Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
2ª Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto
2ª prova da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória

Cerca de meio milhar de betetistas participaram na Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto que a Associação de Ciclismo do Minho organizou no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. Integrada na Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória, a segunda prova da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas – Reclamos Vitória foi ganha por David Vaz (Elites/Sub23), Ana Rita Vale (Elites/Feminina), Carlos Rocha (Master A), Liliana Lopes (Master/Feminina), Rui Lavarinhas (Master B), Carlos Lima (Master C), Ricardo Gomes (paraciclismo) e pela Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas  (equipas). Na vertente de lazer, José Miranda e Daniela Pereira foram os melhores na maratona e Manuel Pereira e Marta Branco na meia-maratona.
A Maratona BTT de Guimarães foi disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva. O programa integrou a chegada dos participantes no Lisboa - Guimarães de bicicleta, uma aventura de Miguel Figueiredo (Guimarães), Fernando Machado (Ponte de Lima) e Antero António Paiva (Tocha) que ligou a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal.
O percurso da maratona teve uma extensão total de 73,4 quilómetros (2281m de acumulado), enquanto o da Meia-Maratona foi de apenas 46 quilómetros (1459m de acumulado). Depois de uma passagem em neutralização pelo centro da cidade de Guimarães, o percurso prosseguiu por trilhos de várias freguesias do concelho
A Maratona BTT de Guimarães - que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários - terminou com um balanço muito positivo, realçando-se não apenas o nível competitivo mas também o número e a forma de participação das centenas de atletas da vertente de promoção/lazer. Além dos betetistas que participaram na maratona numa perspetiva de lazer, a Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto contou na competição com a presença dos melhores atletas nacionais e regionais de BTT Maratonas.
A iniciativa registou inscrições de participantes oriundos das localidades de, entre outras, Alverca, Amares, Arcos de Valdevez, Arouca, Aveiro, Barcelos, Barreiro, Braga, Celorico de Basto, Chaves, Espinho, Esposende, Estremoz, Évora, Fafe, Fundão, Gondomar, Guimarães, Leiria, Loulé, Lousada, Maia, Matosinhos, Monção, Mondim de Basto, Mos (Espanha), Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Ponta Delgada, Ponte da Barca, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Valongo, Viana do Castelo, Vigo (Espanha) Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Verde, Viseu e Vizela.
Após a partida e vencidas as primeiras dificuldades, formou-se na frente da corrida um grupo onde se encontravam os principais candidatos à vitória final, enquanto os participantes na vertente de promoção/lazer também iam dando mostras de estarem motivados e bem preparados para enfrentarem as dificuldades do percurso. David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) assumiu desde cedo a liderança da prova conseguindo concluir a maratona em primeiro lugar, apesar da ameaça na fase inicial de José Dias (Focus / Casa do Povo de Retorta). Com uma diferença significativa, André Sousa (Amigos Da Montanha /Ledechem Quinta & Santos) foi o segundo classificados em elites/Sub 23 terminando m terceiro José Dias (Focus / Casa do Povo de Retorta).
Na elite feminina venceu Ana Rita Vale (Batotas / Adnbike Ponte de Lima), deixando nas posições seguintes do pódio Joana Moreira (ASC / Bikezone) e Patrícia Almeida (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas).
Ricardo Gomes (Castro Mozinho / Martos / Bfour / Hrv) triunfou na categoria de paracilcismo
Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) alcançou o primeiro lugar em master A, enquanto Hélder Braga (Seissa / Acr Roriz / Matias & Araujo / Frulact) foi segundo e José Filipe Brito (Tomatubikers / Padaria Desejos / Famabike ) terceiro.
O Campeão Nacional Rui Lavarinhas (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) venceu em master B, terminando de seguida Tierri Mendes (Haibike / Soniturismo / Bike World) e Abel Machado (ASC / Bikezone).
Carlos Lima (individual) triunfou em master C, classificando-se em segundo Jorge Ferro (individual) e em terceiro Benjamim Silva (Haibike / Soniturismo / Bike World).
Nas veteranas a vitória foi de Liliana Lopes (ASC / Bikezone), tendo Deolinda Carracena (ASC / Bikezone) alcançado o segundo posto e Ana Campos (Bragactive / Focus T) o terceiro.
Na classificação por equipas, a Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas voltou a dominar, tal como aconteceu recentemente no Campeonato Nacional de BTT Maratonas, completando o pódio a equipa famalicense Haibike / Soniturismo / Bike World e a ASC / Bikezone.
Na maratona de lazer os três primeiros masculinos foram José Manuel Lopes Miranda (Dragões do Vale do Vizela), José Rocha (Bravos da Montanha) e Ricardo Gonçalves (Crude BTTeam) , tendo Daniela Pereira (Afacycles Sport) vencido em femininos.
Quanto à meia-maratona, Manuel Pereira (Seissa / Acr Roriz / Matias & Araujo / Frulact) venceu em masculinos e Marta Branco (Joane BTT / Trilhos Bike) em femininos. Marco Costa (Btt4all / Motocar) e Daniela Araújo (Dsa) foram segundos e Tiago Rodrigues (Fasabikes) e  Flávia Vieira (C. C. Gondomar / Gondobike) terceiros.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães, a Maratona BTT de Guimarães contou com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Reclamos Vitória, Cision, Inoxtubo, Ford - Hermotor, Embalagens Gonçalves, Irmandade da Penha, Bikezone, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, LevutláCiclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Mais de meio milhar de betetistas participam no próximo domingo na Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto que a Associação de Ciclismo do Minho organiza no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto” e integrada na Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória. A iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas são aceites no secretariado.<br><br>

