Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
5ª Volta a Portugal de Cadetes

André Carvalho (EC Carlos Carvalho) confirmou hoje o triunfo na Volta a Portugal de Cadetes, depois de ser o terceiro classificado na derradeira etapa, 74,4 quilómetros entre Roriz e o Monte da Franqueira, que foi ganha pelo colega de equipa João Pereira.
A 5ª Volta a Portugal para o escalão de cadetes (atletas de 15 e 16 anos) foi composta por três etapas em linha com início e final nas localidades de Fafe, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, tendo sido organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo. O pelotão, constituído por 18 equipas portuguesas e uma espanhola, teve para cumprir um total de 218,5 Kms, integrando os percursos 6 metas volantes e 5 contagens de montanha.
À partida para a terceira etapa (Roriz - Monte da Franqueira, ambas em Barcelos) os oito primeiros da geral individual estavam empatados em tempo, adivinhando-se uma tirada emotiva, sobretudo porque a montanha marcava presença acentuada, com duas contagens ao longo da viagem e outra coincidente com a meta, depois de uma escalada de 3,1 quilómetros. Apesar da juventude, os ciclistas optaram por uma corrida pouco impulsiva e muito tática, com as diversas tentativas de fuga a ser prontamente anuladas pelo pelotão que chegou compacto ao começo da ascensão para a chegada.
Nas rampas do Monte da Franqueira impuseram-se os mais fortes. João Pereira destacou-se dos demais, cortando o risco ao fim de 2h07m07s (média de 35,117 km/h). O segundo na tirada foi o sul-africano Devon Rocha (EC Fernando Carvalho/CDC Navais), que terminou a Volta em igualdade de tempo com o vencedor, perdendo a camisola amarela no desempate por pontos.
André Carvalho, neto de Carlos Carvalho, vencedor da 22ª Volta a Portugal em bicicleta (1959), foi terceiro em duas etapas e segundo noutra, totalizando 8 pontos. Devon Carvalho terminou com o mesmo tempo, mas fez 44 pontos (um segundo lugar, um nono e um 33.º). O terceiro classificado na geral individual foi Hugo Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), a 7 segundos dos primeiros.
Bruno Machado (Seissa/ACR Roriz/Frulac + Matias & Araújo/ ACR Roriz BTT) venceu as contagens de montanha em Tamel São Fins (Restaurante 2000) e em Alheira (Estaleiros Martins & Filhos) e a meta volante em Roriz (Minipreço de Roriz), enquanto Marcelo Vieira (Liberty Seguros/Feira/Specialized) foi o primeiro na meta volante instalada no centro de Barcelos.
André Carvalho dedicou o triunfo à família e aos companheiros de equipa, referindo que “não era a principal aposta da equipa" mas que entrou "na fuga certa, no primeiro dia". "Passei a ser o líder do nosso coletivo. A partir daí foi uma questão de gerirmos a corrida da melhor forma para os nossos interesses", concluiu o jovem corredor.
O neto do antigo vencedor da Volta a Portugal juntou à vitória na geral individual as camisolas dos pontos e de mais bem classificado de entre os filiados da Associação de Ciclismo do Minho. Ivo Oliveira (LIberty Seguros/Autoribeiro) ganhou as metas volantes, Devon Rocha sagrou-se o melhor trepador e a Liberty Seguros/Feira/Specialized impôs-se coletivamente, seguindo-se as formações do Centro Ciclista de Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea e da Escola de Ciclismo Fernando Carvalho / CDC Navais.
Na primeira etapa da prova (3 de agosto, Fafe - Fafe, 73,5 Kms), Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) bateu no sprint toda a concorrência e garantiu a camisola amarela. Ivo Oliveira (Liberty Seguros / Autoribeiro) venceu as metas volantes de Travassós (Fafebombas) e de Souto Santa Maria e Devon Rocha (EC Fernando Carvalho / CDC Navais) a meta da montanha de Requeixo.
O pelotão rumou no dia a seguir até terras de Camilo Castelo Branco, tendo os jovens naturais de Famalicão feito valer o “fator casa”. Tiago Machado (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu a tirada, sendo o mais rápido do grupo alargado que se destacou do pelotão, na única montanha da etapa, a pouco mais de 20 quilómetros do final. Mas o conterrâneo André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) foi o mais beneficiado com esta jornada, assumindo o comando da geral individual.
A etapa foi movimentada, embora o pelotão tenha conseguido anular todas as escaramuças, instigadas sobretudo pelos ciclistas da Liberty Seguros/Feira/Specialized, até à contagem de montanha colocada ao quilómetro 51,1. Aí adiantou-se um grupo com cerca de vinte unidades que acabou por decidir entre si a tirada. António Rocha (Liberty Seguros/Feira/Specialized) venceu a contagem de montanha na VIM (Joane) e as metas volantes de Louro e Pousada de Saramagos foram ganhas por dois corredores da Liberty Seguros/Feira/Specialized, respetivamente, Marcelo Vieira e Cláudio Neves.
No último dia, Barcelos consagrou os vencedores da Volta a Portugal de Cadetes de 2012 na última e decisiva etapa disputada em pleno coração do Minho, numa região pródiga em beleza e paisagens naturais com vista para a serra e para o mar. A partida foi dada em Roriz, terminando a etapa no Monte da Franqueira, um espaço rico em património ambiental, cultural, arqueológico, religioso e etnográfico.
Os vencedores de todas as classificações da Volta a Portugal apenas foram conhecidos na linha da meta instalada naquele que é considerado o Monte Sagrado dos Barcelenses tal é a fé religiosa que atrai à Franqueira milhares de pessoas, anualmente, em peregrinação e romagem.
As diversas classificações finais ficaram assim ordenadas - Camisola Amarela (Seissa): André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho); Camisola Verde (Fullwear): André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho); Camisola Azul (Reclamos Vitória): Devon Rocha (MTX / Escola de Ciclismo Fernando Carvalho +  / CDC Navais); Camisola Branca (Fafebombas): Ivo Oliviera (Liberty Seguros / Autoribeiro): Classificação por equipas: Liberty Seguros / SM Feira / Specialized e Melhor atleta da ACM: André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho).
A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, foi patrocinada pela Seissa, uma empresa criada em 2004 no seio da indústria têxtil de Barcelos, aproveitando a experiência acumulada de um grupo de trabalho especializado na área da moda.
A Fullwear, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e vocacionada unicamente para o design e confeção de roupa desportiva personalizada, patrocinou a camisola verde da liderança da classificação geral por pontos. A camisola azul, símbolo da liderança da classificação da montanha foi patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, com sede em Guimarães, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa. Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocinou a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes contou com o apoio das seguintes entidades: Câmaras Municipais de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão, SeissaReclamos Vitória, Fafebombas, CisionFullwear, Guimarpeixe, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror (Rent-a-car, Felgueiras), FullsportFLM - Têxteis e Representações, Pormenor - Rent a Car, Rodrigues & Camacho, Lda., Ciclismo a Fundo (revista oficial), Correio do Minho (jornal regional oficial)Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto. A última etapa teve também a colaboração das Juntas de Freguesia de Roriz e Pereira, EMDB, Matias & Araújo, SA., E.Leclerc, Frulact, Minipreço (Roriz) Sidónios, Barcelos Popular, Rádio Barcelos e Confraria de Nossa Senhora da Franqueira.

