Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Maratona BTT Berço do Alvarinho
6# Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014)

Berço do Alvarinho, a vila de Monção consagrou os campeões minhotos de Maratonas ao acolher a derradeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã.
A Maratona BTT Berço do Alvarinho foi ganha por David Vaz e Daniela Pereira (elites), Raquel Marques (masters femininas), Pedro Dias (masters 30), Tierri Mendes (masters 40) e Carlos Lima (masters 50). Os Campeões do Minho de XCM 2014 são José Rodrigues e Mónica Santos (elites), Carlos Rocha (master 30), Tierri Mendes (Master 40), Carlos Lima (master 50), Ana Rocha (master - Fem.), Ricardo Gomes (paraciclismo) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas).
Organizada pelo Club de Cicloturismo de Monção, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, a Maratona foi disputada em trilhos da vila raiana de Monção, começando e terminando no centro da localidade Berço do Alvarinho. Com um balanço muito positivo na sua primeira edição, a Maratona BTT Berço do Alvarinho voltará em 2015 a integrar o Campeonato do Minho de BTT XCM.
O minhoto e Campeão Nacional de Maratonas David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech) foi o grande vencedor da Maratona BTT Berço do Alvarinho mas José Rodrigues (UCVNF / Soniturismo / BkeWorld), apesar do segundo lugar na etapa de Monção, conseguiu revalidar o titulo de Campeão do Minho, enquanto Jacinto Fiúza (BaToTas / ADN Bike / Ponte de Lima), terceiro na derradeira prova, alcançou o título de vice-campeão.
Na categoria feminina, Daniela Pereira (Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact) venceu em Monção, enquanto Patricia Almeida (Individual) foi segunda e Joana Moreira (ASC / Focus Team) a terceira. Mónica Santos (Saertex Portugal / Edaetech) e Ana Rita Vale (BaToTas / Ponte de Lima), ausentes em Monção e no último caso devido a lesão, já tinham garantido, respetivamente, o primeiro e segundo lugares na classificação final do campeonato.
Ricardo Gomes (UCVNF / Soniturismo / BikeWorld) foi o vencedor no escalão do paraciclismo e assegurou também a conquista do título de Campeão do Minho em BTT XCM.
Em masters 30, Pedro Dias (EDV-VEB VianaCycles / Entreportas / Bosch) foi o mais veloz em Monção, deixando nos lugares abaixo do pódio José Brito (Escola Tomatubikers Famalicão)e José Soro (EDV-VEB VianaCycles / Entreportas / Bosch). Antes da etapa disputada no Alto Minho, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech) assegurou a vitória no Campeonato.
Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Invest) venceu a Maratona BTT Berço do Alvarinho em master 40 e conseguiu a vitória no Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, enquanto José Fernandes (CDC Navais / Póvoa de Varzim) foi segundo classificado na última prova e  Jorge Leal (Ama / Martos / Bfour / Hrv) o terceiro.
Campeão Nacional e do Minho de Maratonas, Carlos Lima (EDV-VEB VianaCycles / Entreportas / Bosch) confirmou em Monção a supremacia demonstrada ao longo da época, revalidando o título minhoto com a vitória alcançada no Berço do Alvarinho. Agostinho Rodrigues (ASC / Focus Team) terminou a última prova do campeonato em segundo e Manuel Pinto (Nast / Motocar / Servigás) em  terceiro.
Raquel Marques (ASC / Focus Team) venceu na categoria de masters femininas, tendo
Maria Conceição Carlos e Maria Manuela Pontes, ambas da equipa Amigos da Montanha / Bike Seven Barcelos, ocupado os outros lugares do pódio. Antes da disputada na Maratona BTT Berço do Alvarinho, Ana Rocha (Saertex Portugal /Edaetech) havia garantido a conquista do campeonato minhoto neste escalão.
Coletivamente venceu a EDV-VEB VianaCycles / Entreportas / Bosch, ficando na segunda posição a formação da ASC/Bike Zone e na terceira a Saertex Portugal / Edaetech que, mesmo assim, revalidou o título de Campeão do Minho na classificação por equipas .
Na vertente de lazer os melhores na maratona foram Sérgio Meneses (Clube BTT Famalicão), Ricardo Meneses (Clube BTT Famalicão) e José Silva (Baptistas Foundation Team). Na meia-maratona destacaram-se em masculinos Francisco Neves (BaToTas / ADN Bike / Ponte de Lima), Bruno Benedito (EDV-VEB VianaCycles / Entreportas / Bosch) e Óscar Osório (Bikemania Sport) e em femininos Silvia Iglesias (C. C. Biciverde), Maria Perez (C. C. Lamprea) e Tânia Cardoso (CCM – Clube Cicloturismo de Monção).
A Maratona BTT Berço do Alvarinho teve o apoio do Município de Monção, Federação Portuguesa de Ciclismo, CisionArrecadações da Quintã, Herdmar, Solar de Serrade, Monção Bike, Jornal A Terra Minhota, acmTV (www.acmtv.pt) e  Bike Magazine (revista oficial).
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar (2014) serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014, agendada para o dia 15 de novembro (Parque de Exposições de Braga), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2014 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO
CAMPEONATO DO MINHO DE BTT XCM - ARRECADAÇÕES DA QUINTÃ


