Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Maratona BTT de Guimarães / Like Bike
5# Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014)

José Dias e Mónica Santos conquistaram destacados a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, na categoria de elites. Integrada no programa das Festas Gualterianas 2014, a maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: Carlos Rocha (master 30), Tierri Mendes (master 40), Manuel Pinto (master 50), Ana Rocha (master femininas) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas). Na vertente de lazer venceram Marco Costa (maratona), Francisco Neves e Cláudia Costa  (meia-maratona).
Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, a Maratona foi disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada a Alameda Conselho da Europa, junto ao Parque da Cidade e ao pavilhão do Vitória Sport Clube.
Cerca de trezentos betetistas de várias localidades de Portugal e de Espanha, repartidos pelos percursos de maratona e meia-maratona, participaram na iniciativa que terminou com um balanço muito positivo.
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike visou também fins de lazer e turístico/culturais, tendo integrado a programação das Festas Gualterianas, celebradas em honra de São Gualter, que se realizam em Guimarães desde 1906.
A Maratona BTT de Guimarães / Like Bike foi a quinta e penúltima prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014), tendo acentuado a acesa disputa pelos diversos títulos de Campeões do Minho cuja decisão final em todas as categorias está adiada para a última prova, a Maratona Berço do Alvarinho a disputar em Monção no dia 5 de outubro.
Vice-Campeão Nacional e do Minho de BTT XCO, José Dias (Patocycles / Coluer / Casa do Povo de Retorta) venceu a terceira edição da Maratona BTT de Guimarães chegando isolado à linha da meta e com uma vantagem considerável para Jacinto Fiúza (Batotas / ADN Bike / Ponte de Lima). Na terceira posição terminou João Soares Silva (individual). Com o resultado alcançado em Guimarães, Fiúza assumiu a liderança do Campeonato do Minho e pode ter dado um passo decisivo para conquistar do campeonato.
Mónica Santos (Saertex Portugal / Edaetech), em elites femininas, somou nova vitória no Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã e reforçou a liderança da classificação geral da competição, terminando nas posições seguintes Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima) e Patrícia Almeida (individual).
Em master 30, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech), vencedor da Taça do Minho de 2013, Campeão Nacional de BTT Meia-Maratona 2013 e Medalha de Prata no Campeonato do Mundo de BTT XCO de Forças Policiais, ganhou a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, enquanto Salvador Pereira (Vitória SC / AMC Invest) e Nuno Arieira (EDV - Veb Vianacycles / Entreportas / Bosch) terminaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Carlos Rocha comanda agora a geral da competição minhota.
Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Invest / Interfios) foi vencedor na categoria de master 40, consolidando o primeiro lugar no campeonato, seguindo-se na classificação Vítor Teixeira (NAST / Motocar / Servigas) e Francisco Branco (Trilhosbike).
Em master 50, Manuel Pinto (NAST / Motocar / Servigas) venceu a Maratona BTT de Guimarães e quebrou e invencibilidade de Carlos Lima (EDV-Veb / Vianacycles), ausente em Guimarães que continua a liderar o campeonato. Agostinho Rodrigues e Joaquim Sá, ambos da ASC / Focus Team, terminaram na segunda e terceiras posições.
Vice-Campeã nacional de BTT XCM, Ana Rocha (Saertex Portugal / Edaetech) foi a melhor veterana e subiu ao primeiro lugar do campeonato, concluindo a prova à frente de Ana Campos (ASC / Focus Team) e de Maria Conceição Carlos (Amigos da Montanha / Bikeseven Barcelos).
Na classificação por equipas, a Saertex Portugal / Edaetech foi a vencedor da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike somando preciosos pontos para a revalidação do título de Campeã do Minho, A formação NAST / Motocar / Servigas concluiu a Maratona BTT de Guimarães / Like Bik e segundo e a ASC / Focus Team em terceiro.
Na vertente de lazer, o vencedor absoluto da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike foi Marco Costa (Btt4All / Motocar / Di Garda), seguindo-se na classificação Pedro Freitas (Vitória SC / AMC Invest / Interfios) e José Alexandre (Aldeia Isabelinha BTT). Na meia-maratona o pódio masculino foi ocupado por Francisco Neves (Batotas / ADN Bike / Ponte de Lima), João Rodrigues (JoaneBTT/Trilhosbike) e Mário Ferreira (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) enquanto no feminino foi preenchido por Cláudia Costa (Individual), Cristina Oliveira (Bikemania Sport) e Ângela Mendes (Team José Mendes/ Extremebike / Silvares com Vida).
Entretanto, o equipamento oficial da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, composto por jersey e calção, está à venda na loja virtual do site da Associação de Ciclismo do Minho.
Com design e modelo exclusivos, o equipamento é inspirado no Castelo de Guimarães (símbolo da nacionalidade) e nas novas tendências da moda desportiva, tendo sido concebido pelo designer Paulo Pinheiro, da POPP Design, uma das entidades parceiras da Associação de Ciclismo do Minho.
O equipamento é produzido pela Fullwear, fornecedora oficial da ACM vocacionada para a confeção de roupa desportiva personalizada com recurso aos mais avançados tecidos e matérias-primas, correspondendo aos mais exigentes padrões em termos de conforto e durabilidade exigidos por qualquer atleta, tanto de lazer como do mais alto nível de competição.
O jersey e o calção oficial da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, disponíveis dos tamanhos XS a XXXL, podem ser adquiridos em conjunto ou isoladamente na loja virtual do site da Associação de Ciclismo do Minho (jersey: 27,50 euros, calção: 60 euros, conjunto: 80 euros), com oferta dos portes de envio para Portugal (encomendas aqui - pagamento por multibanco).
A Maratona BTT de Guimarães / Like Bike teve o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de GuimarãesCisionArrecadações da Quintã, Herdmar, POPP Design, Like Bike / Specialized, Vitória Sport Clube, Tempo LivreEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Frutas São Cristovão, Café Pedral - Quintã, Snack Bar Se7es, Silvares com Vida, FisioGuimarães, S24, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Baisnabike, ExtremeBike, BikeProtect, CityBike, Shark, Bargauto, acmTV (www.acmtv.pt) e  Bike Magazine (revista oficial).
A próxima e última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014) será a Maratona Berço do Alvarinho a disputar no dia 5 de outubro em Monção.

