Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
16º BTT XCO - ACRAP
14# Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) / 2# Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto

A freguesia de Proselo (Arcos de Valdevez) acolheu a 14ª e última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO que também foi pontuável para a Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto. Os vencedores do 16º BTT XCO ACRAP foram Mário Costa (elites), Joana Monteiro (femininos), André Moreira (juniores), Aurélio Reis (masters 30), Mário Fernandes (masters 40), Valentim Ferreira (masters 50), João Rocha e Marta Branco (cadetes), Vinício Rodrigues e Raquel Queirós (juvenis), Gonçalo Magalhães e Ana Santos (infantis), Paulo Fernandes e Sara Ferreira (iniciados), David Ferreira e Mariana Magalhães (benjamins), Hugo Ramalho (pupilos) e Mário Ferreira (promoção).
Após a última prova, estão definidos os Campeões do Minho de BTT XCO de 2014: Rúben Nunes e Ana Rita Vale (elites), Fábio Abreu (juniores), Aurélio Reis (master 30), Mário Fernandes (master 40), João Araújo (master 50), João Rocha e Marta Branco (cadetes) e a equipa ASC / Focus Team.
Os melhores no Troféu Revelações de BTT foram Vinício Rodrigues e Raquel Queirós (juvenis), Gonçalo Magalhães e Rafaela Ramalho (infantis), Paulo Fernandes e Sara Ferreira (iniciados), David Ferreira e Mariana Magalhães (benjamins), Hugo Ramalho (pupilos) e a equipa Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact.
O 16.º BTT XCO ACRAP, contou igualmente para a Taça Inter-Regional Minho e Porto, tendo consagrado como vencedores da mesma, Jorge Salgado e Joana Barbosa (elites), André Moreira e Diana Ferreira (juniores), Liliana Lopes (masters femininas), Carlos Monteiro (masters 30), Mário Fernandes (masters 40), Valentim Ferreira (masters 50) e João Rocha (cadetes).
Na derradeira prova do campeonato minhoto, Rúben Nunes (elites), Mário Fernandes (masters 40) e ASC / Focus Team (equipas), chegaram ao tão almejado título de campeões minhotos já no Troféu Iniciação ao BTT em escolas, Vinicio Rodrigues (juvenis), Hugo Ramalho (pupilos) e Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (equipas).
No escalão de Elites, venceu Mário Costa, Vice-Campeão Nacional de BTT XCO, que assim contribuiu para a sua equipa, ASC/Focus Team, vencer a classificação final coletiva do Campeonato do Minho. Jorge Salgado (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim) ficou na segunda posição e José Dias (Patocycles/Coluer/Casa do Povo de Retorta) na terceira.
A Campeã Nacional de Sub23, a famalicense Joana Monteiro (ASC / Focus Team), conseguiu vencer o 16º BTT XCO ACRAP deixando na segunda posição a Campeã Nacional de elites, a atleta de Vila Verde Joana Barosa (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim), terminando em terceiro Liliana Lopes (ASC / Focus Team).
Na categoria de juniores, André Moreira (Quinta das Arcas / Interdesign / Xarão) foi o vencedor terminando Diogo Vigo (ASC / Focus Team) em segundo e Fábio Abreu (JUM Marinhas / Sanitop / KTM) em terceiro.
Aurélio Reis (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) venceu a corrida de masters 30 na qual Carlos Monteiro (Quinta das Arcas / Interdesign / Xarão) e Manuel Lopes (ASC / Focus Team) ocuparam os restantes lugares do pódio.
Nos masters 40, Mário Fernandes (Rodabike / ACRG / Gondomar) voltou a vencer e conquistou em Arcos de Valdevez o título de Campeão do Minho. Abel Machado (ASC/Focus Team) foi segundo e Hugo Marques (Rodabike / ACRG / Gondomar) o terceiro classificado.
Valentim Ferreira (Maiatos / Reabnorte) ganhou a corrida de masters 50 e Fernando Silva (Rodabike / ACRG / Gondomar) foi o segundo classificado.
João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar) e Marta Branco (Joane BTT / Trilhos Bike) voltaram a vencer em cadetes.
Nos escalões de Escolas, Vinício Rodrigues (Saertex Portugal / Edaetech) e Raquel Queirós (ASC / Focus Team) venceram em juvenis, Gonçalo Magalhães e Ana Santos, ambos da ASC / Focus Team, em infantis, Paulo Fernandes (Escola Tomatubikers Famalicão) e Sara Ferreira (Escola BTT Matosinhos) em iniciados, David Ferreira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics) e Mariana Magalhães (ASC / Focus Team) em benjamins e Hugo Ramalho (Escola BTT Matosinhos) em pupilos.
Na categoria de promoção o vencedor foi Mário Ferreira (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact), seguido de Ricardo Costa (BaToTas / ADN Bike / Ponte de Lima) e de André Rocha (individual).
Coletivamente triunfaram a ASC / Focus Team (competição) e a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact.
O 16º BTT XCO - ACRAP teve o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Proselo, Instituto Português da Juventude, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Herdmar, Raiz Carisma - Publicidade, POPP Design, Bike Magazine (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e do comércio e indústria local.
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 15 de novembro (Parque de Exposições de Braga), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

