prova é organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz. O início está marcado para 13 horas.
O 2º BTT XCO Citânia do Facho, primeira etapa do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country 2013 - Inoxtubo, integrará provas para as categorias de iniciados, infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos.
O programa inclui um período para treinos a partir das 9 horas, iniciando-se a competição às 13h00 com a realização de uma corrida do troféu de iniciação para as categorias de iniciados e infantis. Meia hora depois começará a prova para juvenis, cadetes, femininos e promoção e às 14h45 a corrida de juniores, seniores e veteranos. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00.
O Monte do Facho abrange as freguesias de Roriz, Oliveira e Alheira que se situam na ligação de Barcelos para Prado, via Estrada Nacional 205, ou então na ligação interior que liga Barcelos a Roriz pela nacional 206.
Este monte constitui um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, destacando-se a Capela de São Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.
Seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho, do cimo do Monte do Facho é possível ter uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado, a montante de Braga a caminho do Atlântico, e das serranias do Gerês.
No ano passado, Rúben Nunes venceu de forma categórica o 1º BTT Cross Country Citânia do Facho, então segunda prova do Campeonato Regional do Minho, na categoria de elites, tendo igualmente ganho Diogo Figueiredo (juniores), Joana Monteiro (femininos), Rui Guimarães (veteranos A), Abel Machado (Veteranos B+C), Nelson Ferreira (cadetes), António Azevedo (juvenis) e Abel Machado (promoção).

O 2º BTT XCO Citânia do Facho tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, InoxtuboCision, Reclamos Vitória, Câmara Municipal de Barcelos, EMDB, Matias & Araújo, SA., MGLS - Energias Renováveis, FMB - Desporto, Minipreço (Roriz), Conforte - Electrodomésticos, Ferreirolux, Ferrilbombas, Seissa, Barcelos Popular e Groupama e Bike Magazine (revista oficial).

Com créditos firmados no panorama nacional do BTT, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo assumirá em 2013 figurino idêntico aos anos anteriores, com a realização de 15 competições para todas as categorias, incluindo o “Troféu de Iniciação”
Apresentando ligeiras novidades em termos regulamentares, nomeadamente, quanto às categorias e formas de pontuação, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country – Inoxtubo começará com a realização do 2º BTT XCO Citânia do Facho (10 de fevereiro), disputando-se de seguida 1º BTT XCO de Mesão Frio (17 de fevereiro) e o 7º BTT XCO de Tregosa (24 de fevereiro). Em abril será promovido o 4º BTT XCO Diverlanhoso (dia 14) e o Encontro Inter-regional escolas de BTT (dia 20).
No dia 5 de maio será a vez do 13º BTT Gondar Jovem / C.N.E. - Taça Manuel Abreu e em junho do 5º BTT XCO - Joane BTT (dia 9) e do 3º BTT XCO Os Braguinhas (dia 23). O mês de julho surgirá com o 2º BTT XCO de Paredes de Coura (dia 7), o 7º BTT XCO de Felgueiras (dia 21) e o 16º BTT XCO Amigos de São Lourenço (dia 28).
O calendário do Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo integra ainda as seguintes provas: 15º BTT XCO - ACRAP (1 de setembro), 10º BTT de Creixomil - Barcelos (8 de setembro), 16º BTT XCO - ARGO (15 de setembro) e 3º BTT XCO Torcatense (20 de outubro).