André Carvalho, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, é o novo líder da 5ª Volta a Portugal de Cadetes. Tiago Machado, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, foi o vencedor da 2ª etapa que se disputou em Vila Nova de Famalicão.
Amanhã disputa-se a derradeira e decisiva etapa entre Roriz (Barcelos) e o Monte de Nossa Senhora da Franqueira (Barcelos).
A 5ª Volta a Portugal para o escalão de cadetes (atletas de 15 e 16 anos) é composta por três etapas em linha com início e final nas localidades de Fafe, Vila Nova de Famalicão (sábado) e Barcelos (domingo), sendo organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo. O pelotão, constituído por 18 equipas portuguesas e uma espanhola, tem para cumprir um total de 218,5 Kms, integrando os percursos 6 metas volantes e 5 contagens de montanha.
Os jovens naturais de Famalicão fizeram hoje valer o “fator casa” na segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes, 74,4 quilómetros com partida e chegada naquela cidade minhota.
Tiago Machado (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu a tirada, sendo o mais rápido do grupo alargado que se destacou do pelotão, na única montanha da viagem, a pouco mais de 20 quilómetros do final. Mas o conterrâneo André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) foi o mais beneficiado com esta jornada, assumindo o comando da geral individual.
A etapa foi movimentada, embora o pelotão tenha conseguido anular todas as escaramuças, instigadas sobretudo pelos ciclistas da Liberty Seguros/Feira/Specialized, até à contagem de montanha colocada ao quilómetro 51,1. Aí adiantou-se um grupo com cerca de vinte unidades que acabou por decidir entre si a tirada.
O mais rápido foi Tiago Machado, que cumpriu a etapa em 1h58m08s, à média de 35,756 km/h. Seguiram-se Gonçalo Carvalho (Mortágua) e André Carvalho, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, na ausência de bonificações, é necessário recorrer aos pontos para desempatar. Assim, a camisola amarela transitou para o corpo de André Carvalho, que é seguido por António Rocha (Liberty Seguros/Feira/Specialized) e por Hugo Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Os oito primeiros da tabela estão com o mesmo tempo.
Nas classificações secundárias, António Rocha está na frente da lista de trepadores, Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Autoribeiro) segurou a camisola das metas volantes e a Liberty Seguros/Feira/Specialized encabeça a geral coletiva.

Para a etapa da decisão, as camisolas são envergadas pelos seguintes ciclistas:

Amarela SEISSA – André Carvalho, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, líder da classificação individual SEISSA.

Verde Fullwear – Tiago Machado, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, sendo que o líder da classificação FULLWEAR é André Carvalho.

Azul Reclamos Vitória – António Rocha, Liberty Seguros / SM Feira / Specialized, que é o líder da classificação Reclamos Vitória.

Branca Fafebombas – Ivo Oliveira, Liberty Seguros / Autoribeiro, que é o líder da classificação FAFEBOMBAS.

 

Barcelos consagra amanhã (domingo, 5 de agosto) o vencedor da Volta a Portugal de Cadetes de 2012. A última e decisiva etapa será disputada em pleno coração do Minho, numa região rica em beleza e paisagens naturais com vista para a serra e para o mar. A partida será dada em Roriz, às 13 horas, terminando a etapa pelas 15h05 no Monte da Franqueira, um espaço rico em património ambiental, cultural, arqueológico, religioso e etnográfico.
Antes da subida final até bem perto do Santuário de Nossa Senhora da Franqueira (séc. XVI), do castro romanizado e das ruínas do Castelo de Faria, os corredores terão que efetuar um percurso de 74,6 Kms que inclui metas volantes em Barcelos e Roriz (Minipreço de Roriz), estando as metas de montanha previstas para Tamel São Fins (Restaurante 2000), Alheira (Estaleiros Martins & Filhos) e Nossa Senhora da Franqueira, coincidindo esta última com a meta final.
No final das três etapas os vencedores da Volta a Portugal de Cadetes de 2012 serão conhecidos naquele que é considerado o Monte Sagrado dos Barcelenses tal é a fé religiosa que atrai à Franqueira milhares de pessoas, anualmente, em peregrinação e romagem.
A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela Seissa, uma empresa criada em 2004 no seio da indústria têxtil de Barcelos, aproveitando a experiência acumulada de um grupo de trabalho especializado na área da moda.
A Fullwear, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e vocacionada unicamente para o design e confeção de roupa desportiva personalizada, patrocina a camisola verde da liderança da classificação geral por pontos. A camisola azul, símbolo da liderança da classificação da montanha é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, com sede em Guimarães, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa. Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes conta com o apoio das seguintes entidades: Câmaras Municipais de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão, SeissaReclamos Vitória, Fafebombas, CisionFullwear, Guimarpeixe, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror (Rent-a-car, Felgueiras), FullsportFLM - Têxteis e Representações, Pormenor - Rent a Car, Rodrigues & Camacho, Lda., Ciclismo a Fundo (revista oficial), Correio do Minho (jornal regional oficial)Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto. A última etapa conta também com a colaboração das Juntas de Freguesia de Roriz e Pereira, EMDB, Matias & Araújo, SA., E.Leclerc, Frulact, Minipreço (Roriz) Sidónios, Barcelos Popular, Rádio Barcelos e Confraria de Nossa Senhora da Franqueira.