ELITES (Masc.) 
1º José Rodrigues (UCVNF / Soniturismo / BikeWorld)
2º Jacinto Fiúza (BaToTas /  Ponte de Lima)
3º David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech)
4º João Benta (JUM Marinhas / Sanitop / KTM)
5º João Silva (Garagem Paciência Bike Team)
   
ELITES (Fem.) 
1ª Mónica Santos (Saertex Portugal / Edaetech)
2ª Rita Vale (BaToTas / Ponte de Lima)
3ª Daniela Pereira (Seissa / A. C. R. Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4ª Patricia Almeida (Individual)
5ª Leandra Gomes (BaToTas / Ponte de Lima)
   
MASTER 30   
1º Carlos Rocha (SAERTEX Portugal / Edaetech)
2º José Soro (EDV-VEB / Vianacycles)
3º José Brito (Tomatubikers / p. Desejos / vrc Warehouse Tec.)
4º Pedro Dias (EDV-VEB / Vianacycles)
5º Nuno Arieira (EDV-VEB / Vianacycles)
   
MASTER 40   
1º Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Invest)
2º Vítor Teixeira (NAST / Motocar / Servigás)
3º Francisco Branco (Joane BTT - Trilhos Bike)
4º José Fernandes (CDC Navais / Póvoa de Varzim)
5º Carlos Oliveira (Garagem Paciência Bike Team)
   
MASTER 50   
1º Carlos Lima (EDV-VEB / Vianacycles)
2º Agostinho Rodrigues (ASC/Focus Team)
3º Joaquim Sá (ASC/Focus Team)
4º Manuel Pinto (NAST / Motocar / Servigás)
5º Domingos Rufo (SAERTEX Portugal / Edaetech)
   
MASTER (Fem.) 
1ª Ana Rocha (SAERTEX Portugal /Edaetech)
2ª Raquel Marques (ASC / Focus Team)
3ª Marina Leitão (SAERTEX Portugal /Edaetech)
4ª Ana Campos (ASC / Focus Team)
5ª Adelaide Lopes (ACD Azagães - Mindol)
   
PARACICLISMO   
1º  Ricardo Gomes (UCVNF / Soniturismo / BikeWorld)
   
EQUIPAS   
1º SAERTEX Portugal / Edaetech   
2º EDV-VEB / Vianacycles  
3º ASC / Focus Team  
4º NAST / Motocar / Servigás  
5º BaToTas / Ponte de Lima  

 

Terminado o período de inscrições online (19 horas do dia 3 de outubro), as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado da Maratona BTT Berço do Alvarinho no dia 4 de outubro, entre as 16 e as 20 horas.
As inscrições ainda não pagas poderão ser liquidadas aquando do funcionamento do secretariado (sábado: 16 às 20 horas; domingo: 07h30 às 08h30).
O secretariado da Maratona BTT Berço do Alvarinho funcionará na Casa do Curro (Praça Deu-la-Deu - Monção) no sábado (04 de Outubro) das 16 às 20 horas e no domingo (05 de Outubro) das 07h30 às 08h30.