Terminado o período de inscrições online (19 horas do dia 1 de agosto), as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike no dia 2 de agosto, entre as 16 e as 20 horas.
As inscrições ainda não pagas poderão ser liquidadas aquando do funcionamento do secretariado (sábado: 16 às 20 horas; domingo: 07h30 às 08h30).
O secretariado da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike funcionará no Pavilhão do Vitória Sport Clube (Alameda Conselho da Europa, Parque da Cidade - GPS: 41.447985,-8.2796636).
 

Disponível para download aqui

Sábado, 2 de agosto
16h00    Abertura do Secretariado (Pavilhão do Vitória Sport Clube - Al. Conselho da Europa)
20h00    Encerramento do Secretariado

 

Domingo, 3 de agosto
07h30    Abertura do Secretariado
                Pavilhão do Vitória Sport Clube - Al. Conselho da Europa
08h30    Encerramento do Secretariado
08h30    Reunião com os Diretores Desportivos 
                Pavilhão do Vitória Sport Clube - Al. Conselho da Europa
09h10    Chamada dos atletas para a partida
09h30    Partida simbólica
09h40    Reagrupamento e Partida real
                Rua Dr. José Sampaio
12h00    Chegada do primeiro atleta da
                Meia-Maratona BTT de Guimarães / Like Bike
13h00    Chegada do primeiro atleta da 
                Maratona BTT de Guimarães / Like Bike
14h15    Cerimónia protocolar e de entrega de prémios

 