RESUMO DO PERCURSO DA ÚLTIMA ETAPA

 

3ª Etapa - Domingo, 5 de agosto de 2012
Roriz / Barcelos – Nossa Senhora da Franqueira / Barcelos  (74,4 Kms)

PARTIDA: 13h00, Avenida da Igreja (Roriz - Barcelos)
CHEGADA: 15h05, Nossa Senhora da Franqueira (Barcelos)
PRÉMIOS MONTANHA: Tamel São Fins - Restaurante 2000 (Km 39,8), Alheira - Estaleiros Martins & Filhos (Km 50,3) e Nossa Senhora da Franqueira (Km 74,4)
METAS VOLANTES: Barcelos (Km 24,6) e Roriz - Minipreço (Km 54)
RESUMO DO PERCURSO: Avenida da Igreja - Roriz (13h00, Partida simbólica), EN 306, (Partida real, em frente ao Minipreço de Roriz), Cervães (13h10), EN 205 - Ucha, Lama, Galegos S. Martinho (13h38), Barcelos, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Avenida Dr. Sidónio Pais, Avenida da Liberdade (16h41, Meta Volante), Avenida Combatentes da Grande Guerra, Largo dos Capuchinhos, Avenida Alcaides de Faria, Largo Marechal Gomes da Costa, Rua de Olivença, EN 306, Lijó (13h49), Roriz, Alvito São Martinho, Tamel São Fins (14h03, Restaurante 2000 - Prémio de Montanha), EN 204, Cossourado, EN 306, Alheira (14h22, Estaleiros Martins & Filhos - Prémio de Montanha), Roriz (14h30, Minipreço de Roriz - Meta Volante), Lijó, EN 205, Nossa Senhora da Franqueira (15h04, Prémio da Montanha / Meta final).

Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu hoje a primeira etapa da Volta a Portugal de Cadetes e conquistou a camisola amarela.
Amanhã a caravana cumprirá a segunda etapa (Vila Nova de Famalicão – Vila Nova de Famalicão) da prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
A 5ª Volta a Portugal para o escalão de cadetes (atletas de 15 e 16 anos) é composta por três etapas em linha com início e final nas localidades de Fafe, Vila Nova de Famalicão (sábado) e Barcelos (domingo). O pelotão, constituído por 18 equipas portuguesas e uma espanhola, tem para cumprir um total de 218,5 Kms, integrando os percursos 6 metas volantes e 5 contagens de montanha.
Na primeira etapa da prova (Fafe - Fafe, 73,5 Kms), Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) bateu no sprint toda a concorrência e garantiu a camisola amarela.
O corredor da equipa penafidelense cortou a meta com 1h51m12s, tendo pedalado à média de 39,658 km/h. O segundo classificado foi André Carvalho (EC Carlos Carvalho) e o terceiro foi António Rocha (Liberty Seguros/Feira/Specialized).
Ivo Oliveira (Liberty Seguros / Autoribeiro) venceu as metas volantes de Travassós (Fafebombas) e de Souto Santa Maria e Devon Rocha (EC Fernando Carvalho / CDC Navais) a meta da montanha de Requeixo.
Na luta pelo triunfo final na Volta a Portugal de Cadetes tudo permanece em aberto. Como não há bonificações, a geral individual replica a ordem de chegada, havendo oito corredores com o mesmo tempo do líder e dez com uma diferença inferior a um minuto.
A classificação coletiva é comandada pela Liberty Seguros/Feira/Specialized. Francisco Campos acumula a geral individual (camisola amarela - Seissa) com a classificação por pontos (camisola verde - Fullwear), Devon Rocha (EC Fernando Carvalho/CDC Navais) é o melhor trepador (camisola azul - Reclamos Vitória) e Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Autoribeiro) está na liderança das metas volantes (camisola branca - Fafebombas).
Amanhã (sábado) corre-se a segunda etapa, 74,5 quilómetros com partida e chegada em Vila Nova de Famalicão, na Avenida de França. A tirada arranca às 15h00 e o desfecho está previsto para pouco antes das 17h00.
Em terras de Camilo Castelo Branco, a etapa terá metas volantes em Louro e Pousada de Saramagos (localidade de Carlos Carvalho, vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta - 1959) e um prémio de montanha na VIM (Joane).
Barcelos, no dia 5 de agosto (domingo) consagrará o vencedor da Volta a Portugal de Cadetes de 2012. A última e decisiva etapa será disputada em pleno coração do Minho, numa região rica em beleza e paisagens naturais com vista para a serra e para o mar. A partida será dada em Roriz, às 13 horas, terminando a etapa pelas 15h05 no Monte da Franqueira, um espaço rico em património ambiental, cultural, arqueológico, religioso e etnográfico.
Antes da subida final até bem perto do Santuário de Nossa Senhora da Franqueira (séc. XVI), do castro romanizado e das ruínas do Castelo de Faria, os corredores terão que efetuar um percurso de 74,6 Kms que inclui metas volantes em Barcelos e Roriz (Minipreço de Roriz), estando as metas de montanha previstas para Tamel São Fins (Restaurante 2000), Alheira (Estaleiros Martins & Filhos) e Nossa Senhora da Franqueira, coincidindo esta última com a meta final.
No final das três etapas os vencedores da Volta a Portugal de Cadetes de 2012 serão conhecidos naquele que é considerado o Monte Sagrado dos Barcelenses tal é a fé religiosa que atrai à Franqueira milhares de pessoas, anualmente, em peregrinação e romagem.
A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela Seissa, uma empresa criada em 2004 no seio da indústria têxtil de Barcelos, aproveitando a experiência acumulada de um grupo de trabalho especializado na área da moda.
A Fullwear, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e vocacionada unicamente para o design e confeção de roupa desportiva personalizada, patrocina a camisola verde da liderança da classificação geral por pontos. A camisola azul, símbolo da liderança da classificação da montanha é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, com sede em Guimarães, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa. Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.

