Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Juan Hermosa primeiro da 33ª edição do Grande Prémio do Minho - Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto
Classificações e fotos: aqui

Foi sobre a linha de meta que Juan Hermosa levou a melhor sobre Fabricio Crozzolo e conseguiu o maillot mais desejado e símbolo da liderança, a camisola amarela Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.

 Juan Hermosa (Recambios Callejo) foi o vencedor da primeira etapa do 33.º Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, prova destinada à categoria de Juniores, que contou com um pelotão de cerca de 160 ciclistas e teve partida e chegada em Azurém.

A vitória foi discutida ao sprint sobre a linha de meta com o seu colega de fuga Fabrício Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) após uma etapa de 106,2 quilómetros, que percorreu os concelhos de Guimarães, Fafe, Cabeiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, antes de regressar a Azurém, os jovens ciclistas fizeram questão de abrilhantar aquela que é uma das competições mais emblemáticas para o escalão de juniores. Assim, assistiram-se a várias tentativas de fuga desde o primeiro quilómetro. Na passagem pela primeira meta volante do dia, Município de Fafe, situada na Praça 25 de Abril (km12,3), Pablo Zamanillo (Camargo Beko), com Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) a fazer segundo e Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro.

Logo de seguida Javier Zarzuela (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) e Aurélien Roux (Occitane) conseguem escapara e andam em fuga durante alguns quilómetros, mas ainda antes do prémio de montanha em Vieira do Minho (km 60,7) foram alcançados pelo grupo perseguidor constituído por sete ciclistas.

Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) venceu o primeiro prémio de montanha do dia, situado em Vieira do Minho, deixando José Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) na segunda posição e Aurélien Roux (Occitane) foi terceiro. Juan Hermosa (Recambios Callejo) passou em quarto lugar e Andrei Carbunarea ((Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) quinto.

O grupo manteve-se, praticamente, junto daí para a frente, trocando apenas de posições entre si. Fabrizio Criozzolo venceu a Meta Volante em Souto Santa Maria, deixando Aurélien Roux (Occitane) em segundo e Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) em terceiro.

No prémio de montanha em Gonça, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) voltou a ser o mais forte Juan Hermosa (Recambios Callejo) foi segundo e José Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) terminou na quarta posição e Gabriel Baptista (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) em quinto.

A chegada foi disputada ao sprint, com Juan Hermosa a ser o mais forte e a vencer etapa ao fim de 2h42m17s e deixado na segunda posição Fabricio Crozzolo, da Volvo Arregui/ Cya / Hegotarrak.

Com o mesmo tempo do vencedor chegaram Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), que fez terceiro lugar, e o vianense Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), quarto.

 

Juan Hermosa (Recambios Callejo)

 

Juan Hermosa, do Recambios Callejo, mostrou-se muito feliz na final da etapa, que acabou por ganhar ao sprint.

“Viemos com a intenção de sermos protagonistas da etapa, de estar nos momentos de decisão e tentar vencer a corrida”.

“Foi uma corrida muito rápida. A determinada altura juntei-me a um grupo, pois percebi que podia isolar-se. A um quilómetro da meta tentei atacar e depois no sprint consegui ser o mais forte”, disse Juan Hermosa, que salientou que “não sou um sprinter muito explosivo e a verdade é que tinha medo de chegar ao sprint, sentia que não ganharia, mas recordei-me do meu avô, que faleceu há pouco e que me deu a força necessária para poder ganhar”.

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi um dos vencedores da primeira etapa e sai de Azurém com duas camisolas.

No final O ciclista vianense fez questão de dividir o êxito e as camisolas não só com a equipas, mas muito em especial com José Miguel Moreira.

“O balanço desta etapa é muito positivo. Este resultado foi, surpreendentemente, feito pelo Miguel, sem ele eu não conquistaria estas duas camisolas. De resto, ele amanhã vai ser portador de uma delas e bem merece, para mim estas camisolas são dele”.

“Agora é recuperar energias e seguimos para a etapa de amanhã com muita vontade e motivação”, referiu Daniel Moreira.

 

 

O 33.º Grande Prémio do Minho / Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, Freguesias de Azurém, Oliveira Santa Maria e das localidades que integram o percurso das etapas, Viana do Castelo CED 2023 (Camisola Amarela), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Verde), Pavimogege Empreiteiros (Camisola Azul), Arrecadações da Quintã (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Papel OutletViamaris, Guimarpeixe, Jopedois, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeCuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

 

Actualizado em 21 Julho 2023