A Maratona BTT de Guimarães será disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike. O percurso da maratona terá uma extensão total de 73,4 quilómetros (2281m de acumulado), enquanto o da Meia-Maratona será de apenas 46 quilómetros (1459m de acumulado).
A partida está marcada para as 9h30 e o percurso começará com uma passagem em neutralização pelo centro da cidade de Guimarães, prosseguindo depois por trilhos de várias freguesias do concelho. Alguns pontos de passagem são os seguintes (ordenados alfabeticamente): Atães, Costa, Fermentões, Gonça, Mesão Frio, Pencelo, Polvoreira, Rendufe, São Martinho de Candoso, São Tiago de Candoso, São Torcato, Silvares.
A chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona ao Parque da Cidade Desportiva está prevista para as 12 horas, enquanto o primeiro da Maratona deverá terminar a prova pelas 13 horas. Para as 14 horas está prevista a chegada dos participantes no Lisboa - Guimarães de bicicleta, uma aventura de Miguel Figueiredo (Guimarães), Fernando Machado (Ponte de Lima) e Antero António Paiva (Tocha) que começou no dia 1 de agosto e que liga a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal.


Além dos betetistas que participarão na maratona numa perspetiva de lazer, a Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto contará na competição com a presença dos melhores atletas nacionais e regionais de BTT Maratonas.
Embora com muitos inscritos de várias freguesias do concelho de Guimarães, a Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto regista inscrições de participantes oriundos das localidades de, entre outras, Alverca, Amares, Arcos de Valdevez, Arouca, Aveiro, Barcelos, Barreiro, Braga, Celorico de Basto, Chaves, Espinho, Esposende, Estremoz, Évora, Fafe, Fundão, Gondomar, Leiria, Loulé, Lousada, Maia, Matosinhos, Monção, Mondim de Basto, Mos (Espanha), Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Ponta Delgada, Ponte da Barca, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Valongo, Viana do Castelo, Vigo (Espanha) Vila do Conde,  Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Verde, Viseu e Vizela.
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a 2ª Maratona de Guimarães visa igualmente fins de lazer e turístico/culturais, integrando a programação oficial de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães, a 2ª Maratona BTT de Guimarães conta com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Reclamos Vitória, Cision, Inoxtubo, Ford - Hermotor, Embalagens Gonçalves, Irmandade da Penha, Bikezone, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, LevutláCiclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.


 

PROGRAMA DA MARATONA BTT DE GUIMARÃES

 

Sábado, 3 de agosto
16h00    Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)
20h00    Encerramento do Secretariado

 

Domingo, 4 de agosto
07h30    Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)
08h30    Encerramento do Secretariado
08h30    Reunião com os Diretores Desportivos (Parque de Trial Bike de Guimarães)
09h10    Chamada dos atletas para a partida
09h30    Partida simbólica
09h40    Reagrupamento e Partida real (Rua Dr. José Sampaio)
12h00    Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona
13h00    Chegada do primeiro atleta da Maratona
14h00    Chegada do Lisboa – Guimarães em bicicleta
14h15    Cerimónia protocolar e de entrega de prémios

 

 

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado da Maratona BTT de Guimarães no dia 3 de agosto, entre as 16 e as 18 horas.
As inscrições ainda não pagas poderão ser liquidadas aquando do funcionamento do secretariado (sábado: 16 às 20 horas; domingo: 07h30 às 08h30).
O secretariado da Maratona BTT de Guimarães funcionará na Pista de Atletismo Gémeos Castro (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago, 4835-235 Guimarães, GPS: N 41.42999, W 8.32203).
 

