Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Maratona BTT Fafe - Lameirinha
1# Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014)

O Campeão Nacional de BTT Maratonas, Tiago Ferreira, venceu a Maratona BTT Fafe - Lameirinha, primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã promovida no âmbito do Fafe Show Bike.
Para além de Tiago Ferreira, a maratona conheceu também os seguintes vencedores: Ana Rita Vale (elites femininas), José Albino Soro (master 30), Vítor Teixeira (master 40), Carlos Lima (master 50), Ana Gonçalves (master femininas), EDV-Veb / Vianacycles (equipas), José Manuel Pereira e Sandrina Carneiro (promoção). A meia maratona, vertente de promoção, foi ganha por Óscar Osório e Marta Branco.
Organizada pela Gigagraf - Eventos, a Maratona foi disputada no concelho de Fafe, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade em Fafe, contemplando percursos de Maratona e de Meia-Maratona.
Cerca de meio milhar de betetistas, procedentes de várias localidades de Portugal e de Espanha, participaram na iniciativa que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários e que terminou com um balanço muito positivo. Da Maratona BTT Fafe - Lameirinha destacou-se não apenas o nível competitivo e organizativo mas também o número e a forma de participação das centenas de atletas da vertente de promoção/lazer e a beleza do percurso.
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha foi uma das grandes apostas da 2ª edição do Fafe Show Bike, a grande feira de referência do setor do ciclismo na região norte que voltou a ter como epicentro o Pavilhão Multiusos de Fafe e que, para além da exposição, integrou atividades desportivas de lazer e de competição.
Na vertente de competição da Maratona BTT Fafe - Lameirinha, o Campeão Nacional de maratonas, Tiago Ferreira (Team Protek) foi o primeiro a regressar ao ponto de partida para vencer destacado a Maratona na categoria de elites, com uma vantagem superior a 5 minutos para Jacinto Fiúza (Batotas/Ponte de Lima) e José Rodrigues (UCVNF / Soniturismo / Bike World) que concluíram a prova ao sprint, respetivamente na segunda e terceira posições.
Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima), em elites femininas, venceu a Maratona com uma vantagem considerável para a segunda e terceira classificadas, respetivamente, Raquel Marques (Asc / Focus Team) e Leandra Gomes (BTT Torcatense).
José Albino Soro (EDV-Veb / Vianacycles), em master 30, foi o vencedor terminando a prova à frente de Filipe Brito (Tomatubikers/P. Desejos/VRC Warehouse Technologies) e de Tiago Jorge Faria Vieira (EDV-Veb / Vianacycles), enquanto em master 40 a vitória pertenceu a Vítor Teixeira (Nast/Motocar/Servigás), seguindo-se na classificação João Lopes Teixeira (Pedalsempre/Movenoticias/Solindellysys) e Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Invest).
Em master 50, Carlos Lima (EDV-Veb / Vianacycles), Campeão do Minho e vencedor da Taça do Minho de 2013 de Maratonas, venceu de forma clara, enquanto Joaquim Sá (Asc / Focus Team) terminou em segundo e Manuel Carvalhosa (Ama | Martos | Hrv | Bfour) em terceiro.
Campeã do Minho de 2013 em elites, Ana Gonçalves (Saertex Portugal | Edaetech) foi a melhor veterana, concluindo a prova à frente de Marina Leitão (Saertex Portugal | Edaetech) e de Adelaide Lopes (ACD Azagães - Mindol).
Na classificação por equipas, a EDV-Veb / Vianacycles foi a vencedor da Maratona BTT Fafe – Lameirinha, terminando em segundo a Saertex Portugal | Edaetech e em terceiro a Asc / Focus Team.
Na vertente de lazer, o primeiro a vencer as dificuldades do percurso da maratona foi José Manuel Pereira (S. R. Cepanense - BTT Rinus), terminando depois o trajeto Tiago Ribeiro (individual) e Sérgio Fernandes (Mouquimbiketeam/Afacycles).  Sandrina Carneiro (Giga BTT) terminou em primeiro a maratona de lazer, à frente de Cláudia Costa (Mouquimbiketeam/Afacycles).
Ainda no lazer mas na Meia-Maratona, os primeiros atletas do sexo masculino a concluir o percurso foram Óscar Osório (individual), Francisco Neves (Batotas / Ponte de Lima) e Tiago Borges (C.P.tranquilidade)) enquanto as primeiras atletas foram Marta Branco (JoaneBTT/Trilhosbike) e Cristina Salgado (Bravos da Montanha).
A próxima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã será a Maratona BTT Raid do Facho agendada para o dia 6 de abril.
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha pretende ser uma maratona de referência no panorama nacional, aproveitando para criar uma simbiose perfeita entre a grande marca de Fafe no mundo, o rally e o BTT, proporcionando aos participantes desfrutarem de um evento único.
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha teve o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike Magazine, Jornal O Jogo, RCA, Intermarché e Arrecadações da Quintã.