 

Estão abertas as inscrições para a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike a realizar no dia 3 de agosto. Integrada no Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, a iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. As inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt.
A Maratona BTT de Guimarães / Like Bike será disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada a Alameda Conselho da Europa, junto ao Parque da Cidade de Guimarães. A partida está marcada para as 9h30.
Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona (cerca de 35 Kms) e de Maratona (cerca de 70 Kms).
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike visa igualmente fins de lazer e turístico/culturais, integrando a programação das Festas Gualterianas, celebradas em honra de São Gualter, que se realizam em Guimarães desde 1906.
A participação na Maratona ou na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro), havendo a possibilidade de aquisição de jersey e calção oficial, disponíveis dos tamanhos XS a XXXL, com uma redução no preço para os participantes (jersey: 25 euros, calção: 55 euros, conjunto: 75 euros - acresce o valor da inscrição na maratona). As inscrições e as encomendas poderão ser efetuadas aqui (pagamento por multibanco).
A aquisição do equipamento sem inscrição na maratona também é possível na loja virtual do site da Associação de Ciclismo do Minho (jersey: 27,50 euros, calção: 60 euros, conjunto: 80 euros), com oferta dos portes de envio para Portugal (encomendas aqui - pagamento por multibanco). A entrega dos equipamentos ocorrerá a partir do dia da realização da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike.
A Maratona BTT de Guimarães / Like Bike a realizar no dia 3 de agosto será a quinta e penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014), antecedendo a realização da Maratona Berço do Alvarinho a disputar em Monção no dia 5 de outubro.
A Maratona BTT de Guimarães / Like Bike tem o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de GuimarãesCisionArrecadações da Quintã, Herdmar, POPP Design, Like Bike / Specialized, Vitória Sport Clube, Tempo LivreEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Frutas São Cristovão, Café Pedral - Quintã, Snack Bar Se7es, Silvares com Vida, FisioGuimarães, S24, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Baisnabike, ExtremeBike, BikeProtect, CityBike, Shark, Bargauto, acmTV (www.acmtv.pt) e  Bike Magazine (revista oficial).
No ano passado, cerca de meio milhar de betetistas participaram na Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto que a Associação de Ciclismo do Minho organizou no âmbito da programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. A maratona foi ganha por David Vaz (Elites/Sub23), Ana Rita Vale (Elites/Feminina), Carlos Rocha (Master A), Liliana Lopes (Master/Feminina), Rui Lavarinhas (Master B), Carlos Lima (Master C), Ricardo Gomes (paraciclismo) e pela Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas  (equipas). Na vertente de lazer, José Miranda e Daniela Pereira foram os melhores na maratona e Manuel Pereira e Marta Branco na meia-maratona.
O programa integrou a chegada dos participantes no Lisboa - Guimarães de bicicleta, uma aventura de Miguel Figueiredo (Guimarães), Fernando Machado (Ponte de Lima) e Antero António Paiva (Tocha) que ligou a capital portuguesa e a capital histórica de Portugal.

As Festas Gualterianas, celebradas em honra de São Gualter, realizam-se em Guimarães desde 1906, sempre no primeiro fim de semana de agosto.
Milhares de vimaranenses e visitantes marcam encontro na cidade onde nasceu Portugal para participarem nos diferentes números que fazem parte das nossas Gualterianas: Cortejo do Linho, Batalha das Flores, Marcha Gualteriana, entre outros.

Gualterianas 2014

Quatro espetáculos no largo do Toural e dois concertos no exterior da Plataforma das Artes (Expensive Soul e Amor Electro) são alguns dos pontos altos dos quatro dias de Festas Gualterianas.