A 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes conta com o apoio das seguintes entidades: Câmaras Municipais de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão, SeissaReclamos Vitória, Fafebombas, CisionFullwear, Guimarpeixe, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror (Rent-a-car, Felgueiras), FullsportFLM - Têxteis e Representações, Pormenor - Rent a Car, Rodrigues & Camacho, Lda., Ciclismo a Fundo (revista oficial), Correio do Minho (jornal regional oficial)Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto. A última etapa conta também com a colaboração das Juntas de Freguesia de Roriz e Pereira, EMDB, Matias & Araújo, SA., E.Leclerc, Frulact, Minipreço (Roriz) Sidónios, Barcelos Popular, Rádio Barcelos e Confraria de Nossa Senhora da Franqueira.

 

RESUMO DAS ETAPAS

 

2ª Etapa - Sábado, 4 de agosto de 2012
Vila Nova de Famalicão – Vila Nova de Famalicão (70,4 Kms)

PARTIDA: 15h00, Avenida de França (Vila Nova de Famalicão)
CHEGADA: 16h50, Avenida de França (Vila Nova de Famalicão)
PRÉMIOS MONTANHA: VIM - Joane (Km 51,1)
METAS VOLANTES: Louro (Km 31,5) e Pousada de Saramagos (Km 47,2)
RESUMO DO PERCURSO: Avenida de França (15h00, partida simbólica), Rua D. Sancho I, EN 14 (partida real), Vila de Ribeirão, Vilarinho das Cambas (15h15), EN 309, Fradelos, Balazar (15h27), Gondifelos, Cavalões, Outiz, Brufe, EN 204, Louro (15h49, Meta Volante), Mouquim, Famalicão (16h00), rotunda Santo António, Avenida Carlos Bacelar, rotunda Bernardino Machado, EN 206, Vale São Martinho, Vermoim, Pousada de Saramagos (16h14, Meta volante), Joane, VIM (16h20, Prémio de Montanha), Pedome, Pedome, Riba de Ave (16h28), Delães, EN 204-5, Carreira, Bente, Ruivães, Seide São Miguel (16h42), Seide São Paio, Abade de Vermoim, Requião, Santiago de Antas, Famalicão, Avenida José Manuel Marques, Avenida de França (16h51, Meta Final).

 

3ª Etapa - Domingo, 5 de agosto de 2012
Roriz / Barcelos – Nossa Senhora da Franqueira / Barcelos  (74,4 Kms)

PARTIDA: 13h00, Avenida da Igreja (Roriz - Barcelos)
CHEGADA: 15h05, Nossa Senhora da Franqueira (Barcelos)
PRÉMIOS MONTANHA: Tamel São Fins - Restaurante 2000 (Km 39,8), Alheira - Estaleiros Martins & Filhos (Km 50,3) e Nossa Senhora da Franqueira (Km 74,4)
METAS VOLANTES: Barcelos (Km 24,6) e Roriz - Minipreço (Km 54)
RESUMO DO PERCURSO: Avenida da Igreja - Roriz (13h00, Partida simbólica), EN 306, (Partida real, em frente ao Minipreço de Roriz), Cervães (13h10), EN 205 - Ucha, Lama, Galegos S. Martinho (13h38), Barcelos, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Avenida Dr. Sidónio Pais, Avenida da Liberdade (16h41, Meta Volante), Avenida Combatentes da Grande Guerra, Largo dos Capuchinhos, Avenida Alcaides de Faria, Largo Marechal Gomes da Costa, Rua de Olivença, EN 306, Lijó (13h49), Roriz, Alvito São Martinho, Tamel São Fins (14h03, Restaurante 2000 - Prémio de Montanha), EN 204, Cossourado, EN 306, Alheira (14h22, Estaleiros Martins & Filhos - Prémio de Montanha), Roriz (14h30, Minipreço de Roriz - Meta Volante), Lijó, EN 205, Nossa Senhora da Franqueira (15h04, Prémio da Montanha / Meta final).

Um pelotão de 114 corredores disputará, de 3 a 5 de agosto, a 5ª Volta a Portugal de Cadetes, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo.  A prova será o ponto alto da época desportiva de cadetes e decorrerá, em formato adaptado ao escalão etário, nos concelhos de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão.
A 5ª Volta a Portugal para o escalão de cadetes (atletas de 15 e 16 anos) será composta por três etapas em linha com início e final nas localidades de Fafe (sexta-feira), Vila Nova de Famalicão (sábado) e Barcelos (domingo). O pelotão, constituído por 18 equipas portuguesas e uma espanhola, terá para cumprir um total de 218,5 Kms, integrando os percursos 6 metas volantes e 5 contagens de montanha.
“Participarão muitas das promessas do ciclismo nacional, jovens de 15 e 16 anos pertencentes a um escalão etário com assinalável representatividade no Minho e cujo trabalho de formação dos clubes, a nível regional e nacional, tem sido bem patenteado e é a âncora da nossa esperança no futuro” explica a ACM desejando “que o ambiente de camaradagem e de convívio, aliado à salutar competitividade, sejam uma marca desta edição da Volta a Portugal de Cadetes”.
Sem deixar de aludir aos elevados custos com o policiamento e criticando o fato do ciclismo continuar a ser discriminado e a não aceder aos apoios atribuídos às modalidades disputadas em “espaços criados exclusivamente para a prática do desporto”, os responsáveis da ACM acreditam que o problema “caminha finalmente para um desfecho positivo mas, enquanto isso não acontece, a modalidade continua a ser séria e fortemente prejudicada e coartada no seu desenvolvimento”.
“Apesar dos tempos adversos e dos elementos altamente condicionadores, a Direção da Associação de Ciclismo do Minho empreendeu um enorme esforço para viabilizar a Volta a Portugal de Cadetes, considerando que é imprescindível manter viva a esperança, que é nos jovens que está o futuro e em reconhecimento e respeito pela dedicação e empenho das equipas e clubes, não esquecendo também os restantes agentes da modalidade, as entidades que a apoiam e os adeptos”, explicam os dirigentes minhotos apelando ao público para que se associe à festa do ciclismo aplaudindo ao longo das três etapas os jovens heróis que participarão na prova.
A partida para a 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes será dada no dia 3 de agosto (sexta-feira) com a realização da primeira etapa que começará e terminará numa localidade com grande tradição no ciclismo: Fafe, a “Sala de Visitas do Minho”. A partida está marcada para as 15h30 na praça 25 de abril, onde o pelotão regressará pelas 17h25 depois de efetuado um trajeto de 73,5 Kms. O pelotão terá pela frente as dificuldades naturais dos percursos da região minhota, compreendendo o traçado passagens por freguesias do concelho fafense, de Póvoa de Lanhoso e Guimarães. No seu decurso haverá metas volantes em Travassós (Fafebombas) e Souto Santa Maria, assim como uma contagem de montanha em Requeixo.
No dia 4 de agosto (sábado), o pelotão rumará até terras de Camilo Castelo Branco. Vila Nova de Famalicão assistirá à segunda etapa que será integralmente disputada no concelho de Carlos Carvalho, o vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959). A etapa, na extensão de 70,4 Kms, começará às 15 horas, na avenida de França, terminando no mesmo local, pelas 16h50. Estão previstas metas volantes em Louro e Pousada de Saramagos e um prémio de montanha na VIM (Joane).
Barcelos, no dia 5 de agosto (domingo) consagrará o vencedor da Volta a Portugal de Cadetes de 2012. A última e decisiva etapa será disputada em pleno coração do Minho, numa região rica em beleza e paisagens naturais com vista para a serra e para o mar. A partida será dada em Roriz, às 13 horas, terminando a etapa pelas 15h05 no Monte da Franqueira, um espaço rico em património ambiental, cultural, arqueológico, religioso e etnográfico.
Antes da subida final até bem perto do Santuário de Nossa Senhora da Franqueira (séc. XVI), do castro romanizado e das ruínas do Castelo de Faria, os corredores terão que efetuar um percurso de 74,6 Kms que inclui metas volantes em Barcelos e Roriz (Minipreço de Roriz), estando as metas de montanha previstas para Tamel São Fins (Restaurante 2000), Alheira (Estaleiros Martins & Filhos) e Nossa Senhora da Franqueira, coincidindo esta última com a meta final.
No final das três etapas os vencedores da Volta a Portugal de Cadetes de 2012 serão conhecidos naquele que é considerado o Monte Sagrado dos Barcelenses tal é a fé religiosa que atrai à Franqueira milhares de pessoas, anualmente, em peregrinação e romagem.
A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela Seissa, uma empresa criada em 2004 no seio da indústria têxtil de Barcelos, aproveitando a experiência acumulada de um grupo de trabalho especializado na área da moda.
A Fullwear, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e vocacionada unicamente para o design e confeção de roupa desportiva personalizada, patrocina a camisola verde da liderança da classificação geral por pontos. A camisola azul, símbolo da liderança da classificação da montanha é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, com sede em Guimarães, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa. Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.

A 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes conta com o apoio das seguintes entidades: Câmaras Municipais de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão, SeissaReclamos Vitória, Fafebombas, CisionFullwear, Guimarpeixe, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror (Rent-a-car, Felgueiras), FullsportFLM - Têxteis e Representações, Pormenor - Rent a Car, Rodrigues & Camacho, Lda., Ciclismo a Fundo (revista oficial), Correio do Minho (jornal regional oficial)Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto. A última etapa conta também com a colaboração das Juntas de Freguesia de Roriz e Pereira, EMDB, Matias & Araújo, SA., E.Leclerc, Frulact, Minipreço (Roriz) Sidónios, Barcelos Popular, Rádio Barcelos e Confraria de Nossa Senhora da Franqueira.

RESUMO DAS ETAPAS

 

1ª Etapa - Sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Fafe -  Fafe (73,5 Kms)
PARTIDA: 15h30, Praça 25 de abril (Fafe)
CHEGADA: 17h25, Praça 25 de abril (Fafe)
PRÉMIOS MONTANHA: Requeixo (Km 66)
METAS VOLANTES: Travassós (Fafebombas - Km 4,5) e Souto Santa Maria (Km 47,8)
RESUMO DO PERCURSO: Praça 25 de Abril (15h30 - partida simbólica), Rua Montenegro, Rua do Retiro, EN 207, S. Comba de Fornelos, EN 207 (partida real), Travassós (15h37, Fafebombas - Meta Volante), Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão (15h46), Arosa, Taíde, Porto D'Ave, Ralde EN 205, Fontarcada, Póvoa de Lanhoso (16h07), EN 310, São Martinho do Campo, Santo Emilião, Donim, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das Taipas (16h30), Vila de Ponte, Corvite, Prazins Santa Eufémia, Souto Santa Maria (16h45, Parque Desportivo de Souto - Meta Volante), Garfe, Arosa (16h58), Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo (17h14, Prémio de Montanha), Travassós, Santa Comba de Fornelos, Fafe, Rua do Retiro, Rua de Sá, Escola de Monte Longo, Rua dos Aliados, Rua Serpa Pinto, Praça 25 de Abril (17h26, Meta final).

 

2ª Etapa - Sábado, 4 de agosto de 2012
Vila Nova de Famalicão – Vila Nova de Famalicão (70,4 Kms)
PARTIDA: 15h00, Avenida de França (Vila Nova de Famalicão)
CHEGADA: 16h50, Avenida de França (Vila Nova de Famalicão)
PRÉMIOS MONTANHA: VIM - Joane (Km 51,1)
METAS VOLANTES: Louro (Km 31,5) e Pousada de Saramagos (Km 47,2)
RESUMO DO PERCURSO: Avenida de França (15h00, partida simbólica), Rua D. Sancho I, EN 14 (partida real), Vila de Ribeirão, Vilarinho das Cambas (15h15), EN 309, Fradelos, Balazar (15h27), Gondifelos, Cavalões, Outiz, Brufe, EN 204, Louro (15h49, Meta Volante), Mouquim, Famalicão (16h00), rotunda Santo António, Avenida Carlos Bacelar, rotunda Bernardino Machado, EN 206, Vale São Martinho, Vermoim, Pousada de Saramagos (16h14, Meta volante), Joane, VIM (16h20, Prémio de Montanha), Pedome, Pedome, Riba de Ave (16h28), Delães, EN 204-5, Carreira, Bente, Ruivães, Seide São Miguel (16h42), Seide São Paio, Abade de Vermoim, Requião, Santiago de Antas, Famalicão, Avenida José Manuel Marques, Avenida de França (16h51, Meta Final).

 

3ª Etapa - Domingo, 5 de agosto de 2012
Roriz / Barcelos – Nossa Senhora da Franqueira / Barcelos  (74,4 Kms)
PARTIDA: 13h00, Avenida da Igreja (Roriz - Barcelos)
CHEGADA: 15h05, Nossa Senhora da Franqueira (Barcelos)
PRÉMIOS MONTANHA: Tamel São Fins - Restaurante 2000 (Km 39,8), Alheira - Estaleiros Martins & Filhos (Km 50,3) e Nossa Senhora da Franqueira (Km 74,4)
METAS VOLANTES: Barcelos (Km 24,6) e Roriz - Minipreço (Km 54)
RESUMO DO PERCURSO: Avenida da Igreja - Roriz (13h00, Partida simbólica), EN 306, (Partida real, em frente ao Minipreço de Roriz), Cervães (13h10), EN 205 - Ucha, Lama, Galegos S. Martinho (13h38), Barcelos, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Avenida Dr. Sidónio Pais, Avenida da Liberdade (16h41, Meta Volante), Avenida Combatentes da Grande Guerra, Largo dos Capuchinhos, Avenida Alcaides de Faria, Largo Marechal Gomes da Costa, Rua de Olivença, EN 306, Lijó (13h49), Roriz, Alvito São Martinho, Tamel São Fins (14h03, Restaurante 2000 - Prémio de Montanha), EN 204, Cossourado, EN 306, Alheira (14h22, Estaleiros Martins & Filhos - Prémio de Montanha), Roriz (14h30, Minipreço de Roriz - Meta Volante), Lijó, EN 205, Nossa Senhora da Franqueira (15h04, Prémio da Montanha / Meta final).

 

EQUIPAS PARTICIPANTES: AC Pousada de Saramagos / EC Carlos Carvalho, ACD Milharado, ASC / Real Objectiva + Tensai / Santa Marta (equipa mista), Belalgas Cosmética / Mato Cheirinhos, CC Avidos / Metalização A.L. + Neves Vauner / Ramalde (equipa mista), CC Barcelos / AFF Eletrodomésticos / Orbea, CC Tavira, Autronic / Clube Ciclista Vigues, EC Fernando Carvalho + CDC Navais / Póvoa de Varzim(equipa mista), Jomado / Xis Bike Shop Veloconde + GD Marmeleira (equipa mista), Liberty Seguros / Autoribeiro, Liberty Seguros / SM Feira / Specialized, Mortágua, Munditubo / SGR Ambiente / CC Aldeia Paio Pires, Ouribike / CC Ouriquense, Seissa / ACR Roriz / Frulac + Matias & Araújo / ACR Roriz BTT (equipa mista), Silva & Vinha / Adrap / Sentir Penafiel, UVP/FPC - Labmed, UVP/FPC - Liberty Seguros.
 

 

 

De 3 a 5 de agosto o pelotão de cadetes vai disputar a 5ª Volta a Portugal, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Fafe assumem um papel de destaque no desenrolar da importante competição.
 

A Volta a Portugal constituirá o ponto alto da época desportiva de cadetes e será realizada em formato adaptado ao escalão etário, num total de três etapas a disputar nos concelhos de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão.

“O momento é altamente desfavorável em termos de angariação de apoios e só a dedicação e esforço de dirigentes voluntários e de amigos do ciclismo, assim como a colaboração de entidades e autarquias como as de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão - que reconhecem a importância e as virtudes da modalidade - permitem reunir condições para realizar a Volta a Portugal de Cadetes”, explica a Associação de Ciclismo do Minho (ACM).
“Lamentável e ironicamente”, prossegue a ACM, “parte muito significativa do orçamento será para entregar antecipadamente ao Estado para pagar o policiamento da prova pois o ciclismo amador continua a ser discriminado e a não aceder aos apoios atribuídos às modalidades disputadas em “espaços criados exclusivamente para a prática do desporto”.
Segundo a ACM, o Provedor de Justiça já recomendou ao Governo, por duas vezes, a alteração da legislação do policiamento. Sucessivos Governos e Grupos Parlamentares deram razão ao ciclismo, o Ministério da Administração Interna considerou o assunto "pertinente" e o próprio Instituto do Desporto de Portugal reconheceu a existência de um vazio legal que impede o ciclismo de aceder à compartição do Estado com os custos do policiamento de atividades desportivas amadoras realizadas na via pública. “Toda a gente dá razão ao ciclismo mas ninguém soluciona”, lamenta a ACM afirmando que ”não resolver este grave problema é ultrajar todos aqueles que, diariamente e em regime de voluntariado, se sacrificam para promover a prática desportiva e a ocupação dos tempos livres dos jovens”.
“É nos jovens que está o futuro pelo que decidimos desenvolver um último esforço para promover a Volta a Portugal de cadetes (atletas de 15 e 16 anos), um escalão com assinalável representatividade no Minho e no qual, aliás, o trabalho de formação dos clubes a nível nacional tem sido patenteado. A manter-se a discriminação do ciclismo teremos que suspender as provas de ciclismo amador como aconteceu recentemente com provas da Taça de Portugal de cadetes e de juniores”, afirma a ACM.