 

Sábado 04 de Outubro
16h00: Abertura do secretariado (Federados e promoção) na Casa do Curro (Praça Deu-la-Deu).
20h00: Encerramento do secretariado

 

Domingo 05 de Outubro
07h30: Abertura do secretariado (Federados e promoção) na Casa do Curro (Praça Deu-la-Deu).
08h30: Encerramento do Secretariado.
08h30: Reunião com os Diretores Desportivos na Casa do Curro (Praça Deu-la-Deu)
09h00: Abertura do Controlo
09h10: Chamada dos atletas para a linha de partida da Maratona BTT Berço do Alvarinho / Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã.
09h30: Partida
11h45: Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona BTT Berço do Alvarinho.
12h45: Chegada do primeiro atleta da Maratona BTT Berço do Alvarinho / Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã
14h30: Cerimónia protocolar de entrega de prémios.
16h00: Encerramento da atividade

 

 

Disponível para download aqui

 

 

Estão abertas as inscrições para Maratona BTT Berço do Alvarinho a realizar no dia 5 de outubro em Monção. Última e decisiva etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, a iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Maratona (65 kms - Acumulado de 1.600m) e Meia-Maratona (41.5 kms - Acumulado de 1.000m). As inscrições podem ser efetuadas em aqui.
Organizada pelo Club de Cicloturismo de Monção, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, a Maratona será disputada em trilhos da vila raiana de Monção, começando e terminando no centro da localidade Berço do Alvarinho.
Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a Maratona BTT Berço do Alvarinho prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona e de Maratona.
A participação na Maratona ou na Meia-Maratona tem o custo de 7 euros para atletas federados e de 10 euros para não federados (inclui seguro).  As inscrições podem ser formalizadas através do site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui). Os pagamentos por multibanco deverão ser efetuados até as 19 horas do dia 3 outubro ou posteriormente no secretariado
A Maratona BTT Berço do Alvarinho tem o apoio do Município de Monção, Federação Portuguesa de Ciclismo, CisionArrecadações da Quintã, HerdmaracmTV (www.acmtv.pt) e  Bike Magazine (revista oficial).

Monção: Berço do Alvarinho

A fama histórica de Monção,  perpetuada pela tradição, deve-se, essencialmente, ao carácter da heroína Deu-la-Deu Martins, uma personagem lendária da história de Monção a quem é atribuído o feito de ter enganado os castelhanos à época das Guerras fernandinas. Os castelhanos tinham imposto cerco à vila de Monção, que já durava há demasiado tempo e dentro das muralhas não havia já mantimentos. Sabendo que os invasores também já estavam desmoralizados e sem provisões, a heroína terá lançado pães feitos com a pouca farinha que restava em Monção, gritando-lhes a frase "Deus lo deu, Deus lo há dado". Em consequência, os castelhanos levantaram o cerco acreditando que ainda havia muita resistência dentro das muralhas.
Esta vila que recebeu foral em 1261, e na qual foi construído um castelo no reinado de D. Dinis (séc. XIII), destaca-se pelas suas termas que proporcionam tratamentos e momentos de relaxamento a quem as frequenta.
Além das termas destaca-se o Vinho Alvarinho, o qual constitui um dos principais produtos da economia do território.
Monção, berço do Alvarinho e vila termal, é igualmente uma referência pela gastronomia tradicional. Para além do Cordeiro à Moda de Monção, a Lampreia acompanhada pelo arroz malandro apresenta-se como um dos ex-libris gastronómico desta vila raiana.