)

Terminado o período de inscrições online (às 22 horas do dia 6 de março), as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado da Maratona BTT Fafe - Lameirinha.
 

 

Estão abertas as inscrições para a Maratona BTT Fafe - Lameirinha a realizar no dia 8 de março no âmbito do Fafe Show Bike, um mega evento de ciclismo.
Primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, a iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. As inscrições podem ser efetuadas online (www.acm.pt).
Organizada pela Gigagraf - Eventos, a Maratona será disputada no concelho de Fafe, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade em Fafe.
Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a Maratona BTT Fafe - Lameirinha prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona  e de Maratona. O percurso da maratona terá uma extensão total de cerca 60 quilómetros (± 1500 de acumulado), enquanto o da Meia-Maratona será de apenas 40 quilómetros (± 1100 de acumulado).
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha pretende ser uma maratona de referência no panorama nacional, aproveitando para criar uma simbiose perfeita entre a grande marca de Fafe no mundo, o rally e o BTT, proporcionando aos participantes desfrutarem de um evento único.
A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro, dorsal, reforços, lavagem de bikes e banhos), sendo gratuita para atletas de paracilismo, havendo também a possibilidade de inscrição com almoço e jersey oficial. As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho.
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike Magazine, Jornal O Jogo, RCA, Intermarché e Arrecadações da Quintã.

A grande feira de referência do setor do ciclismo na região norte volta a ter como epicentro o Pavilhão Multiusos de Fafe e, para além da exposição, contempla diversas atividades paralelas. O mega evento de ciclismo realiza-se nos dias 7, 8 e 9 de março.
Exposições, atividades de BTT, Cicloturismo e Trial Bike são algumas das atividades previstas para o Fafe Show Bike, um certame promovido pela Gigagraf - Eventos com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, entre outros.
A edição 2014 conta com algumas novidades, desde logo a realização da Maratona BTT Fafe - Lameirinha, no dia 8 de março (sábado), que contará com a participação de Marco Chagas. Primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, a Maratona BTT Fafe - Lameirinha também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. Estão confirmadas as presenças de Marco Chagas, grande glória do ciclismo português e que atualmente é comentador de ciclismo na RTP, e também de Tiago Ferreira, campeão nacional em título de XCM.
No dia 9 de março (domingo), realiza-se o Challenge Fafe Show Bike que terá um percurso de ciclismo de estrada de 75km com passagem por Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso. Este Challenge, prova inovadora e aberta, terá os últimos 15 kms em circuito fechado. Joaquim Gomes, vencedor por duas vezes da Volta a Portugal em bicicleta, desempenhando atualmente as funções de diretor do mesmo evento, é presença assegurada e que ajudará a abrilhantar o Challenge. No mesmo dia, após o grande sucesso do ano transato, o espetáculo do Trial Bike volta a estar em Fafe com a realização de uma competição nacional.
Como rampa de lançamento da edição 2014 do certame, já se realizou, no dia 9 de fevereiro, o 2º BTT XCO - Fafe Show Bike, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - Reclamos Vitória.


Expectativas elevadas para edição 2014

 

Ricardo Teixeira, da organização, renova a aposta efetuada no ano passado: “mesmo em tempo de crise apostamos novamente na feira que começa a ser uma referência no País. Este ano introduzimos algumas novidades importantes tentando que mais gente venha até Fafe. Estamos em crer que vamos ter maior número de expositores e uma maior diversidade”.
Ricardo Teixeira destaca os apoios que o Fafe Show Bike vem arrecadando e parte “otimista para esta segunda edição”.
Em contagem decrescente para a 2ª edição do Fafe Show Bike, José Luis Ribeiro, presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), diz que este certame “é importante para o ciclismo, é importante para a ACM e é importante para Fafe. Aqui está a demonstração que, mesmo em momentos de crise, Fafe tem uma capacidade empreendedora absolutamente surpreendente”.
Depois do sucesso do ano passado, José Luis Ribeiro acredita que esta edição “irá surpreender e vai ser do agrado de toda a gente”.
Uma perspetiva partilhada pelo vereador do desporto da Câmara Municipal de Fafe.
Pompeu Martins salienta que o “Fafe Show Bike é um projeto arrojado”. “Não é fácil fazer um evento desta natureza e naturalmente que a câmara está ao lado”, afirma o autarca realçando a importância da iniciativa que traz gente, ligada ao sector, “de todo o país e alguns até do estrangeiro”. E para além da exposição e da vertente dos negócios está a “componente desportiva em que temos aqui uma diversidade grande na prática do ciclismo”.
O vereador do desporto acredita que esta é “uma boa receita para um excelente evento. Espero que este ano o Fafe Show Bike possa de facto solidificar-se”, afirma.
O Fafe Show Bike é promovido pela Gigagraf - Eventos com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando ainda com o apoio da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães e Só Pedal.