A Volta a Portugal de Cadetes contará com a participação de praticamente todas as equipas nacionais e de algumas formações mistas, desenrolando-se as três etapas nos concelhos de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão.
A partida para a 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes será dada no dia 3 de agosto (sexta-feira) com a realização da primeira etapa que começará e terminará numa localidade com grande tradição no ciclismo: Fafe, a “Sala de Visitas do Minho”. O pelotão terá pela frente as dificuldades naturais dos percursos da região minhota, compreendendo o traçado passagens por freguesias do concelho fafense, de Póvoa de Lanhoso e Guimarães, estando prevista no último caso uma meta volante em Souto Santa Maria.
No dia 4 de agosto (sábado), o pelotão rumará até terras de Camilo Castelo Branco. Vila Nova de Famalicão assistirá à segunda etapa que será integralmente disputada no concelho de Carlos Carvalho, o vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959).
Barcelos, no dia 5 de agosto (domingo) consagrará o vencedor da Volta a Portugal de Cadetes de 2012. A última e decisiva etapa será disputada em pleno coração do Minho, numa região rica em beleza e paisagens naturais com vista para a serra e para o mar. A partida será dada em Roriz, terminando a etapa no Monte da Franqueira, um espaço rico em património ambiental, cultural, arqueológico, religioso e etnográfico.
Antes da subida final até bem perto do Santuário de Nossa Senhora da Franqueira (séc. XVI), do castro romanizado e das ruínas do Castelo de Faria, os corredores terão que efetuar um percurso pelo concelho de Barcelos e disputar uma meta volante no centro da cidade e metas de montanha, nomeadamente em Tamel São Fins.
No final das três etapas - naquele que é considerado o Monte Sagrado dos Barcelense tal é a fé religiosa que atrai à Franqueira milhares de pessoas, anualmente, em peregrinação e romagem - serão reconhecidos os vencedores da Volta a Portugal de Cadetes de 2012.


A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela Seissa, uma empresa criada em 2004 no seio da indústria têxtil de Barcelos, aproveitando a experiência acumulada de um grupo de trabalho especializado na área da moda.
A Fullwear, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e vocacionada unicamente para o design e confeção de roupa desportiva personalizada, patrocina a camisola verde da liderança da classificação geral por pontos. A camisola azul, símbolo da liderança da classificação da montanha é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho, com sede em Guimarães, que presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa. Com sede em Fafe, a empresa Fafebombas patrocina a camisola branca, atribuída ao líder da classificação geral das Metas Volantes.
A 5ª edição da Volta a Portugal de Cadetes conta com o apoio das seguintes entidades: Câmaras Municipais de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão, SeissaReclamos Vitória, Fafebombas, CisionFullwear, Guimarpeixe, Humberto & Oliveira, Lda. (Felgueiras), Auto Terror (Rent-a-car, Felgueiras), FullsportFLM - Têxteis e Representações, Pormenor - Rent a Car, Rodrigues & Camacho, Lda., Ciclismo a Fundo (revista oficial), Correio do Minho (jornal regional oficial)Instituto Português do Desporto e Juventude e Plano Nacional de Ética no Desporto. A última etapa conta também com a colaboração das Juntas de Freguesia de Roriz e Pereira, EMDB, Matias & Araújo, SA., E.Leclerc, Frulact, Minipreço (Roriz) Sidónios, Barcelos Popular, Rádio Barcelos e Confraria de Nossa Senhora da Franqueira.

 

Mais informações aqui

A camisola amarela da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, símbolo de liderança da classificação geral individual por tempos, é patrocinada pela Seissa, uma empresa criada em 2004 no seio da indústria têxtil de Barcelos, aproveitando a experiência acumulada de um grupo de trabalho especializado na área da moda.
"CRIAR PRODUTOS INOVADORES PARA “CONSUMIDORES  EXIGENTES”, é o lema principal da SEISSA que concebe e produz coleções de moda, apostando na investigação, desenvolvimento e inovação.
Direcionada para todas as idades com espírito jovem, as coleções de moda da SEISSA distinguem-se pela qualidade e pelo design dos produtos.
A SEISSA desenvolveu a linha "BALANCE " um exemplo bem sucedido na investigação, aplicando tecnologias têxteis, na melhoria do conforto dos produtos destinados a desportos de aventura, ou simplesmente para pessoas que gostam de caminhar ao ar livre, protegendo e libertando o seu corpo dos odores que o seu corpo produz, como também da diferenças térmicas do meio ambiente, dando uma sensação de frescura e bem estar, destacando-se THERMAL, HIDRO, BIO E SENSE.

 

Mais informações em www.seissa.pt.

 

 

A camisola azul, símbolo da liderança da classificação da montanha da 5ª Volta a Portugal de Cadetes, é patrocinada pela empresa Reclamos Vitória, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho.
Com sede em Guimarães, a empresa presta serviços de impressão digital, reclamos luminosos, decoração de viaturas e publicidade diversa.

 

Mais informações em www.reclamosvitoria.pt.

 

 

A Fullwear, fornecedora oficial da Associação de Ciclismo do Minho e vocacionada unicamente para o design e confeção de roupa desportiva personalizada, patrocina a camisola verde da liderança da classificação geral por pontos da 5ª Volta a Portugal de Cadetes.
Correspondendo aos mais exigentes padrões em termos de conforto e durabilidade exigidos por qualquer atleta - seja ele de lazer ou do mais alto nível de competição – a confeção dos produtos Fullwear é 100% nacional, com recurso aos mais avançados tecidos e matérias-primas, entre os quais, Dryclim, Coolmax, Wind, Tex, Outlast, Microfresh ou Ykk.
 

Mais informações em www.fullwear.pt.

 

 

A Fafebombas - Distribuição e Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, Lda. é a patrocinadora da camisola branca da 5ª Volta a Portugal de Cadetes que se disputará de 3 a 5 de agosto.
O líder da classificação geral das Metas Volantes envergará a camisola branca – Fafebombas.
 