Falar de Alvarinho é falar de Monção e de Melgaço . Razões naturais de microclima e solo, fizeram da sub-região delimitada por estes dois concelhos, não só o berço, mas o solar do Alvarinho, pois proporcionam a este vinho uma elevada tipicidade.
A casta Alvarinho é considerada, por muitos, a melhor casta branca enxertada nas vinhas portuguesas. A sua raridade, a baixa produção e, principalmente, o facto de dar origem a vinhos únicos em termos de aroma e sabor, leva a que as uvas Alvarinho sejam as mais valiosas e bem pagas de todo o País. Tal facto faz com que o vinho Alvarinho seja um vinho nobre e com grande capacidade de concorrência nos mercados nacionais e internacionais, que talvez poucos vinhos portugueses terão.
Esta casta só se produz até 200 metros de altitude, sendo nesta sub-região (concelhos de Monção e Melgaço) onde existem as condições ideais de  microclima e solo para o cultivo e maturação  desta uva única e genuína.


A fama histórica de Monção,  perpetuada pela tradição, deve-se, essencialmente, ao carácter da heroína Deu-la-Deu Martins, uma personagem lendária da história de Monção a quem é atribuído o feito de ter enganado os castelhanos à época das Guerras fernandinas. Os castelhanos tinham imposto cerco à vila de Monção, que já durava há demasiado tempo e dentro das muralhas não havia já mantimentos. Sabendo que os invasores também já estavam desmoralizados e sem provisões, a heroína terá lançado pães feitos com a pouca farinha que restava em Monção, gritando-lhes a frase "Deus lo deu, Deus lo há dado". Em consequência, os castelhanos levantaram o cerco acreditando que ainda havia muita resistência dentro das muralhas.
Esta vila que recebeu foral em 1261, e na qual foi construído um castelo no reinado de D. Dinis (séc. XIII), destaca-se pelas suas termas que proporcionam tratamentos e momentos de relaxamento a quem as frequenta.
Além das termas destaca-se o Vinho Alvarinho, o qual constitui um dos principais produtos da economia do território.
Monção, berço do Alvarinho e vila termal, é igualmente uma referência pela gastronomia tradicional. Para além do Cordeiro à Moda de Monção, a Lampreia acompanhada pelo arroz malandro apresenta-se como um dos ex-libris gastronómico desta vila raiana.

Falar de Alvarinho é falar de Monção e de Melgaço . Razões naturais de microclima e solo, fizeram da sub-região delimitada por estes dois concelhos, não só o berço, mas o solar do Alvarinho, pois proporcionam a este vinho uma elevada tipicidade.

A casta Alvarinho é considerada, por muitos, a melhor casta branca enxertada nas vinhas portuguesas. A sua raridade, a baixa produção e, principalmente, o facto de dar origem a vinhos únicos em termos de aroma e sabor, leva a que as uvas Alvarinho sejam as mais valiosas e bem pagas de todo o País. Tal facto faz com que o vinho Alvarinho seja um vinho nobre e com grande capacidade de concorrência nos mercados nacionais e internacionais, que talvez poucos vinhos portugueses terão.

Esta casta só se produz até 200 metros de altitude, sendo nesta sub-região (concelhos de Monção e Melgaço) onde existem as condições ideais de  microclima e solo para o cultivo e maturação  desta uva única e genuína.

 

O concelho de Monção dista 120 km do Porto, 70 km de Viana do Castelo e Braga, 35 km de Vigo e 32 km da fronteira de S. Gregório, podendo encontrar em qualquer um dos trajectos óptimas vias de comunicação.

Para chegar a Monção de automóvel tem várias alternativas: Se vem do Sul, pode utilizar a A3 desde o Porto, ou Braga até Valença, ou a IC1 do Porto até Viana do Castelo, seguindo depois pela E.N. 13 até Valença e E.N. 101 até Monção. Se estiver em Braga também pode optar pela E.N. 101. Caso venha da fronteira de S. Gregório, do Parque Nacional da Peneda Gerês ou Melgaço, pode utilizar a E.N. 202.

Se vem de Vigo pode utilizar a auto-estrada até Tui, passar a ponte para Valença e seguir na E.N. 101 para Monção. Como alternativa, pode sair no nó do Porrinho, seguir em direcção a Salvaterra, que está ligada a Monção por uma ponte internacional.