A última e decisiva prova do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) será disputada no dia 26 de outubro em Proselo, Arcos de Valdevez.
Também pontuável para a Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto, o 16º BTT XCO - ACRAP, além das categorias de competição, será aberto à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 16º BTT Cross Country decorrerá nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP, em Proselo, Arcos de Valdevez.
O 16º BTT XCO - ACRAP pontuará em simultâneo para o Campeonato do Minho de BTT XCO e para a Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto, sendo a derradeira etapa das duas competições.
O programa da iniciativa começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, seniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (inscrições através do email geral@acm.pt).
No ano passado a prova de BTT XCO de Proselo (Arcos de Valdevez) foi ganha por José Dias e Ilda Pereira (femininos), Tiago Amorim (juniores), Fábio Angiolucci (master A), Abel Machado (master B+C), António Azevedo e Diana Ferreira (cadetes), Vínico Rodrigues e Marta Branco (juvenis), Pedro Sampaio e Beatriz Abreu (infantis), Tiago Dias e Beatriz Pereira (iniciados), Rodrigo Araújo e Ana Costa (benjamins) e Paulo Cepa (promoção).
O 16º BTT XCO - ACRAP tem o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Proselo, Instituto Português da Juventude, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Herdmar, Raiz Carisma - Publicidade, POPP Design, Bike Magazine (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e do comércio e indústria local.
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 15 de novembro (Parque de Exposições de Braga), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

As Associações de Ciclismo do Minho e do Porto instituíram a Taça Inter-Regional de BTT XCO para a qual serão pontuáveis o 10º XCO BTT Matosinhos (31 de agosto) e o 16º BTT XCO ACRAP - Arcos de Valdevez (26 de outubro).
As duas provas pontuam apenas para as classificações de cada uma das competições regionais e em simultâneo para a Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto. Deste modo, o 10º XCO BTT Matosinhos pontuará para o XCO Cup do Porto e para a Taça Inter-Regional enquanto o 16º BTT XCO - ACRAP contará para o Campeonato do Minho de BTT XCO e para a Taça Inter-Regional.
O 10º XCO BTT Matosinhos agendado para o dia 31 de agosto será disputado no Parque Real (Matosinhos), sendo organizado em conjunto pelo Clube BTT de Matosinhos e pela Associação de Ciclismo do Porto. A iniciativa terá início pelas 10 horas com as atividades dos escalões de escolas enquanto os restantes escalões começarão a competir pelas 13h30.
O 16º BTT XCO ACRAP - Arcos de Valdevez, última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) e da Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto, será disputado no dia 26 de outubro em Proselo numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense.