Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Pablo Antunez reina em Terras de Santa Maria na 2ª Etapa do 33º Grande Prémio do Minho - Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023
Classificações e fotos: aqui

A vitória sorriu a Pablo Antunez (Eletromercantil GR 100) mais forte que os seus colegas de escapada, fuga que se consolidou na última vintena de quilómetros. Já com a linha de meta à vista, Pablo Antunez foi mais rápido e fugiu ao duo constituído por Eñaut Ortegui e Bruno Lopes.

Pablo Antunez (Eletromercantil – GR 100) foi o vencedor da segunda etapa do 33.º Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, uma viagem de 107.9 quilómetros que teve partida e chegada a Oliveira Santa Maria, depois de passar por 16 freguesias de Famalicão. Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) é o novo dono da camisola amarela.

Numa etapa dura, com duas subidas de montanha de primeira categoria, e três metas volantes, duas das quais homenagearam grandes nomes da modalidade naturais de Famalicão (Carlos Carvalho e José Azevedo), Pablo Antunez (Eletromercantil – GR 100) chegou à meta isolado após 02h48m22s, impondo-se aos seus colegas de fuga Eñaut Otegui (Limousin – Oriako) e Bruno Lopes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), que terminaram em segundo e terceiro lugar respetivamente.

A corrida começou tranquila e à chegada a Riba d’Ave, onde se situava a primeira meta volante o pelotão rolava compacto. Jaime Rodriguez (Multihogar Cantabria) adiantou-se ao pelotão e vence a meta volante. Tiago Silva (Almodôvar-Formação Team Scav) foi segundo e Luís Moreira (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) foi terceiro.

A partir daqui começaram as movimentações no pelotão, com os líderes das várias camisolas a mostrarem-se atentos e a tentarem colocar-se entre os fugitivos. Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), líder da camisola azul, não se fez rogado e venceu na primeira passagem por Pedome, onde se situav o prémio de montanha. Fabrisio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) foi segundo e Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) terceiro, Unax Gorostidi (Limousin – Oriako) foi quarto, Daniel Moreira e José Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foram quinto e sexto classificado, respetivamente.

A corrida manteve-se muito movimentada e ao km39,2 chegada a Pousada de Saramagos e à segunda meta volante do dia, homenagem a “Carlos Carvalho” com Fabrisio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) a ser o primeiro, seguido de Damien Roux (Occitane), que foi segundo, e Juan Hermosa (Recambios Callejo), terceiro.

A luta continuou intensa, com os ciclistas em fuga a tentarem ganhar terreno. Na primeira passagem pela meta seguia isolado um trio composto por Koen Veenemans (Occitane), Eñaut Otegui (Limousin – Oriako) e Manuel Marques (ABTF Bairrada).

A segunda metade da etapa foi mais intensa e muito disputada, mas manteve a maior parte dos protagonistas. 

Pablo Antunez (Eletromercantil – GR 100) venceu a segunda passagem pelo prémio de montanha, situada em Pedome. Bruno Lopes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi segundo e Eñaut Otegui (Limousin – Oriako) terceiro. Fabrisio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) passou em quarto, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) em quinto e Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/ /Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) sexto.

A meta volante em homenagem a José Azevedo, antiga glória do ciclismo, localizada em Ruivães, foi ganha por Eñaut Otegui (Limousin-Oriako), pablo Antunez (Eletromercantil – GR100) foi segundo e o terceiro foi Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), trio que estava em fuga.

Já no último quilómetro Pablo Antunez bateu os seus colegas de fuga Eñaut Otegui (Limousin – Oriako) e Bruno Lopes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) segundo e terceiros classificados, respetivamente.

Daniel Moreira terminou a etapa na oitava posição e assumiu a liderança da geral individual, que o leva para a última etapa, a realizar-se em Viana do Castelo, vestido com a camisola amarela Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.

 

Na etapa de consagração em Viana do Castelo as camisolas serão portadas pelos seguintes ciclistas:

Camisola Amarela - Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto   -  Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta//Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Camisola Verde - Auto Terror Premium Automotive - Fabrizio Crozzolo (Volvo Arregui/CyA/Hegotarrak)

Camisoal Azul - PAVIMOGEGE Empreiteiros  -  Tiago Santo (Alcobaça Clube Ciclismo/Crédito Agrícola)

Camisola Laranja - Arrecadações da Quintã  -  Aurélien Roux (Occitane Cyclism Formation)

Camisola Branca - Força Minho  -  Gabriel Batista (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact)

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) sai de Oliveira Santa Maria com a camisola mais desejada, a amarela – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. O ciclista de Viana do Castelo confessa que “este era o grande objetivo. Foi um grande trabalho feito pela equipa durante toda a etapa” e salientou que “foi uma etapa bastante dura, não estava a contar que fosse tanto, mas conseguimos aguentar e tivemos um grande apoio de toda a gente na estrada. No final correu tudo bem”.

 

Pablo Antunez, vencedor da etapa Eletromercantil – GR 100

 

Pablo Antunez (Eletromercantil – GR 100) foi o vencedor da segunda etapa, a mais longa e mais dura deste GPM. No final referiu que “estou muito satisfeito, sobretudo, com o envolvimento da equipa. Tive a sorte de entrar na fuga e depois foi dar tudo”.

 

António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria

 

António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, estava visivelmente satisfeito no final da etapa e faz, por isso, um balanço positivo da etapa.

“Correu muito bem, foram bem idealizadas. Parabéns à ACM e a todos que contribuíram para que esta etapa do GPM fosse um sucesso. Os ciclistas estiveram muito bem, deram um colorido diferente a esta prova de ciclismo. Esta era uma etapa dura, mas que desafiou os ciclistas a mostrarem o seu valor”.

 

Pedro Oliveira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Pedro Oliveira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, marcou presença na etapa que começou e terminou em Oliveira Santa Maria e acompanhou a corrida na caravana. “Foi uma excelente experiência. Este ano pude assistir por dentro aquilo que é a organização de um evento deste tipo. Fiquei batente impressionado com toda esta orgânica” referiu o responsável pelo Pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

 

Pedro Oliveira salientou que receber uma etapa do GP Minho “é uma excelente iniciativa, por isso, o Município se associou a este evento. Ficamos muito satisfeitos deste envolvimento do Município e da importância na modalidade em Famalicão”.

 

O 33.º Grande Prémio do Minho / Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do CasteloCãmara Municipal de Vila Nova de FamalicãoViana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, Freguesias de AzurémOliveira Santa Maria e das localidades que integram o percurso das etapas, Viana do Castelo CED 2023 (Camisola Amarela), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Verde), Pavimogege Empreiteiros (Camisola Azul), Arrecadações da Quintã (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Papel OutletViamarisGuimarpeixeJopedois, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeCuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

 

Actualizado em 22 Julho 2023