 

 

Hotel Rural Convento dos Capuchos
www.conventodoscapuchos.com
Telefone: 251 640 090

 

Hotel Bienestar Termas de Monção 
http://www.hotelbienestartermasdemoncao.com  
Telefone: 251 030 092 / 251 656 491

 

Albergaria Atlântico
Telefone: 251 652 355

 

Hospedaria Beco da Matriz (Casa Cópita)
Telefone: 251 651 909| 967 304 788

 

Pensão Residencial Esteves
Telefone: 251 652 386

 

Pensão Residencial Mané
Telefone: 251 652 490

 
Residencial D. Afonso
www.residencialdomafonso.com
Telefone: 251 656 187

 

Residencial Fonte da Vila
www.fontedavila.com
Telefone: 251 648 260| 251 656 269

 
Casa de Rodas
Telefone: 251 652 105

 

Casa de São Bento da Torre
Telefone: 251 651 842 | 917 721 280

 

Casa de Segude
Telefone: 251 534 221

 

Casa do Sobreiro
Telefone: 251 534 192

 

Quinta da Portelinha
www.portugalquinta.com
Telefone: 251 652 911| 964 276 111

 

Quinta de Montes
Telefone: 251 652 771

 

Quinta de Santo António
www.quintasantoantonio.com
Telefone: 251 534 206| 938 434 857

 

Solar de Serrade
www.solardeserrade.pt
Telefone: 251 654 008| 251 654 040| 251 649 480

 

 Mais informações: http://www.cm-moncao.pt/portal/page/moncao/portal_municipal/Turismo/Alojamento

 

 

Café/Restaurante e Snack-Bar Arcadas
Telefone: 251 531 282| 919 161 846

 

Churrasqueira Chiote
Telefone: 251 652 593

 

Churrasqueira Encontro
Telefone: 251 666 748 | 251 648 250

 

Churrasqueira QB Unipessoal, Lda.
Telefone: 251 648 250 | 251 648 251

 

Luigi Pizzaria
Telefone: 251 540 300
 
Pizzaria Intuição
Telefone: 251 651 774

 

Pizzaria Vip
Telefone: 251 654 710

 

Restaurante A Galiza Mail´o Minho
www.hoteltermasdemoncao.com
Telefone: 251 640 110

 

Restaurante Arado
Telefone: 251 653 371

 

Restaurante Cabral
Telefone: 251 651 775

 

Restaurante Casa Lara
Telefone: 251 651 894

 

Restaurante Casa Matraquilhos
Telefone: 251 654 055

 

Restaurante Casa Sete a Sete
Telefone: 251 652 577 

 
Restaurante Célimar
Telefone: 251 654 343

 

Restaurante Central
Telefone: 251 652 805

 

Restaurante Chinês Bin, Chen Hal
Telefone: 251 654 962

 

Restaurante Churrasqueira Lumiar
Telefone: 251 654 113

 

Restaurante Churro
Telefone: 251 654 548 
 
Restaurante Deu-laDeu
Telefone: 251 652 137

 

Restaurante Flor do Minho
Telefone: 251 651 420

 

Restaurante Lagoa Verde
Telefone: 251 652 458

 

Restaurante Minho´s Grill
Telefone: 251 652 392

 

Restaurante O Rosal
Telefone: 251 656 372

 

Restaurante Os Manos
Telefone: 251 653 115

 

Restaurante Palacius - Palacius Restauração, Lda.
Telefone: 251 666 659

 

Restaurante Pedro Macau
Telefone: 251 531 354
 
Restaurante Pepe
Telefone: 251 652 560

 

Restaurante Pousada do Sossego
Telefone: 251 666 153

 

Restaurante Quinta da Oliveira
Telefone: 251 653 235

 

Restaurante Sabores
Telefone: 251 648 888

 

Restaurante St. Tropez
Telefone: 251 666 447

 

Restaurante (Take Away) Boavista
Telefone: 251 654 627

 

Restaurante Take Away Mesquita
Telefone: 918 943 790

 

Restaurante Tanoeiro
Telefone: 251 652 171

 

Restaurante Val de Poldros


Mais informações: http://www.cm-moncao.pt/portal/page/moncao/portal_municipal/Turismo/restaurantes

Classificada como “Património Nacional”, a gastronomia surge como um marco diferenciador da herança cultural de um povo. Falar dos sabores tradicionais é viajar pelos maravilhosos aromas de pratos confeccionados com saber e minúcia que se adaptam às estações do ano e aos produtos que a natureza gentilmente oferece.

