Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
V Bike Tour Tiago Machado

Realiza-se no dia 9 de novembro o V Bike Tour Tiago Machado. O passeio de bicicleta, aberto à participação de todos os interessados, tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e decorrerá em Vila Nova de Famalicão. Como habitualmente, a iniciativa assumirá um cariz solidário e contará com a presença de atletas de renome. Nelson Oliveira e José Mendes são algumas das presenças confirmadas.
O V Bike Tour Tiago Machado será uma oportunidade de pedalar com o ciclista Tiago Machado (que representou a NetApp - Endura e que ingressará em 2015 na equipa do ProTour Katusha) e com outros atletas de renome.
A instituição beneficiária deste ano será a Dar as Mãos - Associação de Solidariedade (www.darasmaos.org.pt), uma IPSS que tem como objetivo promover e contribuir para a proteção e apoio a grupos da população do município de Vila Nova de Famalicão mais carenciados e desfavorecidos, prestando auxílio à integração social e comunitária de pessoas em situação de carência sócioeconómica.
Com um percurso de 20 quilómetros, de dificuldade baixa, o V Bike Tour Tiago Machado começará às 9 horas no Parque da Devesa - Vila Nova de Famalicão.
Os participantes no V Bike Tour Tiago Machado habilitam-se ao sorteio de vários prémios.
Visando a promoção da prática desportiva e o cariz solidário, a participação no V Bike Tour Tiago Machado tem um custo de 5€ (para adultos) e de 3€ (crianças até aos 12 anos), revertendo o lucro para a instituição Dar as Mãos - Associação de Solidariedade. As inscrições podem ser efetuadas aqui.
Natural de Vila Nova de Famalicão e formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, Tiago Machado venceu a última edição da Volta à Eslovénia (competição do mesmo nível da Volta ao Algarve e da Volta a Portugal e iniciou a sua carreira na Escola de Ciclismo Carlos Carvalho. Campeão Nacional de contrarrelógio (2006 e 2009) e vencedor do Prémio da Juventude da Volta a Portugal (2007, 2008 e 2009), Tiago Machado esteve ao lado de Rui Costa, em representação da seleção nacional, na conquista do Campeonato do Mundo, venceu o Grande Prémio Joaquim Agostinho (2008), foi 5º classificado na Volta a Portugal de 2009 e prosseguiu a senda de excelentes resultados quando em 2010 entrou na alta roda do ciclismo mundial, tendo, inclusive, sido 9º na Volta à Califórnia e 20º no Giro de Itália.
Em 2014 ocupava o terceiro lugar da Volta a França em bicicleta quando sofreu uma queda aparatosa, tendo sido longamente assistido pelos médicos. Apesar disso, Tiago Machado insistiu em prosseguir a etapa - faltavam cerca de 100 quilómetros para o final - e conseguiu não apenas concluir a tirada como chegar ao final do Tour, factos que levaram o jornal francês L´Équipe a considerá-lo o herói da Volta a França de 2014.