A realização de quatro iniciativas de âmbito musical no Largo do Toural, duas no sábado e duas no domingo, constitui uma das novidades na edição deste ano das Festas Gualterianas. A emblemática praça de Guimarães receberá uma atuação de Tocadores de Concertinas no dia 02 de agosto (17 horas) e, à noite, será palco do Festival Internacional de Folclore, que no ano passado decorreu no Largo da Mumadona. No dia seguinte, o Toural será o cenário para a realização de dois eventos com bandas de música (17h00 e 21h30).
O Desfile e Concentração dos Grupos de Bombos vão abrir as Festas Gualterianas 2014 no dia 01 de agosto (sexta-feira), pelas 18 horas, num percurso pelas ruas da cidade. Meia hora depois, é inaugurada a exposição “O Trabalho”, organizada pela Muralha – Associação para Defesa do Património de Guimarães, um olhar sobre os ofícios e os artífices vimaranenses, revisitando as indústrias que marcaram a cidade até aos dias de hoje.
A exposição ficará patente no GuimarãeShopping até ao dia 25 de setembro. À noite, os Cantares ao Desafio alegram o Coreto do Jardim da Alameda. Às 22 horas, os Bizu Coolective põem a cidade a dançar ao estilo de uma orquestra/big band que contagia todos à sua passagem.
O primeiro dia de Gualterianas fecha com chave de ouro com um concerto dos Expensive Soul, com hora marcada para as 22 horas, na praça da Plataforma das Artes. Com um registo musical que mistura soul, reggae, r&b e hip hop, a banda de Leça da Palmeira conta já com um longo percurso musical e uma carreira recheada de êxitos.
No dia 02 de agosto, sábado, as Festas voltam com toda a força, bem cedo, pela manhã. Às 10 horas, o Campo de S. Mamede recebe a famosa Feira de Gado e Concurso Pecuário. Pelas 17 horas, o Largo do Toural enche-se de vida com a Arruada e Atuação de Tocadores de Concertinas. No início de noite, há Festival Internacional de Folclore no Largo do Toural.
A animação segue para a Plataforma das Artes onde atuam os Amor Electro às 22 horas. A banda tornou-se conhecida do público quando, em 2011, lançaram o disco “Cai o Carmo e a Trindade”, que foi um enorme sucesso. Os Amor Electro renderam o público e a crítica com o seu estilo musical vincado, juntando influências da música popular portuguesa com pop eletrónica a que acresce a voz da irreverente vocalista. A banda apresenta o novo trabalho “Revolução”, que não perde o elemento essencial do seu ADN, a portugalidade. A noite termina com uma sessão de fogo de artifício na Alameda Alfredo Pimenta.
 

Diversificado leque de propostas

No domingo, dia 03, as Gualterianas continuam a tomar conta de Guimarães. Pelas 09h30 arrancará na Alameda Conselho da Europa a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike e pelas 11 horas haverá o tradicional Desfile de Charretes Antigas que percorrerá as ruas da cidade. À tarde, a partir das 17 horas, a Majestosa Procissão de S. Gualter sai da Igreja de S. Francisco e percorre as ruas vimaranenses. Na noite de domingo, a praça da Plataforma das Artes volta a dar música, desta vez com os GuimaFloyd, banda da cidade que tenta recriar tão fidedignamente quanto possível a sonoridade dos britânicos Pink Floyd.
Para além da programação anteriormente referida, o fim de semana das Festas Gualterianas tem muito mais iniciativas a oferecer como concertos dos grupos musicais “Os Cinco em Palco” e “Al Meida”, no Coreto do Jardim da Alameda, e a Banda de Golães no Largo do Toural. O domingo de manhã será preenchido com as Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter na Igreja de S. Francisco e à noite não pode também perder o Despique de Bandas no Largo do Toural.
No último dia de festividades, dia 04, segunda-feira, o Centro Equestre do Loureiro Velho, em Fermentões, acolhe ainda a Corrida de Cavalos. À noite, a tão esperada Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um bilhete, no valor de 7,5 euros, à venda no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade e na loja Oficina (Rua Rainha D. Maria II).
 

Mais informações:

Festas Gualterianas

Programa das Festas Gualterianas 2014