O concelho de Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso que compreende, entre outros manjares, o arroz de lampreia do rio Minho, o sável e o salmão, geralmente servidos grelhados ou em caldeirada, o cabrito assado à moda de Monção, conhecido como a “Foda à Monção” e, na doçaria, as delicias conventuais das “barriguinhas de freira” e os populares papudos e roscas.

Consequência desta variedade e riqueza gastronómica, a autarquia monçanense, em conjunto com os proprietários dos restaurantes locais e a região de turismo, levam a efeito a iniciativa “Domingos Gastronómicos”, em Fevereiro, dedicado à promoção do arroz de lampreia do rio Minho e “barriguinhas de freira”.

 

 

O Vinho Alvarinho é personalizado e distingue-se dos demais pelo seu equilíbrio, de cor citrina, paladar leve e fresco, aroma frutado, característico e ímpar, cheio de boca, e de agradável e persistente pós de boca, sendo, pela sua originalidade, um dos melhores vinhos do mundo.

Embora seja produzido na Região dos Vinhos Verdes, o Vinho Alvarinho, nascido na Sub-Região de Monção, diferencia-se dos restantes vinhos brancos da região, não só em termos meramente químicos, como também a nível de análise sensorial.

Caracterizando-se por uma componente aromática extremamente rica, diversificada e complexa, o Alvarinho apresenta um aroma delicado e notório à casta, com um frutado intenso, fino e subtil, no qual se podem detectar aromas elementares das mais diversas naturezas: pêssego, banana, maracujá, alperce, líchia, limão, avelã, etc.

No sabor, é complexo, harmonioso, encorpado, persistente, macio e seco. A qualidade, o equilíbrio e a maximização das suas potencialidades são conseguidos após alguns meses de estágio em garrafa, devendo ser consumido, preferencialmente, no ano seguinte ao da vinificação.

A casta
A Alvarinho é uma casta branca autóctone da sub-região de Monção e Melgaço. É medianamente vigorosa mas bastante rústica, com um elevado índice de fertilidade, apresenta com frequência 3 inflorescências por lançamento, dando origem a cachos muito pequenos, alados e medianamente compactos, o que torna uma casta pouco produtiva. Esta característica é contemplada nos estatutos da região, que lhe fixa um rendimento máximo por hectare inferior às restantes castas. Esta casta exige terrenos secos para potencializar a qualidade do vinho a que dá origem, sendo uma casta precoce no abrolhamento e na maturação. Produz mostos muito ricos em açúcares e, apresenta um razoável teor em ácidos orgânicos.

 

O vinho
Os monovarietais de alvarinho de Monção & Melgaço distinguem-se pela sua riqueza aromática, elegância e complexidade no sabor, por ser um vinho de corpo inteiro, com teores alcoólicos relativamente elevados e com uma acidez equilibrada. O Vinho Alvarinho caracteriza-se por apresentar uma cor intensa, palha, com reflexos citrinos, aroma intenso, distinto, delicado e complexo, que vai desde o marmelo, pêssego, banana, limão, maracujá e líchia, a flor de laranjeira e violeta, a avelã e noz e a mel, sendo o sabor complexo, macio, redondo, harmonioso, encorpado e persistente.

