Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
58º Circuito de Santo António (Amares)
5ª prova da Taça de Portugal de Juniores

Com a vitória discutida ao sprint, Ivo Oliveira (Bairrada) sagrou-se vencedor do 58º Circuito de Santo António de Amares, última prova da Taça de Portugal Liberty Seguros de Juniores.
Na prova integrada no programa das Festas d´Amares - Santo António 2014, as emoções estiveram ao rubro: Ivo Oliveira, apesar de ganhar em Amares, terminou a Taça de Portugal em segundo com Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) a garantir a conquista do troféu com o terceiro lugar na derradeira corrida.
O 58º Circuito de Santo António de Amares foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares, sendo das mais antigas provas de ciclismo do País.
No tradicional e prestigiado Circuito de Santo António alinharam à partida 119 corredores para cumprir um percurso de 86 quilómetros com início e final na Praça do Comércio.
Palco do epílogo da Taça de Portugal de Juniores, os 86 quilómetros do 58º Circuito de Santo António de Amares foram corridos a alta velocidade (média de 41,1 km/h), com as constantes movimentações no pelotão, a emoção, a competitividade e também as duas quedas, nos últimos 200 metros, a marcarem o final da prova.
Ivo Oliveira fez o que lhe competia para tentar desalojar Tiago Antunes do topo da geral da Taça, vencendo a prova ao sprint, ao cabo de 2h05m33s. O colega de equipa Pedro Preto conseguiu a segunda posição, “roubando” pontos aos adversários, mas Tiago Antunes também esteve ao melhor nível, colocando-se no terceiro lugar, o que lhe valeu a conquista da Taça de Portugal Liberty Seguros no primeiro ano na categoria júnior.
Nas contas finais do troféu de regularidade, Tiago Antunes terminou com 305 pontos, apenas mais cinco do que Ivo Oliveira.
Os famalicenses da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho ganharam por equipas, mas a geral coletiva da Taça de Portugal Liberty Seguros foi para a formação da Bairrada, que ultrapassou a formação do CC José Maria Nicolau.
André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) venceu as duas primeiras metas volantes e Bruno Coelho (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) a derradeira.
Maria Jesus Barros (CC Spol) foi a melhor no setor feminino seguida de Ana Valido (Acreditar / AC Malveira) e de Ana Azenha (BMC/SRAM/ Póvoa de Varzim).
Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.
O 58º Circuito de Santo António de Amares teve o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de CiclismoHerdmarCisionArrecadações da Quintã, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 7º Troféu Carlos Carvalho agendado para o dia 21 de junho e destinado às categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.

O tradicional Circuito de Santo António de Amares disputa-se no próximo dia 15 de junho. A 58ª edição da prova é pontuável para a Taça de Portugal de Juniores e integra o programa das Festas d´Amares - Santo António 2014 que decorrem de 8 a 15 de junho.
A competição começará às 10 horas e terminará, pelas 12 horas, na Praça do Comércio, tendo os corredores para enfrentar um percurso de 86 quilómetros.
O 58º Circuito de Santo António de Amares é organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares.
Das mais antigas provas de ciclismo do País, o prestigiado Circuito de Santo António tem início marcado para as 10 horas na Praça do Comércio e final previsto para as 12h15 no mesmo local. O percurso, de 86 quilómetros, inclui três passagens pela meta que contarão como metas volantes. A concentração dos corredores será pelas 9 horas e a cerimónia protocolar e de entrega de prémios pelas 12h30.
O percurso do 58º Circuito de Santo António de Amares, integrado no programa das Festas d´Amares - Santo António 2014, será o seguinte: Amares (Praça do Comércio), Besteiros (EN 308 - Partida real), Portela, Caldelas, Torre, Fiscal (10h16), São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 1ª passagem pela meta - 10h27), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia (10h40), Adaúfe, Palmeira (10h48), Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares (2ª passagem pela meta - 11h07), Besteiros, Portela, Caldelas (Meta Volante - 11h20), Torre, Fiscal, São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 3ª passagem pela meta - 11h37), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia, Adaúfe, Palmeira (11h56), Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares - Praça do Comércio (Meta Final - 12h15).
Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.
O 58º Circuito de Santo António de Amares tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de CiclismoHerdmarCisionArrecadações da Quintã, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
No ano passado, João Silva (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) venceu isolado a 57º edição do tradicional Circuito de Santo António de Amares. Com cerca de meia centena de corredores à partida, o percurso na prova integrou três metas volantes, tendo o pelotão proporcionado ao imenso público que presenciou a prova um excelente espetáculo desportivo, com emoção e competitividade até ao final, .
Na sequência de várias movimentações ao longo da corrida, um grupo de cinco corredores destacou-se do pelotão e chegou de forma cadenciada à meta. João Silva (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) foi o primeiro a concluir o 57º edição do tradicional Circuito de Santo António de Amares com a vantagem de 19 segundos para Xavier Silva (Anicolor) e de 21 para Pedro Seabra (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel). Ivo Oliveira (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes) e Fábio Mansilhas (Alcobaça CC / Crédito Agrícola), respetivamente quarto e quinto classificados, concluíram a prova com o atraso de 24 segundos em relação ao vencedor. João Fernandes (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea), sexto classificado, liderou o pelotão que chegou ao final com a desvantagem de 27 segundos. João Pereira (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho), Xavier Silva (Anicolor) e João Silva (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) venceram as metas volantes.
Este ano, as festas Antoninas de Amares têm uma nova designação e passam a chamar-se "Festas d´Amares". A organização decidiu alterar a denominação para criar uma “marca que as possa distinguir das restantes festividades em honra de Santo António”, explica Rui Fernandes, da comissão organizadora.
Pela primeira, as Festas d´Amares 2014 proporcionam oito dias de festa, que se prolongam de 8 a 15 de Junho, com uma forte componente de tributo a António Variações.
A edição deste ano das festas concelhias recupera algumas tradições perdidas como os jogos tradicionais, o fogo preso, o concurso de pesca desportiva e a realização de um bazar concelhio. No capítulo da música, a organização, a cargo da recém eleita direcção da AFAA, aposta em cabeças de cartaz de renome como Quim Barreiros, Toy, Expensive Soul e os já populares "Aurora", que passaram pelo programa televisivo "Factor X".
A Associação das Festas aposta, através de diversas iniciativas, num tributo a António Variações que em 2014 completaria 70 anos de idade, caso fosse ainda vivo, celebrando-se a 13 de Junho, 30 anos sobre a sua morte.