Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT DHI Vila de São Torcato
Campeonato Regional do Minho de BTT Down Hill - Reclamos Vitória

Video Ciclismo +TV aqui

Paulo Santos sagrou-se vencedor do 1º BTT DHI Vila de São Torcato, segunda prova do Campeonato Regional do Minho de BTT Down Hill - Reclamos Vitória. Na estreia da nova pista de Down Hill da Vila de São Torcato (Guimarães), também venceram Ana Leite (femininos), Fernando Silva (juniores), Rui Silva (veteranos A), José Carneiro (Veteranos B+C), Diogo Pinto (cadetes), José Carlos Oliveira (promoção) e Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe (equipas).
Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Junta de Freguesia de São Torcato, o 1º BTT DHI Vila de São Torcato foi disputado numa nova pista de down hill que termina nas imediações do Campo de Futebol do União Torcatense.
Definida pela maioria dos pilotos como "técnica, rápida e super divertida", a pista de São Torcato confirmou reunir excelentes condições para a prática do DHI, sendo já candidata a nova prova do regional do Minho em 2014.
No êxito da estreia da pista torcatense, que contou com a presença de muito público e mais de centena e meia de atletas, o destaque foi também dos pilotos do escalão júnior, cujos três primeiros classificados averbaram os três melhores tempos absolutos.
Em elites, o vencedor foi Paulo Santos (Motor Clube de Felgueiras / Lusquinhos Team) que se superiorizou a Joel Ferreira (RG - Centro Óptico de Fafe) e a José Vasconcelos (AD Fundação Jorge Antunes), respetivamente, segundo e terceiro classificados.
Ana Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) ganhou em femininos, terminando nas posições seguintes duas atletas da “casa”, nomeadamente, Tânia Lima e Ilda Pereira (BTT Torcatense DH Team) que, após várias anos a competir em Cross Country, participaram pela segunda vez em provas de DHI.
Em juniores, a discussão da vitória no 1º BTT DHI Vila de São Torcato foi muito renhida, com os três primeiros classificados, averbando os melhores tempos absolutos, a ficarem separados por escassas diferenças de tempo. Fernando Silva (RG – Centro Óptico de Fafe) acabou por ser o melhor e garantir a vitória na segunda prova do Campeonato do Minho, seguindo-se Emanuel Sousa (Motor Clube de Felgueiras / Lusquinhos Team) e Gil Marques (Famalicense Atlético Clube).
Rui Silva (RG – Centro Óptico de Fafe) triunfou em Veteranos A, em despique apertado com Jorge Afonseca  (Motor Clube de Felgueiras / Lusquinhos Team), segundo classificad. António Cunha (RG – Centro Óptico de Fafe) completou o pódio de São Torcato.
Em Veteranos B e C, José Carneiro (Famalicense Atlético Clube) repetiu o êxito da primeira prova do regional minhoto, reforçando assim a liderança do campeonato. Joaquim Dias (Motor Clube de Felgueiras / Lusquinhos Team) obteve o segundo melhor registo e Elísio Melo (Individual) o terceiro.
No escalão de cadetes, venceu Diogo Pinto (RG – Centro Óptico de Fafe) com o excelente nono melhor tempo absoluto, ocupando os restantes degraus do pódio Raul Rodrigues e Carlos Martins, ambos da AD Jorge Antunes.
Na vertente de promoção venceu José Oliveira, classificando-se em segundo João Ribeiro e em terceiro Fernando Silva.
Coletivamente a grande vencedora do 1º BTT DHI Vila de São Torcato foi a formação dos Restauradores da Granja – Centro Óptico de Fafe, enquanto o Motor Clube de Felgueiras / Lusquinhos Team ficou em segundo e a Associação Desportiva Jorge Antunes em terceiro.
O 1º BTT DHI Vila de São Torcato teve o apoio da FPC, IPDJ, Reclamos VitóriaCision, InoxtuboBike Magazine (revista oficial), Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Viva Park, BTT Torcatense, Quinta do Parque, Casa Myzé, Ima Extreme, MiniPreço, Café Millennium, Prova de Talento, Pão Quente da Vila, Miranda - Restaurante.
São Torcato é uma freguesia do concelho de Guimarães que se caracteriza por ser genuinamente rural mas com um marcado desenvolvimento. A Vila de S. Torcato situa-se a 6 kms da cidade de Guimarães sendo uma das mais importantes vilas do concelho de Guimarães por se centralizar perante um conjunto de freguesias: Atães, Aldão, Gominhães, Gonça, Selho S. Lourenço, Rendufe, S. Torcato, Arosa, Castelões e Mesão Frio.
Com património e tradições peculiares preservadas – nomeadamente, o folclore e as festas que ali decorrem durante todo o ano - a devoção para com o santo padroeiro, São Torcato, destaca-se como elemento fundamental componente religiosa da freguesia. Aliás, o seu orago é o próprio São Torcato, cujas relíquias (o seu corpo conservado, segundo a expressão popular, incorrupto) são veneradas no santuário de São Torcato, situado na freguesia.
Elevada a vila em Junho de 1995, a freguesia constituiu, até ao início do século XIX, o couto de São Torcato. A 20 de Junho de 1049, o couto de São Torcato foi dado ao Mosteiro de Mumadona, então conhecido pelo Mosteiro de Guimarães, pelo Rei D. Fernando e pela sua esposa a Rainha D. Sancha. Em 1173, o Mosteiro de São Torcato foi desanexado da Colegiada e nesse mesmo ano em Abril, o Rei D. Afonso Henriques dou carta de couto ao prior de São Torcato, D. Paio. 
O Papa Inocêncio V, a 15 de Maio de 1276, conferiu por Bula o Mosteiro de São Torcato sobe a regra de Santo Agostinho. Esta Bula permite saber nos dias de hoje, que o mosteiro possuía a Igreja de Santo Emilião de Riba D´Ave e terras dos bispados de Braga, Porto, Lamego e Viseu. Sabe-se ainda, através de uma carta passada pelo rei D. Afonso IV, que o Couto de São Torcato foi judiciado em 1836 ao Mosteiro de São Torcato.