 

Sugestões de consumo
O vinho Alvarinho é um vinho de corpo inteiro adequado a diversas ocasiões. É um vinho excelente para diferentes combinações gastronómicas, desde o acompanhamento de pratos de peixe, mariscos, saladas, carnes de aves, queijos e gastronomia oriental, sem nunca esquecer a nossa gastronomia tradicional.
Mas o consumo de Alvarinho não se resume à associação com a gastronomia. O vinho Alvarinho é perfeito para diversos momentos ao longo do dia, como um momento de descontracção a seguir a um dia de trabalho, momentos de diversão com um grupo de amigos ou mesmo celebrar uma ocasião especial com um espumante de Alvarinho.

 

O Copo
A escolha adequada do copo onde consumir um Alvarinho é fulcral para que o momento de consumo se torne numa experiência emocional inigualável. Os enólogos das empresas da região após uma análise criteriosa definiram o copo ideal para o consumo de Alvarinho.
Caso não tenha a oportunidade de consumir o alvarinho no copo oficial da casta, opte por consumir num copo com alguma capacidade para permitir algum contacto com ar, podendo assim descobrir a riqueza aromática que caracteriza os monovarietais de Alvarinho.
Se pretender desfrutar de um fabuloso espumante de alvarinho opte um copo tipo Flûte, indicado para o consumo de espumantes.

 

A Temperatura
A temperatura correcta é fundamental para possa retirar partido da riqueza aromática da casta alvarinho, sendo que temperatura aconselhada situa-se entre 10º e 12º.
Um vinho que esteja à temperatura ambiente após a colocação num frappé com água e gelo será necessário esperar 15 a 20 minutos, e o vinho encontrar-se-á na temperatura ideal para a vivência de uma experiência única. No caso de o vinho estar no frigorífico, estará demasiado frio sendo necessário esperar uns minutos para que o vinho adquira a temperatura ideal para ser bebido. Caso contrario, o vinho poderá encontrar-se “fechado” e não tirará partido dos maravilhosos aromas desta casta.
 

 

A Ecopista do Rio Minho, inaugurada no dia 14 de Novembro de 2004 pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Eng. Jorge Borrego, é um percurso de 17 quilómetros colado àquele troço de água internacional que merece rasgados elogios e aplausos da generalidade das pessoas.

Ao longo do percurso entre a ponte internacional Monção/Salvaterra e Valença, sobram motivos de interesse que fazem desta via ecológica, a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desactivadas, uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza.

Em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, foi classificada como a quarta melhor ecopista da europa.
No percurso de Monção, além da Torre de Menagem, monumento nacional desde 1910 rodeado de casario, o utilizador é surpreendido com diversas panorâmicas do rio, das embarcações tradicionais, da labuta dos pescadores, da margem galega e de algumas pesqueiras, pequenas construções de pedra antiga que nos remetem ao bucolismo fluvial.
Em Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha encontra o “Pai Minho”, como gentilmente os galegos tratam o rio Minho, encontramos um verdadeiro postal ilustrado com a magnífica beleza paisagística do rio Minho e perpetuado nas histórias tempestuosas de dois povos que a política dividiu e a amizade uniu.

À chegada à ponte internacional que liga as localidades fronteiriças de Monção e Salvaterra, vislumbram-se os cais de embarque do antigo transbordador, toda a amplitude do tranquilo e sereno Rio Minho e uma panorâmica alargada da margem galega.

Presentemente, decorre a terceira fase da revitalização deste projecto que abrange a requalificação dos dois postos alfandegários e promete levar esta via ecológica até ao centro histórico da vila com entrada pela Rua da Independência.
 

Bombeiros Voluntários de Monção: 251 654 820
Quartel de Bombeiros: 251 565 686
Guarda Nacional Republicana - Posto de Monção: 251 652 921
Guarda Nacional Republicana - Posto de Tangil: 251 565 108
Farmácia Alves Roçadas: 251 666 069
Farmácia Codeço, Sucessor: 251 652 477
Farmácia Duarte & Sucessores: 251 534 280
Farmácia Pereira & Barreto, Sucessores: 251 652 652
Farmácia São Pedro: 251 648 094
Farmácia Vale Mouro, Lda.: 251 565 821
Delegação de Turismo - Casa do Curro: 251 652 757