Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Passeio de Bicicleta Braga 2014 - Semana Europeia da Mobilidade

Apesar das condições atmosféricas adversas, o Passeio de Bicicleta Braga 2014 saldou-se num êxito com mais de uma centena de participantes a associarem-se à iniciativa integrada no programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pelo pelouro do ambiente da autarquia bracarense.
O colóquio sobre "Ciclismo: Desporto, Recreação e Mobilidade" foi igualmente um sucesso, não apenas pelo número de participantes mas sobretudo pela qualidade do debate.
As duas iniciativas tiveram o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O pelotão que partiu da Praça Municipal era composto por uma diversidade de participantes, desde atletas de puro lazer até integrantes de equipas que participam nos campeonatos da Associação de Ciclismo do Minho, tendo sido liderado no arranque pelo vereador do pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, integrando também uma ciclo-patrulha da PSP, presença cada vez mais habitual neste tipo de eventos.
No final do Passeio de Bicicleta foi promovida uma exibição de Trial Bike a cargo de atletas da equipa Sopedal.com que surpreendeu os participantes e o público que se juntou à iniciativa.
Perante o êxito das atividades organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho - que acabou por superar as expetativas, em especial considerando as condições do estado do tempo aquando da realização do passeio - está já em perspetiva não apenas o agendamento de novas iniciativas como a concretização de parcerias e o desenvolvimento em Braga de novos projetos relacionados com o ciclismo, tanto na perspetiva de lazer como da competição e da mobilidade. Recorde-se, aliás, que a cidade de Braga acolherá a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2014 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 15 de novembro, a partir das 16 horas, no auditório do Parque de Exposições de Braga.
Nas atividades da Semana Europeia da Mobilidade, o Passeio de Bicicleta teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Realizado no dia 20 de setembro, o passeio começou e terminou na Praça Municipal (junto à Câmara Municipal de Braga). O percurso inicial foi efetuado no Centro Histórico pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial de 5 quilómetros, terminou o Mini Passeio, prosseguindo o passeio por um trajeto de mais cerca de 15 quilómetros.
No dia anterior foi promovido na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva um colóquio sobre "Ciclismo: Desporto, Recreação e Mobilidade" que contou com a presença de Sandro D. Araújo (FPC), Ricardo Cruz (MUBi), Rui Sousa (ciclista profissional) e Teotónio dos Santos (Transportes Urbanos de Braga). O colóquio contou ainda com a presença de Altino Bessa (Deputado na AR e Vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da autarquia Bracarense) e foi moderado pelo jornalista Paulo Machado.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública. Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.
No concelho de Braga a Semana Europeia de Mobilidade decorreu de 16 a 22 de setembro incluindo o programa ações de sensibilização, o Passeio de Bicicleta, um colóquio sobre "Ciclismo: Desporto, Recreação e Mobilidade", caminhadas, bici-paper, empréstimo de bicicletas, mobilidade elétrica, entre outras iniciativas.

 

 

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado do Passeio, a partir das 12h30 na Praça Municipal (junto à Câmara Municipal de Braga).

Estão abertas as inscrições para o Passeio de Bicicleta Braga 2014 a realizar no dia <b>20 de setembro</b> no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pelo pelouro do ambiente da autarquia bracarense.
A iniciativa terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt
Entretanto, no dia 19 de setembro será promovido um colóquio sobre "Ciclismo: Desporto, Recreação e Mobilidade".
Com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo, além do Passeio de Bicicleta Braga 2014, será também promovido na Semana Europeia da Mobilidade de Braga um colóquio no dia 19 de setembro (21h30 - Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva) sobre "Ciclismo: Desporto, Recreação e Mobilidade" que contará com a presença de Sandro D. Araújo (FPC), Ricardo Cruz (MUBi), Rui Sousa (ciclista profissional) e um representante dos Transportes Urbanos de Braga. O colóquio, de participação gratuita, contará ainda com a presença de Altino Bessa (Deputado na AR e Vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da autarquia Bracarense) e será moderado pelo jornalista Paulo Machado.

No Passeio de Bicicleta Braga 2014 - Semana Europeia da Mobilidade os participantes habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A partida está marcada para as 14h30 na Praça Municipal (junto à Câmara Municipal de Braga). O percurso inicial do Passeio será efetuado no Centro Histórico pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial de 5 quilómetros, termina o Mini Passeio, prosseguindo o passeio por um trajeto de mais cerca de 15 quilómetros.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública. Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.
No concelho de Braga a Semana Europeia de Mobilidade decorrerá de 16 a 22 de setembro incluindo o programa ações de sensibilização, o Passeio de Bicicleta (20 de setembro), um colóquio sobre "Ciclismo: Desporto, Recreação e Mobilidade" (19 de setembro), caminhadas, bici-paper, empréstimo de bicicletas, mobilidade elétrica, entre outras iniciativas, podendo ser obtidas mais informações em www.cm-braga.pt.

As inscrições para o Passeio de Bicicleta Braga 2014 - Semana Europeia da Mobilidade devem ser efetuadas online (aqui).


COLÓQUIO “CICLISMO: DESPORTO, RECREAÇÃO E MOBILIDADE”
19 de setembro
(sexta-feira), 21h30 - Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (www.blcs.pt)
Entrada livre

 

Abertura: Engº Altino Bessa (Deputado na AR e Vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da CMB)
Moderador: Paulo Machado (Jornalista - Correio do Minho)

 

SANDRO D. ARAÚJO - “Ciclismo Para Todos: Desporto, Recreação e Mobilidade
Licenciado em economia (ISCTE-IUL). Vice-Presidente da Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo, assumindo a área do "Ciclismo Para Todos”, onde dinamizou iniciativas como a “Subida à Glória” e o “Circuito de Lisboa”, entre outras. Vice-Presidente da Direção da Associação Para o Desenvolvimento do Ciclismo /Museu de Ciclismo. Fundador e Presidente da Direção da POST - Cooperativa de Ação e Intervenção Cultural, onde tem coordenado diversos projetos na área da cultura da bicicleta, como o Bicycle Film Festival (Lisboa), projeto Bike.Pop ou as provas Bikesprints. Membro da Comissão Consultiva "Desporto Para Todos" do Comité Olímpico de Portugal.

 

RICARDO CRUZ - “Os Desafios da Mobilidade Urbana e da aplicação do Código da Estrada
Professor de Português do ensino secundário. Formador na área das ciências da comunicação e da tecnologia e comunicação educativa. Participou em conferências sobre ‘e-learning’ e comunicação política ‘online’, tendo publicado vários trabalhos nessas áreas. Entusiasta ciclista urbano desde os anos 90, defensor e ativista da mobilidade em modos ativos, sendo, também, um cicloturista convicto e adepto do ‘randonneuring’.
Participou em várias conferências e colóquios sobre ciclismo urbano. Autor dos blogues ‘Bicla no Porto’ e ‘Porto Saddle Guide’. Ativista das redes sociais (fundador do grupo do ‘Facebook’ Ciclismo Urbano em Portugal). Voluntário da MUBi desde 2012.


RUI SOUSA - “Ciclismo de competição e a prática na via pública
Ciclista profissional (2º classificado na Volta a Portugal 2014)

 

Os TUB – Transportes Urbanos de Braga e o futuro
Representante dos TUB