A Vila de São Torcato (Guimarães) recebe no dia 28 de abril o Campeonato Regional do Minho de BTT DHI - Reclamos Vitória.
Para a segunda prova do competitivo campeonato minhoto é esperada a participação de muitos atletas e de muito público.
Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Junta de Freguesia de São Torcato, o 1º BTT DHI Vila de São Torcato será a segunda prova pontuável para o Campeonato Regional do Minho de BTT DHI - Reclamos Vitória de 2013. A prova será disputada numa nova pista de down hill que termina nas imediações do Campo de Futebol do União Torcatense.
O programa do 1º BTT DHI Vila de São Torcato inclui um período para treinos entre as 9 e as 12h00, realizando-se uma manga de qualificação às 13h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h00. Na véspera da competição o circuito estará aberto para treinos (sem transporte da organização) e a participação na prova é gratuita para atletas federados.
Nuno Machado (Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe) é o líder do campeonato em elites/sub23, depois de ter ganho de forma categórica o 3º BTT DHI de Barrosas - Felgueiras.
Filipa Peres (BTT Valongo /Longusbike ) está na frente do Campeonato Regional do Minho de BTT Down Hill - Reclamos Vitória em femininos, Rui Teixeira (Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe) em juniores, Diogo Pinto (Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe) em cadetes, Ricardo Soares (AD Jorge Antunes) em Veteranos A, José Carneiro (Famalicense Atlético Clube) em Veteranos B+C e a formação Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe na classificação coletiva.
O 1º BTT DHI Vila de São Torcato tem o apoio da FPC, IPDJ, Reclamos VitóriaCision, InoxtuboBike Magazine (revista oficial), Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Viva Park, BTT Torcatense, Quinta do Parque, Casa Myzé, Ima Extreme, MiniPreço, Café Millennium, Prova de Talento, Pão Quente da Vila, Miranda - Restaurante.
O Campeonato Regional do Minho de BTT (DHI) de 2012 terminou com a vitória de Cláudio Loureiro (Team Transition / SRAM) em elites, Fernando Silva (Restauradores da Granja - Centro Óptico Fafe) em juniores, Emanuel Sousa (Motor Clube Felgueiras / Lusquinhos Team) em cadetes, Ricardo Soares (Associação Desportiva Jorge Antunes) em Veteranos A e Joaquim Dias (Motor Clube Felgueiras / Lusquinhos Team) em veteranos B+C). A competição do ano transato foi ganha coletivamente por Restauradores da Granja - Centro Óptico de Fafe.

São Torcato é uma freguesia do concelho de Guimarães que se caracteriza por ser genuinamente rural mas com um marcado desenvolvimento.
A Vila de S. Torcato situa-se a 6 kms da cidade de Guimarães sendo uma das mais importantes vilas do concelho de Guimarães por se centralizar perante um conjunto de freguesias: Atães, Aldão, Gominhães, Gonça, Selho S. Lourenço, Rendufe, S. Torcato, Arosa, Castelões e Mesão Frio.
Com património e tradições peculiares preservadas – nomeadamente, o folclore e as festas que ali decorrem durante todo o ano - a devoção para com o santo padroeiro, São Torcato, destaca-se como elemento fundamental componente religiosa da freguesia. Aliás, o seu orago é o próprio São Torcato, cujas relíquias (o seu corpo conservado, segundo a expressão popular, incorrupto) são veneradas no santuário de São Torcato, situado na freguesia.
Elevada a vila em Junho de 1995, a freguesia constituiu, até ao início do século XIX, o couto de São Torcato.
A 20 de Junho de 1049, o couto de São Torcato foi dado ao Mosteiro de Mumadona, então conhecido pelo Mosteiro de Guimarães, pelo Rei D. Fernando e pela sua esposa a Rainha D. Sancha. Em 1173, o Mosteiro de São Torcato foi desanexado da Colegiada e nesse mesmo ano em Abril, o Rei D. Afonso Henriques dou carta de couto ao prior de São Torcato, D. Paio. 
O Papa Inocêncio V, a 15 de Maio de 1276, conferiu por Bula o Mosteiro de São Torcato sobe a regra de Santo Agostinho. Esta Bula permite saber nos dias de hoje, que o mosteiro possuía a Igreja de Santo Emilião de Riba D´Ave e terras dos bispados de Braga, Porto, Lamego e Viseu.
Sabe-se ainda, através de uma carta passada pelo rei D. Afonso IV, que o Couto de São Torcato foi judiciado em 1836 ao Mosteiro de São Torcato.