 

 

 

Num momento altamente desfavorável em termos de angariação de apoios, só a dedicação e esforço de dirigentes voluntários e de amigos do ciclismo, assim como a colaboração de entidades e autarquias como as de Barcelos, Fafe e Vila Nova de Famalicão - que reconhecem a importância e as virtudes do ciclismo - permitiram reunir condições para realizar a Volta a Portugal de Cadetes.
A par das adversidades e a agravar todo o cenário, parte muito significativa do orçamento da prova já foi entregue antecipadamente ao Estado para pagar o policiamento, pois o ciclismo amador continua a ser discriminado e a não aceder aos apoios atribuídos às modalidades disputadas em “espaços criados exclusivamente para a prática do desporto”.
Toda a gente dá razão ao ciclismo mas ainda ninguém resolveu este grave problema que ameaça seriamente a modalidade e já conduziu à anulação de atividades desportivas para os escalões de formação.
Na sequência das diligências desenvolvidas pela ACM (em representação do ciclismo nacional) com vista à obtenção de uma solução para o problema do policiamento, foi formada uma equipa conjunta do Ministério da Administração Interna e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude que apresentará brevemente possibilidades de resolução.
Acreditamos que o problema do policiamento das provas de ciclismo caminha finalmente para um desfecho positivo mas, enquanto isso não acontece, a modalidade continua a ser séria e fortemente prejudicada e coartada no seu desenvolvimento.
Apesar dos tempos adversos e dos elementos altamente condicionadores, a Direção da Associação de Ciclismo do Minho empreendeu um enorme esforço para viabilizar a Volta a Portugal de Cadetes, considerando que é imprescindível manter viva a esperança, que é nos jovens que está o futuro e em reconhecimento e respeito pela dedicação e empenho das equipas e clubes, não esquecendo também os restantes agentes da modalidade, as entidades que a apoiam e os adeptos.
Nesta Volta a Portugal de Cadetes participarão muitas das promessas do ciclismo nacional, jovens de 15 e 16 anos pertencentes a um escalão etário com assinalável representatividade no Minho e cujo trabalho de formação dos clubes, a nível regional e nacional, tem sido bem patenteado e é a âncora da nossa esperança no futuro.
Desejamos as maiores felicidades aos jovens heróis que disputarão a prova e desejamos que o ambiente de camaradagem e de convívio, aliado à salutar competitividade, sejam uma marca desta edição da Volta a Portugal de Cadetes.

 

A Direção
Associação de Ciclismo do Minho

 

 

 

 A U.V.P./Federação Portuguesa de Ciclismo tem o prazer de dar as boas vindas aos mais jovens ciclistas, que participam na Volta a Portugal de Cadetes.
É a primeira grande realização em que participam, estando cientes que o organizador, a Associação de Ciclismo do Minho, tudo fará para que durante estes três dias de corrida se tornem experiências inesquecíveis para estes jovens ciclistas.
Um bem hajam e votos de êxitos desportivos a todos os que direta ou indiretamente participem nesta prova.

Viva o ciclismo!.

 

Artur Moreira Lopes
Presidente da UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

 

 

 

A Câmara Municipal de Barcelos volta a associar-se a um grande evento desportivo, desta vez apoiando a 5.ª Volta a Portugal de Cadetes, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Esta prova, que tem a sua última etapa no concelho de Barcelos, no dia 5 de Agosto, constitui um momento importante na época desportiva dos jovens ciclistas, permitindo-lhes brilhar numa modalidade com forte implantação na nossa região.
Mas para que a Volta se pudesse realizar, foi necessário contar com a experiência organizativa da ACM e com o empenho da Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Roriz, que não desistiu de trazer a Barcelos uma das provas mais emblemáticas das esperanças do ciclismo português.
Ao longo do tempo, habituámo-nos à disponibilidade e ao excelente trabalho desenvolvido pela ACM nas diversas provas de ciclismo que se realizaram em Barcelos, tornando-se, assim, num parceiro importante nas atividades ciclistas das coletividades barcelenses.
A realização desta prova também deve muito à ACR Roriz que, com a sua habitual perseverança, volta a oferecer aos barcelenses um grande momento de ciclismo. No seu palmarés estão campeões nacionais e regionais, nos vários escalões, em resultado da sua aposta na formação de ciclistas, a marca mais autêntica desta associação.
Fundada há pouco mais de 20 anos, a ACR Roriz tem desenvolvido uma intensa e permanente atividade desportiva, recreativa e cultural que o Município e todos os barcelenses acarinham e reconhecem.
Aos jovens ciclistas e a todos os participantes nesta 5.ª Volta a Portugal de Cadetes apresento, em meu nome pessoal e da Câmara Municipal de Barcelos, as mais calorosas saudações, felicitando a organização e todos os que se empenharam na realização deste grande evento.

 

Miguel Costa Gomes
Presidente da Câmara Municipal de Barcelos

 

 

 
Vila Nova de Famalicão orgulha-se de acolher a 5ª Volta a Portugal de Cadetes. É um evento que reunirá grandes atletas provenientes de todo o País, contribuindo para a projeção nacional de Vila Nova de Famalicão e que, por isso, conta com o apoio desta Câmara Municipal.
Estamos gratos com a Associação de Ciclismo do Minho por a sua escolha passar pelo nosso concelho e aproveito, porque conhecemos as dificuldades, para a felicitar pelo seu empenho e esforço, com o qual estamos solidários, para tornar esta Volta a Portugal de Cadetes uma realidade.
O ciclismo é uma modalidade que tem crescido e conquistado cada vez mais adeptos dentro da vasta oferta de práticas desportivas e de lazer. Famalicão é um grande exemplo desse fenómeno. São cada vez mais os praticantes, as associações que se dedicam à modalidade e os grandes eventos de ciclismo que cá têm lugar, razões pelas quais, temos vindo a apoiar no limite das possibilidades a organização de eventos e as associações e clubes praticantes.
Assim, saúdo todos os atletas, organizadores e colaboradores deste evento, solicitando-lhes o maior empenho na realização de uma prova de alta qualidade, bem como desejando os melhores sucessos e resultados desportivos.
Aproveito para deixar um apelo final a todo o público no sentido de pugnar por um comportamento seguro e responsável, sem deixar de evidenciar o entusiasmo e apoio a esta prova que é também uma exemplar demonstração de vivacidade desportiva.

 

Leonel Rocha
Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

 

 

O pedido de acreditação de jornalistas/órgãos de comunicação para a 5ª Volta a Portugal de Cadetes (3 a 5 de agosto) deverá ser efetuado até ao dia 31 de julho através do preenchimento e envio do formulário para a Associação de Ciclismo do Minho (Fax: 253 408839 - Email: geral@acm.pt).
 

Formulário de pedido de acreditação: download

 

 

 

Em Barcelos: aqui
 

Em Fafe: aqui


Em Vila Nova de Famalicão: aqui