 

 

Encontra-se à venda na loja virtual do site da Associação de Ciclismo do Minho o jersey oficial da 2ª Maratona BTT de Guimarães que se realizará no dia 4 de agosto no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. As encomendas podem ser efetuadas aqui (pagamento por multibanco e oferta dos portes de envio).
Com design e modelo exclusivos, o jersey da Maratona BTT de Guimarães é produzido em tecido técnico TechnoDry (qualidade Fullwear). A camisola de ciclismo, de manga curta e fecho curto, está disponível em vários tamanhos, desde o XS ao XXXL. O jersey oficial pode ser encomendado ao preço promocional de 25 euros com oferta dos portes de envio para Portugal continental. Os participantes na 2ª Maratona BTT de Guimarães poderão encomendar o jersey, com um desconto de 20%, no momento da formalização da inscrição. 

 

 

 

 

 

 

 

Sábado, 3 de agosto
16h00    Abertura do Secretariado (Pista de Atletismo Gémeos Castro)
20h00    Encerramento do Secretariado

 

Domingo, 4 de agosto
07h30    Abertura do Secretariado
                Pista de Atletismo Gémeos Castro
08h30    Encerramento do Secretariado
08h30    Reunião com os Diretores Desportivos
                Parque de Trial Bike de Guimarães
09h10    Chamada dos atletas para a partida
09h30    Partida simbólica
09h40    Reagrupamento e Partida real
                Rua Dr. José Sampaio
12h00    Chegada do primeiro atleta da
                Meia-Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto
13h00    Chegada do primeiro atleta da
                Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto
14h00    Chegada do Lisboa - Guimarães em bicicleta
14h15    Cerimónia protocolar e de entrega de prémios

 

 

Estão abertas as inscrições para a 2ª Maratona BTT de Guimarães a realizar no dia 4 de agosto no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
Integrada na Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória, a iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. As inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt.
A 2ª Maratona BTT de Guimarães será disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade Desportiva (Alameda dos Desportos, Candoso S. Tiago), junto ao Parque de Trial Bike e Centro de Ciclismo de Iniciação (BTT) de Guimarães.
Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a 2ª Maratona BTT de Guimarães prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona (cerca de 40 Kms) e de Maratona (cerca de 80 Kms).
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a 2ª Maratona de Guimarães visa igualmente fins de lazer e turístico/culturais, integrando a programação oficial de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”.
O programa da 2ª Maratona BTT de Guimarães inclui a chegada do “Lisboa - Guimarães em Bicicleta”, uma ligação entre a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal que decorrerá de 1 e 4 de agosto.
A participação na Maratona ou na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro), havendo a possibilidade de aquisição do jersey oficial por mais 20 euros. As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui - pagamento por multibanco).
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Guimarães 2013, Tempo Livre e Câmara Municipal de Guimarães, a 2ª Maratona BTT de Guimarães conta com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Reclamos Vitória, Cision, Inoxtubo, Ford - Hermotor, Embalagens Gonçalves, Irmandade da Penha, Bikezone, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, Levutlá, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.
Recorde-se que a 1ª Maratona BTT de Guimarães, prova de atribuição dos primeiros títulos regionais do Minho de BTT Maratonas, foi realizada no dia 2 de outubro de 2011, tendo-se saldado num êxito, realçando-se não apenas o nível competitivo e a forma como foram disputados os títulos regionais mas também o número e a forma de participação das dezenas de atletas da vertente de promoção/lazer e a beleza do percurso ao longo dos trilhos de Guimarães.
 

O programa da 2ª Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto inclui a chegada do projeto do vimaranense Miguel Figueiredo que fará a ligação de bicicleta entre a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal.
A aventura e o percurso, entre os dias 1 e 4 de agosto, serão realizados numa perspetiva de lazer, podendo a participação ser aberta a outros interessados. A iniciativa tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo do Minho.
No dia 1 de agosto a partida será assinalada em Lisboa na rua Barros Queirós (na histórica sede da Federação Portuguesa de Ciclismo) estando a chegada a Guimarães prevista para o dia 4 e enquadrada no programa da 2ª Maratona BTT de Guimarães (Taça Regional do Minho de BTT Maratonas).
A iniciativa “Lisboa - Guimarães de bicicleta em autonomia” visa a promoção do ciclismo e a utilização da bicicleta como opção de prática desportiva (lazer e competição) e de mobilidade.

As etapas são as seguintes:

1ª Etapa: Lisboa - Peniche (140 kms)
2ª Etapa: Peniche - Quiaios (138 Kms)
3ª Etapa: Quiaios - Vila do Conde (150 kms)
4ª Etapa: Vila do Conde - Guimarães (47 kms)