Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3º BTT XCO Citânia do Facho
13# Campeonato do Minho de BTT XCO (2014)

A Citânia do Facho acolheu a 13.ª e penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014), apresentando uma pista que chamou à freguesia barcelense muito público e perto de duas centenas de atletas.
Na prova ganha em elites por José Dias e Diana Ferreira também venceram Bruno Machado (juniores), Aurélio Reis (masters 30), Mário Fernandes (masters 40), Fernando Silva (masters 50), João Rocha e Marta Branco (cadetes), Miguel Sousa e Raquel Queirós (juvenis), Gonçalo Magalhães e Ana Satos (infantis), Gabriel Batista e Sara Ferreira (iniciados), David Ferreira e Mariana Magalhães (benjamins), José Pedroso (pupilos) e Mário Ferreira (promoção).
Disputado num dos miradouros mais privilegiados do Minho - a Citânia do Facho que possui um notável património cultural e arqueológico - o 3º BTT XCO Citânia do Facho foi promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz.
A Citânia do Facho teve o condão de consagrar como vencedores do Troféu Iniciação ao BTT (escolas) Raquel Queirós (juvenis), Gonçalo Magalhães e Rafaela Ramalho (infantis), Paulo Fernandes e Sara Ferreira (iniciados), David Ferreira e Mariana Magalhães (benjamins).
No escalão de elites, José Dias (Patocycles/Coluer/Casa do Povo de Retorta) voltou a vencer no Campeonato do Minho, enquanto Ruben Nunes (ASC/Focus Team) não foi além do segundo lugar e Jacinto Fiúza (BaToTas / ADN Bike / Ponte de Lima) do terceiro.
Na categoria feminina, superiorizou-se Diana Ferreira (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim) que venceu a prova barcelense e deixou Liliana Lopes (ASC / Focus Team) e Daniela Pereira (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) nas posições seguintes do pódio.
Bruno Machado (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) venceu de forma clara a corrida de juniores, ficando Fábio Abreu (JUM Marinhas / Sanitop / KTM) na segunda posição e Diogo Vigo (ASC / Focus Team) na terceira.
Em masters 30 venceu Aurélio Reis (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact), em masters 40 Mário Fernandes (Rodabike / ACRG / Gondomar) e Fernando Silva (Rodabike / ACRG / Gondomar) em masters 50.
João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar) obteve mais um triunfo no escalão de cadetes com uma dupla da ASC / Focus Team, Nuno Costa e Rafael Tores, a terminarem no segundo e terceiro lugares. Em femininos, Marta Branco (Joane BTT / Trilhos Bike) voltou a vencer terminando atrás de si Ana Moreira (Escola Tomatubikers Famalicão) e Joana Castro (Quinta das Arcas / Interdesign / Xarão) a terceira.
Nos escalões de Escolas, Miguel Sousa (CRC Garbo/Vegas Cosmetics) regressou aos triunfos no escalão de juvenis, ficando na segunda posição Vínicio Rodrigues (Saertex Portugal / Edaetech) e na terceira Hélder Gonçalves (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact), o que deixa para a última prova do campeonato a decisão do vencedor no escalão de juvenis. O pódio feminino foi ocupado por Raquel Queirós (ASC / Focus Team), Beatriz Faria (JUM Marinhas / Sanitop / KTM) e Celina Faria (JUM Marinhas / Sanitop / KTM).
Em infantis, venceram Gonçalo Magalhães (ASC / Focus Team) e Ana Santos (ASC / Focus Team), em iniciados Gabriel Batista (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) e Sara Ferreira (Escola BTT Matosinhos), em benjamins David Ferreira (CRC Garbo / Vegas Cosmetics) e Mariana Magalhães (ASC / Focus Team) e em pupilos José Pedroso (Escola Tomatubikers Famalicão).
Na categoria de promoção, o melhor foi Mário Ferreira (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact).
Coletivamente, a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora do 3º BTT XCO Citânia do Facho, regressando assim à liderança do campeonato, enquanto em escolas a vitória foi da equipa CRC Garbo / Vegas Cosmetics.
O 3º BTT XCO Citânia do Facho teve o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Herdmar, Raiz Carisma - Publicidade, POPP Design, Bike Magazine (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e do comércio e indústria local.
Depois da disputa do 3º BTT XCO Citânia do Facho, o Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) rumará até Proselo (Arcos de Valdevez) para a realização no dia 26 de outubro do 16º BTT XCO - ACRAP que também pontuará para a Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto.
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 15 de novembro (Parque de Exposições de Braga), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.
 

Penúltima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO (2014), o 3º BTT XCO Citânia do Facho disputa-se no dia 28 de setembro, em Barcelos, numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Cultural e Recreativa de Roriz.
A disputar num dos miradouros mais privilegiados do Minho, a Citânia do Facho que possui um notável património cultural e arqueológico, o programa do 3º BTT XCO Citânia do Facho começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, seniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h00.
O Monte do Facho abrange as freguesias de Roriz, Oliveira e Alheira, constituindo um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante, destacando-se a Capela de São Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.
Seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho, do cimo do Monte do Facho é possível ter uma vista fabulosa das cidades de Barcelos, Vila Verde e Braga, assim como do trajeto do Rio Cávado, a montante de Braga a caminho do Atlântico, e das serranias do Gerês.
No ano passado, com a participação de mais de duas centenas de atletas, o Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country - Inoxtubo arrancou em Barcelos precisamente com a realização do 2º BTT XCO Citânia do Facho. Num percurso muito técnico, com a chuva e o frio a dificultarem a tarefa aos atletas, os primeiros vencedores da época foram Rúben Nunes (elites), Joana Monteiro (elites femininos), Tiago Amorim (juniores), João Antunes (cadetes), Joana Castro (cadetes femininos), Francisco Anjos (master A), Mário Fernandes (master B+C), Vinício Rodrigues (juvenis), César Costa (infantis), Luís Lobo (iniciados), Gabriel Batista (benjamins) e André Esteves (promoção).
O 3º BTT XCO Citânia do Facho tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Herdmar, Raiz Carisma - Publicidade, POPP Design, Bike Magazine (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e do comércio e indústria local.
Depois da disputa do 3º BTT XCO Citânia do Facho, o Campeonato do Minho de BTT XCO (2014) rumará até Proselo (Arcos de Valdevez) para a realização no dia 26 de outubro do 16º BTT XCO - ACRAP que também pontuará para a Taça Inter-Regional de BTT XCO - Minho e Porto.
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 15 de novembro (Parque de Exposições de Braga), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.